Imagem de luvas de muay thai penduradas.
Ultima atualização: 10 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

82Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre a luva de Muay Thai, um item fundamental para proteger as suas mãos dos golpes praticados neste esporte.

É preciso avaliar muito bem cada uma das características de uma luva de Muay Thai antes da sua compra, para que você não se arrependa depois e para não correr o risco de acabar de lesionando.

Neste artigo vamos explicar quais são as características mais importantes que uma luva de Muay Thai pode ter, e ainda listar os melhores produtos do mercado, para que você faça a melhor opção.




Primeiro, o mais importante

  • Enquanto nas luvas de boxe as mãos ficam mais fechadas e o polegar fica menos exposto, nas luvas de Muay Thai as palmas ficam mais abertas e o polegar em evidência, para que seja possível agarrar o adversário de forma mais fácil.
  • As luvas de Muay Thai normalmente são de poliuretano ou couro legítimo, sendo este último mais durável e mais caro.
  • Um dos aspectos mais importantes de uma luva de Muay Thai é a ventilação, que será facilitada caso ela tenha um painel de malha.

Você também pode gostar:

Melhores luvas de Muay Thai: Nossas favoritas

Seja você é um lutador experiente ou alguém que esteja apenas começando a praticar o esporte, é importante que você invista em luvas que protejam a sua mão, além, é claro, de equipamentos que sejam eficientes na aplicação de golpes. Abaixo listamos algumas das melhores luvas de Muay Thai disponíveis no mercado atualmente.

Luva de Muay Thai Pro Style Everlest

Feita de poliuretano, esse modelo de luva da Everlest pode ser usado tanto no muay thai quanto no boxe. Tem tecnologia anti-microbial, que evita cheios desagradáveis por mais tempo. Pode ser utilizada tanto nos treinos quanto nas lutas. O ajuste seguro também traz mais proteção ao lutador.

Luva de Muay Thai Pretorian Elite Training

Essa luva possui a tecnologia MESH, que ajuda a aumentar a ventilação e reduz os odores, oferecendo uma maior durabilidade ao equipamento. Além disso, a tecnologia HSA (High Shock Absorption), garante a absorção dos impactos. Seu acabamento interno oferece maior conforto e as mãos se encaixam de forma mais fácil. Essa luva foi projetada para atletas de alta performance, e é um dos produtos mais duráveis e com melhor qualidade disponíveis no mercado.

Luva de Muay Thai Naja + Bucal e Bandagem

Essa luva de Muay Thai foi desenvolvida com a tecnologia NJHP (Naja High Protection), que oferece um alto desempenho na sua movimentação, máxima proteção e muito conforto durante os treinos. O seu design único com cores vibrantes também é um dos motivos pelos quais muitos lutadores optam por esse produto. Esse modelo acompanha bucal e bandagem.

Guia de Compra

O Muay Thai é um esporte que tem se popularizado muito no Brasil, e por isso atualmente, é possível encontrar diversos modelos de luvas especialmente fabricadas para esta modalidade.

No Guia de Compra abaixo, vamos fazer uma análise mais aprofundada sobre os requisitos que uma luva de Muay Thai deve ter para ser considerada uma boa aquisição.

Imagem mostra dois lutadores de Muay Thai em um ringue.

O Muay Thai tem se popularizado muito no Brasil. (Fonte: christopherwchiu / Pixabay)

Qual é a diferença entre luvas de Muay Thai e luvas de boxe?

Embora sejam parecidas na aparência, essas luvas são bem diferentes entre si, pois enquanto nas de boxe a mão fica mais fechada, as de Muay Thai permitem que as mãos fiquem mais abertas.

Isso facilita a aplicação dos golpes no Muay Thai, já que esse esporte requer que o lutador agarre o oponente (clinch) para desferir os chutes e joelhadas.

Os polegares também têm posicionamentos diferentes nestas luvas, pois enquanto nas de boxe eles ficam o mais próximo possível dos outros dedos para evitar machucá-lo, nas de Muay Thai eles ficam mais soltos, para permitir que os adversários sejam agarrados.

Confira a tabela abaixo com as principais diferenças entre luvas de boxe e luvas de Muay Thai:

Luvas de Muay Thai Luvas de Boxe
Palma das mãos Mais aberta Mais fechada
Polegar Mais exposto Pouco exposto e com trava de segurança

Poliuretano ou couro legítimo? Qual material escolher?

Ao buscar por luvas para praticar Muay Thai, você normalmente irá se deparar com dois tipos de materiais – couro legítimo e poliuretano.

O couro legítimo é um material mais durável e que proporciona uma melhor ventilação para as luvas, o que significa que elas não irão ficar com odores fortes da transpiração muito facilmente. Já a desvantagem é que são mais caras.

As luvas que são fabricadas com Poliuretano, também conhecido como PU, são mais baratas e possuem uma qualidade menor, mas podem ser uma boa escolha para quem ainda está iniciando no esporte.

Confira abaixo uma tabela com as diferenças entre as luvas de couro legítimo e as de poliuretano:

Couro legítimo Poliuretano
Durabilidade Alta durabilidade Durabilidade não é muito alta
Preço Alto Acessível
Ventilação Boa ventilação Material não facilita ventilação

Como funciona a higienização das luvas de Muay Thai?

Uma das coisas mais importantes em relação às luvas de Muay Thai é a higienização, pois elas devem ser arejadas e limpas após cada treino que você fizer.

Primeiramente, você deverá limpar a luva com uma flanela do lado de fora, para retirar qualquer resquício de suor, poeira, sangue, etc.

Para limpar o interior da luva de Muay Thai, você pode aplicar bicarbonato de sódio em pó quando elas estiverem secas, e deixar agir por duas horas. Depois é só bater a luva para retirar o pó e pronto.

Uma dica para evitar que o suor se acumule nas luvas é utilizar bandagens, que além de oferecem proteção extra para as suas mãos, ainda evitam o contato direto da pele com o equipamento, o que ajuda a prevenir o acúmulo de suor.

Imagem de mulher lutando.

Você deve higienizar suas luvas depois de cada uso. (Fonte: xusenru / Pixabay)

Quanto custa?

Luvas de Muay Thai normalmente custam entre R$ 70 e R$ 500, e é preciso tomar muito cuidado ao optar por luvas muito baratas, pois a qualidade do material delas pode deixar a desejar e você poderá acabar lesionando a sua mão.

Caso esses produtos possuam baixa qualidade, isso vai acabar refletindo na durabilidade, que será menor, o que vai acabar levando você a ter que adquirir outras luvas de Muay Thai mais cedo do que imaginava.

Onde comprar?

Luvas de Muay Thai podem ser compradas online em lojas como Amazon, Netshoes, Centauro, dentre outras. Você encontrará uma grande quantidade de produtos de qualidade nestes sites.

Caso deseje comprar luvas de Muay Thai pessoalmente, você poderá buscar em lojas físicas especializadas em artigos esportivos, como é o caso da Decathlon e Centauro.

Imagem mostra duas pessoas lutando Muay Thai dentro de um ringue.

Lojas online como a Amazon, comercializam produtos esportivos como luvas de Muay Thai. (Fonte: Claudio_Scott / Pixabay)

Critérios de compra: Principais características para avaliar luvas de Muay Thai

As luvas de Muay Thai podem seguir diferentes critérios de escolha, e cada um deles deve ser analisado cuidadosamente para que você não faça uma escolha da qual se arrependa depois. Verifique abaixo as principais características que devem ser analisadas antes de adquirir as suas luvas:

  • Conforto
  • Tamanho
  • Ventilação
  • Proteção

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher a luva de Muay Thai mais adequada para você.

Conforto

Uma luva de Muay Thai deve ser confortável, para que o usuário possa passar longas horas com ela como se ela fizesse parte do seu próprio corpo.

Um dos fatores que definem o nível de conforto deste produto é utilizá-lo no tamanho correto para a sua mão, para que assim ela não fique muito grande, nem muito pequena.

Além disso, é importante que a luva tenha um bom sistema de ventilação, para que a sua mão não fique suando dentro dela.

Imagem de mulher com equipamentos muay thai.

É importante que a luva de muay thai seja confortável pois será utilizada por um longo período. (Fonte: Mykhailo Orlov / 123RF)

Tamanho

Uma das tarefas mais difíceis ao buscar por uma luva de Muay Thai é escolher o tamanho certo, já que isso vai depender do objetivo que você quer atingir com o esporte e vai definir o nível de conforto com o equipamento.

Você pode utilizar as regras abaixo para definir o tamanho de luva que deseja escolher, mas leve em conta que elas não se aplicam a todos os casos, e que podem ser escolhidos outros tamanhos de acordo com o que você esteja buscando.

  • Se você tiver menos de 63 kg: luva de saco de 8 a 12 oz e luva de sparring de 14 a 16 oz;
  • Se você for uma criança ou adolescente: luva de saco de 6 a 8 oz e luva de sparring de 10 a 12 oz;
  • Se você tiver entre 63 e 80 kg: luva de saco de 12 oz e luva de sparring de 16 oz;
  • Se você tiver mais de 80 kg: luva de saco de 14 oz e luva de sparring de 18 oz.

Ventilação

Um dos itens mais importantes que uma luva de Muay Thai deve ter é um sistema de ventilação que permita que as mãos não fiquem molhadas de suor todas as vezes que for praticar o esporte.

Além disso, um bom sistema de ventilação permite que a luva fique livre dos maus odores, que decorrem do suor acumulado no interior.

Normalmente as luvas que possuem um painel de malha são a melhor opção de escolha para evitar os maus odores neste produto.

Imagem de luvas de muay thai vermelhas.

As luvas de muay thai devem ter um bom sistema de ventilação para que as mãos não fiquem suadas. (Fonte: Pongsakorn Tantiyakorn / 123RF)

Proteção

Um item fundamental em uma luva de Muay Thai é a proteção que ela oferece, afinal, essa é sua função principal. Por isso é importante sempre verificar quais materiais fazem parte do revestimento.

Também é importante verificar se a luva possui um bom “acolchoamento” ao redor das mãos e dos pulsos, pois esse é um dos principais fatores que vão evitar que você tenha lesões.

(Fonte da imagem destacada: Sergiy Tryapitsyn / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.