Imagem de um par de luvas.
Ultima atualização: 17 de agosto de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

As luvas de segurança garantem a proteção contra riscos no ambiente laboral e fazem parte do equipamento de proteção individual (EPI) do trabalhador. Existem vários tipos de luvas de proteção, uma delas é a luva nitrílica, assunto deste artigo.

A luva nitrílica é utilizada por profissionais de diversos setores, pois oferece resistência, durabilidade, conforto e segurança. Mas afinal, o que é uma luva nitrílica, para que serve este acessório e quando utilizá-lo? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • A luva nitrílica é um Equipamento de Proteção Individual (EPI). A utilização é recomendada para profissionais em diferentes segmentos.
  • Um dos diferenciais deste modelo é a proteção das mãos e braços aos agentes físicos, mecânicos, químicos e biológicos.
  • Essas luvas estão disponíveis em diferentes tamanhos, espessuras, texturas e tonalidades. O preço da luva nitrílica é relativamente alto quando comparado com luvas de látex ou vinil.

Você também pode gostar:

As melhores luvas nitrílicas: Nossas recomendações

Muitas pessoas buscam em nossas listas de melhores produtos indicações para suas próximas compras. Pensando nisso, listamos as melhores opções de luvas nitrílicas para compor seu conjunto de equipamentos de proteção individual, confira:

A melhor caixa de luvas nitrílicas

Você utiliza luvas de proteção diariamente? Então sugerimos que você compre a caixa de luvas nitrílicas da Talge. Cada caixa contém 100 luvas confeccionadas em borracha não estéril e sem pó, ambidestra e de uso único. Produto possui tonalidade preta e tamanho M.

A melhor luva nitrílica com forro

Ideal para uso profissional, a luva nitrílica da Vonder é forrada internamente com flocos de algodão, possui revestimento antiderrapante nos dedos e região da palma da mão e é indicada para quem manuseia produtos químicos. O produto possui cor verde e tamanho P.

As melhores luvas nitrílicas para a área da beleza

Para as mulheres que trabalham na área da beleza e estética, recomendamos a compra das de luvas nitrílicas da Santa Clara, pois o produto possui tonalidade rosa clara e tamanho G. Cada caixa contém 12 unidades.

Uma opção unitária

Você deseja comprar apenas um par de luvas de proteção? Então compre a luva nitrílica da Vonder. A peça é confeccionada em nitrila, possui 0,45mm de espessura e é forrada com flocos de algodão. Produto possui tonalidade verde e tamanho M.

Guia de Compra

Todo trabalhador depende das mãos para executar seu serviço, independente da área de atuação profissional. Para proteger as mãos e braços, é imprescindível utilizar luvas de segurança.

Mas é importante aprender a escolher, manusear e armazenar as luvas de proteção corretamente. Pensando nisso, dedicamos este Guia de Compra às luvas nitrílicas. Continue a leitura e saiba mais.

Imagem de uma cientista.

A luva nitrílica é um equipamento de proteção individual. (Fonte: Chokniti Khongchum/ Pexels.com)

O que é uma luva nitrílica?

A luva nitrílica ou luva de nitrila é confeccionada em borracha sintética, muito mais resistente ao desgaste e danos como rasgos e perfurações relacionados ao manuseio.

Embora não seja muito flexível, a luva nitrílica é muito resistente e durável. Pode ser utilizada para proteger as mãos e antebraços do contato com substâncias químicas, agentes biológicos, riscos físicos e mecânicos.

As luvas nitrílicas são fabricadas em diferentes tamanhos, texturas e cores, o que possibilita atender pessoas com diferentes características. Além disso, apresenta bom custo-benefício, pois é reutilizável – você também encontra modelos de uso descartável.

Imagem de uma pessoa vestindo luvas.

As luvas de proteção podem ser utilizadas por profissionais de diversos segmentos. (Fonte: Gustavo Fring/ Pexels.com)

Quando utilizar luvas nitrílicas?

A luva nitrílica pode ser utilizada em diversos segmentos profissionais, pois possui aprovação contra elementos químicos e agentes biológicos. Portanto, protege as mãos do trabalhador e o objeto a ser manipulado.

Por essa razão, a luva nitrílica pode ser utilizada para a manipulação de alimentos na indústria alimentícia, incluindo restaurantes, lanchonetes e bares.

Também pode ser utilizada na aplicação de produtos capilares ou depilação em salões de beleza e barbearia. Outros usos incluem manipulação de peças automotivas em oficinais e borracharias.

Esse tipo de luva é muito utilizado no agronegócio, pois o trabalhador entra em contato com produtos químicos como agrotóxicos e agentes biológicos oriundos do cultivo das plantações.

A luva nitrílica também pode ser utilizada em procedimentos não cirúrgicos em consultórios, clínicas e hospitais – por enfermeiros, médicos e paramédicos – nesse caso, as luvas devem ter Certificação de Aprovação e registro na Anvisa.

Imagem de um par de luvas de borracha.

As luvas nitrílicas podem ser utilizadas em diferentes contextos. (Fonte: Pagefact/ Pixabay.com)

Do que a luva nitrílica protege?

A luva nitrílica é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) destinado a proteção das mãos e braços. A luva de segurança protege contra riscos físicos, mecânicos, químicos ou biológicos, como os listados abaixo:

  • Corte
  • Abrasão
  • Perfuração
  • Choque elétrico
  • Choque térmico
  • Bactérias
  • Fungos
  • Parasitas
  • Protozoários
  • Vírus

Quais as vantagens da luva nitrílica?

Se você está se perguntando por que escolher um par de luvas nitrílicas ao invés de um par de luvas plásticas, de látex ou vinil, então não deve conhecer as vantagens deste equipamento de proteção. Listamos os principais diferenciais do produto abaixo:

  • Resistência química: A borracha artificial da luva nitrílica garante resistência química a inúmeros produtos.
  • Maior durabilidade: A luva nitrílica é muito resistente e durável – dura até três vezes mais do que uma luva comum.
  • Não causa alergias: A borracha nitrílica não contém proteínas do látex, portanto, não causa reações alérgicas.
  • Pode ser utilizada na manipulação de alimentos: A luva nitrílica é ideal para a indústria alimentícia, pois pode ser utilizada na manipulação de alimentos sem contaminá-los.

Os diferenciais listados acima fazem da luva nitrílica uma das melhores opções quando o assunto é equipamento de proteção individual. Saiba mais vantagens do produto na tabela abaixo:

Vantagens
  • Maior resistência ao desgaste e danos
  • Três vezes mais resistente do que o látex
  • Protege contra riscos físicos, mecânicos, químicos e biológicos
  • Em alguns casos, pode ser reutilizada
  • Você encontra modelos com revestimento interno
  • Pode ser comprada por unidade ou caixa com até 100 unidades
Desvantagens
  • Sensibilidade tátil menor
  • Preço pode ser elevado

Quais as diferenças entre a luva nitrílica e a luxa de látex?

A luva nitrílica e a luva de látex oferecem proteção para as mãos e braços dos trabalhadores que realizam atividades manuais. Porém, cada modelo possui determinadas características que os diferenciam.

A luva de látex é um dos acessórios de proteção mais utilizados no mundo. A peça e confeccionada em látex, uma borracha natural, bastante maleável e confortável para o trabalhador.

No entanto, este é o modelo que oferece menor resistência aos desgastes e danos causados pelo uso como rasgos e perfurações – a luva é bastante fina.

Esse modelo também oferece proteção contra agentes químicos, assim como a luva nitrílica. Você encontra modelos com forração em material hipoalergênico, algodão ou sem revestimento interno.

Em contrapartida, a luva nitrílica é uma excelente alternativa para quem tem alergia a proteína do látex natural, pois essa luva é confeccionada em borracha sintética. Mas é importante prestar atenção, pois alguns modelos de luva nitrílica contém borracha natural na composição.

Quando comparadas às luvas de látex, as luvas nitrílicas apresentam menor elasticidade e maior resistência. Ou seja, ambos os modelos apresentam aspectos positivos e negativos, como comparados na tabela abaixo:

Luva nitrílica Luva de látex
Material Nitrila (borracha sintética) Látex (borracha natural)
Resistência Superior Inferior
Sensibilidade tátil Inferior Superior
Vantagem Maior resistência ao desgaste e danos (3 vezes mais do que o látex) Preço mais baixo
Desvantagem Sensibilidade tátil inferior Pode causar alergias

Como colocar e retirar a luva nitrílica?

Colocar a luva nitrílica corretamente requer um pouco de cuidado, pois é importante evitar esticá-la demais, caso contrário, você pode danificá-la com perfurações ou rasgos.

Mas a forma como você remove a luva nitrílica após a utilização também é importante, pois garante que determinados agentes contaminantes não se espalhem. Vale seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Aperte a parte externa da luva na região da borda da luva. Retire a luva devagar, virando-a ao avesso.
  2. Puxe a luva para fora até que ela esteja completamente removida. Segure a luva do avesso com a outra mão.
  3. Para remover a outra luva, retire-a devagar, virando do avesso até retirá-la completamente.
  4. Continue puxando a luva para baixo e sobre a primeira, esse movimento garante que ambas as luvas estejam do avesso e uma dentro da outra, sem o risco de contaminar as mãos.

Uma boa ideia é praticar esse passo-a-passo com luvas ainda não utilizadas. Desse modo, mesmo que sejam necessárias algumas tentativas, você não precisa se preocupar com o contato com produtos químicos ou agentes biológicos que podem contaminar suas mãos.

Imagem de um cientista manipulando frascos com elementos químicos.

A luva nitrílica oferece o máximo de proteção para os membros superiores. (Fonte: Chokniti Khongchum/ Pexels.com)

Critérios de compra: Como encontrar o melhor par de luva nitrílica

Alguns fatores devem ser levados em consideração ao escolher o melhor par de luvas nitrílicas. Características relacionadas a ergonomia, revestimento interno, acabamento externo e design são alguns dos critérios de compra mais relevantes:

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo desta seção. Deixe um comentário abaixo compartilhando sua experiência com luvas de segurança confeccionadas em borracha nitrílica.

Tamanho

Ao comprar um par de luvas, é essencial escolher um modelo compatível com o tamanho de suas mãos, desse modo é possível garantir a eficácia do equipamento de proteção. Para isso é necessário medir a circunferência das mãos.

Alguns modelos contém identificação de tamanho baseada nas siglas P, M e G. Mas existe outra forma de classificar o tamanho das luvas, com numeração entre 6 a 8,5, e isso pode confundir as pessoas.

Meça a circunferência das mãos para escolher o produtos.

Os fabricantes de luvas costumam indicar que a pessoa meça a circunferência das mãos para escolher o produto. Para medir, posicione a fita métrica da base do dedo mindinho à base do dedo indicador.

Envolva a fita métrica na marca indicada quando seus dedos se encontram com a palma das mãos. Desse modo, você descobrirá o valor da circunferência.

Ah, se suas mãos forem muito grandes ou compridas, você também deve medir o comprimento delas. A medição é bastante simples, basta manter a mão esticada em uma superfície plana e medir do topo do dedo médio até a base da mão.

Ao comparar o comprimento e a circunferência de suas mãos, veja qual é maior. Você deve utilizar a medida superior como base para descobrir qual o tamanho da luva que servirá para você. Utilize a tabela abaixo como base de comparação:

Número Sigla Circunferência
6 PP 18cm
6,5 P 19 a 20cm
7 M 21 a 23cm
7,5 G 24 a 25cm
8 GG 26 a 28cm
8,5 EG 29 a 30cm

Modelo

Existem dois modelos de luvas nitrílicas. A luva nitrílica descartável é um modelo extremamente resistente, mas não oferece tanta elasticidade. É indicada para alguns ramos profissionais como área da saúde e indústria alimentícia.

Já a luva de malha com revestimento nitrílico oferece resistência, impermeabilidade e conforto. Esse modelo pode ser utilizado em atividades domésticas ou profissionais, principalmente as que exigem manipulação de produtos químicos.

Cor

Você encontra as luvas nitrílicas em diversas opções de cores como as tradicionais branca e preta ou as coloridas verdes, roxas, azuis, amarelas e rosas. A variedade de cores permite que você escolha sua favorita.

Imagem de luvas coloridas.

Você encontra luvas nitrílicas em diversas opções de cores. (Fonte: pmdubreuil/ Pixabay.com)

Revestimento interno

Uma luva nitrílica pode conter forro antiderrapante, forro de algodão ou nenhum forro. O punho pode ser curto ou longo. E algumas possuem revestimento externo texturizado que facilita o manuseio de materiais e equipamentos.

Alguns modelos podem conter amido – aquele pó branco que vem dentro das luvas. O amido serve para reduzir o atrito das mãos com a parte interna da luva, diminuir a transpiração e manter as mãos secas.

(Fonte da imagem destacada: Orzalaga/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.