Dois pesos de academia no chão e uma luva, da cor preta e amarela, em cima de um dos pesos.
Ultima atualização: 27 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

6Estudos avaliados

47Comentários coletados

Bem vindo ao ReviewBox Brasil! Ao se exercitar, a luva para academia pode parecer irrelevante, mas ela faz toda a diferença nas atividades físicas. Com ela, é possível alcançar melhor desempenho nos exercícios graças à estabilidade oferecida pelo produto.

Se você está em busca por uma luva para usar na academia, não deixe de ler as nossas dicas. Antes de comprar, é interessante observar as características do equipamento para encontrar o modelo ideal ao seu tipo de treino.




Primeiro, o mais importante

  • Antes de adquirir qualquer modelo de luva para academia, é preciso pensar no tipo de treino em que ela será usada.
  • Durante os exercícios físicos, elas servem como proteção para a mão, oferecendo aderência e segurança aos usuários. Assim, fica mais fácil executar os exercícios com precisão.
  • Não deixe de analisar as especificidades do produto escolhido, como o material, tamanho e design, para que ele seja adequado ao seu treino, possibilitando uma melhor desenvoltura nas atividades.

Melhores luvas para academia: nossas recomendações

As luvas são equipamentos acessíveis encontrados em diversos modelos e preços. A seguir, apresentamos variações para você conhecer um pouco do que o mercado oferece:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre luva para academia

Com tantos modelos de luvas para academia disponíveis no mercado, os consumidores podem ter dúvidas para decidir o produto ideal para usar no seu treino. Por isso, elaboramos um Guia de Compra para te orientar nessa escolha. Confira:

A imagem é uma mulher de costas correndo. Ela está usando uma roupa de academia preta e está com luvas nas mãos também.

Independente do exercício físico, as luvas são uma ótima opção para se exercitar com segurança e proteção. (Fonte: MabelAmber/Pixabay)

Quais tipos de luvas existem?

Ao adquirir uma luva para usar nos exercícios físicos, é preciso ter em mente qual tipo de treino ela será usada. Isso porque o mercado oferece muitas opções e é preciso selecionar o modelo ideal para alcançar o desempenho desejado.

Cada um dos formatos terá suas especificidades que trarão benefícios ao serem utilizados adequadamente. Entre os principais modelos de luvas disponíveis podemos citar:

  • Luva Caleira: Este é o modelo mais conhecido, em que as palmas das mãos são protegidas, deixando os dedos livres. São ideais para treinos com pesos ou nos quais a pessoa toque diretamente os equipamentos.
  • Meia Luva: Neste formato, a proteção se estende até as duas primeiras falanges dos dedos. São muito versáteis e evitam a sensação de calor ou problemas de atrito.
  • Luvas de Halterofilismo: São modelos mais comuns para quem pratica exercícios com mais peso. Elas são completas, cobrindo tanto a palma da mão quanto os dedos. Assim, é possível ter flexibilidade e proteção nas atividades.
Luva Caleira Meia Luva Luvas de Halterofilismo
Vantagem Deixam os dedos livres, mais flexibilidade Evitam a sensação de calor Maior proteção e segurança
Tipos de Atividades Todos os tipos de treinos, especialmente que têm levantamento de peso Principalmente musculação Exercícios com levantamento de pesos maiores, por exemplo crossfit

Quais as vantagens e desvantagens ao usar a luva para se exercitar?

Não há dúvidas de que o principal benefício das luvas para academia é a proteção que oferecem. Isso porque elas melhoram a aderência ao lidar com os equipamentos, evitando atritos e mantendo a segurança.

Outra vantagem das luvas é impedir calos e lesões, que são corriqueiros em quem se exercita com pesos. Manter a higiene também é um motivo importante para comprar uma luva, já que elas evitam a transmissão do suor aos equipamentos.

Um estudo científico da Universidade de Harvard atestou que os exercícios físicos, quando bem realizados, têm a capacidade de evoluir a produção das células responsáveis pela aprendizagem e memória.

Entretanto, se o modelo escolhido não for ideal ao tipo de treino realizado, as luvas podem apresentar desconforto aos usuários durante as atividades. Assim, prefira formatos que mantenham a flexibilidade e a qualidade para garantir o melhor desempenho físico.

Como saber se o modelo de luva combina com meu treino?

É preciso atenção às características da luva ao escolher uma delas para usar. Cada tipo de atividade física precisará de uma habilidade diferente que pode ser aperfeiçoada com a luva adequada.

Treinos que exigem maior esforço físico, com o levantamento de peso, são melhores realizados com o uso de uma luva de halterofilismo. Elas possuem acolchoamento extra na palma da mão, propiciando assim aderência e segurança.

Em atividades mais comuns, como musculação, a meia luva pode ser uma opção. Já o formato clássico, da luva caleira, pode ser ideal para qualquer tipo de exercício, principalmente os de levantamento de pesos.

Mia HammJogadora de Futebol
"Estou construindo uma fogueira e todos os dias, quando eu treino, adiciono mais combustível. No momento certo, acendo o fósforo."

De que modo posso limpar a luva para academia?

O material de fabricação das luvas quase sempre pode ser prejudicado ao ser colocado na máquina de lavar. Por isso, prefira fazer a limpeza à mão, evitando que ela seja danificada.

Para retirar o cheiro de suor, que nem sempre sai após a lavagem com água e sabão, deixe a luva de molho em uma solução de água e vinagre de álcool antes de limpar. É recomendado usar 5 litros de água para meio copo de vinagre.

Além disso, não esqueça de olhar as recomendações de limpeza feitas pelo fabricante. Elas normalmente estão na embalagem do produto e evitam possíveis danos ao material.

Uma menina está em uma academia, fazendo exercício físico. Ela está puxando peso em um equipamento. Suas mãos estão com luvas pretas, além disso ela usa uma blusa cor rosa fluorescente.

Luvas feitas de materiais emborrachados são ideais para quem procura mais maleabilidade ao se exercitar. (Fonte: Sapper_Designs/ Pixabay)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de luva para academia

Um dos acessórios que pode oferecer segurança na hora das atividades físicas são as luvas. A seguir, separamos os critérios que você deve levar em conta ao comprar uma luva para academia:

Material de Fabricação

As luvas para academia são produzidas com uma série de materiais diferentes. Os produtos mais comuns usados na fabricação desses acessórios são tecidos, como poliéster ou poliamida, e materiais emborrachados, tipo couro, borracha ou neoprene.

Para quem procura por durabilidade, é preferível modelos que tenham o poliéster como matéria-prima. Isso porque ele é mais firme, fornecendo maior resistência ao acessório.

Já os materiais emborrachados podem garantir mais maleabilidade ao modelo, possibilitando flexibilidade no manuseio de equipamentos. Luvas emborrachadas são ideais para pessoas que fazem o levantamento de anilhas ou itens mais pesados.

Tamanho

De nada adianta escolher um modelo que não fornece a proteção integral às suas mãos.

De nada adianta escolher um modelo que não fornece a proteção integral às suas mãos.

Por isso, ao comprar uma luva não deixe de levar em conta o tamanho do produto.

A recomendação é que você meça sua mão com uma fita métrica para descobrir a largura que deve ter o produto. Para fazer este processo, escolha sua mão dominante e não leve o polegar em consideração.

Coloque a mão pressionada em uma superfície plana e enrole a fita na altura das juntas na base dos dedos. Puxe a fita bem esticada para obter a medida precisa.

Design

Além do formato que pode variar conforme o tipo de luva, também é possível encontrar várias opções de design deste produto. Além do modelo tradicional em preto, já existem itens com tecidos coloridos e até mesmo estampados.

Outros acessórios especiais também podem ser acrescentados nas luvas para trazer uma diferenciação. Um exemplo é o uso de correias, que possibilitam ao usuário prender as mãos com as extremidades das barras, favorecendo a estabilidade.

Um homem está em um local aberto fazendo exercícios físicos. Ele está fazendo levantamento de pesos maiores. Ele está sem blusa e usa luvas pretas nas mãos.

Para exercícios físicos com muito levantamento de peso, a recomendação é sempre usar luvas para evitar calos, atritos e outras lesões. (Fonte: Tacofleur/ Pixabay)

Tipo de Fechamento

Outro detalhe para ser observado em uma luva é verificar o material e o local do fecho do produto. Normalmente, os modelos trazem o fechamento no dorso das mãos ou nos punhos, feito de velcro ou botões de pressão.

Esses itens serão responsáveis pela firmeza e a possibilidade de ajuste do acessório, evitando assim que a luva fique apertada ou folgada demais na prática das atividades.

Resumo

As luvas para academia são fundamentais para quem procura melhorar o desempenho nos exercícios físicos. Apesar de muitas opções disponíveis, é preciso escolher um modelo adequado ao treino.

Com as luvas, além da proteção para as mãos, será possível ter mais aderência e segurança para fazer os exercícios com precisão. Elas também previnem o aparecimento de calos e outras lesões.

Por isso, estar atento às especificidades do produto comprado, como o material de fabricação, o design e tamanho, pode trazer benefícios na desenvoltura física e evitar possíveis desconfortos nas atividades.

(Fonte da imagem destacada: tookapic/Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas