Imagem mostra uma luva pigmentada em um barril.
Ultima atualização: 1 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

70Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você costuma realizar trabalhos que colocam em risco a saúde das suas mãos? Precisa protegê-las de produtos químicos, de impactos, cortes ou de temperaturas extremas? Então chegou ao artigo ideal! Traremos nas próximas linhas todas as informações sobre a luva pigmentada!

São muitos os tipos de luvas de proteção e as pigmentadas são apenas um deles. Portanto, vamos falar sobre quais vantagens elas possuem e em quais situações são mais indicadas, além de te apresentar modelos de muita qualidade. A proteção das suas mãos irá melhorar muito após essa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • Existem muitos tipos de luvas de proteção, cada um indicado para determinado trabalho. No caso das pigmentadas, a aderência especial é a principal característica.
  • A indústria automobilística, a indústria mecânica, a construção civil e o transporte de objetos pesados estão entre as áreas que mais pedem pelo uso de luvas pigmentadas.
  • Você pode comprar luvas pigmentadas ou de tamanho único, ou optar por modelos que tenham confecções variadas. O ideal é se sentir seguro e confortável ao vesti-las.

Você também pode gostar:

As melhores luvas pigmentadas: Nossas recomendações

Algumas ótimas marcas especializadas em equipamentos de proteção fornecem luvas pigmentadas. Selecionamos algumas das melhores e preparamos uma lista para apresentá-las a você!

A luva pigmentada mais completa e durável

Ideais tanto para uso doméstico, como nos mais diversos trabalhos, essas luvas da Centralsul te proporcionam não só conforto e segurança, como também durabilidade. Mesmo em contato com materiais pesados ou escorregadios, elas irão garantir a aderência completa. Assim, você poderá usá-las com tranquilidade!

O melhor custo-benefício

Se você é um empresário que precisa fornecer proteção aos seus funcionários, ou se trabalha sempre em situações que exijam luvas, o kit com 120 pares da Hammer é perfeito. Além do custo-benefício impressionante, a qualidade também é de primeira: Confeccionadas com fios de algodão, têm punho elástico e pigmentos de borracha.

A luva pigmentada mais segura

Quanto mais perigosos para as mãos os serviços executados, melhor contar com luvas pigmentadas mais fortes e resistentes. Esse modelo da Tocha tem pontos em PVC que proporcionam melhor aderência e resistência a ações do ambiente. O kit vem com 12 pares que são flexíveis e duráveis, garantindo a segurança!

Guia de compra

É natural que você esteja preocupado com comprar as melhores luvas possíveis. Afinal, as suas mãos precisam estar sempre bem protegidas!

Para isso, leia nosso guia de compra com cuidado. Nele, estão todas as informações e respostas que você precisa!

Imagem mostra um homem carregando um equipamento pesado e usando luvas.

Luvas pigmentadas são ideais para trabalhos com objetos pesados. (Fonte: Yury Kim/ Pexels.com)

O que é uma luva pigmentada e para que ela serve?

Existem muitos serviços que podem machucar as mãos de uma pessoa. Eles podem envolver substâncias químicas perigosas, objetos cortantes ou perfurantes, altas temperaturas, radiações, choques elétricos ou diversas outras situações bastante complicadas.

Para todos eles, existem luvas de proteção. E um dos tipos mais comuns é justamente a luva pigmentada, que costuma ser feita em algodão ou poliamida e se difere dos outros por apresentar uma pigmentação extra acima do tecido inicial.

A luva pigmentada é um equipamento de proteção que pode ser usado em vários setores, mas é ainda mais recomendado para construção civil, indústria automotiva, indústria mecânica e similares. A proteção das mãos do trabalhador não deve ser jamais negligenciada!

foco

Você sabia que os equipamentos de proteção individual no Brasil são regidos pela Norma Regulamentadora número 6? É ela que determina as luvas como obrigatórias para as mãos em determinados tipos de trabalho. Você deve conhecê-la profundamente!

Quais as vantagens das luvas pigmentadas?

A pigmentação extra desse tipo de luvas tem uma propriedade aderente que faz com que exista uma segurança extra ao carregar ou manusear objetos pesados ou perigosos. É justamente por isso que ela é indicada principalmente para indústrias como a mecânica e a automobilística.

São luvas que possuem uma camada extra de proteção contra possíveis perfurações, mesmo não sendo as melhores para esse aspecto. Elas garantem que a pele não será atingida por possíveis contusões superficiais ou leves.

Como não são luvas com um aspecto totalmente industrial, podem ser até usadas no dia a dia em situações que as temperaturas estão muito baixas.

Você não deve usar luvas pigmentadas para manusear agentes químicos ou biológicos. Elas não têm a composição necessária para isso. Com objetos cortantes ou perfurantes que podem gerar acidentes graves, também há opções bem melhores.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens das luvas pigmentadas:

Vantagens
  • Muito aderentes: Ideais para carga e descarga
  • Fornecem uma proteção inicial contra objetos cortantes
  • Preços muito acessíveis
  • Podem ser usadas para proteção contra temperaturas baixas
Desvantagens
  • Não devem ser usadas para manuseio de agentes químicos ou biológicos
  • Há opções melhores para proteção contra objetos cortantes

Quais serviços pedem o uso das luvas pigmentadas?

Mas, afinal, se as luvas pigmentadas não são próprias para trabalhos com agentes químicos ou biológicos e se há opções melhores para o manuseio de objetos cortantes ou perfurantes, para que elas realmente servem?

As luvas pigmentadas são indicadas principalmente para carga e descarga.

A principal serventia das luvas pigmentadas é quando há necessidade de carga e descarga, com manuseio de objetos pesados ou escorregadios. Seu grande diferencial é a capacidade de aderência que a pigmentação proporciona.

As áreas para as quais as luvas pigmentadas são recomendadas são: Construção civil, indústrias mecânicas, indústrias automotivas, manutenção de máquinas, agricultura e transporte de objetos. Para cada uma delas, trata-se da melhor opção!

Portanto, se você trabalha com carregamento, transporte ou manuseio de objetos pesados ou tem uma empresa especializada na área, já sabe: É às luvas pigmentadas que deve recorrer!

O que diferencia luvas pigmentadas de outros tipos de luvas de proteção?

As luvas pigmentadas são compostas por tecidos comuns, como algodão, e tem pigmentos tricotados que são responsáveis por aumentar a aderência. É justamente por isso que elas são mais abrasivas, mas não protegem, por exemplo, contra agentes químicos.

Existem muitas outras luvas de proteção que podem ser usadas em situações determinadas, cada uma com suas especialidades. Vamos citar algumas das principais:

  • Luvas de PVC: Fabricadas em PVC, têm alta resistência a produtos químicos. Por isso, são indicadas principalmente para as indústrias química, petroleira e para saneamento básico.
  • Luvas em aramida: São resistentes a altíssimas temperaturas. Para realizar trabalhos como solda, cerâmica e em cozinhas industriais, são as indicadas!
  • Luvas em malha de aço: Confeccionadas com um material extremamente resistente, garantem proteção absoluta contra cortes e perfurações. Por isso, são recomendadas para tais situações.

Confira abaixo uma tabela com diversos tipos de luvas e suas principais recomendações:

Tipos de luva Recomendações
Luva pigmentada, luva multitato Carga e descarga, transporte de materiais pesados
Luva em PVC, luva em látex Manuseio de produtos químicos, indústria petroleira
Luva em malha de aço, luva anticorte Trabalhos com objetos cortantes ou perfurantes
Luva de soldador Solda
Luva em aramida Trabalhos gerais em temperaturas extremas

Quanto custa e onde comprar uma luva pigmentada?

Luvas pigmentadas podem ser vendidas em pares únicos ou em kits que podem chegar a mais de cem pares. Você deve fazer o cálculo médio de valor pensando em um par e, a partir daí, chegar ao custo-benefício. Esse valor pode ir desde cerca de R$ 2 até quase R$ 30.

Você pode comprar luvas pigmentadas em lojas especializadas em segurança do trabalho ou em artigos gerais para construção civil. Nós recomendamos a aquisição pela internet: A Amazon brasileira está cheia de ótimos modelos. Visite também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma luva pigmentada

Se os setores anteriores do artigo te ajudaram a decidir comprar uma luva pigmentada, é hora de selecionar o modelo perfeito! Para isso, apresentaremos a você quatro critérios técnicos:

Nas linhas abaixo, mais detalhes sobre cada um deles!

Materiais

Alguns materiais são bastante comuns para luvas pigmentadas. Os principais são algodão e poliéster. Esses tecidos permitem uma boa proteção às mãos e alta durabilidade.

Porém, você deve prestar muita atenção também aos pigmentos. O ideal é que eles sejam em borracha ou em algum tipo de plástico com bastante aderência. É a partir deles que o equipamento de proteção cumprirá sua função principal!

A melhor composição de uma luva pigmentada é o tecido em algodão com os pigmentos em borracha macia.

Imagem mostra um par de luvas e um óculos de sol.

As melhores luvas pigmentadas são feitas em algodão. (Fonte: Steve Johnson/ Pexels.com)

Tamanho

Muitas das luvas de proteção vendidas no mercado têm tamanho único. Alguns materiais se ajustam facilmente às mãos e permitem essa característica. Porém, algodão não é algo tão flexível.

As luvas pigmentadas são muitas vezes vendidas em tamanhos únicos.

Mesmo com o algodão não sendo de fácil ajuste às mãos, as luvas pigmentadas muitas vezes são vendidas em tamanho único. Você pode fazer o teste em um modelo genérico, mas caso acredite que não há o conforto ou a segurança necessária, pode optar por um par maior ou menor.

Nesse caso, será preciso procurar por uma luva pigmentada que seja vendida em variados tamanhos. Essas opções também existem. Normalmente, P equivale a mãos de 13,5 centímetros, M a 14,5, G a 15, GG a 15,5 e GGG a 16 ou superior. Tire suas medidas e escolha o melhor modelo!

Aderência

Como mencionamos, a principal característica das luvas pigmentadas é a alta capacidade de aderência. Por isso, você deve sempre exigir que os modelos selecionados tenham um desempenho de qualidade nesse quesito.

O material é, sim, importante, mas a qualidade do mesmo também é bastante significativa. Há alguns modelos que até mesmo empregam borrachas especiais capazes de ampliar a característica e, portanto, você deve observá-los com calma no momento de fazer a compra!

Garantia

Imagine comprar um kit de luvas pigmentadas, ou um modelo em separado, e notar rasgos ou outros problemas logo ao primeiro uso? Isso certamente não seria um desempenho esperado de um equipamento de proteção, não é mesmo?

Observe se as luvas escolhidas oferecem algum tipo de garantia. É possível encontrar marcas de qualidade que fazem a troca dos modelos por até três meses em caso de defeitos de fabricação, o que pode te ajudar bastante e evitar decepções.

(Fonte da imagem destacada: Victoria Pogosov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.