Foto de duas luvas térmicas com estampa de bolinhas, listras e banana, em cima de um cooktop.
Ultima atualização: 30 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

39Comentários coletados

Olá! Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! O assunto de hoje é simples, mas muito interessante aos amantes da boa cozinha. Iremos conversar sobre a luva térmica.

Ao contrário do que muitos pensam, a luva térmica é um utensílio doméstico essencial em uma rotina de cozinha ativa. Ela garante segurança e facilita os processos que envolvem altas temperaturas.

Caso você ainda não tenha uma dessas em casa e tenha se interessado em adquiri-la, o nosso guia pode te ajudar a fazer a melhor escolha. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • As luvas térmicas são usadas na cozinha como forma de proteger as mãos de superfícies em altas temperaturas, como pratos e travessas que acabaram de sair do forno.
  • Elas podem ser fabricadas em felpa térmica, silicone e até neoprene, dependendo da marca.
  • Normalmente as luvas térmicas são muito resistentes e suportam temperaturas de até 200o C ou mais.

Você também pode gostar:

Melhores luvas térmicas: Nossas favoritas

Luva térmica Gourmet da Electrolux

Quando o assunto é cozinha, a Electrolux é referência, e com a sua luva não seria diferente. Feita 100% de algodão, ela possui proteção térmica e é uma excelente escolha para lidar com travessas e panelas em altas temperaturas.

O kit acompanha duas luvas na cor coral, que podem ser higienizadas na máquina de lavar roupa sem grandes dificuldades. Ela é prática, segura, tem design moderno e oferece boa durabilidade.

Luva para churrasco da Tramontina

Os churrasqueiros de plantão vão gostar de saber que a Tramontina idealizou uma luva térmica especialmente para eles. Produzida em 100% algodão, ela tem 40 cm e garante mais facilidade ao manusear utensílios quentes.

A luva suporta temperaturas em até 200oC, garantindo segurança e conforto a quem a utiliza. Além da churrasqueira, ela pode também ser usada na cozinha tradicional.

Guia de compra

Na hora de montar a cozinha dos sonhos nem sempre lembramos de comprar uma luva térmica, né? E é por isso que iremos apontar todas as vantagens desse produto no guia logo abaixo:

Foto de um rapaz jovem de camiseta social azul clara e calça bege, agachado em frente a um forno, usando luvas térmicas azuis e retirando uma travessa de pães.

As luvas térmicas de permitem lidar com objetos em altas temperaturas sem que você se queime. (Fonte: Andriy Popov/ 123RF)

O que é uma luva térmica?

É provável que você já tenha ao menos visto alguém usando uma luva térmica na cozinha, afinal, é um produto bastante conhecido e usado há muitos anos.

Ela nada mais é do que uma luva resistente e até um pouco grosseira, fabricada com materiais que suportam altas temperaturas.

Ela não possui muito apelo estético: é unissex e não possui divisão entre os dedos, mas é fundamental para o preparo de receitas de forma segura.

Quais as vantagens da luva térmica?

Como já citamos, a grande vantagem de fazer uso de uma luva térmica é a proteção e segurança que ela assegura ao lidar com forno, travessas e panelas em altas temperaturas.

A maioria dos modelos permite que você tenha contato com objetos em temperaturas entre 200o C e 300o C sem se queimar ou até mesmo sentir algum incômodo proveniente do calor.

Apesar de ser um item simples, ela é uma grande aliada na hora do preparo das refeições, pois também evita que você precise fazer uso de panos de prato, que além de não serem térmicos, ainda podem acabar ficando amarelados em contato com o calor.

De maneira geral, trata-se de um produto bastante prático, funcional, fácil de levar e com benefícios notáveis, mas que não é suficiente como única forma de segurança na cozinha.

Vale lembrar que a luva térmica cobre somente as mãos, e por isso você deve se manter atento e aderir também outras maneiras de se proteger, como fazer uso do avental.

Por fim, devemos citar que nem todos os modelos são baratos e que alguns podem acabar fugindo um pouquinho do seu orçamento, mas essa é uma mera questão de escolha que não deve se tornar um problema.

Vantagens
  • Protege as mãos das altas temperaturas
  • Evita o uso de panos de prato para lidar com pratos quentes
  • Prático e fácil de lavar
Desvantagens
  • Protege apenas as mãos
  • Alguns modelos podem ser um pouco caros

Luva de felpa térmica ou de silicone: Qual a melhor?

Muita gente se questiona sobre qual opção é a melhor: a luva de felpa térmica ou a de silicone. Pois bem, ambas são excelentes ecolhas e cada uma delas possui suas particularidades, que é o que vamos te explicar agora.

A luva de felpa térmica é a mais tradicional e conhecida por todos nós, daquelas que vemos há décadas na cozinha de nossas avós.

Ela é feita de tecido em algodão, com isolante térmico inserido entre suas camadas, o que barra a disseminação do calor e ainda dá o efeito fofo, sabe?

Apesar de ser um pouco grande e até mesmo grosseira, ela pode ser encontrada em diversas cores e estampas, ideal para quem busca um design diferenciado.

Já a luva de silicone é sintética. Ela é bastante molinha, mais fina e por vezes nem acreditamos que é capaz de proteger do calor, né?

Acontece que o silicone é composto por moléculas com propriedades elétricas que são altamente resistente às altas temperaturas.

https://www.instagram.com/p/Bxc3dBsltXg/

Além disso, vale lembrar que a luva de silicone é super fácil de limpar, por vezes bastando apenas um paninho úmido.

No que diz respeito aos valores, a luva de felpa térmica acaba saindo um pouco mais cara pois demanda uma produção mais trabalhosa, no entanto, a diferença não é grande.

Montamos uma tabela comparativa para ilustrar um pouco melhor as diferenças entre os produtos:

Luva de felpa térmica Luva de silicone
Material Tecido em algodão Silicone
Proteção Alta Alta
Limpeza Máquina de lavar Água e sabão ou pano úmido
Design Mais grosseiro, mas com possibilidade de estampas Mais delicado, mas liso
Preço Médio Baixo

Quanto custa e onde comprar uma luva térmica?

Você irá notar que o preço das luvas térmicas não é super caro, apesar de haver variações de acordo com as marcas e modelos. As mais caras, por exemplo, são as de felpa térmica, enquanto as de silicone são as mais baratas.

Em resumo, o preço médio deste produto fica entre R$20 e R$75, sendo que dificilmente ultrapassará este valor. Justo, né?

Não se preocupe pois existem muitas lojas que vendem luvas térmicas de boa qualidade, afinal, trata-se de um produto já muito conhecido pelo mercado.

Você pode começar a sua busca por luvas térmicas em lojas especializadas no assunto casa e decoração, como a Etna, a Tok & Stok e a Camicado.

Lojas de utilidades, como a Multicoisas, e lojas de departamento, como as Lojas Americanas também são boas opções e vendem uma boa variedade do produto.

Alguns grandes supermercados, do tipo do Extra e do Carrefour, também oferecem luvas térmicas.

E claro, há também a possibilidade de comprar online, na Amazon, no Mercado Livre e no Buscapé.

Critérios da compra: como comparar os modelos das luvas térmicas

A luva térmica é um acessório de cozinha bem simples, que não demanda muitos questionamentos. No entanto, existem alguns fatores que você deve levar em conta na hora da sua compra, como:

Agora, iremos explicar cada um desses pontos com um pouco mais de detalhes. Dê uma olhada:

Material

Com relação aos materiais, como citamos, você poderá escolher entre a ferpa térmica, o silicone e até o neoprene, em alguns casos.

Todos oferecem boa durabilidade e cumprem com o prometido. A vantagem do silicone é que ele é bem facinho de limpar caso suje e acaba sendo mais barato.

Conforto

É importante que você coloque sua luva na mão e a sinta confortável. Ela não deve ficar escorregando ou apertando. Se atente também se ela possui pegada firme ou escorregadia em contato com outros objetos.

Caso seja possível, opte por modelos com antiderrapantes, pois eles podem evitar qualquer surpresa inesperada.

O ideal é que você experimente a luva antes da compra, e tenha certeza que ela possui boa modelagem para sua mão.

Foto de uma luva térmica cinza junto de uma colher de pau, um vaso de planta e vários utensílios de cozinha. Todos os objetos estão em cima de uma superfície de madeira.

As luvas térmicas podem possuir diferentes designs e podem ser feitas de diferentes materiais. (Fonte: Katrina_S/ Pixabay)

Cobertura e proteção

Algumas luvas cobrem apenas as pontas dos dedos e parte da palma da mão. Nesse caso, as chances de queimaduras acabam sendo bem maiores.

O ideal é que você opte por um modelo que cubra toda a mão até o pulso, afinal, o objetivo é evitar acidentes, né?

Design

Apesar de não ser essencial, é legal que sua luva tenha um design bacana, e que te agrade visualmente. Pode ser interessante tentar combiná-la com as cores da sua cozinha, por exemplo.

Hoje em dia, existem modelos clássicos e estampados, caso você prefira dar um pouquinho de cor ao seu acessório.

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.