Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

26Horas investidas

6Estudos avaliados

88Comentários coletados

Bem-vindo à ReviewBox! Sabemos que as luvas de goleiro se tornaram uma ferramenta essencial no futebol, e que hoje existem muitas marcas e modelos, com características para cada ocasião.

Nós não queremos apenas dar-lhe os detalhes técnicos, mas também mostrar-lhe quais são os melhores modelos, marcas e que você conhece as características e fatores que são essenciais ao escolher a luva ideal para você, porque seu jogo e sua saúde podem depender disso.

É por isso e mais que a ReviewBox quer mostrar a você cada detalhe das luvas do goleiro para que você conheça todos os fatores e características que você deve conhecer e comparar para adquirir o ideal de acordo com o seu caso e ocasião. Não perca isso!




O mais importantes

  • A luva do goleiro é um tipo de luva projetada para melhor aderência ao futebol, permitindo melhores capturas e melhores lances de bola; sua principal vantagem é evitar lesões específicas em atletas que praticam o esporte.
  • A variação mais importante neste equipamento esportivo está na implementação das varas, pois estas podem evitar lesões como a hiperextensão dos dedos, mas também reduzir a sensibilidade e a mobilidade na mão do atleta; é pertinente conhecer estas características antes de escolher a luva ideal.
  • As luvas do goleiro são definidas de acordo com sua forma e aderência; dependendo da idade e das necessidades do goleiro, o tipo e modelo necessário para o caso em questão será definido.

Luvas de goleiro: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre luvas de goleiro

Não é fácil selecionar a luva ideal devido à diversidade de modelos; pela sua forma, corte e até mesmo pelos materiais com os quais são feitas, pois estes determinam sua utilidade e podem melhorar o desempenho do goleiro ou jogar contra seu bem-estar físico.

Existem diferentes tipos de luvas de acordo com seu corte, Flat Cut, Rollfinger Cut, Negative Cut, Ergoroll Cut. (Foto: Faumor / Pixabay.com)

O que são luvas de goleiro?

São um tipo de luvas usadas pelos goleiros ou também chamadas de goleiros no futebol, para melhorar seu desempenho no gol e evitar lesões específicas nesses atletas; a parte mais importante dessas luvas é a palma da mão, já que é a que tem mais contato com a bola.

Quais são as vantagens das luvas de goleiro?

A principal vantagem do seu uso é a segurança, pois são capazes de reduzir o impacto das bolas de alta velocidade, ideais para iniciantes e goleiros profissionais; existem lesões específicas que este tipo de atleta normalmente sofre, como a hiperextensão nos dedos, que pode ser evitada com o uso de uma luva com varas.

Atualmente é considerado inconcebível que um goleiro não use luvas, e é por isso que os fabricantes são responsáveis por desenvolver uma grande variedade de tipos e desenhos para a melhor aderência, proteção e conforto à mão dos atletas.

Para ter certeza de que você faz a escolha certa, é relevante conhecer os diferentes detalhes sobre as luvas do goleiro, bem como as vantagens e desvantagens que poderiam proporcionar seu uso, que mostramos na tabela a seguir:

Vantagens
  • Melhor aderência à bola
  • Proporciona segurança
  • Evita lesões específicas
Desvantagens
  • Reduz a sensibilidade
  • São normalmente quentes
  • Podem ser desconfortáveis

Luvas de goleiro com ou sem hastes - A que você deve prestar atenção?

Ao escolher uma luva de goleiro a pergunta mais comum é se você deve ou não optar pela proteção, então explicaremos em que consiste e como ela pode beneficiar você. Esta proteção consiste em um sistema de 5 hastes que é colocado no tronco da mão para evitar que os dedos se estiquem.

Estas hastes podem ser removíveis ou não, as que são removíveis saem através de um fecho de Velcro, dando a vantagem de poder remover ou retirar as que não consideramos necessárias, desta forma protegemos os dedos onde mais precisamos e damos maior mobilidade e sensibilidade ao resto.

Em geral, as varas dão uma sensação de segurança ao goleiro, pois impedem que os dedos se curvem mais de 180 graus ao pegar uma bola; as varas são flexíveis e configuradas para ter a forma da mão ao pegar a bola.

Luvas com hastes sem hastes
Mobilidade Diminuída Aumento da mobilidade
Expressão mais pesada  mais leve
Sensibilidade Reduzida Aumento da sensibilidade nos dedos
Evitar a hiperextensão nos dedos Sim Não
Maior esforço para fechar a Sim Não

Estas são algumas das características das luvas de goleiro que devem ser levadas em conta para se fazer a escolha certa.

Para o qual devemos considerar as condições do campo, a idade do jogador e as diferentes características que nos permitiriam saber que tipo de luva terá maiores vantagens ou desvantagens em relação à outra.

Quanto custam as luvas de goleiro?

Esta é uma pergunta cuja resposta varia entre a grande variedade de luvas e fabricantes que existem; para estabelecer os custos devemos considerar todos os detalhes que podem variar no tipo de luva, como barras de segurança ou reforços de látex nos dedos, assim como a forma e os materiais.

Você sabia que entre os anos setenta e oitenta já existiam luvas especificamente para uso do goleiro? E a partir dos anos 90, o uso de acessórios como eixos de alumínio ou plástico foram adicionados para maior segurança. (foto: skeeze / Pixabay.com)

Critérios de compra

É verdade que não sabendo sobre o assunto podemos acabar confundindo entre o que o vendedor diz e o que acreditamos ou sabemos sobre o produto, então acabamos comprando o que realmente não precisávamos ou não queríamos.

Forma da luva

Devemos considerar claramente o tipo de luva que queremos comprar de acordo com as necessidades individuais do atleta, pois o corte tem classificações e propriedades diferentes, basicamente existem quatro formas das quais as combinações são derivadas: Flat, Negative, Rollfinger e engorroll

  • A Flat Cut é um tipo de luva com um corte alto, composta de dois pedaços de látex costurados um em cima do outro, com malha para torná-la mais fria por dentro, este tipo de luva é amplamente utilizada pelos goleiros sul-americanos.
  • O corte Negativo é muito semelhante ao corte plano da luva, a diferença é que as costuras vão em direção ao interior da luva, deixando a superfície da palma lisa, o que torna o contato mais direto ao pegar a bola, transformando a luva e a palma em uma só.
  • O corte do Rollfinger, como seu nome sugere, é composto da palma da mão por uma camada de látex que envolve ao redor do dedo para melhor agarrar a bola, resultando em menos sensibilidade nos dedos. Esta luva é amplamente utilizada na Europa.
  • O corte Engoroll, que foi recentemente patenteado, cobre látex da palma da mão, três dedos, polegar, indicador e dedo mindinho, deixando os dedos médio e anelar livres para sensibilidade e melhor aderência ao receber ou enviar a bola.

As luvas de goleiro são uma ferramenta essencial para o desempenho do atleta. (Foto: taniadimas / Pixabay.com)

Grip of the glove

Além da forma da luva, outra das principais variações e características que este equipamento esportivo possui é a aderência, pois pode variar dependendo se tem uma aderência alta, média ou baixa ou a que melhor se adapta ao terreno, à bola e ao atleta

  • Luvas de alta aderência são feitas de fibras naturais que são excelentes, mas têm muito pouca durabilidade, pois os materiais usados em sua fabricação tendem a rachar ou quebrar com o tempo, por isso sua manutenção deve ser mais rigorosa.
  • Luvas de aderência média misturam fibras naturais com sintéticos, sacrificando alguma aderência com durabilidade. Eles também precisam ser cuidadosamente mantidos para durar mais tempo.
  • Asluvas de baixa aderência são feitas exclusivamente de látex para maior durabilidade, e são para uso em terrenos muito abrasivos.
  • Luvas para terrenos úmidos são feitas de fibras naturais que absorvem a água muito mais rapidamente, são luvas muito delicadas que devem ter extremo cuidado e manutenção, são também para um uso muito específico, em casos de umidade ou chuva, pois têm grande aderência nestas condições.

Idade do usuário

Este é um fator a ser levado em consideração ao escolher a luva, pois pode afetar o desempenho de um usuário, especialmente se for uma criança, pois em muitos casos os materiais podem ser duros e pesados, portanto, dependendo da idade ou tamanho do usuário, o tipo ideal de luva deve ser estudado para manter ou melhorar seu desempenho.

A luva pode ser uma excelente ferramenta se for escolhida a certa, mas se não for, também pode ser realmente prejudicial. (foto: 7721622 / Pixabay.com)

Segurança adicional

O uso de luvas de goleiro é principalmente uma questão de tato para o usuário. Em muitos casos tem algumas desvantagens, mas como tudo relacionado à segurança, acrescenta uma camada extra de proteção a esta importante ferramenta para nossas mãos.

Seja o uso de talas, varas ou luvas tipo Rollfinger que cobrem os dedos com látex, poderíamos evitar um acidente causado por receber um forte impacto da bola sobre a palma da mão, flexionando assim os dedos e causando uma lesão comum neste esporte, a hiperextensão dos dedos.

(Foto da imagem em destaque: Goramo/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas