Luz negra.
Ultima atualização: 21 de março de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

56Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você está querendo fazer uma decoração diferente,  seja qual for o local, a luz negra pode ser uma boa opção! Comum em boates e festas, a lâmpada de luz negra pode servir também para criar ambientes divertidos.

Mas, como existem muito modelos e configurações técnicas diferentes, é preciso saber como diferenciar um tipo de luz negra de outro. E é sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje.




Primeiro, o mais importante

  • A luz negra é uma lâmpada que gera um efeito de iluminação diferente quando incide em alguns tipos de objetos, em especial os brancos.
  • Muito comum em festas e clubes noturnos, a luz negra também é utilizada em investigações e até na área médica.
  • Para utilizar em casa ou até mesmo de forma profissional, é preciso levar em conta alguns critérios antes de comprar a melhor luz negra, como voltagem, base e formato.

Você também pode gostar:

Melhores lâmpadas de luz negra: Nossas recomendações

A luz negra com melhor custo-benefício

A lâmpada de luz negra da Empalux tem 25W de potência e 127V de voltagem. Com bocal do tipo E27, essa lâmpada tem vida útil de cerca de 6 mil horas e é recomendada para uso doméstico.

A melhor luz negra para uso profissional

O kit de dois refletores de luz negra da Deltrônica é ideal para o uso profissional, principalmente em shows e festas. Com seis lâmpadas Leds de 3W, totalizando 18W, esse modelo é bivolt.

A opção ideal para residências

A lâmpada de luz negra da Action Brindes tem 28W, formato espiral e dura em média 6 mil horas. Além disso, essa opção conta com um conector do tipo E27, o mais comum em residências.

Guia de Compra

Sabe quando você vai a uma festa ou boate e, de repente, quem está com roupa branca ou de cor neon começa a brilhar no escuro? Esse é o efeito básico de uma lâmpada de luz negra.

Mas você sabe como a luz negra funciona, onde ela pode ser usada e quanto custa? A resposta para essas e outras perguntas você vai encontrar a seguir, no Guia de Compra que preparamos para você.

Três meninas com blusa branca e tinta no corpo refletidas pela luz negra.

A luz negra é muito utilizada em festas. (Fonte: Victoria_Borodinova/ Pixabay.com)

O que é luz negra?

A luz negra é uma lâmpada que, em termos de formato, é semelhante à lâmpada fluorescente comum que utilizamos em casa e no trabalho. Mas as diferenças de funcionamento entre elas são muitas.

A maior parte da luz emitida por uma lâmpada fluorescente é de luz ultravioleta (UV), que é invisível aos nossos olhos.

Para que essa UV se transforme em luz visível, o vidro da lâmpada fluorescente é revestido por uma camada de pó de fósforo, um elemento químico.

Assim, quando a luz UV passa por esta camada de fósforo, ela então se transforma em luz visível, iluminando os ambientes onde está instalada.

Lâmpada com fundo azul.

A luz negra faz objetivos e tecidos claros brilharem no escuro. (Fonte: blickpixel/ Pixabay.com)

Na luz negra essa dinâmica de funcionamento é diferente, já que não existe a camada de fósforo revestindo a lâmpada. Na verdade, o vidro transparente ou branco da lâmpada tradicional é substituído por um vidro preto na lâmpada de luz negra.

Com isso, o que passa pelo vidro é um pouco da luz visível violeta e a luz UV. E quando a UV da luz negra incide sobre objetos claros em um ambiente escuro, a cor clara acaba fazendo o papel do fósforo e reemitindo a luz que recebe, dando a impressão de que os objetos estão brilhando.

Para que serve a luz negra?

O uso mais popular da luz negra é de fato em festas, shows e boates. Isso porque a luz negra faz com que algumas roupas brilhem no escuro.

Além disso, também é comum utilizar a luz negra em quartos, principalmente de crianças e jovens, já que a luz cria ambientes divertidos e lúdicos.

No entanto, a luz negra tem outras utilidades. Confira a seguir as principais:

  • Identifica obras de arte e notas de dinheiro falsas: Isso é possível porque, atualmente, as tintas contêm fósforo em sua fórmula. E, nas notas de Real, existe um brasão que apenas é visível por meio da luz negra;
  • Atua na perícia: A luz negra é utilizada para detectar impressões digitais e fluidos corporais que são sensíveis à esse tipo de iluminação;
  • É usada na assepsia: Alguns tipos de luz negra também são usadas em hospitais e servem para matar germes e verificar vazamentos.

O que a luz negra mostra?

Você com certeza já teve alguma experiência com a luz negra na qual percebeu que seus dentes, roupas brancas e vários objetos brilharam no escuro, certo?

Como vimos, os objetos de cor clara funcionam como se fossem o fósforo, necessário para gerar a luz visível. E isso ocorre, no caso dos dentes, porque eles de fato possuem fósforo em sua composição.

Já as roupas brancas brilhas porque elas retêm o fósforo que está presente no sabão em pó utilizado para lavar roupa e deixar o branco ainda mais branco.

Balões coloridos sem encher.

Para usar a luz negra em uma festa, compre balões com cor neon. (Fonte: JHNexus/ Pixabay.com)

O fato é que, tudo o que é branco, fluorescente ou contém fósforo vai brilhar com a incidência da luz negra.

Ou seja, seus dentes, unhas, fluidos corporais, algumas espécies de animais como os escorpiões e alguns invertebrados, além de telas de televisão, pigmentos de tintas “fluorescentes”, tecidos, notas de dinheiro e etc.

Mas, além disso, existem tintas, spray, balões e outros objetos feitos com camadas de fósforo que podem ser utilizados para brilhar com a luz negra. E por isso é fácil montar um decoração de festa de aniversário, por exemplo, com a lâmpada de luz negra.

Luz negra para festa: Como usar?

Para que a luz negra funcione de forma adequada é preciso apenas um ambiente escuro e objetos que tenham fósforo em sua composição.

E, como vimos, hoje existem tecidos, balões e peças decorativas ideais para criar esse ambiente para uma festa. Invista em tecidos pretos para ajudar a vedar a luz externa, aumentar o poder da luz negra e abuse da criatividade.

Mas, na dúvida, você pode conferir vários tutoriais que existem na internet mostrando como usar a luz negra para decorar festas, shows e eventos.

A luz negra faz mal à saúde?

Você pode estar pensando que, se a luz negra emite UV, então ela faz mal a saúde. Mas isso não é verdade.

Para entender melhor é preciso relembrar a dinâmica das cores. A luz branca é formada por sete cores, que tem luzes diferentes por causa do comprimento de onda que também é diferente.

Basta pensar nas cores do arco-íris, nessa ordem: Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Depois do violeta, vem o ultravioleta, que se divide em UVA, UVB e UVC. E, quanto mais perto do UVC, mas mal à saúde a radiação fará.

Nunca tente transformar uma lâmpada normal em luz negra. A lâmpada fluorescente tem vapor de mercúrio, que é um metal que pode causar graves problemas ao sistema nervoso.

A UVC  faz mal a saúde e, por isso, é bloqueada pela camada de ozônio. Porém, existem lâmpadas UVC que são utilizadas como bactericidas em laboratórios e hospitais.

Já a UVB é a radiação que deixa nossa pele bronzeada no verão. A radiação UVA próxima da UVB é a que causa envelhecimento da pele e risco de câncer.

Mas a UVA emitida pela lâmpada de luz negra é uma radiação que está bem próxima da violeta e, por isso, não causa mal a saúde.

foco

Você sabe quem inventou a luz negra?

A luz negra foi criada durante a Segunda Guerra, pelo inventor americano Philo Farnsworth (1906-1971), também conhecido como o pai da televisão.

À época, esse tipo de luz tinha o objetivo de melhroar a visão noturna.

Quais as vantagens e desvantagens da luz negra?

Como vimos, a luz negra tem inúmeras vantagens. O primeiro é que esse tipo de lâmpada permite a criação de vários efeitos criativos.

Isso pode ser interessante não apenas em festas de aniversário, mas pode ser utilizada também por DJs profissionais e empresários que trabalham com shows e eventos.

Até mesmo para artistas que realizam performance a luz negra pode ser útil, já que basta tintas corporais e esmaltes neon para a luz negra gerar um efeito lúdico.

Mas, mais do que isso, a luz negra pode ser utilizada até mesmo para solucionar crimes, como no caso da identificação de notas de dinheiro e obras de arte falsas. Sem contar que esse tipo de luz também tem utilidade em áreas hospitalares.

Unhas de mulher sob a luz negra.

A luz negra cria efeitos criativos se você usar acessórios e produtos corretos. (Fonte: Olga Ovchinnikova/ 123rf.com)

Por outro lado, também existem alguns pontos negativos quando consideramos uma luz como essa. Para que ela de fato funcione é preciso que haja objetos na cor branca ou cobertos com fósforo.

Por isso, se você pensa em fazer uma decoração de uma festa com luz negra, é preciso pensar em tintas, tecidos e cores apropriadas para emitir o efeito desejado da luz negra. Ou seja, de modo geral, você acaba gastando um pouco mais para comprar esses objetos.

Mas para você ter uma visão mais ampla sobre os principais aspectos positivos e negativos da luz negra, confira a tabela que preparamos para você.

Vantagens
  • Decora festas, shows e quartos
  • Soluciona crimes e atua na área hospitalar
  • Vários modelos e preços
  • Uso doméstico e profissional
Desvantagens
  • Demanda produtos e objetivos revestidos de neon ou fósforo

Qual o preço da luz negra e onde comprar?

O preço da luz negra varia de acordo com o modelo e as configurações da lâmpada. Por isso, é possível encontrar esse tipo de lâmpada custando entre R$ 10 e R$ 300.

Você poderá comprar a luz negra em lojas especializadas de material de construção ou de luminárias, além de lojas de departamento e até mesmo em grandes redes de supermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Extra.

Ainda assim, para ter mais modelos para escolher e preços muitas vezes mais baratos, recomendamos que você compre a luz negra em lojas da internet como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como comparar os tipos de luz negra

Na hora de escolher entre os diversos tipos de lâmpada de luz negra, é preciso que você tenha em mente qual será o seu objetivo. Além disso, recomendamos que você leve em conta os seguintes fatores:

Abaixo vamos mostrar em detalhes como analisar cada um desses pontos.

Uso doméstico ou profissional

O primeiro fator que você deve analisar na hora de comprar a melhor luz negra é o uso que você fará da lâmpada: Doméstico ou profissional.

Por exemplo, se você for usar a luz negra para uma festa em casa ou decorar um quarto, você pode escolher lâmpadas de luz negra comuns e mais simples.

Mas se você precisa da luz negra para decorar um evento ou festa de grande porte, é preciso buscar por opções maiores, mais resistentes e que acabam sendo mais caras.

Formato

Você vai encontrar diversos formatos de luz negra à venda no mercado. Aqui, você vai pode escolher entre a lâmpada de formato comum, o do tipo refletor ou a lanterna.

No caso da lâmpada, existem vários modelos desde o tradicional formato tubular, até a luz negra de filamento, entre outras.

Mas também existem lâmpadas de luz negra do tipo fita e ainda os refletores, que são mais potentes e versáteis já que você pode usar em áreas externas e em grandes eventos.

Já a lanterna, em geral, é indicada para uso profissional de peritos, ou ainda para a diversão da garotada.

Quantidade de Watts

Outro ponto que merece a sua atenção na hora de comprar a luz negra é a quantidade de watts.

As lâmpadas de luz negra têm entre 9 W e 250 W.

Essa escolha depende da quantidade de lâmpadas que será utilizada e também do tamanho do ambiente a ser iluminado. Mas, de modo geral, as lâmpadas de luz negra têm entre 9 W e 250 W.

Ainda assim, vale ressaltar que quando tratamos de luminosidade e consumo, de mdoo geral, não há diferença entre a luz tradicional e a negra.

Por exemplo, uma lâmpada de luz negra de 25 W, tem a mesma luminescência e o mesmo consumo de uma lâmpada comum de 25 W.

Voltagem

Verifique também a voltagem da luz negra antes de comprar o modelo de sua escolha. Você vai encontrar opções de 110 e 220 volts. Para acertar na escolha, cheque antes qual a voltagem do local onde a luz negra será instalada, para não haver nenhum imprevisto.

Base

Por fim, também é importante checar a base da lâmpada, ou seja, o formato do encaixe. As lâmpadas mais comuns e utilizadas nas residências contam com base do tipo E27, mas é possível encontrar variações.

(Fonte da imagem destacada: Nadiya Vlashchenko/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.