Olá você, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, onde as melhores análises de produto acontecem. Nós vamos trazer tudo que você precisa saber para comprar o macaco hidráulico perfeito para suas necessidades.

Provavelmente você já viu ele ser utilizado. Um macaco hidráulico permite erguer objetos pesados com certa facilidade.

Variados em uso e função, os mais comuns são para carros, como trocas de pneu, por exemplo. Porém, estas máquinas operam em vários ramos da indústria. Interessado em saber mais sobre eles? Continue lendo para conhecer tudo sobre eles.

Primeiro, o mais importante

  • É um sistema de alavancagem extremamente útil. Pois, utilizando uma carga pequena de força, você levanta objetos extremamente pesados. Este princípio chama-se Lei de Pascal.
  • Existe uma variedade de macacos hidráulicos (que abordaremos), com funções bem distintas. Eles não servem apenas para elevação de carros e trocas de pneus.
  • Se você não gosta das opções mecânicas, macacos hidráulicos são formas rápidas de erguer seu carro para trocar um pneu. O esforço será minimizado por um equipamento compacto e prático.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores macacos hidráulicos

Já alertamos você sobre a variedade de macacos hidráulicos existentes. Suas aplicações também são das mais diversas. Para manter um foco, apresentaremos aqui modelos para uso em veículos.

1º – Macaco Hidráulico Sparta

Macaco estilo garrafa, preparado para elevações com carga maciça até 3 toneladas. Portátil, é perfeito para elevação de cargas, veículos e outros objetos.

Funciona como levante fixo. Utilize numa superfície plana e jamais tente mover o objeto levantado, ou o macaco hidráulico. Permite elevações de 18 até 34 cm.

2º – Macaco Hidráulico Worker

Máquina poderosa para grandes cargas, permite elevações maciças de até 20 toneladas. Trocar pneus de caminhões e ônibus não serão problema com este equipamento para lhe ajudar.

Possui cabeça de apoio com ranhuras para mais aderência, com fuso de aproximação à carga, sendo prático de utilizar. Permite elevações de 24,4 cm até 44,9 cm.

3º – Macaco Hidráulico Mtx

Macaco hidráulico estilo jacaré, para elevação de cargas ou veículos. Modelo bastante utilizado por oficinas para troca de pneus, é prático e de elevada mobilidade, com suas rodinhas reforçadas.

Acompanha cabo para auxiliar na elevação e movimentação, acompanha também caixa plástica para melhor armazenamento. Permite elevações de 13,5 até 38,5 cm.

Guia de Compra

Ao lidar com a compra de um macaco hidráulico, você deve prestar atenção em diversos critérios. Mobilidade, facilidade de uso, tamanho e peso são alguns deles. São modelos e características bem diferentes.

Vamos falar sobre isso e muito mais para lhe auxiliar na escolha do modelo perfeito.

Carro branco com macaco hidráulico laranja.

Ter um macaco hidráulico no porta malas é uma mão na roda quando um pneu fura na estrada. (Fonte: Wodthikorn Phutthasatchathum / 123RF.com)

O que é um macaco hidráulico?

Vamos dedicar os dois primeiros parágrafos à estranheza do nome. Afinal, não há qualquer semelhante do equipamento com um macaco. Ocorre que uma ação de marketing para estes levantadores de peso ocorreu bem à época do filme do King Kong.

Então a empresa associou o filme e a força do grande macaco à ferramenta. Desta forma, “Monkey” – o termo macaco em inglês – ficou anexado à ideia do equipamento, e foi tão bem feita que o nome ficou até hoje.

imagem do gorila King Kong andando no meio da selva, mostrando seu poder e força

Pela enorme força do gorila King Kong, e uma publicidade poderosa, as ferramentas passaram a ter o nome de “macaco”, indicando força semelhante. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Fabricados geralmente em aço, destinam-se ao levantamento e movimentação de cargas. Seu projeto visa permitir a máxima segurança com o mínimo de esforço pelo utilizador.

Funcionam como uma resposta rápida para diversos procedimentos, sendo o mais conhecido a troca de pneus em um veículo. Todo carro tem um macaco – ou deveria ter -, mas, devido à confiabilidade e potência do equipamento, eles também costumam estar presentes em:

  • Oficinas;
  • Borracharias;
  • Construção Civil.

Qual a diferença entre o macaco hidráulico e mecânico?

Não apenas na versão hidráulica, os macacos podem ser também mecânicos. Inclusive, a maioria dos equipamentos presentes nos carros, para troca de pneu, é deste segundo tipo.

Mecânico

Talvez você já tenha precisado usar o macaco para a troca de um pneu no meio da estrada.

Se o modelo da imagem acima é bastante parecido com aquele que você lembra, então saiba que sua experiência foi com um macaco mecânico. É costumeiramente a opção mais barata, e as montadoras gostam de economizar onde podem.

Quem utiliza este tipo costuma realizar um pouco mais de esforço físico para erguer o objeto desejado. São geralmente constituídos com alavancas simples, engrenagens e canaletas de apoio.

Carro na beira da estrada com macaco mecânico.

Macaco mecânico exige mais esforço. (Fonte: Viacheslav Nikolaienko / 123RF.com)

Hidráulico

São extremamente versáteis, conseguindo erguer desde um carro até mesmo um ônibus. Costumam ser utilizados para troca de pneus, embora suas funções sejam extremamente variadas.

Alguns modelos contam com rodas extremamente resistentes, facilitando a movimentação do macaco para uso, sendo travadas quando necessário.

Seu funcionamento se baseia num princípio de troca de líquidos entre recipientes fechados, escondidos no corpo do macaco. Desta forma, são capazes de elevar uma grande quantidade de peso, exigindo pouco esforço do utilizador.

Apresentamos agora uma pequena tabela com os dois tipos de macaco, para você entender melhor as características de cada um.

Macaco Mecânico Macaco Hidráulico
Portátil Sim Depende do modelo e capacidade de carga
Capacidade de elevação Geralmente, o peso de um carro Modelos podem erguer mais de 700 toneladas
Preço Barato Mais caros, oscilam conforme capacidade de carga
Praticidade Práticos Práticos
Segurança Oferecem certo risco devido a forma de trabalho e maior esforço Oferecem menor risco
Esforço De nível médio, conforme características físicas da pessoa Exigem pouco esforço

Portanto, macacos hidráulicos são excelentes opções quando você pretende realizar um esforço consecutivo. Ou então para levantar objetos maiores, devido a seu potencial de carga enorme.

Claro que, dentre os macacos do tipo hidráulico existem uma grande quantidade deles. Utilizados para as mais diversas finalidades, você precisa ter em mente exatamente o que precisa.

Ou então, como é o caso em construções civis, ter um engenheiro que definirá qual o equipamento a ser utilizado, e para que.

Quais os diferentes tipos de macaco hidráulico?

Nosso mercado possui uma vasta quantidade de macacos hidráulicos, para os mais diversos usos. Você encontrará ferramentas com elevação até 3 toneladas e outras para até 700 toneladas.

Ainda, é possível o uso coletivo de alguns destes macacos, compartilhando a força de elevação e conseguindo erguer cargas ainda maiores. Afinal, não há limites para os desafios propostos pelos seres humanos.

Nós continuaremos focados em macacos hidráulicos para uso automotivo. Porém, é interessante e importante que você conheça a amplitude de usos deste equipamento. Sendo assim, listaremos os principais, para focar – logo após – naqueles que você tem mais interesse.

  • Macaco hidráulico unha: Utilizado para elevação de cargas a centímetros do chão, para colocação de tachões e outras atividades. Muito usado para grandes máquinas e equipamentos, com capacidade de carga variável. Podem trabalhar, inclusive, de ponta cabeça.
  • Macaco hidráulico moleiro: Mais robustos e altos, são especializados para elevação em caminhões, ônibus e afins. Servem para troca e manutenção do feixe de mola destes veículos, trabalhando na posição vertical, muitas vezes com uma “garra” para maior aderência na lataria.
  • Macaco para caixa de transmissão (Câmbio): São desenhados especificamente para serviços de troca e manutenção de caixas de transmissão em carros. Seu formato permite melhor aproveitamento embaixo do veículo, tendo alguns inclusive porta ferramentas, para facilitar o trabalho. Não costumam ter capacidade de carga muito alta, devido ao serviço específico que realizam. Geralmente na faixa de uma tonelada.
  • Macaco hidráulico jacaré: Oferece uma menor capacidade de elevação de carga, frente a outros tipos de macacos hidráulicos. São encontrados diversos modelos no mercado com capacidade de carga para até vinte toneladas. Embora seja mais comum encontrar equipamentos com capacidade máxima de duas toneladas. Sua principal característica é o formato retangular comprido e fino, além das rodinhas para rápida movimentação. Por isso o nome de jacaré.
  • Macaco hidráulico garrafa: Tem o formato cilíndrico, com elevação horizontal acionada por uma alavanca. Por isso o nome “garrafa”. Tem como principal característica a capacidade de elevar maior carga, com alguns modelos podendo suportar até 50 toneladas. Devido à capacidade, costumam ser utilizados em processos de carga e descarga para mercadorias de grande porte. Inclusive na área portuária.

Quais as vantagens e desvantagens do macaco hidráulico?

Agora que você conhece os mais variados tipos, está pronto para comparar as vantagens e desvantagens dos dois modelos de macaco hidráulico mais comuns no mercado: o jacaré e o garrafa.

Macaco hidráulico jacaré Macaco hidráulico garrafa
Vantagens Fácil operação
Elevada mobilidade
Maior distância da elevação
Fácil operação
Alta capacidade de carga
Existem versões portáteis e opções mais conta
Desvantagens Limite de carga mais restrito frente a outras opções
Não costumam ser portáteis
Menor distância da elevação
Baixa mobilidade
Uso apenas em superfícies planas

Quanto custa?

Agora que você já descobriu a importância de ter por perto uma destas ferramentas, vamos falar em valores.

Certamente, para quem realizar trabalhos pesados e de manutenção em máquinas e veículos, é essencial ter um macaco hidráulico para auxiliar. E você poderá encontrar os do tipo garrafa a partir dos R$ 80. Já os do tipo jacaré poderão ser encontrados a partir dos R$ 110.

Em ambos os casos, pensando para cargas até 2-3 toneladas. O preço do produto vai se elevar conforme sua necessidade em erguer mais carga. Algumas marcas de renome, que fabricam o produto, também colocarão preços bem elevados.

Onde comprar?

Equipamentos bem específicos. Você encontrará macacos hidráulicos à venda em lojas especializadas no setor automotivo. Algumas grandes lojas de departamento também fornecerão algumas opções.

Neste caso, é extremamente válida a pesquisa pela internet. Vários fabricantes podem não ter acesso as lojas de sua região, e seria uma pena deixar de comprar os produtos.

Lojas online, como a Amazon, agregam uma grande quantidade de macacos hidráulicos. Diferentes fabricantes e modelos para escolha, entregues na comodidade de sua casa.

Critérios de Compra: Critérios para comparar os modelos de macaco hidráulico

Já nos encaminhamos para a parte final desta análise, e certamente elevamos seu conhecimento sobre o assunto. Então, você já conhece bem os tipos, mas gostaríamos ainda de dar para você umas dicas sobre como escolher o macaco hidráulico próprio para você. Antes de adquirir um, atente-se sobre:

  • Mobilidade
  • Facilidade de uso
  • Tamanho
  • Peso
  • Embalagem

Abaixo vamos entender a importância de cada um desses pontos.

Mobilidade

Você pretende ter o equipamento colocado em algum lugar específico, onde as cargas vão até ele para serem movimentadas? Ou pretende ter um macaco hidráulico capaz de ir até as cargas com facilidade

Existem opções com rodas, capaz de fornecer uma resposta rápida a qualquer demanda, conforme sua necessidade. Da mesma maneira, existem opções que permite fixação no local, para garantir que fiquem bem presos, independente da carga a mover.

No vídeo abaixo você pode ver na prática como funciona um macaco hidráulico do tipo jacaré:

Facilidade de uso

Os macacos hidráulicos seguem um princípio do mínimo de esforço para o máximo de execução. Por este motivo, costumam ser extremamente práticos em seu funcionamento.

Mas, sabemos que a praticidade é relativa para cada pessoa. Você pode optar pelo modelo que mais lhe pareça fácil de utilizar, afinal, equipamentos diferentes tem formas diferentes de trabalhar.

Tamanho

Alguns macacos hidráulicos são bem grandes. Ocupando espaços do tamanho de motocicletas, as vezes até um pouco mais. Defina se possui espaço suficiente para o modelo que pretende adquirir.

Do contrário, se verá obrigado a se desfazer de outras coisas, ou acabará jogando objetos por cima. Isso afetará de maneira significativa o uso do aparelho. Afinal, para usá-lo, precisará primeiro limpar o caminho, e depois guarda no lugar novamente.

Peso

Macacos hidráulicos são feitos de material resistente. Isso significa na maioria das vezes aço, motivo que os faz frequentemente pesados para ficar movimentando.

Contudo, algumas marcas trabalham com material mais leve, mantendo ainda uma alta resistência para o trabalho. Você encontrará versões com boa parte da carcaça em alumínio, por exemplo.

Isso tornará o uso mais prático e fácil, pois o deslocamento do macaco não será trabalhoso.

Embalagem

Geralmente, ao adquirir um macaco hidráulico, ele virá em uma embalagem descartável. Você o desembalará e utilizará. Como guarda-lo após o uso fica a seu critério.

Contudo, algumas marcas vendem seus produtos com “maletas” feitas geralmente em plástico rígido. Esta opção fornece local adequado e prático para a guarda do equipamento, como num estojo.

Sendo assim, todo transporte e deslocamento será facilitado, sem o risco de perda de peças no caminho, ou de danificar durante o transporte.

(Fonte da imagem destacada: CHATUPOL TAWBOONYUEN / 123RF.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
24 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...