Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o maiô, um traje de banho que até pouco tempo atrás só era usado para quem queria “esconder” o corpo, pois essa peça sempre foi muito fechada e, em certa medida, sem graça.

Mas isso mudou, o maiô ganhou novos tecidos, decotes, estampas e detalhes que trouxeram a sensualidade do biquíni e mantiveram a elegância das peças maiores. Por causa da sofisticação, o maiô pode ser usado em outros ambientes, não só na praia ou piscina.

Mas antes de adquirir o seu, confira este Guia de Compra. Vamos abordar as vantagens e desvantagens dessa peça, quais são os diferentes estilos de maiôs, dicas de como escolher o seu e sugestões de compra.

Primeiro, o mais importante

  • O maiô é uma excelente opção de roupa de banho para usar na praia, piscina e em atividades aquáticas como natação, mergulho e surf. Também pode ser usado como peça de roupa em diferentes ambientes no verão.
  • Você encontra maiôs de frente única, cavados, com detalhes nas alças, com ou sem amarração, diferentes estilos de decote, coloridos, estampados, lisos, em diferentes tecidos e os modelos chamados 3D.
  • Os maiôs podem ter recursos tecnológicos, como protetor solar, equilíbrio térmico, proteção antibacteriana, resistência ao cloro, tratamento com Aloe Vera (para hidratar a pele durante o uso) e alta respirabilidade, que protege a área íntima feminina da proliferação de fungos.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de maiô

Por muitos anos, o biquíni dominou a moda praia e os maiôs eram usados apenas por mulheres de idade avançada. Mas, depois de uma fase de reformulação, eles voltaram com tudo e passaram a conquistar mulheres de diferentes idades e biotipos.

Se você está procurando um maiô para aproveitar a praia ou piscina, confira nossa seleção dos melhores modelos à venda.

1º – Maiô regata Aborígene Brazil Del Mar

O maiô da Brazil Del Mar é um modelo tecnológico: conta com tratamento antibacteriano, é resistente ao cloro, tem proteção solar e microcápsulas de Aloe Vera, que proporcionam hidratação à pele enquanto você está usando a peça.

Esse modelo é em estilo regata, fechado na frente e com decote nas costas. A peça é confeccionada em tecido próprio para roupa de banho, com elasticidade, toque suave e geladinho.

2º – Maiô Essential Cut LIVE!

O maiô Essential Cut da Live, tem modelagem confortável, com bojo removível e aplicação de cut-out nas costas, em formato circular e com fecho. O design inovador se adapta aos diferentes biotipos.

Esse maiô tem alta respirabilidade, equilíbrio térmico, tecnologia UPF 50+, que protege contra a radiação UVB e UVA, e sistema Easy Care, que facilita o cuidado e a manutenção da peça.

3º – Maiô Engana Mamãe Cia Marítima

O maiô Engana Mamãe da Cia Marítima é um modelo de frente única, aberto nas costas (exceto por uma tira fina) e com amarração no pescoço. Este maiô é feito em tecido de microfibra e está disponível em duas opções de estampas.

4º – Maiô surfista Borboletas Toddler TipTop

O maiô Borboletas Toddler da Tip Top é um modelo infantil com mangas compridas, amarração no decote das costas e babados em volta dos quadris. Este modelo é confeccionado em tecido especial que mistura poliamida e elastano (peça com forro). Essa peça é tecnológica e o tecido proporciona proteção solar permanente FPS 50.

Guia de Compra

No Brasil, o biquíni ainda é a roupa de banho mais usada, por valorizar as curvas das brasileiras. Mas, o maiô também é uma ótima opção, pois essa peça esconde gordurinhas localizadas, oferece sustentação aos seios, conforto, versatilidade e charme.

Imagem de duas meninas de maiô deitadas em boias na piscina.

Você encontra maiôs em diferentes estilos, cores e estampas. (Fonte: Tony Cuenca / Pexels)

Quais são os diferenciais de um maiô?

O maiô oferece diversas vantagens, uma delas é a segurança, pois você não precisa ficar preocupada da peça sair do lugar ou se soltar durante um mergulho, como pode acontecer com os biquínis.

A peça também oferece sustentação, ideal para quem tem seios fartos. Alguns maiôs são mais estruturados e oferecem uma leve compressão na barriga, proporcionando a perda de medidas instantânea.

O maiô também é ideal para quem está um pouco fora de forma e se sente desconfortável em usar biquíni por deixar o corpo muito à mostra e realçar as dobrinhas nas costas e barriga.

Imagem de uma menina usando maiô na praia.

O maiô também ajuda a minimizar a aparência da celulite e culotes. (Fonte: Artem Bali / Pexels)

Para as mulheres magras e com seios pequenos, o maiô também é uma boa pedida. Como a peça é mais composta, você encontra modelos com um pouco mais de enchimento (bojo) na parte superior.

O maiô também é ótimo para as baixinhas, pois a peça alonga a silhueta e dá a impressão de “uma coisa só”, dando a sensação de que você é mais alta do que realmente é.

O maiô é uma peça versátil, pois você pode combiná-lo com saia (longa ou curta) ou short, colocar acessórios e usar a peça como uma blusa para sair para almoçar ou tomar um sorvete logo após o banho de mar ou piscina.

Vantagens
  • Versatilidade: você pode usá-lo direto da praia ou piscina para almoçar
  • Esconde imperfeições
  • Diversidade de modelos
  • Valoriza todos os biotipos
Desvantagens
  • Por cubrir áreas maiores, ao tomar sol, o corpo adquire diferentes tonalidades
  • Dificulta na hora de usar o banheiro
  • Fica mais tempo molhado

Como conservar o maiô?

Para cuidar do maiô e fazê-lo durar mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados com essa peça. Toda vez que você o usar, lave-o com água corrente e sabão neutro. Nunca use água sanitária ou alvejante para lavar a peça, pois além de desnecessário, esses produtos vão danificar o tecido do maiô.

Lave o maiô logo após o uso, pois o cloro da piscina e o sal da água do mar podem fazer a peça ficar com aparência desbotada ou opaca.

Quando for estender o maiô no varal, vire ao avesso, principalmente se ele for escuro ou estampado, pois os raios solares podem desbotar ou fazer a peça mudar de tonalidade.

Como o maiô geralmente é feito de tecido sintético, essa peça não pode ser passada a ferro, já que o calor excessivo pode danificá-la. Mas os maiôs geralmente não amassam, então o uso do ferro é dispensável.

Quais são os diferentes modelos de maiô?

O maiô valoriza mulheres de todos os biotipos, pois há uma ampla diversidade de modelos em diferentes modelagens, formatos de decote (nos seios e nas costas) e caimentos. Confira os diferenciais de cada modelo ao longo desta seção.

Tomara que caia

O maiô tomara que caia é ideal para mulheres com os seios pequenos, pois deixa o colo e os braços em evidência, tirando o foco do busto. Também é ideal para as baixinhas, pois ajuda a alongar a silhueta e dar a impressão de que você é mais alta.

Esse modelo também é muito elegante e não deixa a famosa marquinha, que chama a atenção quando você está vestindo determinados tipos de roupa depois que o verão acaba.

Engana mamãe

Com nome curioso, o maiô “engana mamãe” se apresenta como um modelo híbrido, pois apesar de ser apenas uma peça, de frente ele parece um maiô, mas de costas parece um biquíni (daí o nome).

O maiô engana mamãe é uma excelente alternativa ao biquíni. Esse, que é o modelo mais sensual de maiô, tem menos tecido e deixa exposta uma área maior do corpo.

Imagem de uma moça de maiô engana mamãe.

O maiô engana mamãe é um modelo mais sensual. (Fonte: Joseph Kellner / Unsplash)

Esse estilo de maiô é ideal para quem quer valorizar a cintura, pois os recortes nessa área ajudam a criar a sensação de afinamento da região. Mas, se você tiver quadris largos precisa tomar cuidado, pois esse modelo causa impressão de que os quadris são ainda maiores.

A desvantagem do maiô engana mamãe é a marca de sol que ele deixa. Logo, se o seu objetivo for ganhar um bronzeado, esse modelo não é recomendado para você.

Maiô retrô

O maiô em estilo retrô (com inspiração na década de 1950) pode ter diferentes cores e estampas, em estilo meigo e doce. Esse modelo é mais fechado, por isso deixa menos pele à mostra e valoriza mulheres de todos os biotipos.

O maiô vintage tem costura e estrutura diferenciada no bojo, então essa é uma excelente opção para quem tem seios grandes, pois ele vai proporcionar mais sustentação.

Maiô elaborado

Você também encontra modelos de maiô mais elaborados, com aplicação de pedraria, bordados, detalhes em acrílico, plástico ou metal e com tecidos diferenciados.

O chamado body é excelente para viagens, por causa da versatilidade que oferece: pode ser usado para almoçar, jantar, ir a uma Pool Party ou em um passeio de barco. Em contrapartida, essa peça é pouco funcional na prática, especialmente na praia, pois a água salgada danifica esse tipo de maiô.

Maiô de natação

Quando for comprar um maiô de natação, escolha um modelo do seu tamanho (não pode nem ser muito apertado, nem maior do que o seu número), confortável e flexível para facilitar seus movimentos debaixo d’água.

Se você pratica natação ao ar livre, escolha um modelo com decote similar ao do sutiã, pois a maioria dos maiôs de natação possui decote reto, que deixa uma marquinha de bronzeado feia.

O tamanho da alça também é importante, opte pelas finas se seus seios forem pequenos e escolha as grossas se o seu busto for maior (dá sustentação).

O maiô de natação pode ter um círculo nas costas, ser inteiro ou do tipo nadador. O em estilo nadador é ideal para quem tem seios grandes, porque ele acomoda e sustenta mais.

Mas se você é adepta ao biquíni e está em dúvida se deve ou não experimentar um maiô da próxima vez que for à praia ou piscina, confira a tabela comparativa que preparamos:

Maiô Biquíni
Para quem é indicado Valoriza as baixinhas, quem está fora de forma e as magrinhas É ideal para quem está “com tudo em cima”
Vantagens Sustenta melhor os seios, oferece leve compressão na barriga e disfarça imperfeições É ideal para quem quer ganhar um bronzeado. Você pode combinar modelos diferentes
Desvantagens Não é recomendado para quem quer se bronzear, pois deixa o corpo com tonalidades diferentes Não oferece tanta sustentação, evidência imperfeições e pode sair do lugar durante o mergulho

Qual modelo escolher de acordo com o formato do corpo?

Quando for escolher um maiô, leve em consideração o formato do seu corpo, saiba valorizar seus pontos fortes e atenuar as características que você não quer chamar tanta atenção.

As mulheres com corpo no formato ampulheta têm ombros proporcionais ao quadril e cintura mais fina. Esse formato de corpo é proporcional, por isso cai bem com qualquer modelo de maiô.

Imagem de uma menina de maiô.

O maiô deve valorizar seus pontos fortes e esconder as imperfeições. (Fonte: Free-photos / Pixabay)

O corpo em formato de pera é caracterizado pelos ombros estreitos, cintura e quadris mais largos. O maiô ideal para esse tipo de corpo é estampado na parte de cima e um pouco mais liso na parte de baixo, para dar destaque à região dos seios.

Se você tiver o corpo em formato retangular, ou seja, ombros, cintura e quadris quase nas mesmas proporções, você deve criar uma sensação de que é mais curvilínea, para isso escolha um modelo sem tiras, estilo tomara-que-caia reto.

Quem tem o corpo do tipo triângulo invertido, ou seja, ombros e costas largas e quadris estreitos deve escolher um maiô com tiras grossas e uma parte inferior com mais volume, como babados.

Quanto custa?

Os maiôs mais baratos são os modelos de natação, que custam entre R$ 70 e R$ 120. Há modelos de excelente qualidade entre R$ 150 e R$ 250 e opções mais caras que custam entre R$ 400 e R$ 680.

Os modelos infantis são mais baratos, você encontra opções em torno de R$ 45, modelos intermediários de R$ 65 e alguns mais caros, em torno de R$ 80.

Onde comprar?

Você encontra diversos modelos de maiôs em lojas de moda praia. A Lupo e a Centauro também comercializam alguns modelos, geralmente próprios para natação.

Se você preferir, dá para comprar pela internet em lojas virtuais. Uma boa recomendação é a Amazon que comercializa modelos importados e nacionais, inclusive das marcas que citamos acima.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de maiô

Na hora de comprar um maiô, é preciso levar em consideração algumas características que podem fazer toda a diferença no modo como a peça vai ficar no seu corpo. Com o modelo certo você vai valorizar os pontos fortes, minimizar os fracos e transmitir sua personalidade.

  • Tecidos
  • Estampas
  • Cores
  • Alças
  • Decote

Vamos explicar cada um dos itens citados acima com detalhes. Confira!

Tecidos

A maioria dos modelos de maiô é feita de tecidos sintéticos como poliéster, poliamida e elastano.

O elastano é um componente importante por que dá elasticidade à peça e permite que ela volte ao tamanho e formato originais, mesmo após ser alongada muitas vezes.

Os maiôs de crochê são artesanais (feitos à mão), charmosos e foram tendência nos últimos anos. O melhor é que você mesma pode fazer o seu ou mesmo encomendar um modelo sob medida, para que ele fique perfeito no seu corpo.

Imagem de uma mulher vestindo um maiô de crochê.

O maiô de crochê é feito à mão. (Fonte: Roberval Lima / Pexels)

Estampas

As estampas podem ser usadas para realçar e equilibrar as proporções do seu corpo, por isso é ideal que você escolha a padronagem do maiô em relação ao seu biotipo, formato de corpo, estrutura óssea e altura.

Se você estiver com alguns quilinhos a mais – e se isso te incomoda -, não escolha maiôs com estampas de bolinhas e listras horizontais, pois eles criam a sensação visual de expansão e corpo mais cheio.

Isso não significa que você não vai poder usar um modelo estampado, pelo contrário, as versões com desenhos pequenos como florais e grafismos minimalistas ficam lindas.

Cores

Embora a cor seja um detalhe que muita gente não leva em consideração no momento da compra de um maiô, ela pode fazer toda a diferença no visual, pois a cor reflete o seu rosto.

Se você optar por um modelo liso e os seus olhos forem claros (verdes, azuis ou acinzentados), você pode escolher um modelo na mesma tonalidade, o efeito é incrível.

Se a sua pele for clara, opte por maiôs escuros como preto, marrom e azul marinho, pois essas cores oferecem um contraste interessante.

Se você for morena ou negra, use tons alegres como rosa, cores quentes, roxo, verde e azul claro. Ou aposte no contraste e escolha um maiô branco.

O maiô branco também é interessante para quem quer realçar o bronzeado. Mas é preciso tomar certos cuidados, principalmente verificar se o maiô tem um forro eficiente, para não correr o risco de ficar transparente quando estiver molhado.

Imagem de uma mulher de maiô branco.

Se você optar por um maiô branco, escolha um modelo com forro, para não ficar transparente quando estiver molhado. (Fonte: TC-TORRES/ Pixabay)

Alças

O modelo com alças largas é ideal para quem tem bastante volume nos seios e, por isso, precisa de mais sustentação na região. Além da sustentação, as alças largas oferecem conforto e segurança.

As alças finas são indicadas para mulheres de seios pequenos, pois não precisam de muita sustentação.

Decote

O maxi decote oferece um recorte generoso na região do busto e é uma alternativa para quem quer equilibrar as partes do corpo que ficam escondidas pela peça. Esse modelo tem um apelo sensual forte, use apenas se você se sentir confortável e segura em relação às curvas, colo e seios.

Imagem de uma mulher vestindo um maiô com maxi decote.

O maiô com maxi decote fica bem em mulheres com seios pequenos. (Fonte: Stocksnap / Pixabay)

O decote também pode ser nas costas, que podem ficar à mostra, ser em estilo nadador (ideal para quem tem seios grandes) ou com design em formato circular, com ou sem fecho.

(Fonte da imagem destacada: Stocksnap / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...