Viajar nunca foi tão fácil e barato como hoje em dia para os brasileiros. Com esse aumento nas procuras por passagens aéreas, cresceu também a pesquisa por uma boa mala de viagem.

Com tanta informação na internet, muitas pessoas planejam uma viagem por conta própria, sem depender de uma agência de turismo e barateando o orçamento. Isso justifica o aumento de viajantes no Brasil.

Nesse artigo, nós da Review Box Brasil queremos te ajudar a encontrar a mala de viagem perfeita, levando em conta principalmente a segurança e durabilidade dessas bagagens.

Primeiro, o mais importante

  • Uma boa mala de viagem pode durar muitos anos.
  • Fique atento às regras para levar malas em voos, principalmente em trechos operados por companhias low cost.
  • Aprenda a comprar a mala perfeita para sua realidade através dos critérios de compra.

Você também pode gostar:

Ranking: As 7 melhores malas de viagem

Quem não gosta de viajar? Planejar o roteiro, contar os dias, fazer as malas… Opa, mas quando se trata da mala, uma escolha errada pode trazer dor de cabeça. Por isso, conheça alguns dos melhores modelos do mercado na lista abaixo.

1º – Mala de Viagem Samsonite Scure Grande Preta

[amazon box=”B007WQJSGM” description_items=”0″]

Essa mala de viagem da Samsonite é o sonho de qualquer viajante. Como o próprio nome sugere, ela é muito segura, além de extremamente elegante. Conta com um sistema inteligente exclusivo de travamento sem zíper e com cadeado acoplado.

Feita de polipropileno flowlite, é uma mala muito leve. E leveza é um requisito fundamental para um viajante nos dias de hoje. É um lançamento da marca europeia.

Tem 75 centímetros de altura, 52 de largura e 31 de profundidade. O puxador é ajustável para diversas alturas. É uma mala espaçosa com separador interno com zíper, e possui também cintas elásticas.

Apresentação em vídeo (em inglês)

2º – Conjunto de Malas de Viagem GoSuper 2 Peças

[amazon box=”B07GRCJQ4H” description_items=”0″]

Para quem busca uma mala de viagem – ou melhor, duas malas – semelhantes a anterior com um preço mais acessível, esse conjunto da GoSuper é uma excelente opção.

Apesar de serem menores, as duas bagagens comportam muita coisa para sua viagem. A mala maior tem 65 centímetros de altura e a menor possui as dimensões ideias para ser levada a bordo dentro do avião.

Elas também possuem rodinhas duplas com giro 360 graus. São feitas de policarbonato e fazem parte da linha Premium da marca por terem alta qualidade e resistência.

3º – Mala de Viagem American Tourister Tropical

[amazon box=”B01MXET4KI” description_items=”0″]

A marca American Tourister não poderia ficar de fora dessa seleção. O modelo Tropical, no tamanho grande, possui 78,5 centímetros de altura e 50,9 de largura. É uma mala de viagem muito espaçosa. É fabricada em poliéster, por esse motivo não é rígida como as anteriores.

No seu interior, possui cintas elásticas e três compartimentos diferentes com zíper, um deles para evitar que produtos líquidos – como shampoo – possam vazar na mala. Esse compartimento é destacável. Além disso, possui também alguns bolsos externos.

Possui rodas com gira 360 graus, fechamento em zíper e cadeado integrado. Tanto as alças superiores quanto as laterais são acolchoadas e o puxador metálico é ajustável.

4º – Mala de Viagem American Tourister Curio Média

[amazon box=”B076CPTGLJ” description_items=”0″]

Também da American Tourister, essa mala tem 45 centímetros de altura, e é uma mala de viagem com capacidade para 30 litros.

Esse modelo cor turquesa faz parte da linha Wave, que é fabricada em polipropileno de altíssima qualidade e resistência. Ela também possui cadeado integrado, item indispensável para quem não quer dor de cabeça durante suas viagens.

No interior, ela é forrada, tem um painel dividido com zíper e um bolso também com fechamento em zíper. Possui cintas elásticas para que seus pertences fiquem organizados. As rodas são duplas e giram 360 graus. O puxador é ajustável e as alças laterais e superior são retráteis.

5º – Mala de Viagem Samsonite Fiero Pequena

[amazon box=”B012J7UXIU” description_items=”0″]

Se você busca um modelo ainda menor para levar a bordo dentro do avião, mas ainda assim gostaria de uma mala de altíssima qualidade, esse modelo Fiero da Samsonite pode ser o que você procura.

Mais de 580 pessoas avaliaram essa mala de viagem na Amazon e o produto se mantém como 4,5 estrelas. Tem 49,5 centímetros de altura, mas possui um expansor. Tem sistema de 4 rodas com giro de 360 graus e cadeado acoplado na própria mala.

Tem alça superior, lateral e puxador ajustável. No interior, também possui cintas elásticas e três compartimentos com zíper para separar os pertences e organizá-los melhor. É Aprovada por 90% dos usuários, como indica a avaliação.

6º – Mala Viagem Média Azul ABS Essence

[amazon box=”B07K7XNYR6″ description_items=”0″]

Esse modelo da Sestini é uma versão econômica de bagagem média. Ela tem 67 centímetros de altura e tem capacidade total de 83 litros, sendo 15 apenas de expansão. Isso significa que a mala pode aumentar ou diminuir 6 centímetros na sua largura.

Produzida em ABS, com cadeado embutido e quatro rodas duplas com giro 360 graus, a mala de viagem Essence é uma opção segura, de qualidade e cheia de estilo nas cores azul e marrom.

O carrinho de alumínio embutido possui puxador ajustável. Na parte de dentro, é toda forrada, possui cintas elásticas e várias divisórias com fechamento em zíper. Uma mala para quem gosta de manter tudo organizado.

7º – Mala de Viagem Primicia Poliéster Giro 360°

[amazon box=”B07GRBDNK9″ description_items=”0″]

Essa mala de viagem da Primicia na cor café, feita de poliéster, é uma opção de bordo para ser levada dentro do avião, com 58 centímetros de altura e 36 de largura.

Ideal para curtas viagens e perfeita para quem gosta de compartimentos de fácil acesso para documentos e carteira. Além da cinta e bolso interno, essa mala possui dois bolsos externos.

Ainda assim, possui várias características descritas nos outros modelos, como cadeado embutido, puxador ajustável, zíper de expansão, quatro rodas duplas com giro 360 graus e alças laterais e superior acolchoadas.

Guia de Compra

Viajar é algo cada vez mais acessível para qualquer tipo de pessoa. Seja de ônibus, carro ou avião, a facilidade que a tecnologia e a internet trouxeram permite que cada vez mais e mais pessoas façam as malas e saiam de casa em busca de novos destinos.

Mas você sabe como escolher sua mala de viagem ideal? Nesse Guia de Compra, queremos te ajudar nessa tarefa. Vamos lá?

Pessoas caminhando com malas de viagem em um corredor de aeroporto.

Cada tipo de mala de viagem é ideal para uma situação diferente. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Por que eu preciso de uma mala de viagem?

Se antigamente viajar era algo possível apenas para a classe alta no Brasil, nos dias de hoje cruzar os céus ficou definitivamente mais fácil no nosso país.

Está cada vez mais barato – e fácil – comprar uma passagem aérea seja para dentro ou fora do Brasil. É possível pesquisar, planejar, parcelar e pagar toda sua viagem com antecedência, com ou sem uma agência de turismo.

O acesso fácil à informação através da internet e tecnologia fez crescer o número de viajantes brasileiros. E com um planejamento de férias, vem junto à escolha de uma mala de viagem ideal.

E se viajar cada vez mais está nos planos, seja até mesmo de carro, a trabalho, ou lazer, vale a pena investir em uma boa mala de viagem, e você já vai entender por quê.

Seja de bordo ou maior, a mala de viagem é o transporte de todos os seus pertences. Roupas, calçados, joias, documentos, é nela que você vai levar tudo que precisa para suas tão planejadas férias.

Nada mais justo do que tudo isso ser levado em um lugar seguro. E essa é uma das maiores vantagens de se investir em uma mala de qualidade. Todas as malas descritas na nossa seleção contam com cadeado embutido aprovado pela TSA, que oferece mais segurança para seus pertences.

TSA é uma sigla para Transport Security Administration, que é um órgão – criado após o ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos – responsável pela segurança dos aeroportos daquele país. Então se você quer viajar para lá e evitar dores de cabeça, prefira essas malas.

Cadeados TSA preto e prata fechados.

Esses cadeados podem ser comprados separadamente mas cada um custa cerca de R$40. (Fonte: Gadini / Pixabay)

Quais as vantagens de uma boa mala de viagem?

Talvez você esteja se perguntando: “o que seria uma boa mala de viagem?” Bom, um bom começo é a questão da segurança e dos cadeados citados acima.

Se, no aeroporto, os agentes suspeitarem de qualquer coisa dentro da sua bagagem, eles possuem uma chave mestra que abre sua mala sem danificá-la. Se você utilizar outro cadeado, eles podem precisar arrombá-la.

Mas não se preocupe. Isso é sim uma grande vantagem e não significa que qualquer funcionário do aeroporto possa abrir sua bagagem. Apenas os que atuam nesse setor. Fora isso, só é possível abrir esse cadeado com a sequência numérica que você criou.

Agora, já pensou chegar ao seu destino final e ver que alguns objetos foram roubados do interior da sua bagagem por funcionários durante o trajeto? Seria uma grande dor de cabeça.

Saiba que isso já aconteceu muitas vezes entre os aeroportos do mundo todo. Por isso segurança é uma característica fundamental.

Mala de viagem vermelha rasgada.

Além da segurança, uma boa mala de viagem também é feita de material resistente. (Fonte: Nuttapon Khewprasert / 123RF)

Além disso, boas malas são altamente resistentes. Consequentemente elas duram mais. Você conhece alguém que já teve a mala danificada pela falta de cuidado no translado?

Malas de qualidade inferior chegam com o puxador quebrado, faltando uma roda, com o zíper estourado e até mesmo descosturadas em alguns pontos. O material usado na fabricação é muito importante para que as malas sejam mais resistentes e duráveis. Mas não apenas isso.

O acabamento que a marca oferece, pode ser o diferencial, como uma costura reforçada. O poliéster, por exemplo, é um material de ótima qualidade, mas pode ter uma costura frouxa ou forte dependendo da fabricante. Da mesma forma que o interior de uma boa mala de viagem acaba tendo esse mesmo diferencial.

Então essa acaba sendo uma grande vantagem. O investimento pode ser maior, mas sua mala não será descartada na primeira viagem. É a garantia de poder viajar muitas vezes sem precisar comprar uma mala nova cada vez. Outra coisa que boas malas têm de diferente em relação malas inferiores, é a mobilidade.

Justamente por conta da altíssima qualidade dos materiais utilizados, elas são leves e funcionam perfeitamente. Pense que detalhes fazem toda diferença.

Família feliz no aeroporto com malas e crianças.

Malas fáceis de carregar facilitam a mobilidade. (Fonte: deklofenak / 123RF)

Ao abrir o puxador de mão, ele desliza com facilidade, sem emperrar. As rodas, algumas duplas inclusive, com giro 360 graus dão mais liberdade para se movimentar. Podendo levar na lateral do corpo, ou puxar com o braço para trás.

Essas vantagens já compensam o investimento, tendo em vista o custo benefício que oferecem. Apesar de você pagar um pouco mais caro do que em uma mala de qualidade inferior, acaba se tornando mais barato em longo prazo, já que você vai utilizar a mesma mala por muitos anos.

Fica até difícil falar em desvantagens. Mas tem uma que infelizmente acaba fugindo do controle de usuário.

O extravio de bagagens. Embora na grande maioria das vezes as malas sejam localizadas, já aconteceu de a empresa aérea não conseguir saber onde a mala foi parar.

Isso acaba sendo uma dor de cabeça. Investir mais caro em uma mala de viagem e ter ela extraviada é um transtorno, não só pela mala como pelos itens em si.

Mas considerando que a empresa tem que reembolsar o passageiro, você teria seu investimento de volta. Ainda assim podemos destacar o extravio como um fator de desvantagem.

Vantagens
  • Possuem cadeado TSA que oferece alta segurança e evita arrombamento de bagagem
  • Altamente resistentes
  • Maior durabilidade
  • São muito funcionais e oferecem mobilidade ao usuário
Desvantagens
  • O extravio de uma mala mais cara será mais prejudicial
  • Malas de qualidade exigem mais cuidado

No que prestar atenção na hora do despacho nacional e internacional?

Em abril de 2017, entraram em vigor as novas regras para bagagens determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Então vale a pena relembrar esses detalhes para que você faça sua compra pensando na realidade dos voos domésticos, ou seja, no nosso país.

A partir daquele dia, mudou de 5 para 10 kg o peso permitido para levar como bagagem de mão. Isso deu uma liberdade maior para os passageiros que levam uma bagagem pequena a bordo.

Fique atento as dimensões da mala. A soma da altura, largura e profundidade não podem ultrapassar 115 centímetros. Qualquer dimensão e peso acima desses, pode ser cobrado pelas companhias aéreas para despacho.

As empresas já têm praticado essa cobrança e você pode pagar entre R$ 40 e R$ 80 para despachar uma mala de até 23 kg, dependendo da companhia aérea.

Mãos de mulher medindo mala de viagem com fita métrica.

Confira as medidas na descrição dos produtos antes de comprar. (Fonte: dmitrimaruta / 123RF)

Voos internacionais

Já para os voos internacionais, as especificações podem variar de acordo com cada empresa. De modo geral, considerando as passagens econômicas, é permitido despachar até duas malas de 23 kg.

Algumas empresas permitem ainda apenas uma mala de viagem de 23 kg. Outras continuam permitindo duas de 32 kg. Tudo depende da empresa e também do tipo de bilhete que você tem.

Também é preciso esclarecer que, caso você esteja fazendo uma conexão em um voo nacional, para um voo internacional que virá na sequência, seu limite de bagagem será aquele relativo ao voo internacional.

Companhias Low Cost

Outro ponto importante a ser levado em conta são os voos operados pelas companhias chamadas low cost, principalmente na Europa. Geralmente, esses voos permitem que cada passageiro leve uma bagagem de 10 quilos, com dimensão máxima de 55cm x 40cm x 20cm.

Nesses casos, como as passagens são muito baratas, a necessidade de pagar pelo despacho de uma mala maior do que o permitido pode causar um gasto maior do que o valor da própria passagem.

Então para não ser surpreendido antes do embarque, você precisa consultar no site da própria companhia aérea.

Voos nacionais Voos internacionais Companhias low cost
Uma mala de até 10kg e dimensões totais de 115cm Uma ou duas malas de 23kg, dependendo da companhia Geralmente, uma mala de 10kg e dimensões de 55cm x 40cm x 20cm

Quanto custa?

Obviamente o preço de uma mala de viagem depende de inúmeros fatores. Se você buscar “mala de viagem” no Google, encontrará malas a partir de R$50.

Como estamos falando das melhores malas de viagem considerando segurança, resistência e mobilidade – que foram as vantagens destacadas – vamos falar do preço médio desse tipo de produto.

Uma ótima mala de viagem pode ser comprada a partir de R$ 350, mas há modelos que custam até R$ 1500.

O bom é que nas lojas online e possível encontrar condições de pagamento facilitadas, em até 12x e muitas dessas lojas não colocam juros. Então é possível comprar uma ótima mala de viagem pagando parcelas pequenas por mês.

Onde comprar?

Você pode encontrar malas em lojas físicas especializadas ou de marcas específicas. Geralmente em grandes shoppings é possível achar uma loja dessas.

O problema é que muitas dessas lojas físicas acabam não oferecendo opções de marcas e variedade. Já nas lojas virtuais você tem a garantia de encontrar mais modelos por um preço melhor.

Algumas opções são:

  • Amazon;
  • Americanas;
  • Havan;
  • Walmart;
  • Magazine Luiza.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de mala de viagem

É impossível ter todos os benefícios e ainda encontrar um preço baixo. As duas coisas não caminham juntas. Você pode achar muitas ofertas e excelentes descontos nas lojas online, o que é muito bom para que você possa comprar uma boa mala.

Caso você ainda esteja em dúvida, alguns critérios podem te ajudar a analisar que investir em uma boa mala acaba sendo uma economia em longo prazo.

Então para que você possa analisar o que é mais importante ter na sua mala de viagem, dentro das suas reais necessidades e condições, vamos falar detalhadamente sobre:

  • Resistência e durabilidade
  • Segurança
  • Tamanho e peso
  • Compartimentos

Confira abaixo como cada um desses itens pode – e deve – influenciar na escolha da sua nova mala de viagem.

Resistência e durabilidade

Pode ser que você escolha uma mala de qualidade inferior por conta do preço mais baixo. Mas é importante ter em mente que dificilmente elas são resistentes e de alta durabilidade.

Perceba que uma mala não serve apenas para viagens de avião. Passar um fim de semana com os amigos ou familiares em uma cidade diferente já é motivo de levar sua mala com você.

Homem sentado em aeroporto com os pés em cima da mala.

Uma mala de viagem de boa qualidade pode te acompanhar por muitos anos. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay)

É muito comum ver filhos que moram longe dos pais hoje em dia, porque se mudaram para grandes cidades ou até mesmo outro estado. Você possui parentes ou amigos em outras cidades? Com que frequência você viaja? Reflita sobre essas perguntas.

A resistência e durabilidade de uma mala podem ser critérios fundamentais se você não quer deixá-la esquecida em cima do guarda roupa.

Então investir em um produto de alta qualidade, é ter certeza que essa nova aquisição vai ser sua grande companheira nos próximos momentos de lazer da sua vida, sem danificar facilmente ou até mesmo se tornar descartável após uma viagem de avião.

Segurança

Viagens de avião muitas vezes requerem que suas malas sejam despachadas. A partir do momento que você não tem mais o controle dela, tudo pode acontecer.

Embora a empresa seja responsável pela chegada dos seus pertences até o destino final, como mencionamos anteriormente, não é raro o relato de pessoas que tiveram seus alguns pertences roubados.

Muitas malas com lacres simples são arrombadas. E até você provar isso, pode dar uma grande dor de cabeça, ou até mesmo você nem conseguir.

Para evitar esse tipo de transtorno, malas com cadeados embutidos são opções práticas e seguras. Você não precisa de cadeados extras. Você mesmo programa sua combinação numérica e dessa forma seus pertences não serão roubados.

Sem contar que essas malas contam com sistema de segurança TSA. Que é a maneira mais indicada de proteger sua mala em uma viagem para os Estados Unidos e não ter problemas com a Transport Security Administration, como foi explicado.

Tamanho e peso

Qual a frequência das suas viagens? E melhor, quantos dias você costuma ficar fora de casa? Quer uma mala exclusivamente para grandes viagens? Ou uma mala média que seja compatível com viagens mais curtas?

Reflita sobre essas questões. Além de ser ideal para viagens ao exterior, uma mala grande pode ser usada até mesmo por mais membros da família em viagens curta de lazer, por exemplo.

Menina feliz sentada ao lado da mala de viagem.

Uma mala de viagem grande pode servir para viagens internacionais individuais ou para colocar a roupa da família toda em viagens mais curtas. (Fonte: Bob_Dmyt / Pixabay)

A mãe pode colocar as roupas das crianças com as dela e assim levar apenas uma bagagem para passar o fim de semana em lugares próximos.

Já para uma que viaja muito, até mesmo a trabalho, uma mala pequena que seja compatível com as medidas de bordo pode ser interessante. Ou quem sabe você precise mesmo de uma mala de viagem média. Então tente pensar como é a realidade das suas viagens.

Mas preste atenção, sempre confira as dimensões na descrição do produto para não confundir os tamanhos. Uma imagem pode passar a falsa impressão de ser maior ou menor.

Assim como o tamanho, o peso também é importante. Opte por malas mais leves, fica mais fácil para manusear e claro, você pode levar mais coisas sem exceder o peso permitido.

Compartimentos

Malas não costumam ter muitos compartimentos, principalmente na parte externa. Mas as opções que trouxemos no ranking apresentam diferentes bolsos e divisórias. Umas mais, outras menos.

Tente ver fotos do interior de cada produto se esse critério for importante para você. Os compartimentos são importantes porque diminuem o uso de nécessaire e outras sacolas para separar cada pertence.

Os sapatos, por exemplo, podem ser colocados no painel com fechamento de zíper. Já as roupas íntimas também podem ser inseridas em bolsos exclusivos. Isso tudo economiza espaço na sua bagagem.

Se você gosta de organização, esse critério pode ser fundamental para sua mala de viagem ser perfeita.

(Fonte da imagem destacada: StelaDi / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
39 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX