mala infantil cor de rosa em aeroporto
Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

12Horas investidas

4Estudos avaliados

80Comentários coletados

Não tem idade para ser apaixonado por viagens! E nem para começar a cuidar da própria bagagem. Se você sempre viaja com as crianças e quer estimular esse cuidado desde cedo, uma boa solução é comprar uma mala infantil, com personagens e recursos que chamam a atenção dos pequenos.

Neste artigo, vamos mostrar quais as diferenças entre essas malas e as convencionais e as vantagens de incentivar os seus filhos a organizarem os próprios pertences de viagem. Para ajudar, ainda tem dicas de como escolher o melhor modelo. Preparado? Afivele o cinto e vamos decolar!




O mais importante

  • A mala infantil garante mais autonomia às crianças, que podem ajudar a organizar e carregar a própria bagagem. Além disso, ela tem design chamativo, o que costuma dificultar perda e extravio durante o transporte.
  • Atualmente, é possível encontrar modelos mala infantil de todos os formatos e estilos, desde os formatos mais lúdicos, com recursos como alças auxiliares e utilização como banco até o mais clássicos, indicados para os pré-adolescentes.
  • Antes de escolher a mala infantil, é importante ter atenção às medidas, para ter certeza de que ela será capaz de acomodar todos os pertences e estará dentro dos padrões de embarque.

Malas infantis: nossa recomendação dos melhores produtos

As opções de modelos são tão infinitas quanto os personagens de desenhos animados. Mas não é só o exterior que conta! Por isso, fizemos uma pesquisa e selecionamos as malas infantis mais bem avaliadas do mercado.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre a mala infantil

Na hora de arrumar as malas sempre surge uma questão: onde ajeitar as roupas das crianças? Nesta seção você vai ver como a mala infantil pode mudar sua rotina na hora de viajar e dar mais responsabilidade aos pequenos. Confira nossas respostas às perguntas mais frequentes da Internet.

menino pequeno no aeroporto puxando mala infantil

A mala infantil garante mais autonomia às crianças, que podem ajudar a organizar e carregar a própria bagagem.
Fonte: Irina Schmidt / 123rf.com

O que é uma mala infantil?

A mala infantil é uma bolsa de transporte que pode ser usada tanto em viagens de carro quanto de avião. Na maioria dos casos, ela tem um tamanho que permite ser levada como bagagem de mão, deixando os itens dos pequenos sempre à vista.

Esse tipo de mala costuma contar com todos os compartimentos comuns em uma mala convencional e ainda prever espaços para itens como algum brinquedo ou mamadeiras, por exemplo. É muito colorida e tem formato diferenciado para despertar o interesse da criança no cuidado com a própria bagagem.

Os modelos com formas até inusitadas em alguns casos facilitam a localização da bagagem na esteira do aeroporto e diminui o risco de extravio.

Quais os tipos de mala infantil?

Ainda que exista uma grande variação de formatos — como você viu na nossa seleção de produtos —, a mala infantil pode ser dividida basicamente em 3 tipos:

  • Macias - confeccionadas em tecido, podem ter ou não rodinhas e são usadas geralmente como mochilas, em viagens mais curtas ou de carro;
  • Semi rígidas - combinam estrutura reforçada com bolsa em tecido resistente. Em geral, têm duas rodinhas e podem ter bolsos laterais;
  • Rígidas - produzidas em plástico ABS de alta resistência, são usadas como mala de bordo em viagens aéreas. Algumas têm forma de banco (a criança pode se sentar sobre ela e os responsáveis puxam a mala).

Qual a diferença entre uma mala infantil e a convencional?

Quando descrevemos a mala infantil, destacamos que ela cumpre a mesma função de uma mala de viagem tradicional. Na verdade, ela também poderia ser substituída por uma boa mochila.

No entanto, esses modelos convencionais não são nem atrativos nem práticos para as crianças. Assim, podemos dizer que as principais diferenças estão na ludicidade da mala infantil.

Mesmo os modelos mais simples contam com elementos que atraem a atenção das crianças e fazem despertar nelas o desejo de organizar, carregar e cuidar da própria bagagem.

menina pré adolescente com mala infantil de rodinhas

Atualmente, é possível encontrar modelos mala infantil de todos os formatos e estilos.
Fonte: Natalia Ponomarenko / 123rf.com

Quais as vantagens de contar com a mala infantil?

Comprar uma mala infantil é mostrar para seu filho que se importa com a satisfação dele durante a viagem. E pegar a estrada com crianças mais alegres faz toda a diferença no trajeto!

Mas essa não é a única vantagem dessa aquisição. Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras de uma mala infantil. Confira os destaques:

Vantagens
  • Formas e recursos atrativos para os pequenos
  • Medidas e peso adaptados para ser carregada por uma criança
  • Estímulo à responsabilidade com os próprios pertences
  • Facilidade de organização da bagagem de toda a família
  • Menor risco de extravio no transporte
Desvantagens
  • Em pouco tempo, pode ser que a criança não queira mais este modelo de mochila
  • Costuma ser menor do que uma mala de bordo convencional
  • Em geral, é mais cara do que as malas comuns

Quais as medidas padrão de uma mala infantil?

As medidas de uma mala infantil variam bastante, especialmente pela distinção de formas e padrões que estão disponíveis no mercado. Assim, é possível encontrar modelos bem compactos e outros mais espaçosos.

No entanto, nenhuma delas ultrapassa as medidas regulamentadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e outras normativas de transporte de bagagem ao redor do mundo.

No Brasil, essa medida é determinada somando todos os lados da mala (altura, largura e profundidade) e precisa ficar dentro do limite de 115 centímetros (1). Em geral, determinada da seguinte forma:

Altura Largura Profundidade
55 cm 35 cm 25 cm

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma mala infantil

Agora que você já sabe muito mais sobre a mala infantil, já pode chamar a criançada para escolher o modelo favorito para a próxima viagem. Ah, mas espera um pouquinho! Ainda tem alguns pontos que merecem sua atenção antes da escolha final. Veja o que separamos.

Tipo de uso

Dependendo da frequência de viagens da família e dos lugares para onde costumam ir, pode ser que um modelo seja mais adequado que outro. Se, por exemplo, os fins de semana são na cidade vizinha, uma mala simples, semi rígida, será o suficiente.

Para trajetos mais longos, de ônibus ou avião, vale investir em um modelo rígido, mais resistente, espaçoso e com mais opções de organização da bagagem.

Design

Se este é o grande diferencial de uma mala infantil, ele precisa ser priorizado na hora da compra. Temos certeza de que você vai procurar por temas ou personagens que sejam os preferidos das crianças. Mas não é só isso!

Na hora de escolher, veja se ela é fácil de encaixar no carro, junto com o seu conjunto de malas, por exemplo. Verifique se conta com alças de apoio e outros recursos que a tornem o mais ergonômica possível, para o seu filho e para você!

menina feliz sentada em mala infantil com roupas para fora

Antes de escolher a mala infantil, é importante ter atenção às suas medidas, para ter certeza de que será suficiente para acomodar todos os pertences.
Fonte: Evgeny Atamanenko / 123rf.com

Tamanho da criança

Além da estatura do seu filho, é preciso ter em mente a fase em que ele se encontra. Se já está saindo da infância, pode ser mais vantajoso investir em modelos mais neutros para este “quase adolescente” não querer uma mala nova em pouco tempo.

A mala infantil é desenvolvida de acordo com a idade da criança.

Se seu filho ainda é bem pequeno, este ponto requer muita atenção. É fundamental que os puxadores estejam compatíveis com a altura da criança e o peso da mala não seja muito grande para evitar a necessidade de muita força ao puxar a mala.

Resistência e segurança

Você viu que existem tipos diferentes de malas infantis e que elas podem ser mais ou menos resistentes, conforme o material. Neste sentido, vale a pena ter em mente, mais uma vez, o uso que você dará à mala.

Se precisar de um modelo que seja o mais seguro e resistente possível, fique atento ao acabamento, à qualidade dos zíperes e rodinhas e, ainda, se a mala infantil conta com sistema de travas e cadeados.

Resumo

Quem aí já está contando os dias para a próxima viagem, levanta a mão! (Você não viu, mas nós levantamos as duas aqui!) E, com a bagagem adequada, esse momento vai ser prazeroso desde a hora de arrumar as malas.

Pensando nisso, mostramos neste artigo como a mala infantil pode ser importante para o desenvolvimento da autonomia dos seus filhos e como ela vai facilitar a sua vida. Deixamos dicas de modelos e algumas recomendações de cuidados na hora da compra.

Esperamos ter ajudado na sua escolha. Se gostou deste material, aproveite para compartilhar com amigos que também viajam com as crianças. Um abraço e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: travnikovstudio / 123rf.com)

Referências (1)

1. Normas de bagagem da Agência Nacional de Aviação Civil. Brasília, 2015.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Folheto explicativo.
Normas de bagagem da Agência Nacional de Aviação Civil. Brasília, 2015.
Ir para a fonte
Resenhas