Maleta de maquiagem.
Ultima atualização: 3 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

78Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Seja para uma brincadeira, apresentação teatral ou festinha, a maquiagem acaba sendo um acessório divertido no mundo das crianças. Mas para ajudar a guardar e organizar os produtos, hoje em dia existe maleta de maquiagem infantil.

A maleta de maquiagem infantil pode vir com ou sem os produtos de maquiagem, e ainda pode ter outras funções. No artigo de hoje vamos mostrar como escolher a melhor maleta de maquiagem infantil.




Primeiro, o mais importante

  • A maleta de maquiagem infantil pode ser uma bom presente para as crianças já que ali os pequenos podem ter tudo à mão.
  • Brincar de maquiar, seja para encenar teatrinho seja para se divertir nas festinhas, pode ser saudável.
  • Para escolher e comprar a melhor maleta de maquiagem infantil é preciso analisar a qualidade e quantidade dos produtos, além de aspectos com peso e material.

Você também pode gostar:

Melhores produtos: Nossas recomendações

A maleta de maquiagem mais resistente

A maleta de maquiagem infantil Hello Kitty da Ricca vem em formato quadrado e mede 20 cm x 14 cm x 15 cm. Feito em alumínio, esse modelo é muito resistente e conta com suportes para acomodar os produtos, inclusive bijuterias.

A melhor maleta com kit maquiagem infantil

A maleta de maquiagem infantil da Jasmyne vem com um kit de maquiagem que contém: Oito pincéis, dois blushes, três sombras matte e quatro peroladas, além de batom, brilho labial e esponja. Essa maleta conta com espelho e zíper que suporta cadeado pequeno, e mede 18,5 cm de comprimento, 10 cm de largura e 11 cm de profundidade.

Guia de Compra

Pode parecer simples comprar uma maleta de maquiagem para criança. Mas é preciso considerar alguns aspectos que podem ou não agradar os pequenos além é, claro, de se atentar para a segurança.

Por isso, criamos esse Guia de Compra. A seguir, vamos mostrar como escolher a melhor maleta de maquiagem infantil.

Menina com o rosto pintando com uma borboleta.

A maquiagem pode ser um meio de incentivar a criatividade. (Fonte: Kasman/ Pixabay.com)

Para que serve uma maleta de maquiagem infantil?

Toda criança gosta de imitar os pais. Não à toa, desde novos, os pequenos se atraem pelas maquiagens da mamãe. Por isso, considerar uma maleta de maquiagem infantil pode ser uma boa ideia.

A maleta de maquiagem infantil é ideal para guardar todas as maquiagens infantis da criança. Hoje em dia é possível comprar a maleta apenas ou até mesmo a maleta que já vêm com as maquiagens.

No caso das maletas que vêm com kit de maquiagem, você vai encontrar desde as maletas simples que contêm apenas batom, blush e sombra, até as mais completas que contam com inúmeros produtos de cores e texturas variadas.

Pincéis e maquiagem com fundo rosa.

A maleta de maquiagem infantil é ideal para guardar todos os produtos. (Fonte: Lovesevenforty/ Pixabay.com)

Além disso, a maleta também ajuda na organização e preservação de produtos como pincéis de maquiagem. E, não raro, as maletas vêm com compartimentos para guardar até mesmo bijuterias.

Ou seja, ainda que você não queria incentivar o uso de maquiagem, a maleta pode ser um bom compartimento para a criança guardar outros pertences, desde acessórios até itens pessoas como lembranças e bilhetinhos.

Com qual idade a criança pode ter uma maleta de maquiagem?

Criança + maquiagem é um tema polêmico entre pais e especialistas. O que ninguém quer é que crianças se comportem ou se vejam como adultos antes da hora.

E o fato é que a maquiagem feita de maneira exagerada e condicionada à beleza da criança pode sim distorcer o objetivo que deve ser sempre o da brincadeira.

Por isso, os especialistas recomendam que a maquiagem infantil não deva estimulada e nem deve ser usada todos os dias muito menos para todas as ocasiões.

foco

Você sabia que crianças com menos de três anos não devem usar nenhum tipo de maquiagem na pele?

Nessa faixa etária, a pele ainda é muito sensível e mais suscetível à infecções e alergias.

Por isso, se a criança quiser se maquiar, direcione a usar apenas em momentos especiais, como apresentações de dança, ou brincadeiras lúdicas.

Mas além disso também é preciso ficar atento à consequências mais pontuais como, por exemplo, as alergias de pele. Afinal, a pele da criança é mais fina do que a de um adulto.

Os especialistas afirmam que não há idade segura para uma criança utilizar maquiagem. Mas quanto mais tarde melhor.

De todo modo, a maquiagem infantil é feita para crianças a partir de 5 anos. E algumas marcas são liberadas apenas após os 12 anos.

Maleta de maquiagem para criança: O que diz a Anvisa?

A ANVISA é o órgão que regula e fiscaliza os produtos de modo geral. No caso da maleta de maquiagem infantil você deve ter mais atenção no caso de ela vir com os produtos de maquiagem.

Nesse caso, é fundamental que os produtos tenham sido testados pela Anvisa para garantir que não causará danos à pele e à saúde da criança.

A Anvisa testa as maquiagens infantis para garantir que o produto é seguro em caso de ingestão; não vai causar alergias ou irritação devido à exposto à luz.

Todos os produtos cosméticos infantis devem expor no seu rótulo o número de registro na ANVISA.

Com esses testes, também fica estipulado que o pré-requisito básico da maquiagem infantil é ter baixo poder de fixação.

Ou seja, os produtos que compõem a maleta de maquiagem para criança devem ser removidos da pele facilmente, apenas com água. Daí a importância de nunca deixar a criança usar a maleta de maquiagem de adulto.

A maquiagem tradicional, voltada para peles maduras, conta com substâncias que a fazem fixar na pele, tanto que a grande maioria só é removida da pele com ajuda do demaquilante.

E o fato é que os componentes químicos de um demaquilante e de produtos cosméticos de adultos podem causar alergias e intoxicações na pele de crianças.

Por isso, batons e brilhos labiais que fazem parte da maleta de maquiagem infantil, por exemplo, devem colorir os lábios apenas de forma temporária. Além disso, maquiagens para bonecas não podem ser utilizadas na pele infantil.

Quais as vantagens e desvantagens da maleta de maquiagem infantil?

Se você escolher com atenção, a maleta de maquiagem infantil pode ter mais vantagens do que desvantagens.

A começar pelo fato de que na maleta a criança pode guardar uma quantidade maior de produtos e cores variadas e tê-los sempre à mão.

Além disso, é possível utilizar a maleta para outros fins, seja para guardar acessórios, brinquedos e até acessórios pessoais da criança. Com isso os pertences ficarão organizados no quarto infantil.

Por outro lado, também é possível levar a maleta infantil para onde quiser, já que a maioria tem alça de transporte. Isso pode ser funcional, inclusive durante viagens.

Mãe e filha sentadas no chão se maquiando.

Com a maleta de maquiagem a criança pode usar seus proprio produtos e brincar com a mãe. (Fonte: choreograph/ 123rf.com)

Outra vantagem é que algumas maletas já vem com os produtos de maquiagem. Assim, a economia. Mas, nesse caso, a desvantagem é que você precisa de mais atenção para garantir a qualidade da maquiagem e preservar a pele da criança.

Sem contar que é possível escolher entre uma grande variedade de maletas de maquiagem para crianças: desde as mais simples, com poucos produtos, até as mais completas e sofisticadas..

Para resumir, confira a seguir a tabela que mostra os principais pontos positivos e negativos da maleta de maquiagem infantil.

Vantagens
  • Vários formatos e tamanhos
  • Pode vir com ou sem maquiagem
  • Serve para guardar outros acessórios
  • Pode decorar o quarto ou ser levado em viagens
  • Pode estimular a criatividade e brincadeiras
Desvantagens
  • A maquiagem que vem na maleta pode ser prejudicial à pele da criança
  • Incentivo à maquiagem pode ser prejudicial para a autoimagem

Quanto custa a maleta de maquiagem infantil e onde comprar?

A maleta de maquiagem para criança pode custar bem caro dependendo do modelo e material de fabricação. Mas em geral, a maleta vai custar entre R$ 80 e R$ 700.

Você não precisa comprar a mais cara de todas. No entanto, em geral, as muito baratas não costumam ser duráveis nem ter maquiagem com a certificação da Anvisa.

Além disso, você pode comprar a maleta de maquiagem infantil em lojas de crianças, de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas e Extras. Mas o ideal é comprar em lojas online como na Amazon Brasil. Ali você encontra mais opções para escolher.

Critérios de Compra: Como analisar a maleta de maquiagem infantil

Na hora de comprar a maleta de maquiagem infantil você vai encontrar uma boa variedade de opções. Por isso, recomendamos que você compare os alguns aspectos para escolher a melhor. São eles:

Abaixo vamos mostra como analisar cada um desses tópicos.

Com ou sem kit de maquiagem

O primeiro fator que você deve levar em consideração é o tipo de maleta que você vai comprar. Nesse caso, existem duas opções: A maleta avulsa ou a maleta com o kit de maquiagem.

Você pode comprar apenas a maleta, vazia, para guardar as maquiagens. Ou pode comprar a maleta que já vem com um kit de maquiagens e acessórios para maquiar.

Maleta de maquiagem.

Assim como a maleta de adultos, a maleta infantil pode vir com ou sem o kit de maquiagem. (Fonte: Sergii Molodykov/ 123RF)

Se a criança já possui maquiagens e pincéis, o ideal é comprar apenas a maleta vazia.

Já se você optar pela maleta que vem com maquiagem, observe que os produtos podem variar. Mas, de modo geral, a maleta de maquiagem infantil que vem com blush, sombra, batons e pincéis.

Material

Outro aspecto que você deve considerar é o material de fabricação da maleta de maquiagem infantil. No geral, você vai poder optar pode dois tipos: O feito em alumínio e o de tecido.

A maleta de maquiagem fabricada em alumínio é a mais resistente e, portanto, vai durar mais tempo. Por outro lado, a maleta de tecido é mais leve e prática para transportar.

Formato e dimensão

Observe também o formato e as medidas da maleta de maquiagem infantil. Você vai encontrar desde as tradicionais maletas de maquiagem quadradas ou em forma de baú, quanto as que vem no formato de uma necessaire.

Vale verificar também as dimensões de largura, altura e comprimido para se certificar de que haverá espaço suficiente para guardar todas as maquiagens.

Exterior

Não deixe de levar em conta também a estampa e cores da parte externa da maleta infantil de maquiagem. Não raro, essas maletas vêm com desenhos e motivos que agradam, principalmente, às meninas.

Algumas das maletas mais populares são aquelas decoradas com imagens da Hello Kit, de unicórnio e até de personagens de filmes como, por exemplo, o Frozen.

Interior

Na hora de analisar a parte interna da maleta de maquiagem para criança o mais importante é que ela tenha compartimentos e divisórias.

Os compartimentos vão ajudar a criança a separar os produtos de maquiagem.

Os compartimentos vão ajudar a criança a separar os produtos de maquiagem de forma que eles fiquem visíveis, organizados e preservados.

Alguns maletas não possuem nenhuma divisória, servindo como um baú para guardar as maquiagens.

No entanto, esse modelo acaba deixando os produtos desorganizados e amontoados, o que pode inclusive estragar as maquiagens.

Acessórios extras

Por fim, recomendamos que você também observe se a maleta de maquiagem infantil conta com outros acessórios que podem ser úteis para a criança na hora da brincadeira.

Por exemplo, as maletas de maquiagem mais completas do mercado contam com alça para facilitar o transporte. Já outros modelos possuem cadeados e alguns contam até mesmo com um espelho para ajudar na hora da criança usar as maquiagens.

(Fonte da imagem destacada: ЕÐ ²Ã ³Ã µÃ ½Ã ¸Ã‘? ПÐ ¾Ã ´Ã ³Ã ¾Ã‘€Ð ½Ã/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.