Imagem de um homem preparando um suplemento.
Ultima atualização: 10 de outubro de 2019

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Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é: maltodextrina, um suplemento à base de carboidrato que oferece energia de sobra para o seu treino aeróbico ou de musculação.

A maltodextrina é versátil, pode ser consumida no pré, intra ou pós-treino. O suplemento pode ser encontrado na versão em pó ou gel. Para consumir, basta diluir uma dose em 250 ml de água e ingerir de 10 a 15 minutos antes de ir à academia.

Você vai perceber muito mais disposição ao longo de todo o treino, pois a malto libera energia gradualmente. Ficou interessado? Então leia este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre a maltodextrina.




Primeiro, o mais importante

  • Geralmente, a maltodextrina é vendida em pó. Os fabricantes comercializam o produto em sacos com 1 kg. A dose recomendada é de 40 g dissolvida em um copo com água, suco ou leite.
  • O suplemento pode ser consumido antes, durante ou depois do treino. Se quiser energia para um treino de alta intensidade tome o suplemento antes ou durante o treino. Se quiser ganhar massa muscular, tome depois.
  • A maltodextrina é à base de carboidrato complexo de médio índice glicêmico, ou seja, o suplemento libera energia gradualmente. É possível obter glicose depois de 10 ou 15 minutos de consumo.

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Para quem quer otimizar a recuperação pós-treino

A maltodextrina da IntegralMedica é um suplemento energético que otimiza a recuperação pós-treino, mantém as reservas de energia altas, auxilia no ganho de massa muscular e retarda a fadiga precoce.

A dose recomendada é de três colheres de sopa (50 g) dissolvidas em um copo com 250 ml de água, suco, leite ou outra bebida de sua preferência. A dose oferece 48 g de carboidrato. Você pode consumir o suplemento antes e depois do treino.

Ótima opção para melhorar a performance

A maltodextrina da Body Action é um suplemento bem completo, pois une os benefícios da maltodextrina e dextrose. Tem liberação imediata e gradual de energia, melhora a performance, retarda a fadiga e auxilia na recuperação muscular.

Outro diferencial é a variedade de sabores, são oito opções: frutas vermelhas, guaraná com açaí, jabuticaba, laranja com acerola, limão, morango silvestre, tangerina e uva.

Ideal para quem realiza treinos intensos, prolongados e de alta performance

A maltodextrina da Probiótica é um suplemento energético a base de carboidrato que fornece energia para treinos intensos, prolongados e de alta performance.

A dose recomendada é de 40 g, dissolvidas em 250 ml de água. Cada porção oferece 38 g de carboidrato. Você pode tomar esse suplemento antes e/ou depois do treino. Disponível em quatro sabores: açaí com guaraná, morango, limão e laranja.

Ótima opção com fonte de vitamina C

A maltodextrina da NewNutrition tem um diferencial que os outros suplementos de malto não possuem: é fonte de vitamina C (33 mg por porção). A absorção do carboidrato é rápida e você pode começar a treinar depois de 15 minutos.

A dose recomendada é de 40 g, dissolvidas em um copo com 250 ml de água. Você pode consumir o suplemento antes, durante e depois do treino. Disponível em quatro sabores: natural, açaí, limão e tangerina.

Guia de Compra

Você está em busca de um suplemento que ofereça mais energia para o seu treino? A maltodextrina pode ser uma opção. Versátil, esse suplemento pode ser usado tanto por quem deseja perder peso tanto por quem quer ganhar massa.

Outro diferencial é que ele pode ser usado antes, durante ou depois do treino. Mas para aproveitar esses benefícios é preciso saber a forma correta de consumir o suplemento. Essa e outras informações você confere neste guia de compra.

Imagem de uma mulher tomando um suplemento.

A maltodextrina oferece energia na medida certa para quem pedala por longas distâncias. (Fonte: The Lazy Artist Gallery / Pexels)

Qual é a importância da maltodextrina para quem pratica atividades físicas?

O carboidrato é a principal fonte de energia no organismo. Para quem pratica atividades físicas, seja alguma modalidade esportiva, musculação ou treino aeróbico, é essencial consumir carboidrato, seja em alimento ou suplemento.

Quanto maior o nível de glicogênio muscular (responsável pela contração dos músculos) e hepático (responsável pela manutenção da glicemia) na hora dos exercícios, maior será o rendimento do atleta.

Imagem de uma mulher guardando a coqueteleira dentro da bolsa da academia.

Não se esqueça de tomar a maltodextrina toda vez que for treinar. (Fonte: Ana Bizon / 123RF)

Se a pessoa que treina não consome a quantidade suficiente de carboidrato, o corpo começa a consumir as proteínas presentes nos músculos como fonte de energia, causando a perda de massa muscular.

O suplemento de carboidrato minimiza os danos causados aos músculos.

Para manter o índice glicêmico constante é importante consumir uma suplementação de carboidrato, principalmente se o seu treino tem duração mínima de 60 a 90 minutos.

O suplemento de carboidrato minimiza os danos causados aos músculos durante os exercícios físicos intensos e prolongados, preservando também o seu sistema imunológico.

O que é maltodextrina?

A maltodextrina é um suplemento alimentar à base de carboidrato, proveniente do amido de milho ou da mandioca. A malto é constituída de polímeros de glicose facilmente absorvidos pelo organismo.

Alguns suplementos possuem absorção lenta e são indicados para atividades de longa duração, enquanto outros possuem absorção rápida e são indicados para atividades de curta duração.

No caso da maltodextrina, o carboidrato é de médio índice glicêmico, ou seja, a absorção é um pouco mais lenta do que o carboidrato comum, por isso ele fornece energia constante para um treino inteiro de musculação ou aeróbico.

A maltodextrina é o suplemento é ideal para ser consumido antes, durante ou depois do treino.

Quais são os benefícios da maltodextrina?

Esse suplemento é ótimo para reduzir a sensação de fadiga durante o treino, pois preserva os níveis de glicose altos. Também ajuda na recuperação muscular após os exercícios.

A maltodextrina é ideal para quem deseja ganhar peso, na forma de massa muscular, pessoas com déficit de energia e atletas que precisam de fonte de energia para realizar treinos de alta intensidade, duração e rendimento.

Mas é importante que você consuma a maltodextrina apenas como suplemento esportivo, pois o composto possui alto índice glicêmico, ou seja, eleva rapidamente os níveis de açúcar no sangue (glicemia).

Também é importante consultar um nutricionista, para que esse profissional possa ajustar o suplemento aos seus objetivos. E é essencial consumir a maltodextrina na quantidade ideal à que seu corpo necessita.

Se você ingerir mais do que deve, o corpo não vai conseguir usar toda a energia durante o treino e esse carboidrato será absorvido pelo tecido adiposo, gerando acúmulo de gordura.

Imagem de uma mulher com fitas métricas em volta do abdômen.

A Maltodextrina deve ser consumida com moderação, para evitar o acúmulo de gordura. (Fonte: anetlanda / 123rf)

O suplemento é contraindicado para pessoas diabéticas, principalmente para quem não trata a doença ou está em crise. Se você tem resistência à insulina, também é melhor evitar.

Em resumo, é recomendado consumir a maltodextrina de acordo com o tipo, tempo e a intensidade do treino. O suplemento é comercializado em pó ou em gel e a absorção é rápida.

Vantagens
  • A maltodextrina pode ser consumida antes, durante ou depois do treino
  • Fornece energia para o treino de musculação ou aeróbico
  • Pode ser encontrado nas versões em pó ou gel
  • É um suplemento barato
Desvantagens
  • Se consumido em excesso pode gerar acúmulo de gordura e ganho de peso
  • Não oferece outros nutrientes

Quais são os efeitos da maltodextrina no corpo?

Os efeitos da maltodextrina variam conforme a forma que você usa o suplemento. Se você a ingerir antes do treino, vai garantir que o corpo tenha a quantidade ideal de glicose para praticar a atividade física, seja aeróbica ou de musculação.

Quando o consumo é após o treino, a maltodextrina ajuda a repor o glicogênio. A substância é rapidamente absorvida, o que contribui com a recuperação muscular e evita que a proteína seja utilizada como fonte de energia.

Quais os benefícios para quem pratica atividades aeróbicas?

A maltodextrina é ideal para quem pratica atividades aeróbicas como corrida, futebol e tênis. O suplemento deve ser consumido antes ou durante o treino, é rapidamente absorvido e fornece energia ao longo de todo o exercício.

Com os níveis de glicose altos, você não vai correr o risco de desenvolver problemas decorrentes da falta de açúcar no organismo, como queda de pressão arterial.

Imagem de um homem correndo.

A maltodextrina fornece a energia necessária para quem costuma correr. (Fonte: Jenny Hill / Unsplash)

Quais as vantagens para quem faz musculação?

Para quem pratica musculação, a recomendação é que a ingestão de maltodextrina seja feita depois do treino. O suplemento irá repor o glicogênio muscular e servirá como fonte de energia, evitando que seja usada a proteína muscular.

Além disso, o suplemento irá auxiliar na entrada de proteínas nos músculos e contribuir para a reparação das micro lesões provocadas nos músculos durante a prática de exercícios.

Imagem de uma mulher treinando.

Com a maltodextrina, seus músculos serão reparados, ficarão maiores e mais fortes. (Fonte: Allora Griffiths / Unsplash)

Qualquer pessoa pode tomar maltodextrina?

Nem todo mundo pode tomar maltodextrina. O suplemento contém frutose e glicose e gera picos de açúcar no sangue, portanto não deve ser consumido por diabéticos, pessoas com propensão à doença ou resistentes à insulina.

Para quem tem problemas relacionados à glicemia, é importante calcular a quantidade de carboidratos consumidos no dia, os níveis de glicose, o horário de ingestão e a porção máxima recomendada.

foco

Você sabia que o suplemento também deve ser evitado por quem tem problemas intestinais, pois a maltodextrina reduz a quantidade de probióticos no sistema digestivo, tornando-o vulnerável. No entanto, se a dose for baixa não há motivos para se preocupar.

O que acontece se eu tomar maltodextrina em excesso?

O consumo de maltodextrina deve ser feito com muito cuidado, sempre sob orientação de um médico especialista em nutrição esportiva ou nutricionista.

Em doses muito altas, o suplemento pode trazer alguns problemas como aumento na produção de insulina (em decorrência dos picos de glicose), o que favorece a hipoglicemia.

O suplemento também pode provocar males passageiros como diarreia, vômito e náusea.

A longo prazo, a maltodextrina também pode favorecer o ganho de peso, pois se o carboidrato não for totalmente aproveitado pelo organismo, ficará armazenado no tecido adiposo (camada de gordura da pele).

Posso combinar maltodextrina com outros suplementos?

Uma sugestão interessante é consumir a maltodextrina junto a um suplemento pré-treino, como a creatina, ou proteico como whey protein ou albumina no pós treino, pois o carboidrato (maltodextrina) vai auxiliar na entrada da proteína no músculo.

Essa combinação é importante, pois independente do seu objetivo (secar, definir ou ganhar massa), é importante manter uma alimentação balanceada. Você também pode apostar em combinar o suplemento com alimentos fontes de carboidrato como a banana.

Imagem de uma mulher cortando banana para consumir junto a maltodextrina.

Ao adicionar banana, que também fornece carboidrato de rápida absorção, você pode diminuir a porção de maltodextrina. (Fonte: Anna Bizon / 123RF)

Maltodextrina ou dextrose: Qual é o melhor suplemento para mim?

Muitas pessoas confundem maltodextrina com dextrose. Seja por causa dos nomes parecidos, ou porque ambos os suplementos são fonte de carboidratos, a verdade é que existe muita diferença entre os dois suplementos. Vamos explicar quais são ao longo desta seção.

Maltodextrina

A maltodextrina é um açúcar produzido em laboratório. Por ser um carboidrato complexo, o corpo absorve e metaboliza esses polímeros de glicose de forma lenta e gradual.

O objetivo do suplemento é aumentar o índice de glicose nas células a fim de evitar o catabolismo muscular (que dificulta a hipertrofia). Outra função é retardar a fadiga muscular, aumentado o desempenho durante os treinos.

Esse suplemento é recomendado para quem pratica atividades físicas de resistência ou longa duração, pois a maltodextrina fornece a energia suficiente para manter o desempenho durante todo o treino.

Dextrose

Ao contrário da maltodextrina, a dextrose é um carboidrato simples, com estrutura molecular reduzida e de fácil absorção. Em poucos minutos, esse suplemento eleva as taxas de glicose no sangue, fornecendo energia de forma rápida.

O consumo deve ser feito após o treino e, de preferência, com suplementos à base de proteínas, pois a dextrose vai suprir a necessidade energética do organismo e ajudar a transportar os outros nutrientes para as células, favorecendo a recuperação e crescimento muscular.

Maltodextrina Dextrose
Estrutura Carboidrato complexo e de lenta absorção Carboidrato simples, de rápida absorção
Absorção do carboidrato Lenta e gradual Rápida
Indicação de uso Antes, durante ou depois do treino Após o treino
Contraindicação Não recomendado para diabéticos Não recomendado para diabéticos

Quanto custa a maltodextrina?

A maltodextrina é um dos suplementos com melhor custo-benefício do mercado. Os preços variam de R$ 12 e R$ 38 para cada quilo de produto, dependendo da marca escolhida. O produto rende 25 doses.

Onde comprar maltodextrina?

Esse suplemento pode ser encontrado com facilidade em lojas de suplementos esportivos como King Suplementos, Now Nutrição Esportiva e Magnata Suplementos. Se preferir, dá para comprar pela internet, na Amazon, Netshoes ou Mercado Livre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de maltodextrina

Na hora de treinar, é importante que você esteja com altos índices de glicogênio, os mantenham constantes durante toda a prática do exercício e reponha o glicogênio perdido após o treino.

Para isso você só vai precisar de uma maltodextrina. Para escolher o suplemento ideal, você deve estar atento a algumas características que mudam de um produto para o outro:

  • Apresentação
  • Sabor
  • Diferenciais
  • Quantidade

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção.

Apresentação

O suplemento de maltodextrina pode ser encontrado na forma de gel ou pó. O suplemento em gel é bem completo, tem dois tipos de carboidratos, proteínas, aminoácidos e até cafeína. Deve ser dissolvido em água.

Caso você prefira a versão em pó, saiba que a dose recomendada é de 40 gramas, cerca de 4 colheres de sopa, que devem ser dissolvidas em 250 ml de água, suco, vitamina ou leite.

Sabor

Se você preferir comprar o suplemento em pó, saiba que a vantagem é que você vai encontrar uma grande variedade de sabores à disposição. Se você gosta de dissolver o suplemento em suco ou vitamina, pode comprar uma maltodextrina com sabor natural.

Para quem gosta de frutas cítricas há uma grande variedade: tangerina, laranja, limão, abacaxi e laranja com acerola. Você também pode comprar uma maltodextrina de morango, frutas vermelhas ou uva.

Você encontra alguns sabores exóticos também como melancia, jabuticaba, guaraná, açaí, açaí com guaraná e morango silvestre.

Imagem de scoops com suplemento.

Você encontra a maltodextrina em diversas opções de sabores. (Fonte: lecic / 123RF)

Diferenciais

Existem suplementos que unem as características da maltodextrina com a dextrose.

Embora você não encontre muitas diferenças entre os suplementos de maltodextrina, é possível encontrar alguns diferenciais de um produto para o outro. Um desses diferenciais é a vitamina C, embora a concentração seja baixa.

Se você for vegano, pode comprar um suplemento próprio para as suas preferências, ou seja, um produto sem conservantes e aditivos. Por fim, você também pode encontrar suplemento que une as características da maltodextrina com a dextrose.

Quantidade

A quantidade de malto recomendada varia de acordo com o peso do corpo, dieta prescrita pelo nutricionista e momento da ingestão. Recomenda-se que você dissolva de uma a três colheres de sopa do suplemento (até 40 gramas) em 250 ml de água ou suco.

Como já mencionamos, se você pratica exercícios aeróbicos e deseja aumentar a resistência, tome uma dose de maltodextrina antes ou durante o exercício físico.

Se você faz musculação e quer aumentar a massa muscular, tome o suplemento logo após terminar o treino.

Imagem de um homem preparando suplemento.

Você também pode usar o scoop para medir a quantidade de pó a ser dissolvido em água. (Fonte: dolgachov / 123RF)

Não se esqueça, a maltodextrina só deve ser ingerida nos dias em que você for treinar. Evite o consumo do produto em dias de descanso.

(Fonte da imagem destacada: Wavebreak Media Ltd / 123RF)

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