Mão da mãe segurando mamadeira, com bebê no colo ao fundo.
Ultima atualização: 4 de setembro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

Não há como negar que a amamentação natural é o melhor caminho. Mas, muitas vezes, existe a necessidade de utilizar mamadeira logo nos primeiros dias de vida do bebê. Para isso, é fundamental ter a melhor mamadeira para recém-nascido.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Nosso artigo de hoje será todo dedicado a ajudar mamães e papais a escolher e comprar a melhor mamadeira para recém-nascido.




Primeiro, o mais importante

  • Se você precisa amamentar o seu bebê com mamadeira, é preciso escolher o modelo com melhor material de fabricação e design.
  • Ainda que o uso da mamadeira não seja recomendado, existem situações em que ela é imprescindível para alimentar o bebê com leite.
  • A melhor mamadeira para recém-nascido precisa ter tamanho e bicos adequados para ajudar o bebê a se alimentar.

Você também pode gostar:

Melhores mamadeiras para recém-nascido: Nossas recomendações

A melhor mamadeira anticólica para recém-nascido

A mamadeira FC Newborn S1 da NUK comporta 90 ml e tem sistema anticólica, que reduz a formação e ingestão de bolhas de ar durante a mamada. Além disso, essa mamadeira para recém-nascido é livre de BPA e possui bico ortodôntico.

O melhor kit com mamadeira para recém-nascido

Com três mamadeiras, o kit Primeiros Passos da marca Lillo conta com uma mamadeira para recém-nascido de 50 ml, bico em látex e com um furo pequeno. As outras duas mamadeiras têm, respectivamente, 120 ml e 260 ml.

A melhor opção com duas mamadeiras para recém-nascido

A dupla de mamadeiras da Philips Avent conta com uma opção para recém-nascido de 125 ml e outra de 260 ml. O bico possui formato de pétala. Além disso, as duas mamadeiras possuem sistema anticólicas.

Guia de Compra

Escolher a melhor mamadeira para os primeiros dias de vida de um bebê nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar aspectos cruciais para garantir a eficiência, a praticidade e o conforto durante a amamentação.

Para tirar todas as suas dúvidas e lhe ajudar a escolher a melhor madeira para recém-nascidos, nós criamos o Guia de Compra que você confere a seguir.

Mãe dando mamadeira para bebê recém-nascido.

Existem mamadeiras especiais para amamentar o recém-nascido. (Fonte: Beeki / Pixabay)

Quando comprar uma mamadeira para recém-nascido?

Os benefícios da amamentação com leite materno no seio da mãe são inegáveis. Tanto é que a recomendação dos especialistas é que ela ocorra por, pelo menos, até o sexto mês de vida do bebê.

Mas a verdade é que nem sempre a amamentação no peito é possível. E é então que entra a mamadeira. São muitas as razões pelas quais um recém-nascido pode precisar ser amamentado em uma mamadeira.

Algumas delas são: Má formação no bico, rejeição ao seio da mãe, leite suficiente ou mesmo a necessidade das mães voltarem ao trabalho logo nos primeiros meses de vida da criança.

Independentemente da razão, é imprescindível escolher uma peça que seja apropriada para os primeiros meses de vida do bebês.

Por isso, a mamadeira para recém-nascido é fabricada pensando tanto no tamanho físico da criança e de sua boquinha, quanto no conforto para ser manuseado pelo adulto.

E como não há como prever se o recém-nascido precisará ou não da mamadeira nos primeiros dias de vida, a recomendação é que você já inclua esse item no enxoval.

Como identificar a melhor mamadeira para recém-nascido?

Entre 0 e 28 dias de vida os bebês são consideramos como recém-nascidos. Nesse período, tanto a boquinha quanto a capacidade de sucção e de alimentação são diferentes, se comparado com os bebês maiores.

Por isso, é importante escolher a mamadeira certa para essa fase da vida. De modo geral, a melhor mamadeira para recém-nascido deve ser segura para o bebê e confortável para quem for dar de mamar.

Para identificar a mamadeira ideal basta verificar a capacidade da peça, além do formato e o tamanho do bico. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

Qual deve ser o tamanho da mamadeira para recém-nascido?

Não existe resposta padrão, nem exata, para essa pergunta. Isso porque cada recém-nascido tem necessidades diferentes. Por isso, existem mamadeiras com diversos tamanhos e capacidades.

Ainda assim, é possível ter uma ideia da quantidade mínima de leite que o bebê irá precisar nos primeiros dias. Por exemplo, de modo geral, as mamadeiras para os bebês recém-nascidos costumam ter entre 30 ml e 240 ml.

A seguir, você confere na tabela a relação entre os principais tamanhos de mamadeira e sua utilidade de acordo com a fase da vida da criança. Confira:

Tamanho da mamadeira Descrição e indicação
Chuquinha Esse é o menor tamanho de mamadeira e tem capacidade para cerca de 30 ml. É normalmente útil na transição do peito para a mamadeira, mas também pode ser usada para recém-nascidos e bebês prematuros
Média Essa mamadeira é a mais usada por recém-nascidos e tem cerca de 150 ml de capacidade. Também serve para oferecer chá, água e suco
Grande A mamadeira que comporta entre 240 e 330 ml é ideal para alimentar os bebês maiores e pode ser usada, inclusive, para mingaus e vitaminas

Na dúvida, para escolher a melhor mamadeira para recém-nascido o ideal é sempre conversar com o pediatra. É ele quem vai lhe orientar quanto à quantidade de mililitros de leites que o seu bebê irá precisar.

De todo modo, existe um consenso de que, considerando que o recém-nascido se alimente exclusivamente de leite artificial, ele irá mamar entre 30 a 60 ml de leite a cada mamada. Mas alguns podem querer mamar mais e com intervalos menores ou maiores.

Além disso, a quantidade de mililitros que o recém-nascido mama vai aumentando gradativamente, em uma média de 30 ml por semana. Sendo assim, o bebê poderá chegar ao 1° mês de vida mamando até 200 ml de leite a cada mamada.

Vale considerar todas essas variáveis para definir qual o melhor tamanho de mamadeira comprar.

Melhor mamadeira para recém-nascido: Como escolher o bico?

Depois de escolher o tamanho da mamadeira, é essencial que você avalie o bico. O bico das mamadeiras para recém-nascidos precisam ter um fluxo lento de leite, ou seja, o líquido tem que passar pelo furo de maneira gradual.

Somente assim o bico será adequado para que o bebê não engula o leite rápido demais, o que pode causar acidentes.

Além disso, de acordo com os especialistas, o melhor bico de mamadeira para recém-nascido é o que tem formato ortodôntico e é feito em silicone.

Pessoa dando mamadeira para bebê.

O bico da mamadeira ideal para recém-nascidos tem numeração 1 e é feita de silicone (Fonte: Ben_Kerckx / Pixabay)

O bico ortodôntico é melhor porque não prejudica tanto a formação dentária da criança. Sem contar que o silicone é mais higiênico e facilita na hora de mamar.

Com essas informações em mente, é importante destacar que os bicos das mamadeiras se diferenciam por sua numeração, que vai de 1 a 4. Cada número representa a quantidade de furos presentes no bico.

Além disso, à medida que a numeração aumenta também aumenta o fluxo de passagem dos líquidos. Confira a seguir:

  • Bico 1: Com um furo e fluxo lento, essa mamadeira é indicada para crianças recém-nascidas;
  • Bico 2: Com dois furos e fluxo moderado, esse bico é recomendado para bebês a partir de um mês de vida;
  • Bico 3: Com três furos e fluxo médio-alto, a mamadeira com bico 3 é para crianças a partir de 3 meses;
  • Bico 4: Com quatro furos no bico e fluxo rápido, essa opção é projetada para crianças a partir de 6 meses.

Quantas mamadeiras para recém-nascido preciso comprar?

Como você deve saber, um recém-nascido mama a cada duas ou três horas. E como é necessário esterilizar a mamadeira após cada mamada, você irá precisar ter mais de uma peça em casa.

Se o bebê se alimenta exclusivamente com mamadeira, é recomendado que você tenha entre seis e oito peças. Mas esse número vai depender da frequência da mamada e da sua rotina de higienização.

foco

Você sabia que existem mamadeiras para recém-nascido prematuro?

Geralmente, esse tipo de mamadeira conta com uma vazão ainda mais lenta no bico para ajudar ao bebê a engolir o leite.

Mas se você vai usar a mamadeira apenas para suplementação, quatro delas devem ser suficientes.

Apenas tome cuidado com o uso excessivo da mamadeira, pois ela pode atrapalhar a formação da arcada dentária e dos dentes do seu bebê.

Quanto custa a melhor mamadeira para recém-nascido e onde comprar?

O que mais vai interferir no preço de uma mamadeira de recém-nascido é a marca. Ainda assim, material de fabricação e tamanho também fazem o preço variar. Em média, uma mamadeira custa entre R$ 10 e R$ 400.

Encontrar o melhor modelo é fácil, seja em lojas especializadas, de departamento ou em supermercados como Magazine Luiza e Extra. Mas se o que você quer é uma marca renomada e modelos com recursos exclusivos, o melhor é comprar online.

Na Amazon Brasil, por exemplo, você encontra mais opções de mamadeiras e promoções especiais.

Critérios de Compra: Como comparar as mamadeiras para recém-nascido

Já vimos que a melhor mamadeira para recém-nascido deve ter tamanho, bico e material de fabricação específicos. Mas existem outros aspectos que diferenciam os modelos disponíveis. Listamos os principais para você:

A seguir, você descobre como analisar cada um deles.

Plástico ou vidro

Verifique o material de fabricação do corpo da mamadeira para recém-nascido, que pode ser de vidro ou de plástico.

A mamadeira de vidro é resistente e mais higiênica. Porém, pode quebrar e costuma ser mais cara. Já a de plástico é mais durável porque não quebra. Lembre-se apenas de que ela precisa ser livre de BPA.

Anticólicas e antirrefluxo

Cheque também se a mamadeira para recém-nascido possui os sistemas anticólicas e antirrefluxo.

O refluxo e a cólica são comuns nos primeiros dias de vida.

Esses recursos são importantes porque o refluxo e a cólica são comuns nos primeiros dias de vida e podem ser minimizados com a mamadeira certa.

De modo geral, as mamadeiras com esses sistemas possuem mecanismos que impedem que o bebê sugue o ar durante a mamada, diminuindo a incidência do refluxo e das cólicas.

Com ou sem porta-fórmula

Se o seu bebê usa fórmula é interessante considerar a mamadeira para recém-nascido que já vem com porta-fórmula acoplado.

Esse tipo de mamadeira facilita o preparo do leite em pó e é mais prático para ser usado durante passeios e viagens.

Kit mamadeiras

Por fim, não deixe de considerar que pode ser mais vantajoso e econômico comprar um kit de mamadeiras.

O kit tem, em média, duas a três mamadeiras de tamanhos variados, que podem ser usadas em diferentes fases da vida do bebê. Outras opções de kits oferecem até bicos extras para a substituição.

(Fonte da imagem destacada: Pavel Ilyukhin / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.