Um cachorro mordendo uma mangueira de jardim
Ultima atualização: 15 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

51Comentários coletados

Bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil, você está no melhor Guia de Compras que ensina a como escolher uma mangueira de jardim perfeita para você. São tantos tipos de produtos no mercado que ler um manual como este é fundamental para acertar na compra.

Mangueira de jardim parece que é tudo igual, né? Mas, não é! Existem algumas diferenças importantes que você precisa conhecer para ter menos custos e mais benefícios ao comprar uma.

Neste Guia de Compras você descobre quais são os principais tipos de mangueiras e para que servem. Veja também o que considerar antes de adquirir uma mangueira, a média de preços, onde comprar e outros assuntos. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • As mangueiras com PVC são mais resistentes, caras e completas do que os produtos de borracha ou silicone.
  • Para jardins grandes e distantes a mangueira com PVC é a melhor escolha. Para locais pequenos e próximos, regados só às vezes, vale economizar ao comprar uma mangueira de silicone.
  • Uma mangueira leve e barata é boa para algumas formas de regas, como sistema de gotejamento e irrigação subterrânea. Nestes casos compre o produto de borracha, plástico ou silicone.

Melhores mangueiras de jardim: Nossas favoritas

Nada melhor do que saber quais são as melhores edições de mangueira de jardim. Desta forma, você conhece as características técnicas dos produtos que realmente valem a pena e suprem a sua necessidade. Vamos ao ranking:

Mangueira de jardim superflexível

A mangueira para jardim Vonder de 20 metros é amarela e feita de PVC. Superflexível, acompanha um suporte e trabalha com pressão de até 150 lbf/pol². Destacando-se pela resistência e flexibilidade, esse modelo é ideal para limpeza, irrigação e serviços gerais em jardins pequenos.

A melhor mangueira para jardins grandes

A marca Tramontina tem tradição por fabricar excelentes mangueiras profissionais para jardim. É uma estrutura antitorção, flexível e resistente. Por causa da flexibilidade com este produto você molha partes que nunca sonhou antes na jardinagem.

O maior modelo, de 200 metros, pode trabalhar com água em até 50°C de temperatura. Esta versão apresenta 2 tipos de materiais diferentes na composição: PVC na parte externa e interna; e fio de poliéster na parte intermediária.

Mangueira antitorção com engate rápido

O modelo de mangueira NTS antitorção da Tramontina conta com engates rápidos, tem 15, 20 ou 25 metros e é feito em PVC. Parte da linha Sweet Garden, essa mangueira é perfeita para o cuidado de hortas e jardins por conta de sua flexibilidade e resistência. Outro destaque é a facilidade para engatar e guardar, além do esguicho com jato regulável.

Guia de Compra

Depois de analisar o nosso ranking com os melhores produtos, chegou a hora de ler nosso Guia de Compras para mangueira de jardim. Aqui você aprenderá sobre vantagens, preços, onde encontrar e todos os pontos importantes que uma mangueira deve ter.

Preste atenção em todos esses pontos a seguir antes de comprar o seu produto.

Uma pessoa usando uma mangueira para molhar um jardim.

Usando uma mangueira de jardim com regulador de pressão de água é mais fácil molhar as plantas sem alagamento. (Fonte: RyanMcGuire/ Pixabay)

O que é mangueira de jardim?

Uma mangueira de jardim é um instrumento de jardinagem para irrigar plantas, flores ou árvores. O tamanho dos modelos pode ir de 20 metros a até 300 metros ou mais, na média geral.

Embora seja um produto mais utilizado na jardinagem, parte das pessoas também usa para outras atividades, como banhar cães, lavar quintais ou encher piscinas pequenas.

As melhores produções para regar a distâncias longas são de PVC. As edições emborrachadas são muito boas para fazer a rega na superfície ou no subsolo.

Muitas pessoas que pretendem viajar instalam um sistema inteligente para irrigar de forma constante com uso de mangueira do jardim.

mulher usando mangueira para irrigar a plantação

Com uma mangueira de jardim mais forte é possível controlar os jatos de água. (Fonte: loilamtan/ Pixabay)

As mangueiras maiores e mais caras possuem uma engenharia avançada. Vale destacar o sistema de pressão, no qual é possível ajustar os jatos de água e o jeito de irrigar.

Estruturas mais baratas têm apenas uma escolha de pressão para molhar o jardim. Já outras versões são somente canos com uma entrada e outra saída, sem nada para abrir, fechar ou controlar o acesso da água.

Quais as vantagens e desvantagens de uma mangueira de jardim?

A principal vantagem da mangueira de jardim é transportar água para diferentes locais distantes. Sem este instrumento a gente teria que usar baldes para transporte de água, algo trabalhoso, desconfortável e inseguro.

Além disso, o preço costuma ser acessível. É possível irrigar o jardim pela superfície ou até mesmo pelo subsolo.

Já as desvantagens, podemos dizer que para ter uma boa durabilidade, é preciso ter alguns cuidados e sempre guardar a mangueira de jardim higienizada. Sendo ideal não deixa a mangueira exposta as mais diferentes condições climáticas, como chuva e sol.

Se você comprar uma versão muito barata e de qualidade inferior, pode ser que dure pouco tempo.
Veja o quadro de vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Preços acessíveis
  • Transportar água para locais distantes
  • Irrigar o jardim pelo subsolo ou pela superfície
Desvantagens
  • É preciso manter o produto sempre limpo e organizado para durar mais
  • Pode perder a durabilidade se for esquecido de baixo do sol
  • Edições baratas são menos resistentes a furos

Qual a melhor? Mangueira de jardim de silicone ou PVC?

Se você deseja uma mangueira para usar no pequeno jardim do quintal escolha estruturas mais leves e menos resistentes. Existem diversas marcas nacionais com produções de baixo custo.

Estas são escolhas simples para usar apenas de vez em quando. As opções mais baratas são de plástico ou silicone.
Você mora em uma região que chove quase todos os dias e precisa da mangueira apenas para os casos de emergência? Então, escolha a mangueira com borracha ou silicone de alcance médio, por exemplo, 50 metros.

Uma mangueira no chão de um jardim

Para ter mais durabilidade a mangueira de jardim nunca deve ser esquecida no solo de baixo do sol. (Fonte: SeaReeds / Pixabay)

Se o uso da mangueira é frequente, mas você precisa economizar, então pode comprar as versões com reforço mediano. Estas estruturas também estão compostas por silicone, nylon, plástico ou borracha, mas com uma superfície reforçada.

Por outro lado, quando o uso é muito profissional você deve comprar as mangueiras PVC com super reforço. Estas estruturas são mais caras, mas possuem uma resistência superior se comparar com as outras mangueiras.

As mangueiras profissionais de PVC são as mais caras. Normalmente estes produtos possuem até controle de pressão da água. Assim você consegue regular a força e a quantidade do líquido para ter uma rega com mais qualidade.

Em jardins grandes de muitas espécies botânicas é comum as mangueiras com o PVC, o sistema antitorção e o longo-alcance.

Com esta ferramenta fica fácil ao jardineiro colocar a quantidade de água necessária conforme a necessidade de cada planta ou flor.

Mangueiras com silicone são baratas. Já a mangueira que tem PVC possui preços superiores, normalmente. Veja as diferenças principais entre os dois modelos:

Mangueira com silicone Mangueira com PVC
Pressão Pouco controle de pressão Sistema de pressão de água mais avançado
Vantagem Mais leve Mais resistente
Alcance Curto e médio Longo alcance

Quanto custa uma mangueira de jardim?

O preço de uma mangueira pode ir de R$ 10 a até R$ 800 ou mais. O material é um dos fatores que podem encarecer ou baratear o produto. Alcance também é um ponto importante, ou seja, quanto maior o modelo mais caro é o preço no varejo.

As mangueiras de jardim das melhores marcas que possuem reguladores de pressão são mais caras. Quanto mais níveis existe na regulagem da pressão de água maior é o preço.

O peso também é algo de impacto nos valores. Uma mangueira pode pesar de 100 gramas a até 40 kg ou mais. Quanto mais pesado, mais caro – esta é a regra.

As estruturas pesadas são maiores e com materiais resistentes ao uso no dia a dia.

Onde comprar uma mangueira de jardim?

Este é um produto bastante popular no mercado. Não é difícil encontrar modelos de plástico, borracha ou silicone em promoção.

Visite lojas como Americanas, Carrefour, Walmart e Magazine Luiza. Já as mangueiras de jardim mais robustas de PVC estão nas lojas de construção, como C&C, Leroy Merlin e Telha Norte.

Amazon, Buscapé, Mercado Livre, Submarino e Palácio das Ferramentas são ambientes online de confiança para comprar mangueira online. Na Amazon existem diversos fabricantes que anunciam os produtos. Lá você pode economizar ao comprar sem vendedores intermediários.

Critérios de Compra: Como comparar as melhores ofertas de mangueira de jardim

A mangueira de jardim é um produto muito popular. Existem tantos modelos que os vendedores podem enganar a gente com papinhos apenas para vender. Mas, será que as promoções têm produtos que servem para a sua verdadeira necessidade de uso?

Para ter mais chances de comprar a mangueira de jardim sem errar veja os seguintes fatores a seguir:

Considere estes 6 pontos de vista na hora de comparar as mangueiras de jardim, antes de comprar. Vamos conhecê-los mais em detalhes:

Comprimento

Junto com o material, o comprimento é o principal ponto importante da compra. Imagine a cena: você compra o produto, depois começa a usar e percebe que a mangueira de jardim é curta para a sua necessidade de uso.

Nestas horas não adianta ligar para a loja e pedir uma troca. Quase nenhum lojista autoriza trocar quando existem enganos como estes nas compras.

Acontece que as mangueiras menores são mais baratas. Você pode se empolgar pelo preço, comprar e depois se arrepender porque não observou um detalhe: o comprimento.

Peso

Mais peso ao mesmo tempo significa resistência superior e bastante flexibilidade para regar. Mas, considere que este produto embora seja o mais resistente também exige força extra aos jardineiros (as) para ser usado.

Às vezes você procura algo mais leve e o seu jardim não é tão distante da torneira. Nestes casos a mangueira de borracha ou nylon são ótimas escolhas. Afinal, estas opções possuem certa resistência e são leves para usar.

Agora se você apenas quer uma mangueira para encher a piscina pequena, não tenha dúvidas, compre logo a mangueira de plástico mais barata.

Pressão da água

Na natureza existem diversas formas de plantas e flores. Cada espécie precisa de menos ou mais água. Jardineiros profissionais sabem disto e usam as mangueiras com diferentes tipos de pressão de água para cuidar do jardim perfeitamente.

Uma mangueira com longo alcance na pressão custa caro. Com estes modelos você pode irrigar dezenas de metros sem andar. É só direcionar a mangueira e molhar o jardim inteiro.

Também existem versões em que é possível trocar o modo de jato pelo modo chuvisco. Desta forma, a mangueira perde no alcance, mas pode simular uma chuva para molhar as plantas com menos riscos de afogá-las.

Material

Como vimos neste Guia, existem diferentes materiais que se relacionam com a durabilidade da mangueira de jardim. Não adianta comprar uma estrutura de plástico pensando que vai durar mais do que a mangueira de PVC.

O PVC é o material mais caro para as mangueiras. Na sequência de custos estão duas escolhas de matéria-prima: nylon e borracha. Por fim as produções baratas, ou seja, plástico ou silicone.

Não se esqueça: Se a mangueira é utilizada apenas de vez em quando você não precisa comprar a estrutura de melhor material. Por outro lado, usos diários em locais distantes significam que a versão com PVC é a sua melhor escolha.

Irrigação

Você deve pensar na forma em que quer irrigar. A irrigação que acontece pelo subsolo vale mais a pena com mangueiras de silicone ou plástico.

Silicone e plástico custam mais barato. Assim, os danos na mangueira por causa do sistema subterrâneo não devem gerar muitos prejuízos financeiros. Para a irrigação por gotejamento também é válido comprar os tipos de mangueira mais baratos.

Se a irrigação diária acontece pela superfície e em diversos locais distantes é melhor usar a mangueira com PVC.

Jato

O bico, ou seja, por onde sai a água da sua mangueira de jardim também deve ser analisado com cuidado. Algumas mangueiras possuem bicos ajustáveis para diferentes tipos de saída de água.

Esses jatos podem ser fracos, fortes, com muita ou pouca água e pressão. Se você vai usar sua mangueira de jardim para lavar quintais, carros e dar banho no seu pet, considere uma opção com diferentes tipos de jato.

Agora sim! Após ler este manual de compras você está pronto (a) para encontrar as melhores ofertas de mangueira de jardim.

(Fonte da imagem destacada: sevenpixx/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.