Esguicho de mangueira expansível espirrando água.
Ultima atualização: 2 de setembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

53Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Se você está procurando saber mais sobre mangueira expansível veio até o lugar certo. Hoje, vamos falar sobre quais são os melhores modelos disponíveis para compra aqui no Brasil.

Seja para lavar o quintal, o carro ou molhar o jardim, mangueiras são bastante úteis. E se você optar pelo modelo expansível vai ter contato com muitas vantagens.

Esse tipo de mangueira é mais leve, é armazenado de forma fácil e além de tudo isso, não torce e nem distorce. Vamos explicar quais são as diferenças entre os principais produtos e o que você não pode deixar de prestar atenção.



Primeiro, o mais importante

  • Mangueiras expansíveis também são conhecidas como mangueiras mágicas.
  • O tamanho delas pode variar bastante. Entre os principais modelos, o mais comum é uma expansão em até três vezes.
  • Mangueiras expansíveis podem ser utilizadas para fins diversos, como lavagem de quintal, carro ou então para regar plantas. Para cada função, há um jato específico.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de mangueira expansível

Vamos apresentar agora os quatro melhores modelos de mangueira expansível. Para chegar nesse Ranking, levamos em consideração todas as principais características do produto. Entre os pontos que devem ser notados estão o tamanho e a resistência.

1º – Mangueira expansível, Durín

A mangueira expansível da fabricante Durín é compacta, prática e leve. O produto pesa 351 gramas, o que facilita o uso por toda a família.

A durabilidade é grande, pois conta com dupla camada em látex e um revestimento em poliéster. O tamanho original de 5 metros pode ser expandido em até três vezes, chegam a um comprimento de 15 metros.

Já a hidropistola oferece sete tipos de jato, para todos os usos possíveis. Acompanha ainda um adaptador para torneiras.

2º – Mangueira expansível, Bestfer

Este modelo de mangueira expansível pode alcançar comprimento de até 15 metros. O tamanho original é de apenas 5 metros. Além disso, conta com 7 tipos de jatos diferentes. Dessa forma, diversos usos são indicados como limpeza de quintal, rega de plantas entre outros.

A mangueira expansível da marca Besfer é produzida com multicamadas e possui revestimento externo com correias.

3º – Mangueira expansível, Rio Chens

A mangueira da marca Rio Chens chega a até 30 metros. Ela é, portanto, expansível em até três vezes. O peso aproximado é de 560 gramas.

Composto de plástico e borracha, o produto conta ainda com adaptador para encaixar em todos os tipos de torneira.

Guia de Compra

Você mora em uma casa com quintal? Se a resposta é sim, com certeza sabe o trabalho que dá limpar esse local frequentemente. O trabalho é ainda maior se você tiver um jardim.

Quem não tem uma mangueira para executar essa atividade, acaba tendo que encher vários baldes com água direto da torneira. Então, se você não quer cansar ao ter que fazer tarefas simples do dia a dia, uma mangueira expansível pode ajudar muito.

Menino brinca com a água esguichada por uma mangueira no jardim de uma casa.

Mangueiras expansíveis podem ser usadas para regar jardim, limpar quintal ou lavar carros. (Fonte: Johan Bos / Pexels)

O que é mangueira expansível?

A mangueira expansível também é conhecida como mangueira mágica. E não se trata de ilusão, não. Esse acessório pode ajudar muito em tarefas que exigem o uso de água.

Essa versátil mangueira dispõe de tecnologia formulada para tornar o dia a dia mais fácil e prático. Os usos principais são durante a limpeza da casa, do quintal e a irrigação do jardim.

Quais as vantagens da mangueira expansível?

Na comparação com uma mangueira comum de jardim, a mangueira expansível apresenta diversas vantagens. A expansão é a principal delas.

Ao ser ligada a torneira, o acessório chega a até três vezes seu tamanho original. Assim que a água é desligada, a mangueira volta ao seu tamanho original.

Por conta disso, chegamos a segunda vantagem desse produto: é muito fácil de ser guardado. Ao esvaziar a mangueira, ela volta ao tamanho normal. Isso permite que ela seja armazenada em qualquer lugar, pois ocupando pouco espaço.

Em relação a desvantagem, desconfie das versões muito baratas. Elas podem apresentar materiais de baixa qualidade.

Vantagens
  • Pode atingir até 3 x o seu tamanho
  • Leve e fácil de armazenar
  • Fácil de usar
Desvantagens
  • Versões muito baratas não possuem boa qualidade

Qual a diferença entre a mangueira expansível e comum?

Um diferencial importante é o peso. Em geral, essas mangueiras expansíveis, apesar do tamanho, são bastante leves. O peso não chega a 1 kg, diferentemente das mangueiras comuns, que são pesadas.

As chamadas mangueiras mágicas não dobram e não torcem, graças a tecnologia utilizada em sua produção. Ou seja, com esse produto a água continua saindo a todo instante. Mangueiras convencionais acabam dobrando e impedindo o fluxo de água.

Por último, as mangueiras expansíveis são capazes de executar diversas funções, já que contam com gatilhos inteligentes. Eles possuem até sete posições de esguicho diferentes. Assim, basta escolher o jato ideal, deixar na posição indicada e utilizar. Entre as posições estão: chuveiro, névoa, reto, cone, vertical e plano.

Mangueira expansível Mangueira convencional
Tamanho Variável. Quando é esvaziada, mangueira diminui de tamanho Você escolhe a metragem que deseja, mas é fixa
Armazenamento Fácil, como diminui de tamanho, cabe em qualquer lugar Difícil, exige espaço compatível com o tamanho
Peso Nunca ultrapassa 1 kg, uma mangueira expansível de até 30 metros pesa 500 g Depende do tamanho, uma mangueira de 15 metros convencional pesa cerca de 2 kg
Uso Facilitado, pois dobra e não torce Mais difícil, pois pode dobrar e torcer

Quanto custa?

Mangueiras expansíveis custam entre R$ 40 e R$ 200. A variação de preços do produto pode ser grande. Os produtos mais caros possuem um tamanho maior e também são produzidos com material mais resistente.

Em geral, esse tipo de produto é mais caro do que mangueiras convencionais. Entretanto, o custo-benefício pode valer a pena. É que as chamadas mangueiras mágicas ocupam menos espaço na hora do armazenamento e também apresentam uma vida útil maior.

Cachorro brinca com água dispensada por mangueira.

Na comparação com mangueiras convencionais, as expansíveis são mais leves e tem uso facilitado, pois não torcem e nem dobram. (Fonte: Jack Geoghegan / Pexels)

Onde comprar?

Mangueiras expansíveis podem ser compradas em lojas especializadas em produtos de jardinagem e casas de material de construção, como Leroy Merlin, C&C e Telhanorte.

Pela internet, você encontra esse tipo de produto nas principais lojas virtuais, como a Amazon, o Submarino e as Lojas Americanas. No comércio eletrônico, você tem acesso a uma variedade maior de opções.

foco

Você sabia que os primeiros registros sobre a existência de mangueira aparecem no ano de 1672 em Amsterdam, na Holanda? Essa foi uma invenção de Jan Van der Heiden. Ele fez esse produto utilizando linho.

A intenção era criar uma forma de combater incêndios. A cidade onde ele morava foi consumida pelo fogo anos antes, em 1652. O invento, no entanto, foi utilizado para muitos outros fins a partir daí.

Com ele, a jardinagem ganhou mais força. Sem depender da chuva, os jardins aumentaram de tamanho e plantas raras puderam surgir.

Critérios de compra: Como comparar as ofertas de mangueira expansível

Pensou bem e decidiu investir nesse produto? Quando você for comprar uma mangueira expansível leve os seguintes pontos em consideração, para não se arrepender depois:

  • Material
  • Comprimento
  • Acessórios e adaptadores
  • Peso

Na sequência, vamos falar detalhadamente sobre cada um desses itens. Eles são importantes para ajudar na sua escolha.

Material

O grande diferencial das mangueiras expansíveis é justamente o fato de elas serem feitas com um material flexível e resistente, como látex natural e nylon. Dessa forma, elas podem esticar e encolher, sem que haja danos à estrutura.

Então, na hora de comprar, verifique se a mangueira possui de fato a composição correta. Mangueiras convencionais, feitas com PVC, por exemplo, não oferecem a mesa durabilidade.

Mangueira expansível verde.

Escolha materiais de qualidade, como látex natural e nylon. (Fonte: Divulgação / Amazon)

Comprimento

As mangueiras expansíveis podem esticar e alcançar até 3 vezes o tamanho original. No entanto, é importante que isso atenda a suas necessidades.

Antes da compra, veja qual é a distância entre a torneira e o local que você pretende usar o produto. Se o ambiente é grande e possui apenas um ponto de saída de água, o ideal é comprar uma mangueira que chegue até 30 metros. Agora, se o local é pequeno, o comprimento de até 15 metros já será suficiente.

Acessórios e adaptadores

Os acessórios facilitam o trabalho no manuseio da mangueira. Pistolas ou esguichos facilitam o trabalho de limpeza e irrigação. Para escolher a melhor mangueira, avalie qual será a sua necessidade e o tipo de jato de água que se adequará às suas atividades.

As pistolas das mangueiras expansíveis fornecem até sete funções diferentes. Priorize modelos com essa configuração para maior versatilidade.

Esguicho de água sendo liberado por uma mangueira.

Priorize uma mangueira expansível com pistola de até 7 funções. (Fonte: creative2usa / Pixabay)

Peso

Embora elas sejam leves, cheque o peso da mangueira expansível. Algumas marcas podem ser mais pesadas que outra. Prefira modelos mais leves, dessa forma é mais fácil de manusear e também de guardar.

Caso contrário você vai pensar mil vezes antes de usar a mangueira. Existem modelo que pesa menos de 400 g, sendo muito leve.

(Fonte da imagem destacada: lightfieldstudios / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.