Imagem de uma manteigueira.
Ultima atualização: 29 de maio de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

49Comentários coletados

Apreciar uma refeição com alimentos frescos em uma mesa farta e bem arrumada é uma delícia, não é mesmo? A manteigueira desempenha ambas as funções, portanto não pode faltar à mesa do café da manhã.

A manteigueira preserva os nutrientes, sabor, aroma e textura da manteiga. Consumir manteiga fresca faz bem para o paladar e a saúde. Diante de tantos benefícios, preparamos um artigo recheado de informações sobre a manteigueira.




Primeiro, o mais importante

  • A melhor forma de preservar a manteiga é conservando-a de maneira adequada. Aspectos como temperatura, iluminação e contato com o oxigênio afetam as propriedades, aroma, sabor e textura do alimento.
  • A principal vantagem da manteigueira é que você consegue manter o alimento fora da geladeira por até duas horas, fazendo com que a manteiga adquira a textura pastosa, ideal para o consumo.
  • A manteigueira pode ser confeccionada em plástico, vidro, cristal, cerâmica, madeira e aço inoxidável. O formato pode ser retangular ou redondo e a capacidade varia de 150 a 450g.

Você também pode gostar:

As melhores manteigueiras: Nossas recomendações

O dia começa melhor quando você aprecia um bom café da manhã. Para manter a mesa organizada e funcional, você deve investir nos acessórios certos, como a manteigueira. Conheça os melhores recipientes para conservar manteiga no ranking abaixo:

A manteigueira tradicional

A manteigueira da marca francesa Le Creuset é perfeita para quem procura uma peça tradicional. Confeccionada em cerâmica, essa manteigueira é bastante resistente a temperaturas extremas – de -18ºC a 260ºC – e consegue conservar a manteiga fresca por até duas horas longe da geladeira.

A manteigueira mais divertida

A manteigueira da Joie é perfeita para quem gosta de utensílios de cozinha divertidos, pois a peça possui estampa de vaca. Essa manteigueira possui formato retangular, é confeccionada em plástico e tem capacidade para até 450g.

A melhor manteigueira de vidro

Com centenas de avaliações positivas, a manteigueira da Kilner é perfeita para quem busca uma peça sofisticada. O recipiente possui capacidade para 250g, é confeccionado em vidro e carrega o design clássico da marca. A tampa garante a vedação e conservação da manteiga, mantendo-a nas condições ideais para consumo.

A melhor manteigueira em inox

A manteigueira da Brinox é confeccionada em aço inoxidável, um material que conserva o sabor, aroma e textura cremosa da manteiga por mais tempo. A tampa protege o alimento e a base facilita o manuseio e serve como descanso para a faca ou espátula.

Guia de Compra

O aroma de pão quentinho pela manhã é capaz de despertar até as pessoas mais preguiçosas. Para aguçar ainda mais o paladar, nada melhor do que uma manteiga fresca, saborosa e cremosa.

Mas o que fazer quando a manteiga está tão dura que você não consegue deslizar o recheio no pão? Simples, basta comprar uma manteigueira para preservar os nutrientes, sabor e textura da manteiga. Leia este Guia de Compra e saiba mais sobre o produto.

Imagem de um grupo de pessoas tomando café da manhã.

Complemente a mesa do café da manhã com uma bela manteigueira. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

Por que devo comprar uma manteigueira?

Quando mantida na geladeira, a manteiga tende a endurecer e adquirir uma consistência difícil de espalhar no pão. Já quando mantida fora da geladeira e sem a proteção adequada, a manteiga derrete, se torna rançosa e estraga.

Para que possa ser espalhada em uma fatia de pão quentinho, a manteiga precisa estar pastosa. Para manter as propriedades, sabor, aroma e textura ideais para consumo, você deve armazenar a manteiga na manteigueira.

Imagem de um casal tomando café.

A manteigueira é o item que está faltando em sua mesa de café da manhã. (Fonte: Ba Tik/ Pexels.com)

Além de manter a alimentação ainda mais saborosa, pelo consumo de manteiga fresca, a manteigueira também é um objeto decorativo que adiciona charme à mesa do café da manhã ou lanche da tarde. Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – do produto na tabela abaixo:

Vantagens
  • Mantém a manteiga na textura ideal para consumo
  • Conserva o alimento por até duas horas fora da geladeira
  • A manteigueira francesa mantém os nutrientes, sabor, aroma e textura da manteiga por até 30 dias depois de aberto
  • É muito mais higiênica do que manter a manteiga na embalagem de papel
  • Adiciona charme à mesa do café da manhã
  • Impede que a manteiga fique rançosa
  • Modelos em diferentes formatos, materiais e estilos de acabamento
Desvantagens
  • A manteigueira comum não conserva o alimento quando mantida fora de refrigeração

A manteigueira deve ser guardada dentro ou fora da geladeira?

A matéria-prima da manteiga é o creme de leite, um laticínio gerado durante o processo de pasteurização do leite. O creme, rico em gordura, é batido e submetido ao processo de malaxagem, que retira a água que restou no interior da manteiga.

O resultado é um creme amarelado e de textura pastosa que possui 82% de gordura láctea, 16% de água e 2% de sal e aromatizantes.

A manteiga requer cuidados de armazenamento.

Justamente por ser um alimento derivado do leite, a manteiga requer cuidados de conservação e armazenamento. Quando mantida fora da geladeira, as bactérias e fungos entram em ação, deixando-a rançosa e amarga e podendo causar intoxicação alimentar.

Portanto, a manteiga dessa ser mantida dentro do refrigerador, a uma temperatura de 0 a 5ºC. É importante mencionar, que quando conservada em uma manteigueira, a manteiga pode ser mantida fora da geladeira por um período máximo de duas horas.

Imagem de uma mulher preparando uma receita.

A manteigueira consegue conservar a manteiga por até duas horas fora da geladeira. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Quais são os tipos de manteigueiras?

O pote de manteiga, também chamado de manteigueira francesa, foi criado na França no final do século XIX e é composto por duas peças: uma base de cerâmica onde você deve colocar água filtrada e gelada e um recipiente anexo onde você deve colocar a manteiga.

A água promove um lacre hermético que mantém o oxigênio distante da manteiga, dispensando a refrigeração e mantendo-a na consistência ideal para consumo. Com o pote de manteiga, você pode deixá-la em temperatura ambiente por até 30 dias.

Para usar a manteigueira francesa é simples:

  • Em primeiro lugar, deixe a manteiga fora da geladeira até que ela obtenha uma textura mole.
  • Com uma colher, coloque a manteiga no pote, enquanto sua base deve ser mantida na geladeira.
  • Remova a base da geladeira e complete-a com água filtrada e gelada até a linha indicativa, traçada no interior do pote.
  • Tampe a base com o pote de manteiga, fechando o conjunto. O furo permite que a manteiga respire e não estrague.
  • Lembre-se de trocar a água do recipiente a cada dois ou três dias.

Você também encontra a manteigueira tradicional, em formato retangular ou arredondado, confeccionada em diferentes materiais, com puxador em formato simples e apoio anatômico para o polegar, o que facilita o manuseio da peça.

Imagem de uma manteiga.

A manteiga não deve ser armazenada em sua embalagem. (Fonte: Rodeo Pix/ Pixabay.com)

Vale a pena comprar uma manteigueira Le Creuset?

A Le Creuset é uma marca francesa especializada em utensílios de cozinha e oferece duas opções de recipientes para armazenar manteiga, ambos confeccionado em cerâmica resistente a temperaturas que variam de -50ºC a 260ºC.

As peças possuem o design clássico francês em tonalidades intensas, acabamento esmaltado e interior envidraçado. Ambas possuem cinco anos de garantia. Tamanha qualidade reflete em preços elevados.

Cabe ao consumir decidir se vale a pena o investimento. Comparamos as peças na tabela abaixo.

Pote para manteiga Manteigueira
Finalidade de uso Armazenamento fora da geladeira Armazenamento em refrigeração
Formato Cilíndrico Retangular
Preço Acima de R$180 Acima de R$150

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de manteigueira

Não há nada melhor do que ter o recipiente certo para cada alimento. Um desses recipientes é a manteigueira, que mantém a manteiga com o aroma, sabor e textura perfeitos.

A manteigueira também ajuda a organizar e valorizar a mesa de café da manhã. Para escolher o modelo ideal para a sua cozinha, considere as seguintes características:

Vamos detalhar cada uma das características ao longo da seção. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

Material

A manteigueira tradicional pode ser encontrada em diferentes materiais como plástico, aço inoxidável, vidro, cristal, cerâmica etc.

  • Aço inoxidável mantém o alimento fresco por mais tempo. Outra vantagem é que o aço inox não libera resíduos na manteiga, mantendo-a saborosa. O aço inox é um material resistente, durável e sofisticado.
  • Vidro é um material neutro, que não influencia no sabor ou odor da manteiga. Outra vantagem é a facilidade de limpeza. Embora seja resistente, você deve tomar cuidado para não derrubar a manteigueira de vidro no chão.
  • Cristal é um material nobre, com alta qualidade e beleza. A peça atribui charme e delicadeza à mesa de café da manhã ou chá da tarde em ocasiões especiais.
  • Cerâmica é um material resistente e durável. Não absorve umidade, portanto ajuda a preservar as propriedades da manteiga. A peça pode ser levada à geladeira, freezer, micro-ondas e forno, pois sua estrutura resiste a temperatura extremas.
  • Plástico é um material barato. Você encontra modelos em diferentes formatos, tamanhos e tonalidades. No momento da compra, procure por uma manteigueira de plástico livre de BPA, um composto tóxico. Um ponto negativo é que com o tempo de uso, a peça pode absorver odores e sabores.

Você também encontra a manteigueira de madeira, mas não recomendamos a compra, pois esse material absorve umidade da geladeira, além do sabor e aroma do alimento.

Formato

Você encontra a manteigueira tradicional em dois formatos: Redondo ou retangular. A maioria dos modelos possui formato retangular, pois esse é o formato exato da manteiga comprada no supermercado.

Quem prefere uma manteigueira em formato redondo, vai precisar preparar a manteiga quando o produto chegar do supermercado. Ou seja, aguardar até que adquira textura amolecida para colocar com uma colher a manteiga dentro do recipiente.

Imagem de uma manteigueira.

A manteigueira pode ter formato retangular ou redondo. (Fonte: Stephen Gibson/ 123RF.com)

Com ou sem espátula

Alguns modelos de manteigueira acompanham uma espátula que serve para espalhar a manteiga no pão. Embora seja apenas um acessório, a espátula própria para manteiga e margarina é um item muito funcional.

Geralmente, a espátula pode ser guardada em uma peça de encaixe localizada na própria tampa da manteigueira – mas não deixe de higienizar a espátula antes de encaixá-la na tampa.

Imagem de uma manteigueira.

Algumas manteigueiras acompanham espátula para espalhar a manteiga. (Fonte: Alan Hetman/ Unsplash.com)

Manteigueira individual

Outra opção é a manteigueira individual, um recipiente utilizado para servir pequenas porções de manteiga. A peça é perfeita para decorar a mesa de café da manhã ou lanche da tarde em momentos especiais.

A peça também é uma alternativa em residências onde apenas um dos moradores consome manteiga.

(Fonte da imagem destacada: Aurélie Le Moign/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.