Adulta maquiando menina em cama.
Ultima atualização: 31 de outubro de 2019

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

54Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos falar sobre um item que é desejo da grande maioria das meninas: a maquiagem infantil. Em embalagens com designs fofos e com fórmulas próprias para não agredir a pele delicadas das pequenas, essa é a solução ideal para satisfazer os desejos das pequenas vaidosas com segurança.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de maquiagem infantil para sua princesa.




Primeiro, o mais importante

  • Por ser um produto que terá contato prolongado com peles naturalmente muito sensíveis e delicadas, é importante que a maquiagem seja escolhida com base na qualidade.
  • Indicações do fabricante para uso e faixa etária devem ser respeitadas.
  • Algumas das variáveis que devem ser avaliadas para a melhor escolha são: composição, selos e certificações e indicação de uso, dentre outras características do produto.

Você também pode gostar:

As melhores maquiagens infantis: Nossas recomendações

As maquiagens infantis são a solução ideal para deixar as meninas exercerem sua vaidade e brincarem de se maquiar afastando o risco de irritações na pele e alergias. Os modelos costumam agradar tanto aos papais e mamães quanto as pequenas pela vasta gama de opções de cores e estilos diferentes. Confira nossa seleção com as melhores maquiagens para as baixinhas:

Um kit com muitas opções para meninas crescidas

O Kit Maquiagem Moranguito Turma da Lu é da renomada marca Luisance. Com 14 sombras comuns, 1 sombra cremosa, 4 batons, 1 blush e 2 pincéis, o kit vem em belo estojo disponível em cores diversas e equipado com espelho interno. Medindo fechado 8,5 cm x 9,0 cm x 2,7 cm, o produto é ideal para levar na bolsa ou mochila. Uso recomendável para menores de 14 anos.

Paleta de sombras com várias cores

A paleta de sombra Infantil Music Makeup Discoteen é ideal para garotas que querem ficar mais lindas e na moda com as maquiagens. Ideal Para Presentear, o estojo de maquiagem oferece uma variedade de cores, com suave textura e longa duração, possui um efeito iluminador para realçar o olhar.

Com tema princesas

O Estojo de Maquiagem Infantil Beauty Brinq Princesas Disney foi desenvolvido especialmente para as meninas maiores de 3 anos que adoram se maquiar. Com cores vivas e embalagens personalizadas com as princesas Disney mais queridinhas, proporciona diversas combinações de cores, realçando ainda mais beleza da criançada. O kit contém batom, sombra, blush e pincel aplicador.

Em formato divertido para animar a brincadeira

Este kit de Maquiagem Infantil vem em um lindo estojo em formato de Sapato. A maquiagem é antialérgica e segura para sua pequena. Estojo acompanha 17 itens, sendo: 7 brilhos labiais, 8 sombras e 2 pincéis aplicadores. O estojo fechado tem medidas aproximadas de 18 x 11 x 4cm, compacto e prático para levar aonde for.

Guia de Compra

Não é de hoje que as meninas se espelham nos adultos e querem copiar tudo: roupas, penteados, sapatos e maquiagem. E para garantir que essa brincadeira de gente grande seja segura, a maquiagem infantil é a opção ideal. Cheias de estilo e cores, os produtos deixam as meninas ainda mais lindas e a brincadeira saudável.

Continue com a gente para aprender tudo sobre esse produto que com certeza não vai sair de moda nas brincadeiras da garotada.

Menina se maquia com espelho apoiado no colo.

Brincadeira com maquiagens deve acontecer sempre com a supervisão de adulto. (Fonte: milkos / 123rf)

Quais as vantagens da maquiagem infantil?

A maquiagem infantil é aquela feita com fórmulas e ingredientes específicos para o uso na pele de crianças, que são mais sensíveis e propensas a alergias e irritações. A grande vantagem dos produtos é que eles são mais seguros para o uso pelas crianças, diminuindo riscos de reações adversas.

Como o Brasil está entre os países que mais vendem cosméticos especializados para o público infantil, a variedade de marcas, modelos e faixas de preço é bem grande.

Mesmo sendo um produto específico para uso infantil a maquiagem para crianças ainda oferece riscos, e seu uso deve ser esporádico, e sempre sobre a supervisão de adultos.

Vantagens
  • Fórmula adequada para a pele infantil
  • Grande disponibilidade de marcas e modelos
  • Existem versões em todas as faixas de preço
Desvantagens
  • Existem muitas marcas sem as certificações necessárias
  • Produto não deve ter uso diário

Qual a diferença da maquiagem infantil para a convencional?

Não há quem negue que é muito fofo observar o interesse das meninas pela maquiagem das mães. No entanto, crianças não podem usar maquiagens convencionais nem mesmo de brincadeira.

Diferente das maquiagens infantis as fórmulas para adultos, em geral, têm alta concentração de pigmentos e outros químicos que fazem com que os produtos tenham melhor fixação e cobertura na pele.

Componentes fixadores e os demaquilantes têm grande potencial de causar alergias.

Por esse motivo a maquiagem convencional só pode ser retirada com o auxílio de produtos específicos. Isso é um perigo para a pele delicada dos pequenos, já que os componentes fixadores e os demaquilantes têm grande potencial de causar alergias.

Outra diferença é que as maquiagens para adultos possuem uma vasta gama de produtos. Já as linhas infantis focam apenas nos itens mais adequados ao uso por crianças, destinados às áreas dos lábios e bochechas, tais como brilhos labiais, batons e blush.

Compare no quadro os dois tipos de maquiagem:

Adulto Infantil
Características Alta pigmentação e fixação Menos pigmentadas e de fácil remoção
Fórmula Podem conter níquel, parabeno, tolueno, etc. Fórmulas suaves
Fixação Pode ser de média a alta ou a prova d’água Baixa, sai com água

Maquiagem infantil é realmente segura?

O uso de maquiagem infantil divide opiniões. Mas há um consenso de que é importante ter cautela com o uso das maquiagens infantis por questões de saúde e segurança.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem exigências duras para certificação de maquiagens infantis. Cada tonalidade do mesmo produto é testada individualmente para se avaliar o potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral.

Um requisito básico para a maquiagem poder chegar ao mercado com as devidas certificações como produto seguro para uso infantil é que a fórmula tenha baixo poder de fixação, podendo ser facilmente removida com água.

foco

Você sabia que a pele das crianças é mais fina e sensível? Por isso absorve mais as substâncias contidas na maquiagem. Isso aumenta o risco de irritações e alergias.

Até 2011 produtos para as pálpebras eram proibidos, dada a sensibilidade da região. Hoje já há liberação, mas quanto menos frequente for o uso, melhor. Afinal, os sintomas da alergia dificilmente surgem já no primeiro uso, o que pode confundir o diagnóstico.

Por isso, por mais que sejam produtos de qualidade, o uso frequente de maquiagens infantis deve ser desencorajado, e a brincadeira restrita a ocasiões especiais.

A partir de quantos anos a criança pode usar maquiagem infantil?

Em geral, as maquiagens infantis são feitas para crianças a partir de 5 anos. Embora produtos mais básicos como brilhos labiais sejam liberados para uso a partir dos 3 anos, existem itens que só são liberadas para uso por crianças acima de 12 anos.

A classificação não é mero detalhe, e precisa ser seguida à risca. Isso porque a Anvisa exige que produtos infantis para crianças com menos de 12 anos passem por testes de segurança grau 2, que incluem testes de toxicidade, compatibilidade cutânea, de potencial alergênico e de fotoirritação. A partir dos 12 anos apenas os testes grau 1 são exigidos.

Mãe e filha maquiadas em frente a um espelho.

Alguns produtos podem ser usados por crianças a partir dos 3 anos de idade. (Fonte: choreograph / 123RF)

Quanto custa e onde comprar maquiagem infantil?

Maquiagens infantis podem ter grande variação de preço, dependendo da marca, modelo, e dos acessórios inclusos. Existem kits de mais de R$ 100, mas também é possível encontrar itens avulsos por menos de R$ 5.

A maquiagem infantil está à venda em lojas especializadas em brinquedos como a RiHappy ou Cia Toy. No entanto, o maior número de opções e as melhores ofertas normalmente estão disponíveis em lojas online, como a Amazon, Mercado Livre ou Submarino.

Critérios de Compra: Fatores para comparar tipos de maquiagem infantil

Para fechar este Review, te daremos mais uma ajudinha para que você faça a escolha acertada de maquiagem infantil para agradar a sua pequena com segurança. Confira a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar os tipos e modelos deste produto:

  • Selos e certificações
  • Itens inclusos
  • Fórmula e ingredientes
  • Detalhes e apresentação

Para que não restem dúvidas, confira o detalhamento das características:

Selos e certificações

O primeiro selo a ser verificado no momento da comprar da maquiagem infantil é o de registro da Anvisa, que garante que o produto passou por todos os testes adequados.

Os dados no rótulo devem indicar o número de registro ou o número do processo do produto na Agência. O número do registro, em geral, aparece no formato Reg. MS seguido de 9 números.

Mãe e filha fazendo maquiagem.

Sempre verifique se o produto tem certificação da Anvisa. (Fonte: choreograph / 123RF)

Itens inclusos

As maquiagens infantis podem ser comercializadas em itens avulsos, estojos e kits. Antes de escolher o produto, verifique atentamente quais os itens presentes na embalagem, e se eles estão de acordo com o que você gostaria de oferecer à criança presenteada.

Prefira modelos mais completos, que acompanhem aplicadores e pinceis, para evitar a necessidade de comprar acessórios avulsos. Alguns adultos não gostam de crianças usando batons escuros e tonalidades muito fortes, por isso a atenção às cores também é recomendada.

Fórmula e ingredientes

Antes de adquirir e oferecer a maquiagem à criança, fique atento à composição do produto. Confira se não há na fórmula algum ingrediente que possa causar sensibilidade.

Dê preferência a marcas de renome, que usam matérias primas de qualidade. Vale a pena investir um pouco a mais em produtos de credibilidade para garantir a segurança das pequenas.

Menina com batom nos lábios sorrindo.

As meninas tendem a copiar os adultos, e a maquiagem é uma dessas etapas. (Fonte: costasuellen / Pixabay)

Detalhes e apresentação

O mercado oferece hoje os mais variados tipos de maquiagem infantil. Kits, estojos, maletas, paletas, conjuntos e itens avulsos são alguns dos exemplos da extensa lista de possibilidades.

Há também variantes de cores, personagens e materiais. Escolha de acordo com o perfil da criança, sua idade e cosméticos favoritos.

(Fonte da imagem destacada: gu151 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.