Imagem com diferentes máquinas de barbear
Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

21Horas investidas

3Estudos avaliados

78Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje falaremos sobre um item de cuidados pessoais muito importante, a máquina de acabamento.

Esse item, além de prático, é muito versátil, pois serve tanto para aparar a barba e cabelos, como para remover pêlos do nariz ou ouvidos e até fazer uma depilação rente. Além disso, apesar de ser mais usado pelos homens, também pode ser utilizado pelas mulheres com cabelos curtos ou raspados do lado.

Por se tratar de um acessório tão importante para cuidar da beleza e a higiene do dia a dia, mostraremos a seguir as melhores opções disponíveis no mercado. Também explicaremos como escolher a máquina de acabamento que mais tem a ver com você!




Primeiro, o mais importante

  • A máquina de acabamento é um item extremamente versátil, podendo ser usada em diversas situações
  • A quantidade de pentes interfere na quantidade de cortes e acabamentos possíveis de fazer
  • Modelos que possuem itens adicionais são um excelente custo-benefício

Você também pode gostar

Melhores máquinas de acabamento: Nossas recomendações

Máquina de acabamento para barba e cabelo

Essa máquina de acabamento é indicada tanto para a barba como para o cabelo. Sua voltagem é 110V e funciona com fio, basta conectá-lo na tomada. Além disso, o produto vem com 3 pentes (diferentes tamanhos), 1 escova de limpeza , 1 protetor de lâmina e 1 óleo para lubrificar.

Uma máquina de acabamento muito versátil e sem fio

A máquina de acabamento da Gama Italy é bem versátil, pois funciona tanto com o fio como sem ele. Para sua maior praticidade, o produto vem com um LED indicador de carga e, o melhor, conta com pente guia de 5 alturas de corte.

Sem contar que sua lâmina é de aço inoxidável, o que garante para maior precisão de corte. O resultado após o uso é uma barba ou um corte de cabelo com finalização perfeita. Lembrando que, para seu maior conforto o produto possui cabo emborrachado.

Máquina de acabamento com excelente custo benefício

Apesar de ser um dos modelos mais básicos, essa máquina de acabamento da Panasonic atende bem e garante excelente acabamento na barba e nos cabelos. Afinal, trata-se de uma máquina bem precisa
Porém vem apenas com 1 pente, além disso, é mais eficaz na aparagem dos cabelos do que no corte. Sem contar que seu carregamento pode ser um pouco demorado, cerca de 8 horas. Contudo, esse modelo possui um preço razoável, sem um excelente custo-benefício.

Guia de compra

A máquina de acabamento é um acessório que facilita bastante a rotina e cuidados, por isso indicamos que você invista em um modelo. Porém, antes de fazer sua escolha é melhor conhecer mais sobre o produto.

Pensando nisso, preparamos um guia de compras onde explicamos tudo sobre o produto e suas características. Confira a seguir!

Imagem com um homem em pé cortando o cabelo de um homem que está sentado, ao fundo outro homem em pé fazendo a barba de um homem sentado.

A máquina de acabamento possui diversas funções, dentre elas aparar a barba e o cabelo (Fonte: Yanalya/ Freepik.com)

O que é a máquina de acabamento?

A máquina de acabamento é um aparelho capaz de remover os pelos ou apará-los. Portanto, pode ser usado em barbas para fazer diferentes finalizações, desenhos e contornos. Assim como no cabelo.

Também pode ser usado para depilação ou remoção de pêlos do nariz ou ouvidos. Ou seja, é mil e uma utilidades.

Quais são as vantagens da máquina de acabamento?

A principal vantagem da máquina de acabamento é a sua versatilidade. Como pode ser usada para diferentes finalidades, ela pode substituir vários aparelhos, como o barbeador elétrico, a lâmina, o depilador e a máquina de cortar cabelos.

Sem contar que o produto também se destaca pela praticidade, pois por ser compacto, ele pode ser facilmente levado em viagens.

Porém, esse produto também possui algumas desvantagens. Por isso, abaixo, listamos as vantagens e desvantagem do produto.

Vantagens
  • Praticidade
  • Versatilidade
  • Garante bom corte no cabelo
  • Proporciona excelente acabamento na barba
  • Precisão
  • Pode ser carregado em viagens
Desvantagens
  • A maioria possui um preço alto
  • Precisa ser recarregado e lubrificado com frequência

Qual as diferenças entre máquina de acabamento, barbeador e lâmina?

A praticidade é a principal diferença entre a máquina de acabamento e a lâmina. Isso porque, com a máquina você consegue fazer a barba até mesmo com o rosto seco.

Sem contar é necessário trocar as lâminas com frequência, enquanto com a máquina basta higienizá-la e lubrificá-la de tempos em tempos. Além de pouco prático ter que comprar novas lâminas, a longo prazo elas saem bem mais caras do que a máquina.

Lembrando que a probabilidade da lâmina causar alergia no seu rosto é muito maior. Sendo assim, o mais indicado é optar pela máquina de acabamento e usufruir dos benefícios que só a tecnologia pode proporcionar.

Já o barbeador serve apenas para barbear, justamente por isso ele consegue eliminar os pêlos com mais eficácia, sendo possível, inclusive, eliminar totalmente a barba. Porém, ele não é tão versátil como a máquina de acabamento.

Máquina de acabamento Barbeador Lâmina
Versatilidade Possui diversas funções Apenas barbeia Pode ser usada para barbear e depilar
Periodicidade de compra Compra-se apenas uma vez e depois basta higienizar e lubrificar Compra-se apenas uma vez e depois basta higienizar e lubrificar Precisa comprar com frequência, pois a lâmina de barbear é descartável
Eficácia Média, não deixa a barba totalmente lisa, mas é possível deixar a barba com diferentes alturas e acabamentos Alta, pois retira totalmente a barba, é possível deixar a barba com diferentes alturas e acabamentos e entrega excelente finalização Média, pois retira totalmente a barba, mas não é indicada para acabamentos mais elaborados, cortes rentes e nem desenhos
Incidência de alergias Baixa Baixa Alta
Incidência de irritações na pele Média Média Alta

Quanto custa uma máquina de acabamento?

Em geral as máquinas de acabamento das melhores marcas não são tão acessíveis, a maioria delas saem em torno de R$400.

Porém, existem algumas versões mais em conta, que custam em torno de R$100. Contudo, as versões mais baratas acabam sendo bem mais básicas, ou seja, vem com menos acessórios, lâminas e pentes, por exemplo.

Onde comprar uma máquina de acabamento?

As máquinas de acabamento podem ser adquiridas em diversos estabelecimento, afinal a procura por esse tipo de produto tem sido cada vez maior.

Sendo assim, você encontrará esse produto em lojas de departamento, supermercados e lojas de eletrodomésticos. O melhor é que você nem precisa sair de cada para efetuar a compra, pois todos esses locais possuem lojas online, por exemplo, a Amazon.

Critério de compras: Como comparar as máquinas de acabamento

Antes de escolher a sua máquina de acabamento se atente para os detalhes que mostraremos a seguir. Eles são alguns critérios para você usar no momento da compra.

Agora que você já sabe quais são os pontos que devem ser considerados quando for comprar sua máquina de acabamento, explicaremos melhor cada um deles e o motivo de serem importantes.

Quantidade de pentes

A quantidade de pentes que vem junto com a máquina de acabamento tem relação altura da barca e a quantidade de cortes que você conseguirá fazer. Portanto, não esqueça de verificar essa informação.

Os pentes mais altos são indicados para apenas aparar e manter barba a cabelo maiores. Já os pentes mais baixos deixam o pêlo mais rente.

Voltagem

A voltagem determina em qual tipo de tomada você poderá usar a máquina de acabamento. Existem Aparelho 110V, 127V e 220V, por isso, indicamos que antes de comprá-lo, você verifique a voltagem da tomada em que vai usar a máquina.

Além disso, tem os modelos bivolts, que podem ser usados em qualquer tomadas. Essa opção, além de mais prática para o dia a dia, é a mais indicada para as viagens. Afinal, você nunca sabe qual será a voltagem do hotel ou da pouca em que vai ficar hospedado.

Tempo de recarga

Algumas baterias precisam de mais tempo do que outras para recarregarem. Por isso, no momento da compra, verifique na descrição do produto em quanto tempo aquela máquina de acabamento é recarregada.

Boa parte dessas máquinas precisam ficar no máximo 90 minutos na tomada, sendo ideal para quem faz a barba constantemente e tem pouco tempo para fazer esse processo. Porém, tem algumas versões que demoram bem mais, podendo chegar até 8 horas. Nesse caso, você precisará carregar a máquina com bastante antecedência.

Cabo giratório

No momento de comprar uma máquina de acabamento, caso você opte por um modelo com fio, é importante verificar se o produto possui cabo giratório.

Esse tipo de cabo impede que o fio enrole enquanto você usa a máquina, isso porque o cabo gira o fio de acordo com o seu movimento. Assim, a usabilidade do aparelho se torna bem mais simples.

Itens adicionais

Muitas máquinas de acabamento são acompanhadas de acessórios adicionais, como pentes de várias alturas, óleos lubrificantes e outros.

Esse é um ponto muito importante de ser observado, pois esses itens facilitam bastante o uso da máquina no dia a dia. Os pentes, por exemplo, permitem que você varie a altura do corte de cabelo e da barba. Já o óleo é essencial para manter a lâmina do produto cortando bem.

Sendo assim, caso seja possível, opte por máquinas de acabamento que venham com esses itens adicionais. Caso contrário você terá que adquirir à parte.

Ergonomia

A ergonomia de um aparelho tem relação com a facilidade de manuseio, evitando que você faça muito esforço durante o processo de se barbear ou cortar os cabelos.

Geralmente, visando facilitar o manuseio, as marcas desenvolvem cabos que são fáceis de segurar, aparelhos emborrachados que não deslizam, partes mais finas para facilitar o movimento etc.

Sendo assim, preste atenção a esses detalhes e analise bem se a máquina de acabamento é de fácil manuseio e usabilidade. Afinal, aparelhos que não são ergonômicos geral bastante desconforto.

Imagem de homem de frente para o espelho se barbeando com uma máquina de barbear

A máquina de acabamento deve ser fácil de manusear (Fonte: Goodluz/ 123rf.com)

Peso

Não tem nada mais incômodo do que precisar se barbear ou aparar os cabelos com uma máquina pesada. Isso faz com que o processo se torne desconfortável e cansativo, resultado em braços doloridos.

Por isso, antes de escolher uma máquina de acabamento, verifique o peso do produto, essa informação te ajudará a comprar um aparelho eficiente e prático.

(Fonte da imagem destacada: Freepik.com)

Por que você pode confiar em mim?

Os anos em passarelas do Brasil e do mundo fazem de Erazo uma fonte mais do que confiável quando o assunto é o guarda-roupa masculino. Seja para ocasiões mais formais ou para encontros casuais com os amigos, ele sabe qual estilo escolher. No ReviewBox, compartilha com o público online todo seu conhecimento - e bom gosto.