Algodão doce cor de rosa com fundo desfocado.

Olá! Seja bem-vindo ao Review Box Brasil. Para você algodão doce tem gostinho do que? Mais do que açúcar, ele tem gostinho bom de infância. Vem com a gente que hoje você irá conhecer um pouco mais sobre a máquina de algodão doce.

Rosa, azul, amarelo ou branco, algodão doce é bom independentemente da cor. Composto por açúcar cristalizado, ele foi inventado por volta de 1.900, nos EUA. Aqui no Brasil é um doce bem popular e faz muito sucesso entre crianças e adultos.

Ficou com vontade? Fazer um algodão doce é simples. O primeiro passo é investir no equipamento certo. A partir daí tudo fica fácil. Para isso, vamos dar algumas dicas para você. Conheça abaixo quais são as melhores máquinas de algodão doce no mercado.



Primeiro, o mais importante

  • Apesar de seu uso ser relativamente simples, é importante verificar o que cada máquina oferece. Os modelos menores são ideais para uso caseiro, já os maiores, normalmente são de uso profissional.
  • Para garantir a durabilidade e eficiência da sua máquina de algodão doce é importante deixar tudo bem limpinho, sempre imediatamente após o uso. O trabalho é simples, mas vale lembrar que cada equipamento vem com instruções específicas e é importante respeitá-las.
  • Se a sua intenção for fazer algodão doce para vender, é importante investir em uma máquina industrial ou profissional. O custo benefício é bastante vantajoso neste caso, pois o equipamento é resistente e costuma ter uma vida útil longa.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores máquinas de algodão doce do mercado

Existem máquinas de algodão doce de diversos tipos, profissionais ou caseiras, grandes ou pequenas. Por isso, reunimos aqui as melhores do mercado para que você não precise ficar procurando pela internet.

1º – Máquina de Algodão Doce Profissional – Inovamaq

Considerada a mais completa do mercado, esta máquina de algodão doce é inovadora. Faz de dois a três algodões por minuto. Devido à sua agilidade, ela é perfeita para uso profissional em festas e buffets, por exemplo.

A máquina possui uma turbina de 130 mm de diâmetro e capacidade de 400 gramas de açúcar por vez. A tampa da turbina, em policarbonato transparente, facilita a verificação do nível de açúcar, uma exclusividade no mercado.

O equipamento é bivolt e bem silencioso. Ele possui um painel de controle completo, que inclui também um controlador de temperatura e luz piloto, que indica aquecimento.

2º – Máquina de Algodão Doce Semi-profissional – Pinheiro

Esta máquina de algodão doce é semiprofissional e também pode ser usada em festas e eventos. A cuba coletora, com 50 cm de diâmetro, em conjunto com suas alças laterais, facilita muito o transporte do equipamento para onde você for.

Sua capacidade possibilita a produção de três algodões-doces por minuto. A máquina é bivolt, com gabinete feito em aço inox inoxidável, o que a torna bastante resistente a intempéries.

Além disso, ela possui um painel de controle completo que facilita seu uso e tem um excelente desempenho em relação à sua potência. Por ter resistência em fio níquel cromo, seu aquecimento – e resfriamento – é bem rápido, o que reduz risco de acidentes.

3º – Máquina de Algodão Doce Industrial – Inovamaq

Muito semelhante à sua versão profissional, a máquina de algodão doce industrial da Inovamaq tem um importante diferencial. Ela possui um display digital que indica a porcentagem de saída do doce.

Com produção de três a quatro algodões por minutos, esta máquina é perfeita para profissionais liberais venderem algodão doce em grandes eventos, festas em geral, no circo, em rodeios e também em parques.

Sua cuba coletora tem 51,5 cm de diâmetro externo e o gabinete possui alças laterais, fatores que ajudam no seu transporte. A turbina possui 130 mm de diâmetro e sua capacidade é de 400 gramas de açúcar por abastecimento.

Guia de Compra

Para fazer o algodão doce, é simples. Basta ligar a máquina, esperar ela esquentar, colocar o açúcar, segurar o palito e ir enrolando os fios que vão se formando na cuba. Porém, antes de investir em uma máquina, é preciso prestar atenção em alguns detalhes!

E é exatamente sobre esses detalhes que queremos conversar com você. Ao fim desse Guia de Compra completo você saberá escolher a máquina certa para sua necessidade.

Mulher segurando um algodão doce no alto durante uma festa de rua.

O algodão doce é muito vendido em festivais e eventos ao ar livre. (Fonte: Pixabay / TaniaVdB)

Quais são as vantagens e desvantagens da máquina de algodão doce?

A máquina de algodão doce funciona basicamente com um motor à base de energia, responsável pela rotação do prato. Ele esquenta o açúcar cristalizado e o transforma em fios.

Apesar de ser relativamente simples, é importante verificar o que cada máquina oferece. Os modelos menores são ideais para uso caseiro, já os maiores, normalmente são de uso profissional.

Uma das grandes vantagens das máquinas de algodão doce para uso doméstico é que elas são compactas, bem fáceis de manusear e também de limpar após o uso. Apesar de o motor ser pequeno, sua produtividade é ótima.

Imagem focada em mão de homem fazendo algodão doce branco na máquina.

As máquinas de algodão doce se dividem em comercial e doméstica. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Se a sua intenção for fazer algodão doce para vender, é importante investir em uma máquina industrial ou profissional. O custo benefício é bastante vantajoso neste caso, pois o equipamento é resistente e costuma ter uma vida útil longa.

As máquinas de algodão doce são elétricas e, no caso das profissionais, você pode optar por modelos bivolt ou de voltagem única. O custo da manutenção do equipamento é baixo e é fácil encontrar peças para troca no mercado, se der defeito.

Para manter sua máquina funcionando direitinho é importante cuidar da higienização e limpeza dela. É fundamental sempre limpá-la após o uso.

Vantagens
  • Resistente e fácil de usar
  • Boa produtividade e custo benefício compensa
  • Se bem cuidada tem vida longa
  • Os modelos profissionais podem ser bivolt ou de voltagem única
  • Custo de manutenção baixo
  • Facilidade para encontrar peças para troca no mercado, em caso de defeito.
Desvantagens
  • Necessidade de limpeza e higienização após o uso

Quais são os diferentes tipos de máquina de algodão doce?

Desde as mais simples até as mais sofisticadas, existem diferentes tipos de máquinas de algodão doce. A escolha da melhor vai depender das suas necessidades. As mais comuns são as compactas, profissionais e industriais.

Cada uma delas possui características próprias, conheça abaixo os três modelos existentes e faça a melhor escolha para você.

Máquina de algodão doce compacta

Este modelo é o mais acessível do mercado. É possível encontrar uma máquina de algodão doce compacta, de qualidade, a partir de 160 reais. O equipamento é leve e pequeno e pode ser transportado para qualquer lugar com facilidade.

Sua bacia tem um tamanho médio e tem uma boa produtividade. O modelo é ideal tanto para produção caseira como para quem está iniciando seu negócio agora e não pode investir em uma máquina profissional.

Importante ressaltar que, se a sua intenção é comercializar algodão doce, a produção desta máquina é mais limitada, então o ideal é não ir para locais de muito movimento.

Máquina de algodão doce profissional

As máquinas de algodão doce profissional tem capacidade de produzir em grandes quantidades, de três a quatro algodões por minuto, em média.

Por oferecer mais agilidade e praticidade do que a compacta, este modelo é a opção ideal para quem pensa em começar um negócio e quer atender eventos maiores.

Seu porte é mediano e, por ser mais pesadinha, o ideal é que fique em um lugar fixo, em um carrinho, por exemplo.

Máquina de algodão doce industrial

Se você pensa em comercializar algodão doce em eventos de grande porte ou local com intensa circulação de pessoas, esta é a opção ideal.

A máquina de algodão doce industrial é ainda mais ágil e eficiente do que a profissional. Alguns modelos possuem tecnologia que permite saber a porcentagem de saída do algodão doce. Por ser a mais pesada dos três modelos, o ideal é que fique em um local fixo.

Como higienizar a máquina de algodão doce corretamente?

Para garantir a durabilidade e eficiência da sua máquina de algodão doce é importante deixar tudo bem limpinho e higienizado, sempre imediatamente após o uso.

O trabalho é simples, mas vale lembrar que cada equipamento vem com instruções específicas e é importante respeitá-las. De forma geral, a limpeza deve seguir as seguintes etapas:

  • O primeiro passo é desligar o aparelho e esperar esfriar;
  • Após, retire a tigela e gire a máquina para sair o excesso de açúcar;
  • Puxe seu disco rotativo para cima e coloque-o em uma tigela com água morna e detergente neutro. Ele deve ficar lá por cerca de trinta minutos;
  • A bacia deve ser lavada com a parte macia da esponja, para evitar riscos, e detergente neutro. Se o açúcar estiver muito difícil de ser retirado, deixe a bacia de molho. Evite esfregar muito, pois você pode arranhá-la;
  • A base da máquina deve ser limpa com pano úmido com um pouco de detergente neutro ou álcool. Sempre tomando muito cuidado com a parte elétrica, para não danificá-la;
  • Com um pano limpo e macio, seque bem a superfície da máquina.

Não deixar o equipamento ligado se não estiver usando e procurar um especialista quando notar algo diferente do normal também são cuidados importantes para a manutenção do seu equipamento.

Quanto custa?

Os preços das máquinas de algodão doce variam de acordo com o seu tamanho, material e utilidade. Se você procura uma máquina mais compacta, somente para uso doméstico, por exemplo, pode encontrar modelos a partir de R$ 160.

Caso queira um equipamento mais profissional e de alta performance, ideal para vender algodão doce em festas e eventos, você encontrará equipamentos a partir de R$ 500.

Os preços, neste caso, variam de acordo com a sua produtividade – quantos algodões ela faz por minuto -, da sua tecnologia e também do seu material e podem chegar até por volta de R$ 2.000.

Mulher comprando algodão doce em uma feirinha de rua.

Uma máquina de algodão doce é uma excelente oportunidade de negócio. (Fonte: loilamtan / Pixabay)

Onde comprar?

Com uma busca rápida pela internet você consegue encontrar facilmente o que procura em lojas online, como a Amazon, Lojas Americanas, Submarino, Extra, Magazine Luiza, Casas Bahia e Ponto Frio.

Nas lojas físicas que vendem eletrodomésticos, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, entre outras, também é possível encontrar modelos mais voltados para o uso doméstico.

Algumas lojas especializadas em festas como a online Magia Brinquedo, por exemplo, disponibilizam os modelos de máquinas de algodão doce profissionais.

Critérios de compra: O que avaliar em uma máquina de algodão doce

Antes de comprar a sua máquina de algodão doce, seja ela para qualquer tipo de finalidade, é preciso avaliar algumas características essenciais. São elas:

  • Produtividade
  • Tamanho
  • Voltagem
  • Tipo de máquina

Esses são os principais itens para ficar de olho antes de escolher sua máquina. Vamos explicar um por um para você entender melhor!

Produtividade

Antes de escolher sua máquina, é necessário pensar qual será sua principal finalidade. Existem máquinas profissionais que fazem de 3 a 4 algodão doces por minuto. Já outras, demoram um pouco mais para fazer o doce.

Se seu objetivo, com a compra, é fazer algodão doce na hora em festas, parques ou eventos em geral, o ideal é escolher uma máquina que proporcione uma produtividade maior, para gerar mais lucros e não gerar uma fila enorme.

Já para quem vai utilizar a máquina apenas para uso doméstico, não é necessário adquirir uma máquina de algodão doce super produtiva.

Imagem de pessoa fazendo algodão doce rosa.

Se o seu objetivo for vender algodão doce, escolha uma máquina com boa produtividade. (Fonte: al-grishin / 123RF)

Tamanho

Sempre avalie o local de armazenamento da máquina antes de comprar. Algumas máquinas são pequenas, enquanto outras são maiores. Por isso, sempre verifique o espaço antes de comprar a sua.

Para quem quer deixar a máquina como uma decoração na cozinha ou na sala, o ideal é adquirir um modelo menor, que combine com a decoração e não se destaque tanto assim.

Perceba também o peso do equipamento, especialmente para quem deseja transportar com muita frequência.

Voltagem

Existem modelos de máquina de algodão doce de 110V, 220V ou bivolt. Se você for sempre fazer o algodão doce em casa, selecione a voltagem das suas tomadas.

Porém, se você vai transportar sua máquina para diversos lugares, o recomendado é adquirir um modelo bivolt. Assim, você conseguirá usá-la em qualquer lugar sem problemas.

Imagem de algodão doce branco.

Se você for transportar sua máquina de algodão doce, o ideal é escolher uma opção bivolt. (Fonte: Antonio Gravante / 123RF)

Tipo de máquina

Você viu acima que existem 3 tipos de máquina de algodão doce: compacta, profissional e industrial. E para que você escolha o modelo ideal e faça o investimento certo na sua máquina, você precisa decidir sua frente de negócio. Quer vender em larga escala? Então compensa investir em um modelo mais potente, como o profissional!

A escolha do tipo de máquina vai determinar a potência e capacidade de produção dela. A potência dessas máquinas pode ir de 400 a 1.400 Watts, e essa variação é muito grande. A potência tem relação com a produtividade. Quanto mais potente, mais rápido ela irá trabalhar.

Preste atenção nas especificações técnicas de cada máquina – você pode fazer isso no site da Amazon clicando no link aqui no site -, analise também as medidas da cuba para sua escolha.

(Fonte da imagem destacada: anujatilj / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.