Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

53Horas investidas

27Estudos avaliados

143Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de máquina de costura 2021. Aqui nós apresentamos todas as máquinas de costura que testamos. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor máquina de costura para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar uma máquina de costura.




O mais importante

  • Hoje em dia, a máquina de costura doméstica é uma forma popular de se lidar com trabalhos de costura por conta própria. O mercado oferece uma ampla gama de diferentes máquinas para este fim.
  • Hoje em dia, muitas máquinas de costura têm um processador que faz muitas das configurações de forma independente. No entanto, ainda há amantes de modelos mecânicos.
  • Existem máquinas de nível básico, médio e profissional. O modelo que você escolher depende do seu know-how e de suas próprias ambições.

Máquina de costura: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve tratar antes de comprar uma máquina de costura

A máquina de costura ainda é uma forma popular de fazer trabalho de costura, apesar do desenvolvimento industrial de hoje. As máquinas no mercado variam de simples modelos de nível básico, a máquinas profissionais, a máquinas combinadas de costura e bordados.

Qual você escolhe geralmente depende do seu nível de especialização e o quão ambicioso você é quando se trata de costura.

A escolha no mercado é muito ampla, então não é surpreendente que seja fácil perder o rumo.

Você pode escolher entre muitos modelos diferentes ao comprar uma máquina de costura. (Fonte da imagem: pixabay.com / venturaartist)

Você realmente precisa de tantos programas de pontos e costura? Que funções deve ter uma boa máquina de costura e que outros fatores desempenham um papel?

O guia a seguir destina-se a fornecer as informações relevantes e ajuda quando se trata de comprar uma nova máquina de costura.

Como funciona uma máquina de costura?

Para fazer uma costura típica, uma máquina de costura usa uma linha superior e uma linha de bobina. A linha superior é conectada diretamente à agulha de costura, enquanto a linha da bobina é alimentada embaixo do tecido em uma bobina.

Durante o processo de costura, as duas linhas são unidas empurrando a linha superior através do tecido com a agulha e trazendo a linha inferior para cima. O princípio usado aqui também é conhecido como o curso do laço.

O calcador é usado para segurar o tecido no lugar. Isto mantém o tecido sob tensão e ao mesmo tempo permite uma melhor visão geral durante a costura.

Um cão de alimentação é integrado para transportar o tecido. Ele alimenta o tecido de baixo para que uma costura contínua seja criada.

Quantos programas de costura eu preciso?

Máquinas de costura modernas geralmente vêm com inúmeros programas de pontos, chegando até a faixa dos três dígitos. A questão é se você realmente precisa de todos esses pontos.

A maioria dos fabricantes lista tanto os programas quanto os tipos de pontos como um número total, e é por isso que esta informação é relativamente enganosa. O equipamento básico inclui:

Tipo de ponto Função
Ponto reto Para pontos normais e trabalhos de acolchoamento, usado em todos os tecidos
Ponto ziguezague Trabalhos de serging ou para aplicação de remendos
Ponto elástico Incorporando elásticos e fechos de correr, também recomendado para tecidos elásticos
Ponto invisível Fixação de bainha invisível, seringamento de bordas
Programa de buracos de botão Costura tanto em buracos de botão como em botões

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Estes programas de costura já cobrem uma ampla gama de tarefas de costura. Alguns fabricantes também adicionam os chamados pontos de overlock à lista, mas estes apenas simulam tais pontos e não substituem uma máquina de costura overlock completa.

Os chamados pontos decorativos são sempre populares. Eles facilitam a costura em enfeites, como arcos, padrões e similares, no tecido.

Mesmo os modelos de nível básico vêm com uma grande variedade de programas de pontos diferentes.

A questão de se você precisa de todos esses programas é deixada a critério do esgoto. Afinal, ele ou ela decide sobre a variedade de possibilidades ao comprar uma nova máquina.

Modelo de máquina profissional ou de nível básico?

Ao comprar uma nova máquina de costura, é sempre importante o nível de conhecimento que você tem. Além de modelos de nível básico baratos, existem máquinas de médio porte e, é claro, máquinas profissionais.

Agora, alguns iniciantes temem que se eles comprarem um modelo básico agora, eles possam precisar de uma nova máquina em cerca de dois anos porque o modelo que compraram não lhes oferece mais funções suficientes.

Há muitos bons modelos para iniciantes que são suficientes para a costura diária. (Fonte da imagem: pixabay.com / liccastyle)

Entretanto, também é o caso que se um iniciante tentar uma máquina profissional, ele pode acabar se sentindo absolutamente sobrecarregado com a variedade de possibilidades.

Além disso, as máquinas correspondentes têm configurações que um iniciante não pode usar a princípio.

O fato é que você sempre corre o risco de que a máquina não seja mais adequada após dois anos. Mas, como um iniciante, faz sentido tentar primeiro um modelo de nível básico.

Se você é um pouco mais ambicioso e já leu sobre o funcionamento da máquina de costura, você também pode tentar um modelo de gama média.

Qual é o propósito de uma máquina de costura controlada por computador?

Enquanto no passado sempre foi necessário fazer todos os ajustes à mão, hoje em dia isso é feito por um processador integrado que se tornou padrão na maioria das máquinas.

Quando a máquina é ligada, os parâmetros mais importantes já estão predefinidos e a costura livre é possível sem dificuldade.

No entanto, essas máquinas têm a capacidade de mudar algumas configurações, se necessário. Estes incluem, por exemplo, o comprimento e largura dos pontos, a velocidade de alimentação e a pressão do calcador.

Uma grande vantagem dessas máquinas é que mesmo que você tenha ajustado a máquina completamente acidentalmente e a costura não seja mais possível, ao pressionar o interruptor de ligar/desligar, a máquina é reinicializada.

Especialmente com modelos de nível básico e médio, este controle garante excelente segurança no caso de você fazer um ajuste errado.

A conveniência das máquinas controladas por computador é tão grande, porém, que até mesmo os profissionais gostam de usar uma.

Naturalmente, ainda há máquinas de costura no mercado que podem ser controladas de forma completamente mecânica. Em geral, porém, os modelos controlados por computador oferecem uma boa alternativa, geralmente com melhor controle e outras vantagens.

Quais alternativas existem para uma máquina de costura convencional?

Como alternativa a uma máquina de costura convencional, você pode comprar uma máquina de costura computadorizada, como mencionado acima.

Além das máquinas combinadas de costura e tricô, há também máquinas de tricô separadas. Estes são adequados para você se você quiser fazer mais tricô do que costura.

Se seus filhos gostariam de tentar costurar, há máquinas de costura separadas para crianças. Eles são projetados para mãos menores e, portanto, são mais fáceis de manusear pelas crianças.

Decisão: Que tipos de máquinas de costura existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, você pode distinguir entre três tipos diferentes de máquinas de costura

  • Máquina de costura de cama plana
  • Máquina de costura overlock
  • máquina combinada de costura e bordado

Nas próximas seções nós explicamos as diferenças e esclarecemos para qual trabalho cada um parece ser adequado.

O que distingue as máquinas de costura de cama plana e quais são as vantagens e desvantagens?

A máquina de costura de cama plana é o que nós conhecemos como uma máquina de costura doméstica comum. Ele está disponível tanto em formas mecânicas como controladas por computador. Eles estão disponíveis para iniciantes, avançados e profissionais.

As máquinas de costura de tábua rasa vêm em diferentes faixas de preço. A maioria das máquinas de costura domésticas são tais máquinas. (Fonte da imagem: pixabay.com / Alexas_Fotos)

Todos eles estão equipados com os programas mais necessários e oferecem aos esgotos ambiciosos as condições certas quando se trata de costurar uma grande variedade de projetos.

Também são indispensáveis para trabalhar em botoeiras ou zips.

Ao escolher um, já é importante estar ciente do tipo de trabalho que você quer enfrentar com ele. Por exemplo, existem máquinas que são predestinadas para um trabalho mais fino, enquanto outras podem lidar muito bem com várias camadas de tecido grosso.

Vantagens
  • Ideal para uso geral
  • Máquinas de nível básico, médio e profissional disponíveis
  • Oferecem um bom começo, especialmente para iniciantes
  • Possuem numerosos programas e funções de costura
  • Normalmente vêm com uma ampla gama de acessórios
  • Fácil de operar, especialmente com versões controladas por computador
Desvantagens
  • As funções dependem muito das ambições
  • Os pontos de overlock são apenas simulados nestas máquinas de costura e requerem etapas de trabalho adicionais

O que distingue as máquinas de costura overlock e quais são as vantagens e desvantagens?

A máquina de costura overlock é o tipo de máquina de costura que combina várias operações em uma só.

Os modelos overlock costuram tecidos juntos, sarja e guarnição no final precisamente onde desejado. Todas essas operações só podem ser feitas individualmente com uma máquina de costura comum.

Pode ser usado para costurar peças de vestuário, por exemplo, pois é capaz de criar costuras que se assemelham às das peças de vestuário encontradas nas lojas.

A máquina trabalha com um mínimo de quatro linhas, embora o número possa se estender a cinco linhas de cada vez, dependendo do trabalho de costura.

Infelizmente, ela não tem as capacidades de uma máquina de costura comum quando se trata de trabalhos finos, como buracos de botões ou costurar um fecho. Além disso, esta máquina é mais adequada para costura avançada.

Vantagens
  • Oferece bons resultados com diferentes opções de costura
  • Também cria costuras modernas, tais como ponto liso, de segurança ou de cadeia dupla
  • Combina várias operações
  • Vantagens ao costurar peças de vestuário
Desvantagens
  • Apenas algo para costura avançada
  • Não suporta trabalhos finos, tais como buracos de botões ou fechos de correr

O que distingue as máquinas combinadas de costura e bordado e quais são as vantagens e desvantagens?

Enquanto que com uma máquina de costura doméstica comum só é possível fazer pequenos trabalhos de bordado que estão disponíveis como parte de um ponto decorativo, as máquinas de bordar podem lidar com uma ampla gama de possibilidades para bordar motivos em tecido.

Como muitos esgotos ambiciosos hoje em dia gostam de incluir tais elementos em seu trabalho, há também dispositivos combinados que fazem trabalhos de costura detalhados e permitem trabalhos de bordado detalhados ao mesmo tempo.

Não importa se são apenas cartas, por exemplo, ou mesmo fotos elaboradas.

Para este último, a máquina está ligada ao computador, onde um programa especial prepara o motivo e depois o alimenta na máquina de costura e bordado.

A máquina também é capaz de bordar em várias cores e assim oferece uma ampla gama de possibilidades.

Entretanto, estas máquinas são principalmente adequadas para usuários avançados que já se familiarizaram com as várias funções e numerosas configurações.

Vantagens
  • São adequados tanto para costura quanto para bordar
  • Também lidam bem com motivos complexos
  • Podem ser conectados ao computador e programados através dele
  • A mistura ideal para costureiras muito ambiciosas
Desvantagens
  • Recomendado apenas para costureiras avançadas e profissionais

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar máquinas de costura

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar máquinas de costura. Isto tornará mais fácil para você decidir se uma determinada máquina de costura é adequada para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Modelo de nível básico, médio ou profissional
  • Funções básicas
  • Acessórios
  • Potência do motor

Modelo básico, médio ou profissional

Se você está prestes a comprar uma nova máquina de costura, a primeira coisa que você deve fazer é avaliar de forma realista suas habilidades. Você é um iniciante, um costureiro avançado ou um profissional?

Como já mencionado, o mercado oferece uma variedade de modelos para atender aos iniciantes, entusiastas da costura avançada e profissionais. Uma máquina profissional pode facilmente sobrecarregar um iniciante.

Um iniciante ambicioso com know-how adquirido, por outro lado, pode ser capaz de gerenciar bem com uma máquina de médio porte e pode passar sem o modelo de nível básico.

Portanto, é importante se perguntar

  • Você quer aprender como usar a máquina e lidar primeiro com pequenos trabalhos de costura?
  • Ou você já tem anos de experiência e sua máquina atual simplesmente não está à altura das tarefas que você quer enfrentar a seguir?

Funções básicas

Esta é mais sobre a pergunta: O que você quer fazer com a nova máquina de costura? Você só quer fazer costura simples, ou você quer costurar roupas com bordados ou mesmo costuras profissionais?

Se você estiver fazendo pequenos trabalhos, por exemplo, uma máquina de costura doméstica regular será suficiente. O mesmo vale para o conserto de suas próprias roupas. Coser bainhas, encurtar mangas, malditos buracos.

Você pode fazer todos esses trabalhos facilmente com uma máquina de costura doméstica normal.

Se você quer costurar peças de vestuário a nível profissional, mas quer evitar passos individuais como a seringa, você pode ser bem aconselhado a usar uma máquina de costura com fechadura.

Combina os passos individuais e produz costuras muito parecidas com as do setor.

No entanto, você pode esperar que a máquina seja capaz de coser assim como bordar. Nesse caso, se suas próprias habilidades forem avançadas, uma máquina combinada de costura e bordado seria a escolha certa.

Acessórios

A maioria das máquinas de costura vem com uma gama completa de acessórios. Com outros, você tem que comprá-los separadamente.

Embora dependa um pouco do que você quer costurar com a máquina, é sempre uma boa idéia ter algum equipamento básico.

É por isso que a maioria das máquinas de costura vem com:

Accessories Use
Bobinas Para a linha da bobina, feita de plástico ou metal dependendo do fabricante
Agulhas de reposição universal Para a linha superior, algumas máquinas também vêm com agulhas de jersey ou jeans
Pés de costura padrão Devem corresponder às funções da máquina, inclusive: Pé de costura padrão, pé de botoeira, pé de costura de botão, pé de ponto invisível, pé de overlock
Porta bobinas de linha Adequado para bobinas maiores de linha na máquina
Raspador de costura Facilita o desbaste de uma costura existente
Escova de limpeza Para manutenção regular
Óleo de máquina de costura Para manutenção da engrenagem
Chave de fenda Útil para parafusos integrados e para troca de agulhas
Pedal Para facilitar o controle por pé

.

O pedal em particular não é necessariamente o padrão em todas as máquinas de costura.

Ainda existem fabricantes onde o pedal é vendido separadamente e a máquina é equipada com botões especiais que iniciam e param a costura.

Se você precisar de uma gama particularmente ampla de acessórios, é aconselhável procurar modelos que incluam pés de prensa adicionais.

Além disso, estes são relativamente caros se comprados separadamente, dependendo do trabalho de costura. No entanto, uma certa quantidade de pés padrão já deve ser incluída com a máquina de costura.

Força do motor

A força do motor é especialmente importante se você estiver considerando trabalhar com tecidos mais grossos ou com várias camadas.

Máquinas de costura domésticas comuns são ideais para trabalhar com tecidos finos como algodão ou camisa e não terão problemas com duas ou três camadas.

Alguns, no entanto, já têm dificuldades quando se trata de processar denim. O mesmo se aplica ao couro, às teias mais grossas ou ao processamento de peles tecidas.

O motor de tal máquina deve funcionar corretamente em relação ao cão de alimentação, bem como a pressão do calcador, caso contrário, a agulha não penetrará nas camadas mais profundas e, portanto, não será capaz de se conectar com a linha da bobina.

Isto significa: Quanto mais espessos os tecidos, mais forte deve ser o motor. A maioria das máquinas profissionais normalmente já tem um motor integrado que pode lidar com várias camadas de jeans sem nenhum esforço.

Mas aqui também há diferenças fundamentais quando se trata de trabalho particularmente exigente.

Fatos que vale a pena conhecer sobre máquinas de costura

Até agora, resumimos uma ampla gama de informações sobre máquinas de costura. Para finalizar o guia, gostaríamos de mencionar alguns pontos abaixo que podem ser importantes em relação ao tópico de máquinas de costura.

Como surgiu a máquina de costura?

Até meados do século 18, era necessário que as costureiras usassem uma agulha de costura típica para fazer roupas. Nos primeiros séculos, isto consistia de ossos, ossos ou chifres.

Só no século XIV foi criada a primeira agulha feita de ferro, que por muitos anos foi uma das principais ferramentas usadas para fazer roupas.

A primeira tentativa de usar uma máquina para costura foi feita por Charles Frederick Wiesenthal em 1755. A máquina naquela época consistia em uma construção muito simples que funcionava com uma agulha de dois pontas.

O princípio da máquina ainda hoje é usado dentro da indústria de bordados.

As máquinas de costura antigas são mais difíceis de operar que os modelos mais novos. (Fonte da imagem: pixabay.com / Tama66)

A máquina de costura real que podia ser usada para trabalhos regulares foi projetada por Thomas Saint, um inglês, em 1790.

Ele até patenteou o modelo, que trabalhava com uma agulha bifurcada, um picador e uma agulha de gancho. A máquina suportava o chamado ponto de corrente.

No entanto, foi muito tempo antes que a máquina de costura suportasse a forma como a conhecemos hoje.

Embora Elias Howe já tivesse criado uma máquina semelhante em 1846, Singer refinou seu trabalho após 1851 e apresentou as primeiras máquinas de costura utilizáveis industrialmente.

Naquela época, ao contrário de hoje, as máquinas ainda eram acionadas a pé. O acionamento elétrico, que agora conhecemos das máquinas de costura domésticas, não se desenvolveu até muito mais tarde.

Quem são os fabricantes de máquinas de costura mais conhecidos?

Ao procurar a máquina de costura certa, você se deparará com muitas marcas. A questão é qual deles é recomendável e também entrega bons produtos.

Em alguns casos - especialmente se você já está familiarizado com máquinas de costura e costura - você não pode negar a preferência por uma determinada marca. Portanto, nenhuma declaração geral pode ser feita aqui.

Entretanto, os seguintes fabricantes de máquinas de costura se estabeleceram na Alemanha

  • Pfaff
  • Cantor
  • Irmão
  • Carina
  • AEG
  • Janome

Deve-se notar que alguns fabricantes são especializados exclusivamente na produção de máquinas de costura domésticas, enquanto outros também oferecem modelos overlock, assim como máquinas de costura e bordados combinados.

Como você aprende a usar uma máquina de costura atualmente?

Por muito tempo, a máquina de costura foi indispensável para fazer roupas e outros trabalhos. Naqueles dias, as pessoas eram treinadas como alfaiates.

Esta profissão ainda existe hoje, mas é muito menos comum.

Nos tempos modernos, a maior parte das pessoas busca a costura como um hobby, mas nunca teve o treinamento apropriado.

Como alguém se ensina a usar uma máquina de costura corretamente varia muito. Alguns aprendem enquanto manuseiam a máquina, outros usam instruções da internet.

Há também cursos especiais, por exemplo, no centro de educação de adultos, que você pode fazer. Se você tiver acesso a uma boa loja de tecidos, você também encontrará avisos oferecendo cursos lá de vez em quando.

Portanto, ainda é possível aprender como usar uma máquina de costura corretamente hoje em dia.

Fonte da imagem: unsplash.com / Volha Flaxeco

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas