Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

65Horas investidas

24Estudos avaliados

139Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de máquina de costura overlock 2021. Aqui nós apresentamos todas as máquinas de costura overlock que testamos.

Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web. Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor máquina de costura de overlock para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar uma máquina de costura de overlock.




Máquina de costura overlock: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma máquina de costura overlock

O que quer que você queira comprar uma máquina de costura overlock, você terá suas razões. Talvez você tenha acabado de ver uma boa oferta em uma loja de descontos ou tenha ouvido falar sobre essas máquinas de costura e queira saber se você pode usar uma.

É como muitos outros produtos: algumas pessoas juram por uma máquina de overlock e outras acham que ela é inútil. Portanto, é importante que você e seu futuro trabalho de costura pensem sobre algumas questões.

Esta é a única maneira de descobrir se uma máquina de costura com overlock é adequada para você.

Como é uma máquina de costura com overlock?

Uma máquina de costura overlock é um tipo especial de máquina de costura. É diferente apenas na aparência. Notáveis à primeira vista são os muitos carretéis grossos de fio e a aparência geral volumosa.

Em geral, uma máquina com overlock parece mais compacta, mas também mais volumosa. Em termos de peso, um overlock também é muito mais pesado do que uma máquina de costura convencional.

A vantagem é que você precisa de menos espaço para configurá-lo. O overlock costura com duas agulhas e quatro ganchos. Parece complicado, mas esta máquina de costura pode produzir costuras valiosas.

Também pode ser usado para selecionar muitos tipos de pontos que seriam impossíveis de serem costurados com uma máquina de costura normal. À direita do calcador, cada máquina de sobretravamento tem duas facas.

Estes são usados para cortar o tecido diretamente ao lado da costura. Para que você possa costurar as costuras perfeitas com esta máquina de costura. Eles sempre parecem limpos e como se fossem feitos industrialmente.

O que uma máquina de costura overlock pode fazer?

A principal tarefa de uma máquina de costura overlock é que ela costura bem as costuras ou bordas de acabamento.

Ao mesmo tempo, ele corta o tecido costurado diretamente ao lado da borda. Isto resulta em uma costura muito estável. O overlock é capaz de costurar várias camadas de tecido umas em cima das outras.

Isto é possível graças aos alimentadores que garantem que as camadas de tecido não se desloquem.

As máquinas de costura overlock lidam bem com todos os tipos de tecido. (Fonte da imagem: pixabay.com / pasja1000)

Mesmo tecidos grossos como couro ou jeans podem ser costurados facilmente com esta máquina de costura. Por coser com duas agulhas e várias linhas, não é problema para esta máquina de costura costurar tecidos elásticos. As costuras são tão flexíveis que não se desfazem mesmo sob uso pesado.

Tais costuras também podem ser costuradas com uma máquina de costura convencional?

Em princípio, uma máquina de costura normal pode, é claro, costurar bordas. Mas você deve ter em mente que você tem que costurar uma costura de acabamento com os três passos seguintes consecutivos para obter um resultado limpo

  1. Coloque dois tecidos um em cima do outro e cosa uma costura reta.
  2. Apare a costura com um cortador rotativo ou uma tesoura exatamente na mesma largura.
  3. Termine a costura restante com um ponto em ziguezague.

Uma máquina overlock faz exatamente estes três passos em uma única operação. Ele faz isso com muita precisão e em uma velocidade muito alta.

Entretanto, se você quiser trabalhar com tecidos grossos, sua máquina de costura convencional pode não ser capaz de trabalhar com essas camadas de forma limpa. Eles escorregarão durante a costura ou a linha da bobina pode ficar emaranhado nos tecidos.

A frustração é inevitável! Você também pode ter problemas ao costurar com tecidos elásticos como jersey. Então as costuras rígidas podem ser desfeitas muito rapidamente quando os tecidos são movimentados.

O que uma máquina de overlock NÃO pode fazer?

Basicamente, o overlock é projetado apenas para bainhas e bordas. Seu programa padrão é costurar dois tecidos diferentes ordenadamente juntos. Ele faz isso bem e pode fazer isso bem.

O que ele não pode fazer, por exemplo, é costurar uma botoeira. Você pode enganar o quanto quiser, mas nunca vai funcionar. Você precisa de uma máquina de costura convencional para isso.

Um overlock também falhará com a maioria dos pontos decorativos. Se você quiser costurar letras ou pequenas flores como pontos decorativos, você não terá nenhuma chance com uma máquina de overlock. Isto só pode ser feito com uma máquina de costura que tenha pontos decorativos suficientes.

Você não pode costurar furos de botões com uma máquina de sobretravamento. Também não é possível costurar em botões. (Fonte da imagem: pixabay.com / MabelAmber)

Se você quiser costurar muitas curvas, você vai encontrar rapidamente os limites de uma máquina de overlock, mesmo assim. Por exemplo, se você quer fazer pequenos corações como objetos decorativos, você precisa costurar distâncias curtas e muitas curvas. Você se desesperaria com um overlock!

É complicado de usar?

Uma máquina de costura overlock pode parecer complicada à primeira vista, mas isso é apenas porque ela tem tantos carretéis de linha - pelo menos quatro. É claro que você tem que enfiar os quatro fios corretamente de acordo com as instruções.

Caso contrário, você não terá uma costura limpa. A primeira coisa que você precisa saber é que um overlock quase sempre chega à sua casa devidamente enfiado. Ou eles lhe mostrarão como fazer isso em uma loja local e você pode levar a máquina para casa como ela é, ou ela será entregue em sua casa em uma caixa pronta para ser enfiada.

É melhor tirar uma ou mais fotos do estado da fábrica da sua nova máquina de costura imediatamente.

Desta forma você pode sempre verificar mais tarde quando você mesmo tiver que enfiar os fios. Este é o caso, no máximo, quando o carretel de linha estiver vazio ou quando você quiser usar outras cores. Os fabricantes de máquinas de overlock facilitam ao máximo o seu trabalho. Na maioria dos casos, um DVD está incluído que mostra passo a passo como enfiar a sua máquina de overlock.

Além disso, a guia da linha na própria máquina de costura é desenhada em várias cores. Com um pouco de prática, você mesmo será capaz de enfiá-lo rapidamente. A tensão correta da linha também assusta a maioria dos esgotos com antecedência.

Mas isto é infundado. Você tem que ajustar a tensão manualmente, mas isto é perfeitamente viável até mesmo para iniciantes. Para máquinas de costura overlock de alto preço, entretanto, agora também existem modelos que ajustam a tensão da linha automaticamente.

Que tipo de linha eu preciso para a máquina de costura overlock?

Basicamente, um overlock pode usar qualquer tipo de linha - incluindo a linha que você usa em sua máquina de costura convencional. Entretanto, se você tiver visto um overlock em um folheto, você terá notado que são usadas bobinas muito maiores.

Isto faz sentido, porque a máquina de costura overlock foi projetada para costurar costuras longas retas a uma alta velocidade. Isso consome muita linha de costura e é por isso que existem bobinas muito grandes, especialmente para sobreposições.

Você pode comprar bobinas prontas com fio um pouco mais fino. A maior parte do comprimento do fio é de 1000 metros. Isto não é surpreendente, porque às vezes quatro linhas são costuradas em uma única costura. Isto significa que a costura não é tão grossa.

Portanto, faz sentido manter vários carretéis de fios de cores diferentes em estoque. Dessa forma, você pode escolher rapidamente o fio certo para seus tecidos. A propósito, as mesmas cores nem sempre têm que aparecer em uma costura. Você pode criar efeitos interessantes usando vários fios de cores diferentes.

Quais alternativas existem para uma máquina de costura convencional?

Como alternativa a uma máquina de costura com overlock, você pode comprar uma máquina de costura convencional, por exemplo, uma máquina de costura de tábua plana. Estes modelos são um pouco mais baratos.

Também existem máquinas de costura computadorizadas para facilitar a costura. Se seus filhos gostariam de tentar costurar, existem máquinas de costura especiais para crianças. Eles são projetados para mãos menores e, portanto, são mais fáceis de manusear pelas crianças.

Decisão: Quais são os tipos de máquinas de costura com sobretravamento e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, você pode distinguir entre 3 tipos diferentes de máquinas de costura de sobretravamento

  • Máquina de costura convencional com pontos de overlock adicionais
  • Máquina de costura overlock
  • Máquina de costura de tampas

Nesta tabela gostaríamos de lhe dar uma breve visão geral dos pontos fortes e fracos de cada tipo:

tipo máquina de costura convencional máquina de costura overlock máquina de costura de cobertura
ponto simples x - -
costuras multicoloridas - x x
tecidos elásticos x x x
costuras decorativas x - x
muitas camadas de tecido (x) x x
corte de bordas - x -

(x) também é possível, dependendo do modelo

O que distingue as máquinas de costura convencionais com pontos de overlock e quais são as vantagens e desvantagens?

Com uma máquina de costura computadorizada normal, você pode fazer praticamente todos os trabalhos de costura. Desde simples costuras retas até buracos de botão, há uma ampla gama de possibilidades. Quase todas as máquinas de costura podem manusear pontos decorativos.

Um desses pontos decorativos também é um ponto de overlock - pelo menos é assim que é chamado. Claro, não pode ser comparado ao ponto de uma verdadeira máquina de overlock, mas chega bem perto. O ponto de overlock deve ser sempre usado quando você quiser costurar costuras elásticas.

Vantagens
  • Está disponível em quase todas as máquinas de costura
  • Perfeito para tecidos elásticos
  • Você só precisa de uma máquina de costura
  • É fácil de usar
Desvantagens
  • Só pode cortar facilmente as bordas
  • Os lados dos tecidos não podem ser cortados perfeitamente porque as facas estão faltando

O que distingue uma máquina de costura clássica de overlock e quais são as vantagens e desvantagens?

Uma máquina de costura overlock é uma máquina autônoma que faz parte do trabalho de projetos de costura por conta própria. Cose uma costura reta e termina a costura restante ao mesmo tempo.

Vantagens
  • As costuras e bordas são perfeitamente serrilhadas em uma única etapa
  • Múltiplas camadas de tecido são costuradas com firmeza
  • Ideal para tecidos elásticos
  • Costuras decorativas podem ser costuradas em múltiplas cores
  • Prático para costura de roupas
  • Alto número de pontos por minuto
Desvantagens
  • Não substitui uma máquina de costura convencional
  • Apenas costuras retas longas podem ser costuradas

O que distingue uma máquina de costura de cobertura e quais são as vantagens e desvantagens?

Uma máquina de costura de tampas parece similar a uma máquina de costura de sobretravamento, mas em princípio é uma máquina independente. A máquina de tampa é projetada para costurar bainhas perfeitas. Com esta máquina de costura você também pode costurar no centro do tecido porque as facas estão faltando.

A principal área de aplicação é o bainha. Então, se você quiser costurar ao redor de uma bainha, você pode salvar vários passos com uma máquina de ponto de cobertura.

Vantagens
  • As bainhas perfeitas podem ser costuradas
  • Uma costura pode passar pelo centro do tecido
  • As costuras podem ser multicoloridasL
Desvantagens
  • Não há facas disponíveis
  • Guia de linha mais complicado
  • Pouco uso, exceto para bainhas

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar as máquinas de costura overlock

A seguir, gostaríamos de mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar as máquinas de costura overlock. Isto tornará mais fácil para você decidir se uma determinada máquina de costura de sobretravamento é adequada para você ou não. Em resumo, estes são:

  • Número de bobinas de linha
  • Número de agulhas de costura
  • Número de pontos possíveis / pontos decorativos
  • Alimentadores
  • Auxílio de rosqueamento
  • Tensão automática

Número de bobinas de linha

Todas as máquinas overlock disponíveis comercialmente são equipadas com pelo menos quatro bobinas de linha. Este número é definitivamente suficiente para bordas de serging com pontos diferentes.

Há também algumas máquinas na faixa de preço superior que fornecem cinco cones. Você deve considerar este overlock se você costura muitas peças de vestuário cujas costuras estão estressadas (por exemplo, jeans).

A quinta linha está lá para costurar uma costura de segurança extra. Isto torna quase impossível a separação de tal costura devido ao uso excessivo.

A maioria das máquinas de costura overlock trabalha com 4 bobinas de linha. (Fonte da imagem: pixabay.com / nickelbabe)

Como as costuras são costuradas de forma muito invisível com uma máquina de costura oval, não é absolutamente necessário manter um monte de fios coloridos em estoque para escolher. É bastante suficiente usar um fio claro para tecidos claros e um fio escuro para tecidos escuros.

Também não é necessário costurar com todos os quatro ou cinco carretéis de linha. Depende sempre do ponto que você está usando. Alguns pontos são costurados com apenas dois ou três carretéis de linha.

No entanto, o padrão para máquinas de costura com sobretravamento é de quatro bobinas de linha. Se você precisa da quinta linha depende de seus projetos de costura.

Número de agulhas de costura

A maioria das máquinas de costura overlock são equipadas com duas agulhas paralelas. Ao usar duas agulhas ao mesmo tempo, você pode costurar a maioria dos pontos. Às vezes, apenas uma agulha é suficiente. A propósito, você determina a largura dos pontos quando você usa as agulhas de costura.

Dependendo se você usa ambas as agulhas ou apenas a agulha direita ou esquerda, você varia a largura do ponto. Dependendo do uso, a largura do ponto é de 4 mm ou 6 mm. Não há outra maneira de mudar a largura dos pontos em uma máquina de costura com sobrelock.

Os overlocks de alto preço às vezes até têm uma terceira agulha de costura. Se você precisa disso depende de seus projetos, é claro. Normalmente, duas agulhas em uso simultâneo são bastante suficientes para limpar as bordas.

Número de pontos possíveis / pontos decorativos

Normalmente uma máquina de costura com overlock é usada apenas para arrumar as bordas. Um grande número de pontos decorativos não é realmente necessário aqui. Você deve usar sua máquina de costura comum para isso.

Mas as costuras nas bordas também têm que atingir certas qualidades. O ponto de corrente simples está disponível em todas as máquinas de costura com overlock. Com este ponto você normalmente pode terminar todas as bordas.

Se você quiser costurar collants ou leggings, por exemplo, você deve se certificar de que haja uma costura de costura plana. Esta costura de meia é especialmente útil para costurar tecidos muito finos e esticados.

Além disso, esta costura parece ter sido produzida industrialmente. Há também algumas costuras de segurança que podem ser encontradas em algumas máquinas de overlock. Com estas costuras, outra costura reta é cosida sobre a costura de overlock real ao mesmo tempo. Isto dá à costura um visual muito bonito e também é muito durável.

Portanto, se você quiser costurar muitos jeans, este ponto decorativo é muito importante para você. Isto também é verdade se você quiser costurar biquínis ou roupas íntimas, por exemplo.

Cães de alimentação

Cada máquina de costura com overlock tem pelo menos um cão de alimentação. Esta parte adicional é usada para alimentar a camada de tecido. É por isso que você não tem que alimentar os tecidos você mesmo.

O primeiro cão de alimentação está sempre no fundo da área de costura da máquina. Entretanto, se você tem várias camadas de tecido que você quer costurar, um único cão de alimentação pode não ser suficiente.

As diferentes camadas de tecido mudarão durante a costura e uma costura limpa não será possível. Por esta razão, muitas vezes há um segundo cão de alimentação como parte adicional. Isto é ligado à parte superior da agulha e, portanto, também é chamado de "cão de alimentação superior".

As camadas de tecido são assim presas dentro dos dois cães de alimentação e não podem mais escorregar durante a costura. Somente você pode decidir se você precisa de um segundo cão de alimentação para costura. Normalmente você pode comprar um segundo cão de alimentação como uma parte extra.

Auxiliar de enfiamento

Cada máquina de costura com sobretravamento tem vários carretéis de linha. Cada linha em um carretel corre de forma diferente em direção à agulha. Assim, com quatro bobinas de fio, há quatro maneiras de tensionar o fio. Isto nem sempre é fácil.

Normalmente, toda máquina de costura tem o trajeto de cada linha marcado na máquina. Você só tem que guiar o fio corretamente. Os diferentes caminhos dos fios são codificados por cores. Você deve ser muito cuidadoso ao enfiar a linha para que a máquina de costura possa funcionar corretamente. O menor erro pode produzir um resultado de costura ruim.

A rosca da linha de costura muitas vezes não é tão fácil. Uma ajuda de rosqueamento pode, portanto, ser muito útil. (Fonte da imagem: pixabay.com / PublicDomainPictures)

A maioria das marcas vem com um DVD junto com as instruções. Você deve estudar este DVD cuidadosamente e fazer exatamente o mesmo. No entanto, há filmes na internet para quase todas as máquinas de costura com overlock que explicam o guia exato da linha.

Coloque seu smartphone ou tablet ao lado da máquina e execute o filme. Então você pode enfiar exatamente cada um dos tópicos. Uma vez que você tenha se familiarizado com sua nova máquina de overlock, a rosqueamento não será mais um problema. Como sempre, é uma questão de prática.

Ajustando a tensão da linha

Uma vez que as linhas estejam corretamente enfiadas na máquina de costura, a tensão da linha deve ser ajustada. Uma boa costura só pode ser costurada com a tensão correta da linha. A tensão depende principalmente do tecido que você está usando.

A maioria das máquinas de costura com sobretravamento tem que ser ajustada manualmente. Há algumas rodas na máquina que precisam ser giradas. Com um pouco de prática ou costura em peças de teste, você pode ajustar rapidamente a tensão correta da linha.

Entretanto, você mesmo deve se lembrar da configuração correta se quiser usar os mesmos tecidos novamente mais tarde. No segmento de preço mais alto você também pode encontrar máquinas overlock que oferecem tensionamento automático do fio.

Você prende as duas peças de tecido sob o calcador e a máquina detecta automaticamente a tensão correta do fio. Você não precisa ajustá-lo você mesmo. Entretanto, os fabricantes pagam muito por esta função adicional. Você tem que decidir por si mesmo se você realmente precisa disso.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas