Imagem de máquina de costura realizando o acabamento em tecido.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site de resenhas na internet. Se você está procurando uma máquina de costura para confeccionar roupas ou fazer pequenos reparos, é importante escolher o modelo ideal para você.

Com uma máquina de costura overloque você terá a liberdade de criar com tecidos. Além de ajudar você a costurar, esse tipo de máquina dá acabamento nas bordas, tornando-a muito mais versátil e eficiente.

Por isso, se você está pensando em montar um ateliê de costura, mas não sabe qual máquina overloque escolher, confira abaixo os modelos que selecionamos para que você possa ter em mãos o equipamento perfeito para as suas produções.

Primeiro, o mais importante

  • Por se tratar de um modelo semi-industrial ou industrial, as máquinas de costura overloque tendem a custar um pouco a mais que suas concorrentes.
  • As máquinas de costura ocupam espaço, então vale a pena deixar um local separado previamente para acomodá-la.
  • Consulte quais são os tipos de pontos de costura que o modelo é capaz de produzir antes de escolher a máquina mais útil para você.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores máquina de costura overloque do mercado

Se você tem dúvidas entre qual modelo de máquina de costura é ideal para suas atividades, veja abaixo o Ranking com alguns modelos que separamos para que você comece a costurar sem inconvenientes.

1º – Máquina de costura overloque doméstica – Fox

Com velocidade de 1.000 pontos por minuto, a máquina de costura overloque, da Fox, pode ser considerada como um modelo portátil, já que atende com eficiência tecidos leves e médios.

Com duas agulhas, capacidade para quatro linhas e motor elétrico acionado via pedal, essa máquina de costura overloque é perfeita para quem deseja realizar pequenos serviços domésticos ou quer um equipamento para iniciar um negócio.

2º – Máquina de costura overloque semi-industrial – Starmac

Desenvolvida para trabalhos de costura mais pesados, a máquina de costura overloque semi-industrial da Starmac é ideal para fazer acabamentos em qualquer tecido, até mesmo em lã e malhas mais grossas.

Produzida completamente com peças de aço, ela garante muito mais resistência e durabilidade. Com motor acoplado e compartimento de óleo para a troca manual, ela possui modelos em 110 ou 220 volts.

3º – Máquina de costura overloque 1000 – Elgin

Perfeita para uso comercial e doméstico, o modelo da Elgin possui velocidade de 1.300 pontos por minuto e com eixo de transmissão feito em aço, o que garante uma maior durabilidade e resistência do aparelho.

Com iluminação própria e braço-livre para costuras tubulares, essa máquina de costura overloque permite que você faça de barras, bainhas enroladas e punhos, sendo a peça perfeita para completar o seu ateliê.

4º – Máquina de costura overloque e ultralock 8002D – Janome

Além do ponto overloque, o modelo da Janome permite que você faça pontos em cadeia e ultralock, reunindo em um modelo a praticidade do design de máquinas domésticas com a qualidade do ponto industrial.

Perfeita para realizar costuras de segurança e acabamento, esse modelo permite que você costure utilizando duas agulhas ao mesmo tempo e até quatro linhas, sendo ajustável a diversos tipos de tecido.

Guia de Compra

Se você está à procura de uma máquina de costura overloque para chamar de sua, mas não sabe por onde começar a procurar, não se preocupe, pois, a seguir você descobrirá todos os pontos essenciais para saber antes de comprar sua máquina de costura overloque.

Além disso vamos comparar com outros modelos, trazer seus preços, locais de venda, entre outros. Tudo para que você saiba escolher a melhor para suas necessidades!

Homem e mulher asiáticos conversando, mulher está operando uma máquina de costura e ele está ao lago com um caderno e lápis na mão.

A máquina de costura overloque permite realizar simultaneamente a costura e o chuleio – o acabamento da borda do tecido, que evita que ele desfie. (Fonte: Viacheslav Iakobchuk / 123RF)

O que é uma máquina de costura overloque?

A máquina de costura overloque nada mais é do que um equipamento de costura industrial, que funciona de forma dupla, realizando simultaneamente a costura e o chuleio – o acabamento da borda do tecido, que evita que ele desfie.

Assim, uma máquina de costura overloque é um item essencial para quem deseja criar suas próprias roupas, já que é a principal responsável pelo acabamento dos barrados e punhos.

Qual a diferença entre uma máquina de costura overloque e uma máquina doméstica?

Uma máquina de costura é um aparelho que funciona por ação mecânica — através de pedal — ou motor elétrico, que faz seu mecanismo funcionar.

Em essência, trata-se do mesmo tipo de aparelho, porém o acabamento fornecido pela máquina overloque é o grande diferencial entre ela e os modelos domésticos.

Para saber mais detalhes sobre a diferença entre as máquinas de costura domésticas e overloque, confira a tabela abaixo:

Máquina de costura doméstica Máquina de costura overloque
Tipo de ponto realizado Permite que você costure utilizando ponto linear Além do ponto linear, realiza o chuleio das bordas do tecido
Espessura dos tecidos A maioria dos modelos é compatível com tecidos finos e delicados Permite que você costure tecidos mais espessos e densos
Preço Modelos domésticos são mais econômicos Por se tratar de um equipamento de uso profissional, é mais caro que uma máquina doméstica

Qual modelo escolher: Overloque, interloque e ultralock?

Overloque, ultralock e interloque são termos comuns para quem se interessa pelo mundo das costuras, mas pouco comuns para quem está ingressando agora no universo dos artesanatos com tecidos.

De forma geral, esses três tipos de máquina de costura podem ser classificadas como overloque, porém, existem diferenças entre o padrão de costura, que determinam diretamente o acabamento que pode ser obtido nos tecidos.

Em comum, elas realizam simultaneamente a costura e o chuleio. Para isso, pelo menos dois grupos de fios são utilizados para dar o acabamento perfeito nos tecidos. Porém, a densidade dos tecidos e o tipo de ponto realizado é o que diferencia essas máquinas.

Para compreender melhor a diferença entre esses tipos de máquina, confira a tabela comparativa abaixo e compare os três tipos de máquina de costura.

Máquina Overloque Máquina Interloque Máquina Ultralock
Tipo de costura A costura reta e o overloque ocorrem ao mesmo tempo É possível escolher entre a costura reta e o overloque Ponto de cadeia
Quantidade de agulhas e fios Uma agulha e três fios Duas agulhas e quatro fios Duas agulhas e dois fios
Tipos de tecido suportado Tecidos delicados, jersey e malhas Recomendada para tecidos pesados, como jeans Indicada para tecidos delicados
Indicação de uso Indicada para uso profissional e doméstico Indicada para uso profissional Indicada para uso doméstico

Apesar de conseguir oferecer o acabamento nos tecidos, a máquina ultralock não consegue realizar o mesmo acabamento que a overloque tradicional ou interloque, já que o padrão de ponto é em cadeia.

Por isso, esse tipo de máquina tende a ser mais barata que modelos de overloque tradicionais, já que são indicadas para o uso doméstico.

Como montar um ambiente perfeito para costurar com minha máquina overloque?

Um cuidado muito especial e importante a ser tomado é criar uma estrutura adequada ao tipo de máquina que você possui.

Máquinas de costura overloque são, via de regra, mais pesadas que máquinas de costura convencionais. Além disso, pelo tipo de costura realizada, é preciso uma estrutura reforçada para manter a máquina no lugar, sem riscos para acidentes.

É preciso também estar atento a iluminação do ambiente durante o momento da costura, afinal, por se tratar de uma atividade com detalhes, a visão da peça e dos detalhes da costura é essencial para que sua roupa tenha um perfeito acabamento.

Mãos de uma mulher costurando tecido em máquina de costura.

A máquina overloque é mais pesada que uma convencional. (Fonte: Vitaly Agababyan / 123RF)

Posso transportar minha máquina de costura?

Sim, principalmente quando se trata dos modelos semi-industriais e modelos domésticos. Embora você possa precisar de ajuda com os modelos semi-industriais, já que são mais pesados, é possível transportá-los mesmo em grandes distâncias no porta-malas de um carro.

Os modelos domésticos são mais leves e alguns modelos já contam com alças de suporte, permitindo que sejam mais fáceis de transportar entre ambientes.

Quanto custa?

Os preços da máquina de costura overloque podem variar muito. Principalmente de acordo com as funções, mas a marca também pode baixar ou elevar o preço.

Você encontra esse tipo de máquina de R$ 400 a R$ 3.000. As mais baratas são as domésticas, sendo as mais cara industriais.

Onde comprar?

É possível encontrar máquinas de costura em lojas especializadas ou em grandes lojas de departamento com setores de utilidades para o lar.

Você também pode encontrá-las na internet em sites como Amazon, Submarino ou Americanas. Todos os modelos exibidos nessa resenha podem ser encontrados na internet, no site da Amazon. Comprando online você tem mais opções de escolha e encontra as melhores ofertas.

foco

Você sabia que o primeiro modelo de máquina de costura doméstico foi desenvolvido em 1830 por Barthélemy Thimmonier, um alfaiate francês?

Critérios de compra: O que considerar ao comprar uma máquina de costura overloque

Se você pretende comprar sua primeira máquina de costura overloque ou trocar o modelo que você já tem por um outro, é importante considerar alguns critérios para fazer a melhor escolha.

Verifique cada um dos critérios abaixo para entender um pouco mais sobre o funcionamento e as funcionalidades de uma boa máquina de costura.

  • Material
  • Mecanismo de funcionamento
  • Tipo de pontos
  • Resistência dos tecidos
  • Voltagem

Analise com atenção cada um desses pontos para não se arrepender e ter certeza que sua máquina de costura seja útil para suas necessidades.

Material

Hoje a maioria das máquinas de costura possuem o maquinário interno produzido em metal, contando com uma estrutura externa de materiais plásticos.

No caso das máquinas de costura industriais e semi-industriais, elas já são inteiramente desenvolvidas com peças de metal, tornando-as mais robustas, resistentes e duráveis.

Na hora de escolher, é importante ter em mente que as estruturas em metal são mais pesadas, por isso, mais difíceis de transportar. Por isso, considere a relação entre durabilidade, resistência e peso antes de efetuar sua compra.

Imagem de pessoa costurando roupa.

As máquinas de overloque geralmente tem a parte interna feita de metal e a externa de plástico, exceto as industriais que, geralmente, são todas de metal. (Fonte: Robert Przybysz / 123RF)

Mecanismo de funcionamento

Quando se fala de máquina de costura, é preciso ter em mente que o mecanismo padrão de funcionamento é mecânico, que permite o vai e vem de suas agulhas. Esse vai e vem pode ocorrer de duas formas distintas: por ação mecânica ou elétrica.

  • Ação mecânica: O movimento das agulhas ocorre por tração manual, onde o pedal proporciona o movimento de alavancas; e por consequência, o movimento das agulhas.
  • Ação elétrica: A maioria das máquinas é ativada por um pedal, que nesse caso funciona como um botão, ligando um motor e promovendo o vai e vem.

No caso das máquinas de costura overloque, atualmente não se encontram modelos com maquinário manual.

Isso é compreensível já que esse tipo de equipamento foi desenvolvido para atender a demanda de tecidos mais grossos, portanto demandaria muito esforço ao costureiro manter o movimento da agulha sem o auxílio de um motor.

Tipo de pontos

Diferentes modelos de máquina de costura realizam diferentes tipos de pontos. Por isso, vale a pena conferir quais tipos de pontos você mais costuma usar e se o modelo que você escolheu é capaz de fazê-los.

No caso de máquinas do tipo overloque, existem dois pontos essenciais para serem feitos pela máquina: o chuleio e o ponto de segurança. Eles são feitos em conjunto e garantem a segurança e acabamento de suas roupas.

Conforme o tipo de máquina, esses pontos podem ficar mais ou menos próximos. Isso determina o tipo de acabamento de suas peças, deixando-as mais ou menos delicadas.

Por isso, fique atento ao tipo e espaçamento dos pontos para determinar o tipo de acabamento que suas peças terão.

Resistência dos tecidos

Antes de realizar a compra, é importante consultar as especificações do produto e quais tecidos ele é capaz de costurar.

As máquinas de costura domésticas são indicadas para tecidos mais finos e maleáveis, enquanto as máquinas semi-industriais são capazes de costurar tecidos mais grossos, como lã e até mesmo couro.

Vale lembrar que se você forçar sua máquina além de sua capacidade, além de não conseguir um bom trabalho, você também pode danificá-la.

Voltagem

Embora ainda seja possível encontrar alguns modelos que funcionam com pedais ou alavancas, é cada vez mais comum encontrar máquinas de costura com motores elétricos.

Nesse caso, é importante consultar a voltagem do produto, se ele é de 110 ou 220 volts. Em alguns casos, também é possível encontrar modelos bivolt, tornando-as mais práticas e adaptadas para essas duas voltagens.

(Fonte da imagem destacada: Иван Река / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.