Máquina de costura com linhas.
Ultima atualização: 12 de março de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

51Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um aparelho essencial para você fazer suas próprias roupas e realizar reparos: a máquina de costura Singer.

Famosa por figurar entre as melhores marcas de máquina de costura, a Singer conta com aparelhos modernos para diferentes objetivos e níveis de experiência.

Em meio a tantos modelos, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar a máquina de costura Singer ideal.




Primeiro, o mais importante

  • A máquina de costura Singer tem sido referência para costureiras profissionais e amadoras durante mais de um século.
  • A máquina de costura ideal para você, no entanto, vai depender do seu objetivo e do seu nível de conhecimento no processo.
  • Vamos mostrar para você quais são os fatores que diferenciam um modelo de outro e como escolher a melhor máquina de costura Singer.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de máquina de costura Singer: Nossas favoritas

O fato é que existe uma máquina ideal para cada tipo de costura e de habilidade. Com isso em mente, a Singer desenvolveu máquinas para atender a todos os gostos e bolsos.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de máquina de costura Singer disponíveis hoje em dia no mercado.

Máquina de Costura Singer Ultralock 14SH754BR

A Ultralock 14SH754BR é uma máquina de costura Singer doméstica, elétrica, que mede 26,5 cm de altura, 33,8 cm de largura e 28 cm de profundidade. Esse modelo, que pesa 8 kg, atinge velocidade de 1300 pontos por minuto.

Essa máquina conta com seis tipos de ponto overloque: estreito, largo, fecho plano, bainha enrolada, ponto cadeia e overloque com 2 fios. Esse modelo possui braço livre, que facilita costura em mangas, punhos e barras.

Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4411

A Facilita Pro 4411 é uma máquina de costura Singer doméstica, mecânica, que mede 39,5 cm de largura, 27,5 cm de altura e 16 cm de profundidade, além de pesar 6,4 kg. Esse modelo tem braço livre e costura com agulha dupla.

Essa Singer conta com 10 pontos, entre eles o ziguezague, reto, decorativos e 3 pontinhos. Com velocidade de até 1.100 pontos por minuto, essa máquina permite fazer o ajuste manual de pressão da sapatilha.

Máquina de Costura Singer Start 1306

A Start 1306 é uma máquina de costura Singer do tipo elétrica, que conta com 5 pontos, entre básicos e decorativos, e uma casa de botão. Esse modelo possui braço livre e costura com agulha dupla.

Além disso, essa máquina Singer tem apoio da base com nivelamento, para alinhamento da máquina, além de velocidade de 750 pontos por minuto e dimensão de: 26,5 cm de altura, 35,4 cm de largura e 15,3 cm de profundidade.

Guia de Compra

Seja para iniciantes no mundo da costura ou para profissionais, decidir entre as várias possibilidades de máquina de costura Singer pode ser uma tarefa difícil. Afinal, cada modelo serve a um propósito.

Para ajudar você, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar a máquina de costura Singer ideal.

Mulher usando máquina de costura.

Existe uma máquina de costura Singer para cada pessoa. (Fonte: gstockstudio / 123rf)

O que é uma máquina de costura Singer?

A máquina de costura Singer é uma das mais tradicionais e populares do mercado. E isso não é à toa. A Singer é uma marca fabricante de máquinas de costura que completou 160 anos de existência e está presente há 153 anos apenas no Brasil.

O fato é que a Singer se consolidou no mercado principalmente pela qualidade e durabilidade de suas máquinas, que em sua maioria possuem estrutura interna de metal, garantindo mais estabilidade durante a costura.

Além disso, a Singer se destaca por contar com uma assistência técnica, peças e acessórios de fácil acesso.

Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, a máquina de costura Singer se reinventou e hoje é possível encontrar modelos de vários tamanhos, com diferentes tipos de pontos e formas de funcionamento.

Algumas já vem, inclusive, com pontos de bordado e são capazes de fazer decoração em tecidos e costuras com agulha dupla.

Como surgiu a máquina de costura Singer?

Em 1851, o americano Isaac Singer patenteou a primeira máquina de costura com pedal. Ele fundou, então, a Singer, empresa que lançou o sistema de venda a prestações e deu visibilidade mundial à máquina.

Tanto que, em 1858, a Singer chegou ao Brasil e, em 1955, foi inaugurada a primeira fábrica no país, situada em Campinas, no estado de São Paulo.

Máquina de costura Singer Pretinha, costurando tecido vermelho.

A máquina de costura Singer “Pretinha” fez história no Brasil. (Fonte: SteenJepsen / Pixabay)

Já em 1960 surgiu a primeira máquina de costura Singer produzida em território brasileiro: o modelo 15C, conhecida como "pretinha". Foi então que a máquina de costura Singer dominou os lares brasileiros.

E, por conta da modernidade das máquinas e do sistema de vendas, a Singer fez história e revolucionou o modo de confeccionar roupas, além de contribuir para empoderamento da mulher.

Quais são os tipos de máquina de costura Singer?

São inúmeros os modelos de máquina de costura Singer. Mas, em linhas gerais, podemos categorizá-los entre as máquinas domésticas e industriais.

Como o nome diz, a máquina de costura Singer doméstica é voltada para a costura em escala menor, mas que podem ser usados por costureiros amadores e profissionais.

Além disso, a máquina doméstica é mais leve, pode ser portátil e conta com inúmeras funções para diferentes tipos de costuras.

Basicamente, existem dois modelos de máquina de costura Singer para uso doméstico: as mecânicas e as eletrônicas. Falaremos sobre elas em detalhes em Critérios de Compras.

Mãos costurando em uma máquina de costura.

A máquina de costura Singer doméstica é ideal para costuras do dia a dia. (Fonte: liccastyle / Pixabay)

Já a máquina de costura industrial é ideal para realizar criações em larga escala e com maior frequência. Esse tipo de máquina é fabricado com puro ferro, por isso é, em geral, mais pesada e maior, além possuir função limitada.

Além disso, as máquinas de costura domésticas mais modernas já são capazes de fazer 1500 pontos por minuto, enquanto que as máquinas de costura industriais podem atingir os 7000 pontos por minuto.

Veja abaixo as principais diferenças entre a máquina costura Singer doméstica e industrial:

Doméstica Industrial
Tipo de costura Menor escala e com menos frequência Larga escala e com maior frequência
Design Pode ser leve e portátil Pesada e grande
Funções Inúmeras Limitada
Pontos por minuto Até 1500 Até 7000

Como cuidar da sua máquina de costura Singer?

Por ser um aparelho, a sua máquina de costura Singer precisa de cuidados para que funcione adequadamente e tenha vida útil longa. Por exemplo, se a máquina de costura não estiver sendo utilizada, você deve mantê-la desconectada da tomada.

Além disso, você deve tomar cuidado para não deixar a sua máquina de costura Singer em locais com incidência direta e constante do sol. Isso pode alterar a cor da máquina.

Detalhe de linhas na máquina de costura.

Limpar, lubrificar e remover fiapos de linhas ajudam na manutenção da sua máquina. (Fonte: fotoblend / Pixabay)

Você também deve considerar usar um estabilizador de tensão, principalmente em máquinas eletrônicas, assim como é feito em outros produtos eletrônicos como TV ou computador.

Esse procedimento vai ajudar a proteger a máquina de costura Singer de oscilações bruscas de energia e eventuais queimadas que podem ocorrer.

Além disso, sugerimos alguns cuidados com relação à manutenção da sua máquina Singer como você confere a seguir:

  • Mantenha a máquina sempre limpa e lubrificada. Para isso, consulte o manual do produto.
  • Para lubrificação é recomendado o uso do “Óleo Lubrificante Singer”.
  • Faça a remoção de pó e fiapos de linha com regularidade.
  • Limpe a superfície da máquina com um pano macio e úmido de água.
  • Não utilize nenhum produto abrasivo ou químico, já que isso poderia estragar a superfície da máquina.
  • Troque a agulha da máquina de costura Singer sempre que aparentar estar cega ou torta.
  • Se você deixar de usar a máquina por um longo período, limpe-a e guarde-a com a capa de proteção.

Quais as vantagens e desvantagens da máquina de costura Singer?

Como vimos, são muitas as vantagens da máquina de costura Singer. A primeira é a marca de tradição, que já tem sua qualidade, eficiência e durabilidade firmadas no mundo e no Brasil.

Além disso, a Singer, que evoluiu ao longo das décadas, oferece, hoje em dia, uma variedade enorme de diferentes modelos.

Você vai encontrar máquinas que vão desde as básicas às mais complexas, com funcionalidades e características que atendem a todos os objetivos de costura.

Sem contar que você também vai encontrar a máquina ideal para o seu nível de experiência na costura, além de modelos e cores diversas.

Outra vantagem é que a maioria das máquinas da Singer possui estrutura interna em metal, que conferem mais estabilidade, e conta com tecnologia de ponta.

Além disso, por conta da sua tradição no mercado brasileiro, é fácil encontrar assistência, peças e acessórios em qualquer lugar.

Por outro lado, assim como todos os aparelhos que existem, a máquina de costura Singer também tem desvantagens. O fato é que a maioria dos modelos são acompanhados apenas de acessórios básicos.

Ou seja, será preciso que você adquira outros acessórios separadamente, o que pode pesar no seu orçamento. A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da máquina de costura Singer:

Vantagens
  • Tradição e qualidade
  • Variedade de modelos e funcionalidades
  • Possui estrutura interna de metal
  • Assistência, peças e acessórios fáceis de encontrar
Desvantagens
  • A maioria vem apenas com acessórios básicos inclusos

Quanto custa uma máquina de costura Singer?

O preço da máquina de costura Singer varia bastante em função do modelo, funções, recursos e acessórios. Em geral, você vai encontrar a máquina de costura Singer custando entre R$ 470 e R$ 7 mil.

É claro que você não precisa comprar o modelo mais caro. Nem sempre a mais cara será ideal para você. É preciso que você avalie a forma e a frequência que irá usar a máquina, além das funções que devem estar presentes no aparelho.

Onde comprar uma máquina de costura Singer?

Você vai encontrar a máquina de costura Singer à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia e Carrefour.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você terá mais opções de modelos e funcionalidade para escolher, além de preços mais competitivos. Sem contar que você ainda adquire a máquina de costura Singer do conforto da sua casa.

Critérios de compra: Fatores a considerar ao comprar a máquina de costura Singer

Antes de comprar a sua máquina de costura Singer você deve se perguntar: como e com que frequência irá utilizar o aparelho e para que tipo de costura.

A partir das suas respostas, é preciso conhecer quais são as características técnicas que vão corresponder aos seus objetivos e que diferenciam um modelo de outro.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a máquina de costura Singer:

  • Funcionamento
  • Tamanho e peso
  • Pontos
  • Funcionalidades
  • Acessórios

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e invista na máquina de costura Singer ideal.

Funcionamento

O primeiro fator que você deve levar em conta antes de comprar a sua máquina de costura Singer é a forma de funcionamento do aparelho.

Como vimos, considerando a máquina de costura Singer doméstica, você poderá escolher dois tipos de funcionamento: a mecânica ou a elétrica.

A máquina de costura Singer mecânica é a mais tradicional e adequada para quem não quer gastar muito. No entanto, nesse tipo de máquina, os pontos, comprimento e largura, são ajustados através de seletores manualmente.

E, justamente por isso, para manusear este tipo de máquina é preciso um conhecimento mais avançado do uso da máquina.

Máquina de costura Singer mecânica, costurando calça jeans.

Na máquina de costura Singer mecânica os pontos são ajustados manualmente. (Fonte: Divulgação Singer / Amazon)

Dessa forma, a máquina de costura Singer mecânica é indicada para que já tem mais experiência na arte de costurar, usa o aparelho com mais frequência e faz costuras mais pesadas.

Já a máquina de costura Singer elétrica é o modelo mais moderno e, por isso, é também mais cara. No entanto, essa é a máquina ideal para quem está começando a aprender a costurar.

Isso porque, a máquina de costura Singer elétrica faz praticamente todo o trabalho para você graças aos ajustes automáticos de largura e de comprimento, além do caseamento de botão automático e programa de pontos.

A máquina Singer elétrica é recomendada para que é iniciante ou não precisa costurar com tanta frequência.

Ou seja, na máquina de costura Singer elétrica os pontos são escolhidos por meio de teclas. Além disso, a máquina elétrica é mais silenciosa do que uma máquina mecânica.

Sem contar que a reparação de problemas em máquinas elétricas também é muito mais simples do que a das máquinas de costura mecânicas. Por tudo isso, a máquina de costura elétrica é recomendada para trabalhos mais leves, como aplicações, finalizações e pontos decorativos.

A seguir, você confere as principais diferenças entre a máquina de costura Singer mecânica e a elétrica:

Mecânica Elétrica
Funcionamento Manual Eletrônico
Custo Mais barata mais cara
Para quem é recomendada Costureiros experientes Iniciantes e costureiros eventuais
Tipo de costura Pesada e frequentes leves, finalizações e pontos decorativos
Barulho Maior Menor
Manutenção Complexa Simples

Tamanho e peso

Em seguida, recomendamos que você avalie o tamanho da máquina de costura Singer. Essa escolha vai depender, principalmente, do espaço que você tem disponível para acomodar o aparelho.

Você vai encontrar opções que vão desde as compactas até as máquinas muito grandes.

Em geral, você encontrará o aparelho com altura que varia entre 20 cm e 40 cm; já a largura pode oscilar entre 25 cm e 37 cm. A profundidade da máquina pode ser encontrada variando entre 14 cm e 35 cm.

Máquina de costura sobre mesa, com tecidos, linhas e botões.

Quanto menor a máquina de costura Singer mais fácil será de transportar e guardar. (Fonte: belchonock / 123rf)

Além disso, vale ressaltar que o peso da máquina de costura Singer também varia bastante e começa a partir de 5 kg.

Se você precisar transportar sua máquina com frequência ou precisar guardá-la, o ideal é optar por um modelo compacto e leve.

Por outro lado, se você for costurar bastante e tiver espaço de sobra, o melhor é escolher uma máquina de costura Singer que possa ficar fixa em um móvel, com espaço para seus materiais de trabalho.

Pontos

Outro fator que você deve levar em conta são os tipos de pontos que sua máquina de costura Singer oferece. Você vai encontrar modelos que oferecem os seguintes pontos:

  • Pontos básicos: Reto e zigue-zague. Esses pontos servem pregar zíper, unir tecidos e fazer acabamentos nas bordas.
  • Pontos essenciais: Ponto invisível, para fazer barras; e 3 pontinhos, para pregar elásticos e costurar lingerie.
  • Pontos flexíveis: Servem para costurar em tecidos que tem elasticidade como, por exemplo, a malha.
  • Pontos decorativos: São usados para embelezar e decorar suas criações.

Para costuras caseiras, pequenos ajustes e customização de roupas, as máquinas Singer com pontos básicos e essenciais são os mais recomendados. Já para criar patchwork e artesanato, você pode optar pela máquina de costura Singer com pontos decorativos.

Mas se o seu objetivo é ter um maior rendimento na costura, as máquinas de overloque são ideais, já que unem e cortam os tecidos simultaneamente, proporcionando um acabamento de alto nível.

foco

Você sabia que a Singer foi a primeira empresa americana no setor de aparelhos domésticos a transformar-se em uma multinacional de sucesso?

A marca também foi inovadora ao lançar a compra à crédito, permitindo que todas as classes sociais pudessem adquirir suas máquinas.

Funcionalidades

Verifique também quais são os recursos e funções que a máquina de costura oferece. Esse fator varia bastante dependendo do modelo.

O fato é que, se você vai costurar peças de roupa completas, você vai precisar de uma máquina de costura Singer com mais funções do que se fosse apenas fazer reparos.

Confira abaixo algumas das funcionalidades essenciais da máquina de costura Singer:
Alavanca da sapatilha com altura ajustável: Facilita a costura de camadas grossas de tecido.

  • Braço Livre: Facilita a costura de barras, punhos e mangas.
  • Casa de botão manual: Faz casas de botão em vários passos.
  • Casa de botão automática: Faz casas de botão em um único passo.

Acessórios

Por fim, recomendamos que você leve em conta quais são os acessórios que acompanham a sua máquina de costura Singer. Em geral, os modelos Singer vêm com vários acessórios incluídos como, por exemplo, agulhas, sapatilhas e pé calçador.

No entanto, se a máquina que você escolheu não contém todos os acessórios que você irá precisar, se certifique de que eles podem ser comprados separadamente com facilidade.

(Fonte da imagem destacada: fotoblend / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.