Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre máquina de costura, um eletroportátil que serve tanto para fazer para fazer pequenos reparos em peças do vestuário quanto para criar as suas próprias peças.

Há vários modelos de máquinas de costura disponíveis para a compra: modelos portáteis, máquinas de uso doméstico e aparelhos de uso industrial. Cada uma com suas funcionalidades em comum e suas particularidades.

São as suas necessidades que irão definir o modelo mais adequado a você, mas em geral, os modelos portáteis são bastante satisfatórios, pois são versáteis, leves e podem ser transportadas para diferentes ambientes. Nesse guia traremos todas as informações necessárias para sua compra.

Primeiro, o mais importante

  • A máquina de costura portátil pode ser usada tanto para fazer pequenos reparos, quanto para criar peças em diferentes modelos e tecidos. Esse aparelho é muito indicado para iniciantes, pela facilidade de uso, e também para profissionais.
  • As máquinas de costura portáteis são mais indicadas para costurar tecidos leves, já as máquinas de costura convencionais suportam tecidos mais pesados como o jeans.
  • Hoje em dia, manusear máquinas de costura é fácil. É possível aprender através de vídeo aulas e guias de costura. Há alguns modelos à venda que possuem painel digital para você selecionar as configurações de costura.

Você também pode gostar:

Ranking: As 7 melhores máquinas de costura

Aprender a costurar traz inúmeras vantagens: economia no conserto de peças, possibilidade de criar as próprias roupas e ainda servir como atividade de renda extra. Quer comprar uma dessas e usufruir desses benefícios? Selecionamos os melhores modelos para te ajudar nessa escolha. Confira abaixo:

1º – Máquina de Costura Premium – Elgin

A máquina de costura da linha Premium, da Elgin, faz 100 pontos, entre utilitários e decorativos, prega zíperes e botões, tem 8 modelos de caseado e tudo isso é pré-programado pela máquina, basta selecionar a opção por meio do painel de controle com visor LCD.

Depois de escolher um ponto, a largura e o comprimento são ajustados automaticamente, as principais opções são os 3 pontinhos para lingerie, ponto patchwork, overloque e ponto triplo para tecidos com elastano na composição.

2º – Máquina de Costura Portátil – Lenoxx

A máquina de costura portátil Multi Points, da Lenoxx, é feita com material reforçado, possui vários componentes e diversos recursos: 2 opções de velocidades que podem ser controladas por um pedal acionador e 12 tipos de pontos.

Essa máquina possui também lâmpada auxiliar para visualização da costura, pés antiderrapantes, braço livre, para costuras tubulares, ou seja, é possível alterar a posição do tecido sem perder o ponto, controle de direção de costura e uma gaveta para guardar acessórios.

3º – Máquina de Costura Bella – Elgin

A máquina de costura Bella da Elgin tem 6 opções de pontos: costura reta, ziguezague, tubular, 2 tipos de bainha invisível e retrocesso para reforçar o início e o fim da costura.

A costura é iluminada por uma luz de led, o controle de velocidade é feito por um pedal e o cortador de linha fica na tampa frontal da máquina. O produto vem com conjunto de acessórios e porta-objetos embutido.

4º – Máquina de Costura Start – Singer

A máquina de costura Start, da Singer, é capaz de fazer desde pequenos ajustes até customização de peças. A estrutura interna é de metal, possui base de nivelamento para alinhar a máquina e faz costuras paralelas e aplicações como nervuras com uso de agulha dupla.

Essa máquina tem seletor mecânico, emite pouco ruído e tem o braço livre, ideal para costurar em locais de difícil acesso, como mangas de camisa. Acompanha um kit de acessórios com peças para fixar diferentes tecidos (sapatilhas), pincél de limpeza, embalagem com agulhas e placa isoladora de dentes.

5º – Máquina de Costura Eletrônica Confidence – Singer

A máquina de costura eletrônica Confidence, da Singer, tem estrutura interna de metal, possui braço livre, tem 8 casas de botão e rebaixador que isola os dentes e auxilia na costura de bordados, botões e quilt.

Não é necessário usar pedal para acionar a máquina, pois ela conta com acionador em tecla iniciar/parar, tem controle manual de velocidade – atingindo até 800 pontos por minuto – e memória para guardar o estilo e sequência de pontos.

Possui ainda mesa extensora para ampliar a área de trabalho, luz de led para iluminar o tecido e melhorar a visualização e kit com pincel.

6º – Máquina de Costura – Janome

A máquina de costura da Janome é ideal para as costuras básicas, possui painel seletor com 14 opções de pontos, tem o braço livre, para costurar barras de calças e mangas e blusas, e pode ser usada em diversos tipos de tecidos, até jeans.

É indicada para acabamentos, aplicações, patchwork, consertos em geral, cerzido, customização de peças e aplicação de botão e zíper. A facilidade e praticidade em usar essa máquina a torna ideal para iniciantes.

7º – Máquina de Costura Eletrônica – Brother

A máquina de costura eletrônica da Brother tem 60 pontos, 8 caseados para botões e 6 pontos de aplique. Possui ainda posicionador de agulha, botão de liga e desliga, função de retrocesso e tem pontos utilitários, decorativos, tradicionais e quilting.

É ideal para qualquer tipo de costura, de roupas a objetos de decoração. É autovolt, ou seja, se adapta a voltagem da sua tomada, vem com kit de acessórios e possui mesa extensora, que auxilia na elaboração de peças em tamanhos grandes.

Guia de Compra

Costurar é uma profissão e também um hobby. Seja qual o motivo de você querer uma máquina de costura, é importante aprender todos os detalhes sobre esse aparelho para comprar o melhor modelo.

Nesse guia, nós vamos explorar a fundo tudo sobre essas máquinas para que você se torne uma costureira expert.

Imagem de mulher costurando.

Saiba como escolher a melhor máquina de costura para você. (Fonte: Jozef Polc / 123RF)

O que é uma máquina de costura e como utilizá-la?

O funcionamento de uma máquina de costura consiste no movimento consecutivo de uma agulha com linha que, ao passar pelo tecido, é laçado por outra linha que fica em uma bobina na parte inferior da máquina, esse movimento é chamado de ponto entrelaçado.

O movimento da máquina é impulsionado por um pedal ou motor elétrico. Existem vários tipos de pontos e é essa variedade de opções que diferencia um modelo do outro.

Alguns executam apenas pontos básicos e simples, enquanto outros são mais completos e executam também os pontos decorativos. Outra diferença é que algumas máquinas vêm com a opção de pregar botões e zíperes.

Assista o vídeo abaixo para ver como funciona a aplicação de um zíper com uma máquina de costura:

A costura feita em máquina dá um resultado final bonito e resistente e bem diferente do feito à mão, principalmente por causa da posição da linha na agulha, que na máquina fica na ponta inferior, e na agulha comum fica na ponta superior.

Outra grande diferença entre a costura feita à mão e pela máquina é que, na costura manual a agulha atravessa o tecido como um todo, e no caso da máquina apenas parte da agulha atravessa o tecido, entrelaçando a linha e gerando os pontos. Na máquina também é possível regular o tamanho do ponto.

O que devo saber sobre uma máquina de costura?

Para quem não conhece muito sobre as máquinas de costura, alguns termos usados na descrição das funcionalidades desse tipo de produto não são entendidos, vamos explicar para você o que significa cada um deles.

  • Braço livre: É um recurso que assim como o nome diz, deixa os seus braços livres para trabalhar, através da remoção da extensão da base da máquina, onde você apoia o tecido que está sendo costurado. Com a base mais fina fica mais fácil de costurar mangas de camisas, bainhas de calças e demais tecidos em formato tubular.
  • Cabeçote e pedal: É a parte de cima e da frente da máquina de costura, onde fica a agulha de costura e todas as engrenagens do equipamento. Já o pedal fica no extremo oposto, é a peça que você aperta com os pés e que dá a velocidade e o ritmo de costura.
    Alguns modelos não contam com o pedal, mas possuem controlador de velocidade, que desempenha exatamente a mesma função, de deixar o ritmo de costura mais rápido ou devagar, mas é acionado pelas mãos.
  • Caseador: É uma peça em formato de gancho com ponta bem afiada e que serve para abrir um espaço no tecido onde vai se pregado o botão, há diferentes tamanhos de caseador e algumas máquinas contam com diversas opções.
  • Sapata ou sapatilha: É uma peça que fixa o tecido na base da máquina de costura e impede que o mesmo saia de lugar. Há vários modelos, alguns servem para fazer a bainha ou pregar um zíper, outros para costurar tecidos específicos. A maioria das máquinas vêm com kit de acessórios e diversas opções de sapata.

Todas essas peças e funcionalidades podem ser encontradas na máquina de costura portátil, embora seja preciso observar que alguns modelos trazem mais variedades de pontos, caseados e sapatas do que outros.

Essas funcionalidades são as mesmas encontradas em máquinas tradicionais e industriais, a diferença fica no tamanho.

Quais as vantagens e desvantagens da máquina de costura?

A máquina de costura tem diversas vantagens: é leve e vem com alça transportadora, o que facilita o transporte para outros espaços como diferentes cômodos da casa, atelier e até para ambientes externos como a casa de clientes. Há modelos movidos à pilha e também a energia elétrica.

Apesar do tamanho, praticidade e preço reduzido, a máquina de costura portátil pode ser usada para costurar todos os tipos de roupas e tecidos: algodão, renda, cetim, malha, poliéster, entre outros. Pode ser usada para fazer pequenos reparos e consertos e também para costurar tecidos grandes como cortinas.

Pela facilidade de uso e manuseio, essas máquinas são uma excelente opção para quem está começando a aprender a usar e para aqueles que costuram por hobby.

Imagem mostra uma máquina de costura.

A máquina de costura não serve apenas para reparos, nela é possível desenvolver suas criações. (Fonte: Venturaartist / Pixabay)

Isso porque esses modelos costumam ser mais lentos que as máquinas convencionais, e isso ajuda a aprender como controlar o pedal de velocidade, não estraga o tecido com as costuras erradas e impede eventuais acidentes.

Mas não é só para os iniciantes e amadores que a máquina de costura portátil serve, ela também é indicada para pessoas que têm espaços pequenos e para aqueles que fazem da costura o seu meio de trabalho.

Mas lembre-se de que esse tipo de máquina não costura tecidos muito pesados como o couro, por exemplo, e também não pode ser muito exigida, pois apesar de cumprir com as mesmas funções das máquinas convencionais, são mais frágeis.

Apesar dessa limitação, esses modelos são muito modernos e tecnológicos, possuem controle de tensão, diversas opções de costura, luz de LED para iluminar o tecido e facilitar a visualização da costura, corta fio, entre outras novidades.

Há modelos ainda mais sofisticados que contam com painel LCD para selecionar as funções desejadas. Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre a máquina de costura portátil, listamos as principais vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a sua:

Vantagens
  • Executa diversos tipos de pontos, dos mais simples aos decorativos
  • Aparelho com tamanho e peso reduzidos e possui alça de transporte
  • Costura quase todos os tipos de tecido mais leves, algumas até jeans
  • É muito fácil de manusear, serve para profissionais e iniciantes
Desvantagens
  • Esse modelo não pode ser muito exigido e é mais frágil
  • São mais lentas do que outros tipos de máquinas de costura
  • Não são ideais para fazer reparos ou para costurar tecidos mais pesados

O que difere uma máquina de costura de outra?

Como já mencionamos anteriormente, há diferentes tipos de máquinas de costura: os modelos portáteis, os convencionais com apoio fixo e também os modelos industriais, recomendadas para empresas de confecção.

A dica é escolher uma máquina compatível com o uso que você vai fazer dela. Se for para uso próprio, uma máquina portátil já dá conta do recado.

Entretanto se seu objetivo é usar a máquina para trabalhar, é preciso refletir sobre que demanda você terá, quais serão os trabalhos que você vai oferecer e com quais tipos de tecido irá trabalhar.

Imagem mostra uma máquina de costurar antiga, da marca Singer.

A Singer foi a primeira empresa a fabricar máquinas de costura no mundo, ainda no século XIX. (Fonte: SteenJepsen / Pixabay)

A máquina de costura portátil faz tudo o que outros tipos de máquinas fazem, costura em diversas opções de pontos, funcionais ou decorativos, prega botões, zíperes e patchworks. Entretanto é mais lenta e não pode ser muito exigida.

A máquina de costura convencional, com apoio fixo, é recomendada para quem já tem experiência em costura e quer fazer trabalhos mais elaborados como criar modelos de roupa.

É preciso planejar em qual espaço ela vai ficar, pois essa máquina é muito pesada e não dá para ficar levando ela para qualquer lugar. A máquina industrial, por sua vez, é capaz de costurar malharia, fazer costuras decorativas, bordados, aplicar viés, entre outras funcionalidades.

Possui sistema de ajuste de comprimento, transmissão por correia dentada, trançador superior e inferior, sistema de lubrificação por silicone, protetor de olhos, dedos e de correia, entre outros.

As máquinas de costura fixas e portáteis são recomendadas para uso pessoal ou para costureiros autônomos, já a máquina industrial é recomendada para uso em grandes confecções, nunca para uso pessoal.

Preparamos uma tabela de comparação entre as máquinas de costura fixas e as portáteis, para que você possa conhecer os pontos positivos e negativos de cada modelo, e assim poder escolher o modelo que melhor se adapte às suas necessidades:

Máquina de costura portátil Máquina de costura fixa
Transporte Pode ser transportada para diversos ambientes, pois possui alça de transporte e é leve É preciso pensar em qual lugar a máquina será instalada, pois não é possível ficar mudando ela de lugar
Velocidade É mais lenta, o máximo que consegue costurar é 800 pontos por minuto É um pouco mais rápida do que a máquina de costura portátil
Tecido É indicada para costurar peças com tecidos mais leves Pode ser usada na costura de peças com tecidos mais pesados como jeans e couro
Outras características Conta com diversas funções, mas não pode ser muito exigida, pois é mais frágil e delicada Essa máquina pode ser bastante usada, é indicada para quem trabalha com costura

Máquina de costura mecânica ou eletrônica?

Outra característica que difere as máquinas de costura é se o funcionamento é mecânico ou eletrônico. Na máquina de costura mecânica, todos os comandos são feitos manualmente ou por um pedal.

Já na máquina de costura eletrônica, vários ajustes e funções podem ser feitos automaticamente pela máquina, alguns até colocam linha na agulha sozinhos. Os modelos mais modernos têm painel em LCD e tudo é programado antes de começar o trabalho.

Se a máquina de costura for eletrônica ela vem com motor e a capacidade dele é medida em rotações por minuto (RPM), ou seja, o número de giros que o motor suporta a cada 60 segundos. Esses modelos geralmente são mais caros do que os mecânicos e usam energia elétrica para funcionarem.

Quanto maior o índice de RPM do aparelho, maior é a velocidade de funcionamento e os trabalhos ficam prontos em menos tempo. Se você costura bastante o ideal é escolher um motor com alto índice de rotações por minuto.

Quanto custa?

Vários fatores influenciam no preço de uma máquina de costura, se ela tem o funcionamento mecânico ou eletrônico, se é fixa ou portátil, se vem com kit de acessórios, e principalmente pela quantidade de funcionalidades que a máquina possui.

A máquina de costura portátil mais simples e barata custa acima de R$200, há vários modelos de excelente qualidade com preços à partir de R$500, e a máquina mais cara chega a custar até R$6500.

Assista a esse vídeo da Alana Santos para comparar diferentes modelos, valores e marcas disponíveis no mercado, todos estão à venda no site da Amazon:

Onde comprar?

Se você está pensando em comprar uma máquina de costura, saiba que é possível encontrar diferentes modelos e marcas em supermercados como Carrefour e Extra.

Lojas de multimarcas, como Americanas, e em lojas de móveis e eletrodomésticos, como o Magazine Luiza também é possível.

Mas, depois de ler tudo o que você precisa saber sobre máquinas de costura nesse manual, sugerimos que você compre sua máquina de costura pela internet. Online você encontra os melhores preços e maior variedade.

Sites como Amazon, Submarino e Americanas são algumas opções. A amazon disponibiliza uma grande variedade de modelos de máquinas de costura, portáteis, fixas e até industriais de diversas marcas e faixas de preço. Neste site também é possível ler os comentários dos usuários sobre os modelos e as marcas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de máquina de costura

Você está quase expert, mas antes de decidir de vez pela sua máquina de costura, temos mais alguns pontos importantes para você. São eles:

  • Pontos de costura
  • Facilidade de manuseio
  • Manutenção
  • Recursos extras

Pontos de costura

As opções de pontos de costura podem variar entre pontos utilitários, mais básicos, e os pontos decorativos, que como o próprio nome diz, servem para deixar a sua peça com um acabamento ainda mais bonito.

Cada máquina descreve a quantidade de pontos de costura que têm, alguns modelos, mais simples, têm poucas opções de ponto como 5 ou 6, outras têm cerca de 12 pontos e há modelos que têm de 60 a 100 pontos. Conheça os principais pontos:

  • Reta: Tipo mais comum que gera no tecido uma linha pontilhada e pode ser usada para unir as partes das peças, fazer acabamento em almofadas, etc.
  • Galoneira: Ponto que firma a bainha do tecido com efeito de dois pontilhados paralelos na frente e um entrelaçado no avesso da peça, muito usado em barras de camisetas e roupas de ginástica.
  • Invisível: Concentra a costura no avesso, o que deixa os pontos quase imperceptíveis, ideal para roupas delicadas. A costura ziguezague, cria um traçado de indo e vindo e é recomendada para fazer acabamentos, caseados e bordados.
  • Overloque: Dá à costura um efeito entrelaçado, possibilita um excelente acabamento e evita que o tecido desfie.
  • Interloque: Faz ao mesmo tempo os pontos overloque e costura reta, é usada nas laterais de camisas.
  • Cadeia: A máquina de costura entrelaça a linha nela mesma. No ponto cadeia há uma peça em formato de gancho que se movimenta em sincronia com a agulha, assim toda vez que a agulha ultrapassa o tecido este engate prende a linha criando um laço.
  • Trança: Utiliza duas linhas, o que torna a costura mais firme. No ponto trança o engate é similar com o anterior, mas é rotativo, e precisa de um carretel, sempre que a agulha ultrapassa o pano ela é direcionada para uma laçada produzida por outra linha.

Agora que você já conhece os principais pontos que uma máquina de costura pode dar, é hora de entender o funcionamento deste aparelho. Os movimentos da costura são executados pelas engrenagens e peças que são acionadas pelo motor da máquina.

Esse motor é conectado a polia por uma correia, a polia move o eixo de acionamento superior que gira uma manivela que impulsiona a agulha para cima e para baixo, fazendo os pontos, com isso o gancho gera a laçada.

Imagem mostra tecido costurado com diferentes pontos.

As máquinas de costura portáteis fazem diferentes tipos de pontos, as opções variam entre pontos utilitários e pontos decorativos. (Fonte: Stux / Pixabay)

Facilidade de manuseio

A facilidade de manuseio de uma máquina de costura portátil é um dos seus grandes diferenciais, isso por que é possível usá-la tendo ou não conhecimento em costura.

Os modelos eletrônicos são ainda mais fáceis de usar, já que basta selecionar o tipo de ponto com que se quer trabalhar e a máquina já é ajustada automaticamente, dai basta posicionar o tecido e começar a costura.

Além disso, as máquinas de costura portáteis funcionam um pouco mais devagar se comparadas a outros tipos de máquinas, isso ajuda a pegar o jeito de trabalhar com o pedal e como posicionar corretamente o tecido. De quebra, evita possíveis acidentes.

Alguns modelos vêm com manual ensinando como fazer os diferentes tipos de pontos e outras contam com mídias como vídeos explicativos, tudo isso torna o processo de aprendizado ainda mais fácil.

Manutenção

Para manter a sua máquina de costura funcionando perfeitamente, é preciso ter alguns cuidados, a limpeza deve ser feita com um pincel seco sempre que utilizar ou trocar as agulhas, para sujeiras no corpo da máquina utilize um pano umedecido.

Também é importante lubrificar as engrenagens do motor da máquina de costura, com silicone, isso é fundamental para fazer a máquina funcionar corretamente e não acarretar danos ao motor.

Recursos extras

Alguns modelos de máquinas de costura oferecem diversas opções de costura, a função de regular a largura do ponto, caseador automático que prega botões e zíperes.

Ainda pode ter luz de LED que ilumina o tecido e facilita a visualização da costura, mesa extensora móvel, gaveta para guardar aviamentos e kit de acessórios como linhas, agulhas, pincéis de limpeza e sapatas.

(Fonte da imagem destacada: Fotoblend / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
30 Voto(s), Média: 4,53 de 5
Loading...