Imagem de máquina de cupcake.

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a máquina de cupcake, que prepara até sete bolinhos de uma só vez sem você precisar selecionar a temperatura ou vigiar o tempo de preparo.

Para fazer os cupcakes é fácil, basta preparar a massa e despejá-la dentro das forminhas de papel colocadas nas cavidades da máquina. Em cerca de oito minutos os bolinhos ficam prontos.

Depois de prontos você pode finalizá-los como preferir. A maioria das máquinas vêm com um kit de confeitaria para você aplicar as coberturas de chantilly ou creme em cima do bolinho.

Nesse artigo, você vai conhecer as melhores máquinas, saber como utilizá-las e também aprender a comprar os modelos para escolher a sua. Vamos lá?

Primeiro, o mais importante

  • As chapas da máquina de cupcake são antiaderentes, isso impede que os bolinhos grudem nas placas e ainda facilita a limpeza depois do uso, já que basta passar um paninho úmido que o aparelho fica limpo novamente.
  • A máquina de cupcake serve para preparar muitos outros pratos como petit gateau, muffin, empadinha, broa, bolinho de chuva, tortinha doce ou salgada, omelete, pão de queijo, biscoito de polvilho, entre outros.
  • A maioria das máquinas de cupcake prepara bolinhos no tamanho mini. Se você preferir cupcakes maiores, do tamanho convencional, preste atenção na indicação de tamanho fornecida pelo fabricante.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores Máquinas de Cupcake

Nada melhor do que um bolinho recém-saído do forno para comer no café da manhã ou no final da tarde. Mas você não precisa mais esperar os 30 minutos que o forno convencional leva para prepará-lo, pois a máquina de cupcake faz até sete bolinhos em menos de dez minutos.

Foi pensando na praticidade do dia a dia que preparamos este ranking com os melhores modelos de máquinas de cupcake para a sua cozinha.

1º – Máquina de Cupcake Sweet Cake Cadence

A máquina de cupcake Sweet Cake da Cadence tem um design muito bonito, a base é vermelha e a tampa é branca decorada com desenhos de cupcakes e duas luzes indicadoras de funcionamento.

Este aparelho é equipado com chapas antiaderentes e assa até sete bolinhos de uma só vez. Conta também com pés antiderrapantes para trazer mais segurança no manuseio. Acompanha 50 forminhas de papel e kit para decoração dos cupcakes.

2º – Máquina Pratic Cupcake Mondial

A máquina de cupcake da Mondial tem como diferencial o design refinado do aço inox que não esquenta durante o uso, evitando o risco de acidentes e queimaduras no manuseio do produto. O controle de temperatura é automático.

Este modelo vem com chapas antiaderentes e prepara até sete cupcakes por vez. Conta ainda com kit de confeiteiro com 50 forminhas de papel e um conjunto de bicos para fazer as decorações dos bolinhos.

3º – Máquina de Cupcake Britânia

A máquina de cupcake da Britânia tem como diferencial a velocidade no preparo dos cupcakes. São cerca de oito minutos para assar sete bolinhos de uma só vez e depois é só decorá-los com o kit de confeitaria que acompanha o produto.

Ele ainda é equipado com pés antiderrapantes, porta-fios e trava de segurança que permite que o aparelho seja guardado na vertical, economizando espaço em sua cozinha.

Guia de Compra

Os cupcakes estão entre as sobremesas preferidas de crianças e adultos e é comum encontrar esses bolinhos em festas de aniversário, casamentos, cafés da manhã ou lanches especiais, entre outras comemorações.

O que nem todo mundo sabe é que existe um jeito muito fácil e rápido de preparar esses bolinhos: usando a máquina de cupcake.

Imagem de uma mulher comendo um cupcake.

O cupcake é uma das sobremesas favoritas de muitas crianças e adultos. (Fonte: Vicenzo Giove / Pexels)

O que é uma máquina de cupcake e onde utilizá-la?

Hoje em dia existem máquinas para preparar crepes no estilo francês ou suíço, churros, waffles, donuts, panquecas e, é claro, para fazer cupcakes. O mais legal da máquina de cupcake é que ela pode ser usada no preparo de vários outros pratos doces e salgados.

Com ela você pode fazer muffins, pães de queijo, tortinhas ou empadinhas doces ou salgada, broas, omeletes, biscoitos de polvilho e muito mais, tudo isso em uma só máquina.

Imagem de empadinhas prontas.

A máquina de cupcake pode ser usada para preparar muitas outras receitas, doces ou salgadas, como as empadinhas. (Fonte: FitNish Media / Unsplah)

Alguns modelos são equipados com placas intercambiáveis, ou seja, aquelas que podem ser trocadas para preparar outros tipos de pratos, como crepes (no estilo francês) e waffles.

Modelos multiplacas vêm com uma placa com cavidades, uma chapa plana e uma quadriculada, ambas antiaderentes.

O modelo convencional, entretanto, vem apenas com uma placa, com sete cavidades, cada uma para colocar um bolinho. A chapa é antiaderente e isso evita que o bolinho grude na placa superior, deformando-o ou sujando o aparelho.

Confira agora as principais vantagens e desvantagens da máquina de cupcake:

Vantagens
  • Prepara até sete cupcakes em menos de dez minutos
  • Serve para preparar outros doces e salgados
  • Máquina fácil de manusear
  • Superfície antiaderente facilita a limpeza
Desvantagens
  • A maioria das máquinas prepara mini cupcakes
  • Para quem prepara muitas unidades, é preciso usar a máquina várias vezes

Como funciona a máquina de cupcake?

É muito fácil preparar cupcakes usando a máquina. O primeiro passo é preparar a massa do bolinho em uma batedeira. A massa pode ser de vários sabores: chocolate, milho, baunilha, cenoura, pão de ló, entre outras.

Imagem de cupcakes assados.

Dá para preparar vários sabores de massa para o seus cupcakes. (Fonte: Neelam279 / Pixabay)

Diferente do forno convencional, você não vai precisar untar as cavidades da máquina, elas são antiaderentes em cima e em baixo. Você só vai precisar posicionar a forminha de papel em cada espaço e despejar a massa um pouco acima da metade da forminha.

Você também pode colocar a massa diretamente na cavidade da máquina, como na imagem abaixo:

Depois é só esperar o tempo de funcionamento da máquina, que é de menos de 10 minutos. Tanto o tempo de preparo quanto a temperatura da máquina são ajustadas automaticamente, há luzes indicadoras de quando você deve colocar a massa e quando deve retirar.

Todas as máquinas fazem cupcakes do mesmo tamanho?

Não. É preciso estar atento ao tamanho da cavidade da máquina de cupcake. Geralmente, cada bolinho fica com o tamanho da forminha número dois (mais ou menos o tamanho de uma empada pequena).

Algumas pessoas não se atentam a essa informação e acabam se decepcionando quando recebem o produto, por achar o cupcake muito pequeno.

Há máquinas que preparam bolinhos do tamanho convencional, que são maiores assim como os vendidos em padarias e confeitarias. Este modelo é o ideal, pois se você quiser preparar um cupcake menor, também é possível, basta usar a forminha menor.

Fique atento também à quantidade de cavidades de sua máquina de cupcake, algumas têm espaço para assar apenas seis bolinhos enquanto a maioria assa sete. Se você costuma assar uma quantidade muito maior do que isso vai precisar fazer várias “fornadas”.

Imagem de cupcakes de diferentes tamanhos.

Algumas máquinas de cupcake só preparam bolinhos no tamanho pequeno, outras apenas grande e algumas preparam em ambos os tamanhos. (Fonte: domeckopol / Pixabay)

Quanto custa?

O preço de uma máquina de cupcake varia pouco, geralmente esses aparelhos custam por volta dos R$100. Alguns modelos são mais sofisticados e contam com troca de chapas, nesses casos o preço é um pouco maior, cerca de R$190.

Onde comprar?

Você pode comprar a sua máquina de cupcake em supermercados como Extra e Carrefour ou em lojas de departamento como Magazine Luiza, Ponto Frio ou Casas Bahia.

Se preferir, também dá para comprar este eletroportátil no conforto da sua casa, através da internet, em e-commerces como Amazon, Mercado Livre, Submarino e Shoptime.

Na Amazon, por exemplo, você encontra os melhores modelos de máquinas de cupcakes (todos os produtos que listamos no ranking) a preços baixos e com entrega rápida.

Imagem de cupcakes assados no forno.

Você pode comprar sua máquina de cupcake online, sem sair de casa. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar as máquinas de cupcake

A máquina de cupcake é um eletroportátil que vale a pena ter na cozinha, pois além de assar os bolinhos em tempo recorde, ele também serve para preparar muitas outras receitas doces ou salgadas. Mas, antes de comprar este aparelho, você precisa observar algumas características. São elas:

  • Chapa
  • Potência e voltagem
  • Funcionalidades extras
  • Itens inclusos
  • Design

Vamos explicar cada um desses critérios de compra, desta forma você não vai ficar com nenhuma dúvida e vai acertar na escolha da sua máquina de cupcake para a sua cozinha.

Chapa

A máquina de cupcake é composta por duas chapas, uma inferior para colocar a massa dos bolinhos e a chapa superior para dar formato a eles. Ambas as chapas são antiaderentes.

Uma característica é que essas máquinas têm espaços definidos para a quantidade de bolinhos de cada “fornada”. A maioria dos aparelhos têm espaços para sete cupcakes, mas alguns têm espaço para apenas seis.

Imagem de cupcakes decorados.

A maioria das máquinas de cupcakes prepara até sete bolinhos por vez. (Fonte: Brian Chan / Unsplash)

Potência e voltagem

Você consegue encontrar máquinas de cupcakes com diferentes potências em watts. Existem modelos com 830 w, 1000 w (é o tipo mais comum) e aparelhos mais potentes, com cerca de 1200 watts.

Quanto maior for a potência da máquina, mais ela esquenta e, consequentemente, mais rápido o bolinho fica pronto.

Observe também a voltagem do aparelho. Alguns têm 110/127 volts e outros são 220 v. Opte por um modelo com a voltagem compatível com as tomadas da sua casa.

Funcionalidades extras

As máquinas de cupcakes podem vir com algumas funcionalidades extras como porta cabo dentro do aparelho, que diminui a bagunça de fios da sua cozinha. Alguns aparelhos podem ser guardados na vertical, economizando espaço nos armários.

Alguns itens de segurança também são observados como pés antiderrapantes que evitam a queda do aparelho, alça que se mantém fria mesmo durante o funcionamento do aparelho e trava de segurança.

É tão fácil e seguro usar a máquina de cupcake que você pode até chamar seu filho ou filha para te ajudar. Veja:

Itens Inclusos

Algumas máquinas de cupcakes vêm com alguns itens extras como livro de receitas, forminhas de papel para os cupcakes e kit para confeitar com saquinho injetor e bicos para fazer diferentes desenhos usando cremes e chantilly.

É importante observar que itens estão inclusos junto ao produto antes de comprá-lo. Essa informação vem na descrição do aparelho.

Imagem de cupcakes coloridos decorados.

As máquinas de cupcakes costumam vir com um kit para confeitar com tubo injetor, bicos de diferentes formatos e forminhas de papel. (Fonte: unicorn_owner / Pixabay)

Design

O design das máquinas de cupcakes varia, há modelos com temática de personagens como Mickey Mouse da Disney, aparelhos com uma cor na base e outra na tampa, monocromáticos e até aqueles com acabamento em aço inox escovado. A maioria dos modelos vem com adesivos de cupcakes.

(Fonte da imagem destacada: Yongyut Khasawong / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Letícia Pontes
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.