Imagem de máquina de gelo abastecida.
Ultima atualização: 16 de março de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu portal de resenhas na internet. O verão chegou abrasador e com o clima tropical de nosso país, o que é melhor do que um drink bem gelado? Uma máquina de gelo pode ser a opção ideal para ajudar a refrescar seus dias de verão.

Comprar gelo pode custar caro, principalmente se você tem um evento inesperado. Com uma máquina automatizada, você será capaz de preparar gelo em alta velocidade e poderá salvar a sua festa.

Se você é uma daquelas pessoas esquecidas, que nunca enche suas forminhas e quer comprar uma máquina de gelo, a ReviewBox Brasil separou alguns modelos e um tutorial com tudo o que você precisa saber para comprar sua primeira máquina de gelo.




Primeiro, o mais importante

  • As máquinas de gelo podem produzir gelo em diferentes formatos: cubos, escamas, picado e outros. Fique atento para comprar a máquina que atenda ao que você precisa.
  • A maioria das máquinas não é bivolt, por isso, verifique a tensão de voltagem do aparelho, para que seja compatível com o local que você deseja utilizar.
  • Diferentes modelos oferecem diferentes tempos para fazer o gelo. Atente-se de acordo com sua necessidade.

Melhores máquinas de gelo: Nossas recomendações

Por não ser um produto muito comum, pode ser um desafio comprar a máquina de gelo correta para atender suas necessidades. Pensando nisso, fizemos uma seleção dos melhores modelos para te ajudar.

Máquina de gelo de baixo consumo

O modelo da Suggar é capaz de produzir até 12 kg de gelo em um período de 24 horas, além de contar com a vantagem de não precisar de instalação hidráulica. Ela também possui painel luminoso que indica se o reservatório cheio ou se falta de água, assim como conta com opção de baixo consumo, cerca de 0,12KWh.

Máquina de gelo para combinar com a decoração

A máquina de gelo NI3000A, da Polar, possui um design moderno, que pode ser facilmente utilizada em qualquer parte da sua cozinha como peça de decoração.

Ela conta com um display digital que te permite alternar entre os modos de preparos, permitindo que você escolha o tamanho do gelo (grande ou pequeno), te informa se o reservatório está vazio ou quanto todo o gelo já estiver pronto.

Uma máquina de gelo inteligente e ultrarrápida

A Ultra Ice Smart vai tornar a sua vida muito mais fácil, afinal produzir gelo de modo ultrarrápido, com poucos ruídos e com apenas um toque. Compacta e com design moderno, ela é a opção ideal para compor a decoração do seu bar ou da sua cozinha, além de ser fácil de transportar para onde precisar.

Com uma capacidade de 2 litros, ela é uma opção perfeita para produzir seu gelo de forma rápida e prática.

Guia de compra

Se você já precisou correr em algum lugar para comprar gelo no meio de um evento sabe como uma máquina de gelo pode ser útil. E embora não seja um equipamento tão popular, muitas pessoas já buscam por um desses para suas festas.

Continue com a gente para aprender tudo a respeito da máquina de gelo nesse Guia de compra completo.

Women holding glasses of cola with ice at table

A máquina de gelo garante que suas bebidas fiquem sempre geladas. (Fonte: thamkc/ 123rf)

O que é uma máquina de gelo?

Classificadas como eletroportáteis, as máquinas de gelo são dispositivos pensados para produzir gelo de forma automatizada, sem que seja necessário utilizar o freezer ou a geladeira.

A principal característica da máquina de gelo é a capacidade de produzir continuamente (claro, respeitando o limite de armazenamento). Assim, não é necessário encher forminhas, já que ela funciona de forma automatizada.

View this post on Instagram

You're my heart you're my soul #icecubemachine #dayum

A post shared by Monie (@moniedoes) on

Por que comprar uma máquina de gelo?

Se você está acostumado a dar festas ou receber amigos e familiares, deve saber como é inconveniente ter que preparar uma porção de gelo contando apenas com algumas forminhas.

Mesmo em geladeiras mais modernas, que oferecem a opção de acelerar a produção de gelo, muitas vezes ainda é preciso comprar pacotes de gelo, o que pode pesar no bolso a longo prazo.

Por isso, máquinas automatizadas, que produzem gelo de forma rápida podem ser uma excelente opção para evitar o trabalho de encher forminhas ou o gasto com sacos por quilo.

Quis as vantagens e desvantagens de comprar uma máquina de gelo?

Por serem compactas, é possível leva-las para onde a diversão estiver. Assim não será necessário se preocupar em comprar ou produzir gelo nas tradicionais forminhas, o que pode não ser suficiente à sua demanda.

Com uma máquina, você ainda tem a vantagem de escolher a água de sua preferência: mineral, filtrada ou até mesmo água de coco.

Seus drinks e churrascos nunca mais serão os mesmos depois que você se acostumar a utilizar uma máquina de gelo.

Porém, um ponto que pode ser considerado negativo é o custo desse tipo de aparelho, afinal trata-se de um investimento considerável para a sua cozinha.

Outro ponto é o ruído gerado pela máquina, que pode ser incômodo caso você deseje que a máquina produza durante as madrugadas ou no meio de uma festa.

Vantagens
  • Produz gelo de forma automática
  • É possível criar gelos saborizados
  • Pode ser uma peça de decoração de seu bar ou cozinha
Desvantagens
  • Alto custo do aparelho
  • A maioria dos modelos não é bivolt
  • O ruído da máquina de gelo é alto

Como funciona uma máquina de gelo?

A maioria dos modelos portáteis não precisa ser ligada em uma rede hidráulica, já que contam com seus próprios reservatórios de água. Tudo o que você precisa fazer é ligar o aparelho na tomada e encher seu reservatório.

Como boa parte dos modelos conta com paneis informatizados, você pode começar a produção de gelo com apenas um botão. Depois, basta relaxar e esperar.

Com o seu comando, a máquina resfria uma bandeja com o molde do gelo e envia a água do reservatório para a forma interna e depois de alguns minutos (de 6 a 10 minutos, dependendo de seu modelo), você terá cubos ou raspas de gelo.

A maioria das máquinas se propõe a preparar uma boa quantidade de gelo, variando de 10 até 15 kg de gelo por dia, de forma econômica e silenciosa.

Se você nunca viu uma máquina de gelo em funcionamento, vale à pena conferir o vídeo feito por Flávio Souza, que mostra em detalhes um aparelho em ação.

Quanto custa uma boa máquina de gelo atualmente?

A comodidade de ter uma máquina de gelo pode não ser muito barata a curto prazo, principalmente por ainda não ser ume eletrodoméstico muito popularizado.

Seus preços variam de R$ 1.000 a R$ 1.500, dependendo do modelo, de suas funcionalidades e da quantidade de gelo que pode ser produzida diariamente.

Apesar de parecer cara, se você tem o hábito de comprar gelo com frequência, vale à pena estimar esse gasto mensal, pois eventualmente a máquina acabará se pagando por sua conveniência.

Onde comprar uma máquina de gelo?

Você pode encontrar máquinas de gelo portáteis em grandes lojas de departamentos, ou mesmo em supermercados com setores especializados em eletroeletrônicos, como Casas Bahia, Americanas ou Wallmart.

Caso você seja adepto de compras virtuais, é possível encontrar ótimos modelos de máquina de gelo em lojas como Amazon, Submarino e as versões online das lojas mencionadas.

A facilidade de comprar pela internet é não precisar sair de casa e receber o produto na porta.

Critérios para compra: O que considerar antes de comprar uma máquina de gelo

Escolher o modelo apropriado quando você vai efetuar a compra de um produto pela primeira vez, principalmente um que é novidade, pode ser desafiador. Mas não se preocupe, você não precisa se tornar especialista no assunto de um dia para o outro.

Antes de efetuar sua compra, considere a relação entre custo benefício e quais funcionalidades vão atender suas expectativas para que você tenha a máquina de gelo perfeito para sua casa. Vale a pena checar alguns pontos:

Confira detalhadamente esses pontos antes de efetuar a melhor compra, que traga um custo-benefício ideal para você e para sua cozinha.

Voltagem

Fique atento, pois a maioria dos modelos de máquina de gelo não oferecem a opção de ser bivolt. Antes de comprar, verifique as voltagens disponíveis na sua casa para evitar reformas desnecessárias.

Os modelos portáteis podem ser encontrados com opção de 110V/127V ou 220V. Também vale a pena observar o consumo de kWh, já que ele pode variar de acordo com a potência de sua máquina de gelo.

Tamanho do reservatório

As máquinas de gelo portáteis possuem um reservatório de água interno, evitando assim que elas precisem ser ligadas em uma rede hidráulica.

Por isso, vale a pena dar uma olhada nos modelos e o tamanho de seus reservatórios, pois isso vai influenciar diretamente na quantidade de gelo que ela poderá fazer antes de ser reabastecida.

Velocidade de produção

A maior vantagem das máquinas de gelo portáteis é a velocidade com que elas podem produzir uma quantidade razoável de gelo.

Quanto mais rápida a máquina, mais gelo ela será capaz de produzir em menos tempo.

Nos principais modelos encontrados no mercado, observa-se que as máquinas de gelo são capazes de produzir “fornadas” em uma média de 6 a 10 minutos, reiniciando a produção automaticamente em seguida.

Por isso, quanto maior for a velocidade de produção, mais rápido você terá uma quantidade significativa de gelo pronta para os seus drinks e preparos.

Essa velocidade de produção torna uma máquina de gelo o equipamento ideal quando você precisa fazer uma grande quantidade de gelo ou se você apenas quer a conveniência de produzir mais gelo conforme você o consome em uma festa ou em um churrasco de família.

Tipos de gelo produzidos

É possível encontrar uma variedade de tipos de gelos capazes de serem produzidos por uma máquina de gelo de acordo com as funcionalidades de cada modelo, como em cubos, esferas ou escamas.

Na maioria dos modelos, você escolhe o tamanho do gelo.

A maioria dos modelos também oferece opção para que você faça diferentes tamanhos de gelo, como pequeno, médio ou grande, que podem ser úteis conforme o preparo em que você decida utilizar.

Embora os modelos com mais funcionalidades possam custar um pouco mais caro, se você quer dar um ar mais sofisticado a seus eventos, vale a pena optar por um modelo que ofereça diferentes formas e tamanhos.

Se você é mais tradicional, um modelo mais simples pode atender melhor seus dias quentes de verão.

Capacidade de produção por dia

Uma das indicações que os diferentes modelos de máquina de gelo oferecem é sua capacidade de produção por dia. Isso significa basicamente o quanto de gelo você pode produzir em um único dia em um ciclo de produção ininterrupta da máquina.

Os modelos disponíveis hoje são capazes de produzir uma média de 10 a 15 kg por dia, uma quantidade bastante considerável para uma opção portátil.

Para atingir esse nível de produção, é preciso estar atento a quantidade de água do reservatório, repondo-a sempre que necessário, além de esvaziar a máquina conforme a produção de gelo.

Facilidade de locomoção

Um dos grandes diferenciais das máquinas de gelo modernas é que elas são consideradas portáteis, mesmo que alguns modelos cheguem a pesar 15 kg.

Sem muita dificuldade, já que não é preciso um preparo de rede elétrica ou hidráulica, você pode levar e instalar sua máquina de gelo onde quiser, sendo preciso apenas uma tomada e uma certa quantidade de água.

Porém, antes de levar a sua máquina por aí, é preciso tomar algumas precauções, como não locomover a máquina enquanto seu reservatório estiver cheio ou enquanto ela estiver em funcionamento.

Por isso, você pode levá-la da sua cozinha para uma área de lazer, para o churrasco na casa de um amigo, ou se você for um pouco criativo e tiver acesso a eletricidade, pode gelar seus drinks e sucos até mesmo na praia.

(Fonte da imagem destacada: Warut Sintapanon/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.