Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de diferentes modelos de um dos mais importantes eletroeletrônicos: a máquina de lavar. Esse item traz mais praticidade no dia a dia e deixa suas roupas limpas e cheirosas para serem reutilizadas.

Ao pesquisar por máquinas de lavar, você vai reparar que há diversos modelos com os mais diferentes preços. São muitas funções e novas tecnologias que devem ser levadas em consideração na hora de escolher seu modelo ideal.

Com tantos modelos disponíveis, é necessário pesquisar bem para se certificar que você escolherá a máquina de lavar ideal. Nós vamos te ajudar a se decidir entre as mais variadas funções e modelos. Continue com a gente para saber mais sobre esse eletrodoméstico!

Primeiro, o mais importante

  • Existe uma grande variedade de tipos de máquina de lavar disponíveis no mercado. Alguns deles são a lavadora automática, semiautomática, lava e seca, tanquinho, centrífuga e mini lavadora. Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de cada um.
  • Ao adquirir uma máquina de lavar, é necessário avaliar bem seu local de instalação. Ela não pode ficar colada com nenhuma parede – ou eletrodoméstico – e necessita de uma tomada, uma torneira e um tanque ao lado.
  • Algumas máquinas de lavar custam a partir de R$ 400 e podem chegar até R$ 5.000. Ou seja, provavelmente há algum modelo que atende às suas necessidades e cabe no seu bolso.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores máquinas de lavar

Escolher a máquina de lavar ideal não é uma tarefa fácil. Muitas coisas devem ser levadas em consideração e nós vamos te ensinar todos os detalhes, primeiro, confira o ranking dos melhores modelos que selecionamos para você.

1º – Máquina de Lavar Consul 16kg

A Lavadora Consul 16kg CWL16 tem uma capacidade maior do que a maioria das máquinas de lavar. Ela conta com 16 diferentes programas de lavagem e tem indicadores especiais. Você consegue indicar o nível de sujeira das roupas e colocar a quantidade certa de sabão em pó. Isso significa maior limpeza e economia de até 70% no sabão.

Esse é um dos modelos de máquina de lavar mais comum entre os consumidores. Eles elogiam a qualidade do produto, seu espaço grande, a quantidade de programas e a ótima lavagem. Além disso, a máquina é silenciosa e possui excelente custo-benefício.

2º – Máquina de Lavar Consul 8kg

Esse modelo de máquina de lavar da Consul é um dos mais populares entre os consumidores. Ela possui capacidade para 8kg de roupa, possui 16 programa flexíveis de lavagem, possibilitando uma limpeza mais personalizada para suas peças. As programações são por cor, nível de sujeira e tipo de tecido. Você também pode personalizar de acordo com suas necessidades.

Há, ainda, a opção de lavagem econômica. Possui um compartimento que dilui o sabão em pó antes de entrar em contato com as roupas. Outra vantagem é que, por ser menor, tem um custo mais baixo.

3º – Máquina de Lavar Brastemp 11kg

A Lavadora de Roupas Brastemp Ative BWG11 11 kg possui tecnologia avançada e um design mais moderno. A Tecnologia Touch com Led e função Smart tornam o processo de lavagem mais prático e simples. Além disso, há funções como limpeza do filtro de fiapos, 4 níveis de água, 5 programas de lavagem e Dispenser Smart Flex.

Esse é um modelo ótimo para quem busca praticidade e qualidade. Os consumidores elogiam sua ótima lavagem e definem a máquina como excelente. O custo dela está um pouco acima da média, mas, levando em conta sua qualidade, pode valer a pena o investimento.

4º – Lavadora de Roupas Lavamax Eco 10 Kg

A Lavadora de Roupas Suggar 10 kg Lavamatic tem o preço como maior vantagem, que está bem abaixo da média praticada pelo mercado. Entre suas funções estão 10 programas diferentes de lavagem, 3 níveis de água, filtro cata-fiapos, 2 molhos e desligamento automático. Além disso, necessita de baixo consumo de energia, apenas 0,146kWh/ciclo.

Possui lavagem eficiente e é relativamente espaçosa. A máquina de lavar oferece, ainda, a função de reaproveitamento de água. Você pode economizar reutilizando a água em outras lavagens.

5º – Lava e Seca LG 11 Kg

A Lava & Seca é ideal para quem busca rapidez e praticidade, além de ser ótima para espaços pequenos com varais escondidos que não pegam muita circulação de ar. Uma de suas desvantagens é o preço elevado, porém, por possuir dupla função (lavagem e secagem), o produto vale o preço. Esse modelo é ótimo para remover manchas e é super silencioso.

Conta com 6 movimentos de lavagem, painel touch de LED, motor direct drive com 10 anos de garantia, economia de água e energia e 14 programas de lavagem. Sua capacidade é de 11 kg, sendo ideal para famílias maiores.

6º – Lavadora de Roupas Electrolux 16kg

A Lavadora de Roupas Electrolux Automática LPR16 proporciona 16kg de capacidade, sendo um modelo ideal para quem lava grandes quantidades de roupa. Ela vem com filtro que retém fiapos e dispenser multibox.

Com 12 diferentes programas de lavagem, o produto oferece uma limpeza personalizada de acordo com os tipos de roupa e diferentes níveis de sujeira. Possui, ainda, a possibilidade de turbo lavagem, que aumenta a velocidade e melhora o desempenho da máquina de lavar.

Um de seus diferenciais é a tecnologia Silent Control, que permite uma lavagem mais silenciosa. Essa opção é ideal para quem mora em apartamento e só consegue lavar roupas à noite.

Guia de Compra

É difícil encontrar uma residência que não possua uma máquina de lavar hoje em dia. É uma das primeiras coisas que um casal planeja comprar ao começar a mudança. Isso porque, a facilidade para lavar roupa que elas oferecem é o que todo mundo busca.

Ao longo desse guia vamos trazer todos os detalhes para que você saiba analisar qual o melhor modelo para sua casa. Siga com a gente!

Imagem de mãe e filha em frente a maquina de lavar roupa.

Hoje em dia, todas as casas possuem máquina de lavar roupas. (Fonte: Evgeny Atamanenko / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens da máquina de lavar?

Com certeza esse é um produto que possui muito mais vantagens do que desvantagens. Esse eletrodoméstico facilita muito a rotina e lava as roupas melhor do que o tanque. Você pode perceber que muitos casais, ao se juntarem, fazem listas de casamento pedindo máquina de lavar. Afinal, quem não quer construir uma casa nova com uma facilidade dessas?

Sua maior vantagem é, com certeza, o tempo de economia que oferece. Antigamente, na época de seus avós, era necessário gastar horas e horas na limpeza das roupas para que pudessem ser utilizadas novamente.

Hoje, é muito mais simples. Adquirindo uma máquina de lavar automática, por exemplo, você pode apenas colocar as roupas e esperar ela fazer seu trabalho.

Além disso, as lavadoras proporcionam uma limpeza muito mais profunda das roupas. Com sua capacidade de lavar mais rapidamente e com novas tecnologias surgindo a cada dia, a roupa lavada na mão fica no chinelo. As máquinas se tornaram uma opção muito melhor para quem busca, além de praticidade, uma limpeza mais profunda.

foco

Você sabia que foi somente em 1906 que as máquinas de lavar começaram a ser comercializadas em grandes escala? Porém, em 2001, apenas cerca de 15 mil dos lares brasileiros possuíam o eletrodoméstico.

Entre suas poucas desvantagens, está o preço. Apesar de haver máquinas de lavar de diversos valores disponíveis no mercado, muitas famílias ainda não conseguem adquirir uma. Isso acontece, pois, apesar de serem muito práticas, não são extremamente necessárias para a lavagem das roupas, que pode ser feita em tanques.

Além disso, não é a melhor opção para o meio ambiente. Apesar de estarem disponíveis hoje modelos que economizam água e energia, através de lavagens mais rápidas ou reutilização de água, ainda assim costumam gastar mais do que um tanque. Por isso, é altamente recomendável que você só utilize a máquina de lavar ao acumular uma quantidade grande de peças sujas.

Vantagens
  • Muito mais praticidade na lavagem
  • Economia de tempo
  • Roupas ficam mais limpas
  • Estão disponíveis nos mais variados preços
Desvantagens
  • Custo elevado
  • Não são extremamente essenciais
  • Gastam uma quantidade maior de água e energia

Podemos concluir que o eletrodoméstico oferece mais vantagens do que desvantagens. Por isso, se você consegue investir em uma máquina de lavar, vale a pena fazer esse investimento.

Quais os tipos de máquina de lavar?

Com uma busca rápida nas principais lojas online de eletrodomésticos você vai notar uma gama vasta de tipos de máquina de lavar. As especificações são: automática, semiautomática, lava e seca, secadora, mini lavadora, centrífuga e tanquinho. Essas são algumas das suas principais características:

  • Automática: Este tipo de máquina oferece várias vantagens e facilidades para seus consumidores. O seu maior ponto positivo é que possibilita ao usuário uma lavagem completamente personalizada. Desde o enchimento até a centrifugação: está tudo em suas mãos!
  • Semiautomática: A máquina de lavar semiautomática não permite a personalização da lavagem. Porém, possui seleção de nível manual, podendo ser ajustada de acordo com o tanto de roupas. Além disso, costuma ser uma opção mais barata e economiza mais água e energia.
  • Lava e Seca: Essa opção é ideal para quem tem uma rotina corrida e busca mais praticidade. Além disso, o modelo Lava e Seca é perfeito para apartamentos, pois as roupas não precisam ir para o varal. Costumam possuir, ainda, tecnologias que permitem a economia de energia e água.
  • Secadora: A secadora é uma máquina à parte que funciona apenas para a secagem de roupas, ao contrário da Lava e Seca, que realiza duas funções. Essa máquina é ideal para quando você está com pressa de secar as roupas ou o tempo está muito feio, porém, não é indicado para apartamentos pequenos, por conta do espaço que ocupa.
  • Mini Lavadora: A mini lavadora é literalmente mini. Com capacidade de cerca de 1 kg de roupa, esse tipo de máquina de lavar é mais indicada para a lavagem de roupas íntimas. Ela pode ser instalada até no banheiro e possui baixo consumo de água e energia.
  • Centrífuga: A centrífuga pode tem capacidade de centrifugar até três vezes mais que uma lavadora, porém, costuma ser menor e não consegue lavar muitas roupas de uma só vez. Por isso, é mais indicada para pessoas que moram sozinhas ou possuem famílias pequenas.
  • Tanquinho: Os tanquinhos se assemelham às lavadoras semiautomáticas e saem muito mais em conta. Porém, demandam tempo e atenção de quem está utilizando-o. É necessário que o consumidor abra e feche a torneira durante a entrada de água e após a lavagem, pois os tanquinhos não possuem funcionamento automático.

Nós preparamos uma tabela para que você possa comparar não só as principais vantagens, mas também as desvantagens de cada tipo de máquina de lavar. Confira:

Vantagens Desvantagens
Automática Lavagens personalizadas, economia de tempo e praticidade Preços elevados e consomem mais água e energia
Semiautomática São mais acessíveis e economizam mais água e energia Não permitem personalização da lavagem e necessitam de mais atenção
Lava e Seca Dupla função, Rapidez e praticidade e costumam economizar água e energia Preços elevados
Secadora Proporcionam rapidez e praticidade Não lavam e demandam espaço
Mini lavadora Ocupam pouco espaço e proporcionam rapidez e praticidade Possuem pouca capacidade e são ideais apenas para alguns tipos de roupa
Centrífuga Alta capacidade de centrifugação e preços mais acessíveis Possuem pouca capacidade de roupas
Tanquinho Preços mais acessíveis Demandam muita atenção, pois funcionam manualmente

Como limpar uma máquina de lavar por dentro?

A maioria das máquinas mais modernas possuem um sistema de lavagem que é possível acessar com um botão. Porém, ainda assim, você pode fazer uma limpeza doméstica a cada dois meses para deixar sua máquina sempre limpinha. Você vai precisar de vinagre, alvejante e água quente, confira as dicas.

  1. Primeira coisa é colocar água quente na sua máquina;
  2. Depois, coloque um 1 litro de alvejante e deixe bater bem por aproximadamente 5 minutos;
  3. Deixe de molho por 30 minutos e esvazia a máquina de lavar;
  4. Encha novamente com água quente e dessa vez adicione vinagre;
  5. Deixe bater por mais 5 minutos;
  6. Repita o processo de deixar de molho por 30 minutos e esvazie em seguida.

Limpe bem o compartimento onde você deposita o sabão. Passe um pano úmido por fora e pronto, sua máquina estará limpinha.

Quanto custa?

Existem muitos tipos variados de máquinas de lavar no mercado. Desde modelos muito simples e mais rústicos até lavadoras com tecnologias super avançadas e função de secar a roupa.

Essa é uma das vantagens desse eletrodoméstico, pois há diversas opções e uma delas pode caber exatamente no seu bolso. É claro que se você quer uma máquina maior e com mais funções, precisará pagar um preço mais alto, mas máquinas básicas necessitam de orçamentos menores.

As máquinas de lavar mais simples podem ser achadas por R$ 400. Já as mais completas, podem chegar até R$ 5.000. Porém, esses são os extremos. A média de máquinas de lavar com boa qualidade e custo-benefício está na faixa de R$ 1.500 e R$ 2.000.

Onde comprar?

Diversas lojas vendem esse tipo de produto. Você consegue encontrar uma boa máquina de lavar em praticamente qualquer local que venda eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Alguns exemplos de lojas físicas são Ponto Frio, Lojas Marabraz, Casas Bahia, Extra, Carrefour, entre outros.

Há, ainda, a possibilidade de adquirir sua máquina de lavar novinha sem sair do conforto do seu lar. Em compras online, é mais fácil de achar melhores preços e uma variedade ainda maior de eletrodomésticos.

Algumas lojas online que vendem o produto são os sites das lojas físicas e também a Amazon ou Lojas Americanas.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de máquina de lavar

Você já deve ter percebido que há diversos fatores que devemos considerar ao adquirir uma máquina de lavar nova. Se ainda está em dúvidas quanto a esses quesitos, não se preocupe! Vamos falar mais detalhadamente sobre algumas características essenciais das lavadoras:

  • Tamanho da carga e medidas necessárias
  • Características especiais
  • Questões ambientais
  • Instalação
  • Tipo de abertura

Mas por que esses pontos são importantes? Continue lendo para descobrir e finalmente poder escolher com propriedade qual é a máquina de lavar ideal para você!

Imagem de máquina de lavar roupas e secadora.

Há vários fatores a se levar em conta antes de comprar a sua máquina de lavar. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Tamanho da carga e medidas necessárias

Antes de comprar sua máquina de lavar, é essencial analisar sua capacidade e medidas máximas. Existem lavadoras com capacidades diversas, indo de 1 kg até mais de 15 kg.

Se você mora sozinho, possui uma família pequena ou não tem tantas roupas, uma lavadora de até 10 kg será mais que suficiente para suprir sua demanda. Porém, se na sua casa moram 5 ou mais pessoas e há muitas roupas para serem lavadas, o ideal é adquirir uma máquina com capacidade de mais de 15 kg.

As medidas também devem ser levadas em conta, pois há algumas especificidades que vão garantir a instalação perfeita de sua máquina. Antes de adquirir a sua, meça o espaço reservado para ela. É necessário que haja uma distância de no mínimo 10 cm de todas as paredes ou móveis. Meça bem antes de comprar sua máquina de lavar.

Características especiais

Alguns tipos de lavadoras, como os tanquinhos, não possuem muitos diferenciais. Já as máquinas automáticas e lava e secas podem ser encontradas em diversos tipos e com diversas funções distintas.

Quanto maior a tecnologia de uma máquina, mais benefícios ela pode oferecer. É necessário avaliar quais são mais essenciais para suas necessidades. Algumas máquinas possuem mais de 15 programas diferentes de lavagem, painel touch com LED, limpeza de fiapos, tecnologias que ajudam o sabão a penetrar com mais facilidade na roupa, entre outros.

Imagem de painel de máquina de lavar e pessoa mexendo.

As máquinas mais modernas tem diversas funções para ajudar no dia a dia. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123RF)

Se suas necessidades são mais básicas, não há necessidade de investir mais em uma máquina com diversas funções. Já se sua rotina demanda mais correria e você necessita de mais praticidade, invista em um modelo que atenda às suas necessidades.

Questões ambientais

Como vimos nas vantagens e desvantagens das máquinas de lavar, um dos pontos negativos desses aparelhos é que costumam gastar muita água e energia. Isso é um problema para pessoas mais preocupadas com as questões ambientais e que querem evitar ao máximo o desperdício.

Alguns tipos de máquinas consomem muito menos água do que outros. Há modelos que disponibilizam a função de reuso de água e não fornecem duplo enxágue.

Existem, também, algumas máquinas de lavar com a função de economia de energia, que lava as roupas mais rapidamente. Se economizar água e energia é essencial para você e sua família, prefira modelos que consumam menos e possuam funções específicas.

Instalação

Outra coisa para prestar atenção, antes de finalizar sua compra, é necessário analisar a instalação. Primeiramente, é preciso escolher um local plano e nivelado, protegido de ações do tempo, como sol e chuva. Considere um pequeno espaço entre a máquina de lavar e as paredes, bancadas e móveis.

Avalie se há uma torneira próxima para a mangueira da máquina. Elas não costumam ser muito longas, por isso, quanto mais perto estiver a torneira, melhor. Além disso, é necessário que haja um tanque de água ao lado da máquina. A água utilizada na lavagem das roupas será descartada no tanque.

Imagem de mulher agachada em frente a máquina de lavar aberta e técnico ao lado.

É importante verificar alguns pontos para instalar a máquina antes mesmo de comprá-la. (Fonte: Vadim Guzhva / 123RF)

É essencial que haja uma tomada em ótimo estado no local de instalação. Evite sempre usar extensões ou adaptadores, pois eles podem causar curto circuito e afetar o funcionamento da sua máquina.

Tipo de abertura

Existem máquinas de lavar com dois tipos de abertura: a frontal e a superior. Ambas são ideais para necessidades diferentes e possuem suas vantagens.

  • Abertura superior: Permite que você consiga abrir e parar a lavagem a qualquer momento se precisar adicionar mais roupas. Além disso, as máquinas com esse tipo de abertura costumam custar um pouco mais barato.
  • Abertura frontal: Também chamadas de front load, são melhores em seu desempenho, pois utilizam lavagem por tombamento, aproveitando a força da gravidade no processo. Elas também protegem mais as peças de danos causados pela centrifugação.

(Fonte da imagem destacada: stevepb / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...