Já imaginou acordar com o cheirinho de pão fresco em casa? E ter pão novinho a qualquer hora? Pois não fique mais na imaginação! Hoje o ReviewBox Brasil apresenta a você a máquina de pão, um produto que te permite criar pães caseiros sem que você precise colocar a mão na massa!

Mas, antes que você compre a sua, vamos explicar como funcionam as panificadoras caseiras, o que você deve saber antes de escolher a ideal para você e quais as melhores do mercado.

Primeiro, o mais importante

  • A máquina de pão é um verdadeiro trunfo para a sua cozinha, se você quer assar seu próprio pão, com praticidade, sem esforço e sem mistério.
  • Com uma boa máquina de fazer pão, você não apenas assa os mais diferentes tipos de pães, mas também pode fazer bolos, massas de pizza e até geléias.
  • Antes de decidir sobre um determinado modelo, nós vamos mostrar os fatores principais a serem considerados como a quantidade de programas disponíveis e a capacidade da máquina.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores máquinas de pão

Já está sentindo o cheirinho de pão quentinho por aí? Pois é, com os modelos de máquina de pão abaixo, alguns dos melhores do mercado, você vai poder fazer seu próprio pão em casa. Vamos conhecer cada um deles?

1º – Máquina de Pão Britânia MultiPane

A máquina de pão Multipane da Britânia é a que tem melhor custo-benefício. Ela possui 12 ciclos para fazer desde o pão normal a geléias, além do Timer que programa antecipadamente a produção.

Além disso, a Multipane é capaz de produzir quatro tamanhos diferentes de pães, com três opções de cores para a crosta: claro, médio e escuro.

2º – Cadence La Panina

A panificadora caseira La Panina da Cadence possui um tamanho mais compacto. Também vem com 12 funções e Timer.

Por ser menor, a La Panina só oferece a possibilidade de produzir dois tamanhos de pães.

3º – Mondial PF-51 Premium

A máquina de fazer pão Premium da Mondial segue o padrão de designer moderno com 12 funções distintas, além do Timer.

Mais compacta, a Premium oferece três opções de tamanhos para preparar o seu pão, de acordo com o peso total da receita. O maior chegando a 900g.

4º – Máquina de Pão Tramontina Pan Express

A Pan Express é considerada a máquina mais profissional, já que permite fazer os maiores tamanhos de pães e possui 14 funções.

A Pan Express também tem o diferencial de permitir que você prepare suas próprias receitas, salvando as informações na memória da panificadora, criando assim ciclos personalizados.

Guia de Compra

O brasileiro tem no pão um dos alimentos mais consumidos no país inteiro. Aquele pão quentinho não falta na mesa de famílias de todas os gêneros, raças e classes sociais. Tanto é que algumas pessoas preferem fazer o pão em casa, quentinho, com sua receita própria.

Você faz parte desse grupo? Então continue lendo nosso Guia de Compra e saiba todo o necessário para comprar a máquina de pão perfeita para você.

criança comendo pão sentada

Não pode faltar um pão quentinho na mesa dos brasileiros, não é mesmo? (Fonte: Danil Roudenko / 123RF.com)

O que é uma máquina de pão e qual a diferença para o forno convencional?

Na rotina estressante do dia-a-dia, certos prazeres são muitas vezes deixados de lado. Fazer o próprio pão é um deles, já que dá trabalho colocar a mão na massa.

Para fazer o pão caseiro é necessário tempo para misturar os ingredientes, esforço físico para sovar a massa, paciência para deixá-la descansar, amassar mais um pouco e, então, colocar para assar e vigiar.

Mãos sovando massa de pão sobre bancada coberta de farinha.

Quem opta pela maneira convencional de fazer pão tem que ter tempo, energia, força e paciência. (Fonte: HomeMaker / Pixabay)

Ao final, sobra uma bela sujeira para limpar, com farinha por todos os lados. Por isso, e pela praticidade, a maioria se rende aos pães industrializados.

O problema é que a maioria desses pães é formada por conservantes e grande quantidade de açúcares e gorduras.

A boa notícia é que os fabricantes de máquina de pão facilitaram o processo. Agora, leigos e amadores podem se aventurar na produção de pães personalizados, de forma prática e mais saudável.

Além de poupar o seu tempo, as máquinas de pão permitem que você faça diferentes tipos de pães, economizando na energia, no esforço e na hora da limpeza. Confira abaixo a tabela com as principais diferenças entre fazer pães na máquina de pão e utilizando o forno convencional.

Máquina de fazer pão Forno convencional
Preparo do pão Mistura os ingredientes, sova, descansa e assa É preciso esforço manual e tempo para misturar e sovar a massa
Tempo de cozimento Emite aviso sonoro quando o pão está pronto É preciso monitorar enquanto assa para não queimar
Consumo de energia Economia de energia Gasta mais energia
Limpeza Facilidade de limpeza Deixa muita sujeira e bagunça
Quantidade Assa apenas um pão por vez e em apenas um formato Assa mais quantidades de pães de formatos variados

Quais as vantagens da máquina de pão?

Se você ainda não está convencido dos benefícios de comprar uma máquina panificadora, nós vamos lhe mostrar todos os prós e contras deste produto. Fato é que a máquina de fazer pão é um eletrodoméstico que têm muito mais vantagens do que desvantagens.

Sabe o passo a passo manual de produção de pães caseiros que citamos acima? Pois bem. Com a máquina de fazer pão, você só precisa colocar todos os ingredientes na forma, selecionar a programação desejada e ligar.

Pronto! A máquina faz tudo sozinha: mistura, sova, dá tempo de descanso e assa. Confira, abaixo, um exemplo de receita feita em uma máquina de pão:

Além disso, você não precisa vigiar a receita e se preocupar se o pão vai queimar, porque a máquina emite um aviso sonoro quando a receita estiver pronta.

A limpeza também é simples, devido à forma antiaderente. Mas as facilidades não param por aí! Com a máquina de pão, além de produzir pães variados, você também pode fazer massa para bolo, pizza e geléias.

Além de todas essas vantagens, todas as máquinas possuem o “Timer”. Com ele você programa a produção do pão com até 13 horas de antecedência. Mas como nem tudo é perfeito, é preciso ficar atento a alguns cuidados para garantir o sucesso da sua receita.

Primeiro você precisa seguir à risca as instruções do manual, especialmente com relação às medidas dos ingredientes e a como inseri-los na forma. Caso contrário, sua receita vai desandar.

Para lhe ajudar, criamos a tabela abaixo com as vantagens e desvantagens de uma máquina de pão em casa.

Vantagens
  • Pão quentinho a qualquer hora
  • Sem conservantes e com açúcares e gorduras controlados
  • Pode-se fazer diferentes tipos de pães, tortas, doces e geléias
  • Pode-se programar o tempo em que o pão ficará pronto
  • Facilidade de uso e limpeza
Desvantagens
  • É preciso seguir a receita passo a passo
  • Apesar de deliciosos, são diferentes dos pães de padaria
  • Todos os pães ficam com o mesmo formato
  • Faz muito barulho
  • Cerca de 3 horas para o pão ficar pronto

Quanto custa?

A máquina de pão é um eletrodoméstico que possui excelente custo-benefício, apesar dos preços variarem bastante, entre R$260 até R$2600.

Para os que desejam tirar uma renda extra, vale investir em máquinas mais caras. Segundo especialistas, se você usar a máquina para confeccionar pão de trigo branco duas vezes por semana, recupera o investimento após 7 meses.

No entanto, as opções mais baratas atendem perfeitamente em termos de qualidade, funcionalidade e design.

Onde comprar?

Você encontra a máquina de pão em praticamente todas as lojas de departamentos como Lojas Americanas, Casas Bahia, Extra e Magazine Luiza. Mas, como é preciso pesquisar para encontrar o melhor preço, os sites de compras online, como a Amazon, são as opções mais práticas.

Critérios de compra: fatores decisivos na escolha da sua máquina de pão

Todas as máquinas de pão disponíveis no mercado brasileiro vêm com forma antiaderente, Timer, manual de receitas, copo dosador e colher de medida. No entanto, existem diferenças importantes entre elas a serem consideradas antes da compra.

Para ajudar na sua decisão listamos abaixo os fatores que diferenciam um modelo do outro:

  • Quantidade de funções
  • Opções de peso do pão
  • Peso e dimensões da máquina

A seguir, explicamos em detalhes cada um dos fatores para que você adquira a máquina de pão ideal.

Quantidade de funções

Um dos principais fatores que diferenciam uma máquina da outra é a quantidade de funções ou ciclos. O mais comum é que as panificadoras caseiras tenham 12 funções, podendo chegar a 14.

Essas funções são fundamentais para o sucesso da sua receita, porque cada uma tem um tempo e uma temperatura específicos para maximizar o desempenho da massa de cada pão.

Apesar de a quantidade de ciclos variar entre os fabricantes de máquina de pão, alguns são comuns a todas.

No entanto, especialmente se você precisa de uma dieta especial, é importante checar se a máquina possui os ciclos que você deseja como, por exemplo, o “Sem Glúten”.

Com esta função a temperatura e o tempo de descanso da massa são ajustados para se adequar a farinhas de amêndoa e milheto, por exemplo.

Opções de peso do pão

Antes de comprar uma máquina de fazer pão, pergunte a si mesmo qual o tamanho do pão você quer assar.

Alguns fabricantes permitem que você escolha entre uma variedade de pesos. Por exemplo, antes de assar, você pode decidir se o pão irá pesar 450g, 600g ou 900g.

Confira a tabela abaixo que mostra as opções de tamanho de pão cada marca fabricante oferece.

Britânia Cadence Mondial Tramontina
450g 700g 450g 500g
600g 1000g 600g 750g
900g 900g 1000g
1200g 1250g

Peso e dimensões da máquina

Porque é importante observar o peso da máquina de pão e suas dimensões? Primeiro para você ter certeza de que há espaço na sua cozinha para acomodar a panificadora caseira.

Algumas máquinas são mais largas, outras muito altas e algumas possuem profundidade extensa. Segundo porque de nada vale fazer este investimento e deixar sua máquina escondida em um armário.

Em geral, é preciso reservar um espaço de pelo menos 40cm para sua máquina de pão. Com relação ao peso, também é importante checar se o local onde sua máquina ficará é resistente o suficiente. Em sua maioria, as panificadoras de pão pesam em torno de 6kg, chegando ao máximo de 7,8kg.

(Fonte da imagem destacada: fancycrave1/Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
24 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...