Imagem mostra uma máquina de solda MIG sobre uma prateleira.
Ultima atualização: 15 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A solda é um processo presente em diversos objetos e aparelhos do nosso dia a dia. Seja você um profissional da área ou simplesmente alguém que eventualmente faz reparos domésticos, entender essa atividade é importante. Hoje, falaremos sobre uma ferramenta muito útil: a máquina de solda MIG.

A solda é o processo responsável por unir materiais de forma permanente. Para isso, é preciso gerar calor suficiente para fundir as partes a serem unidas. Com uma máquina de solda MIG, você poderá fazê-lo em casa ou profissionalmente. E, nesse artigo, te falaremos tudo o que é preciso para escolher a melhor ferramenta!




Primeiro, o mais importante

  • A solda é um processo muito importante no mundo moderno e pode ser feita por diversos processos. Na atualidade, o MIG (Metal Inerte Gas) é um dos mais usados.
  • Ao manusear uma máquina de solda MIG, não se esqueça dos equipamentos de proteção. A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
  • As principais vantagens da máquina de solda MIG são a velocidade com que produz a solda e a praticidade de alcançar lugares difíceis e ser portável. Ela não dá um acabamento final tão bom como algumas outras ferramentas.

Você também pode gostar:

As melhores máquinas de solda MIG: Nossas recomendações

Para efetuar um processo como a solda, que precisa ser bem feito e pode ser perigoso, é preciso ter uma ferramenta de muita qualidade. Por isso, selecionamos algumas das melhores máquinas de solda MIG disponíveis no mercado:

O modelo mais tradicional

Essa máquina de solda MIG da V8Brasil traz exatamente todas as características que fazem da ferramenta tão requisitada: Sua portabilidade se destaca, bem como o fácil manuseio. O ciclo de trabalho chega a ser de 60% em corrente de 55 A, e há seis níveis de potência. Deve ser usada com arame de diâmetro entre 0,6 e 0,8 mm.

A máquina que acompanha itens importantes

E se, ao comprar sua máquina, você já conseguisse também vários outros equipamentos importantes? Esse modelo da Mazzilli traz máscara protetora, escova de limpeza e arames. Ela não utiliza gás e é excelente em questões de segurança, com uma chave que interrompe o uso em caso de superaquecimento.

A recomendada para os profissionais

Se você é um profissional da área de solda, precisa ter o melhor e mais completo equipamento. Essa ferramenta da Titanium possibilita não só a técnica MIG, como também outras importantes como MAG e TIG. A característica de “3 em 1” sem perder a portabilidade e a facilidade de uso faz dela algo realmente especial!

Guia de Compra

Uma ferramenta importante como a máquina de solda MIG precisa ser bem escolhida. Mas como comprar a ideal? Quais as diferenças desse equipamento para os demais? Quais as suas vantagens e desvantagens? Como fazer o perfeito uso dela?

Sente-se e prepare-se para ler com calma o nosso Guia de Compra, onde nos aprofundaremos nessas questões!

Imagem mostra uma pessoa praticando solda em um objeto no alto.

A solda lida com altas temperaturas e requer equipamentos de proteção. (Fonte: 526663 / Pixabay.com)

O que é uma máquina de solda MIG?

Se você precisa unir duas peças, sendo uma ou ambas metálicas, a máquina de solda é a melhor solução. A partir do calor, ela irá fazer a fusão permanente.

Desde que o processo de solda foi descoberto pela humanidade, muitas técnicas se desenvolveram para tentar facilitar o processo e torná-lo mais seguro e acessível. O MIG é um dos mais usados hoje em dia por se aproximar da perfeição.

A sigla MIG significa “Metal Inerte Gas”. O seu componente principal é um arco elétrico, que gera o calor necessário para o processo de fusão. Um metal consumível, o arame, é responsável pela união entre as peças. E o gás, que deve ser inerte, como argônio ou hélio, serve como sistema de proteção.

O processo MIG é recomendado principalmente para a soldagem de materiais não ferrosos, especialmente alumínio, cobre e bronze.

foco

Você sabia que o arco elétrico foi a invenção necessária para o aperfeiçoamento do processo de soldagem? Ele é o responsável por produzir todo o calor que irradia e consegue fundir metais que exigem temperaturas altíssimas.

O arco elétrico foi citado pela primeira vez em 1801, por Sir Humphry Davy, em uma publicação de filosofia. Desde então, seu aperfeiçoamento foi cada vez maior. Mas a natureza é quem produz o melhor exemplo: Não há um arco elétrico tão perfeito como... os raios!

Quais as vantagens da máquina de solda MIG?

A máquina de solda MIG tem diversas vantagens. Ela permite que o processo de soldagem seja efetuado em qualquer posição, fazendo com que lugares de difícil acesso possam ser alcançados.

Seu equipamento é menor e mais leve, o que ajuda no transporte. A união desses dois fatores mostra porque o MIG é um modelo de soldagem tão popular: praticidade, acessibilidade e facilidade de locomoção tornam o processo muito mais tranquilo.

Além disso, a velocidade é maior, não há necessidade de acabamento e há uma boa gama de materiais que podem ser soldados com uma máquina MIG. Isso faz dela também a preferida para processos industriais em larga escala.

Outros processos de solda são mais indicados para materiais ferrosos. Também têm a vantagem de dar um aspecto mais profissional ao resultado final da solda e de serem de manutenção mais fácil.

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da máquina de solda MIG:

Vantagens
  • Permite a solda em qualquer posição
  • Permite a solda em lugares de difícil acesso
  • Não há necessidade de acabamento
  • A velocidade do processo de solda é bem maior
Desvantagens
  • Produz maior perda de materiais
  • O aspecto final é menos profissional
  • Não pode ser aplicada em materiais ferrosos
  • O custo de manutenção é maior

Quais as diferenças entre a máquina de solda MIG e as demais?

Os processos de soldagem são muitos. O MIG é um dos mais populares, mas podemos citar ainda incontáveis outros nomes: MMA, máquinas inversoras e oxigás, por exemplo. Mas o tipo que disputa espaço no mercado com o MIG é o TIG.

TIG significa Tungstênio Inerte Gás e, como seu nome diz, em vez de fazer a fusão através de um metal consumível que é derretido e serve como “cola”, o faz através do tungstênio, um elemento químico raramente encontrado na natureza.

A solda TIG é de difícil operação e deve ser feita apenas por profissionais. Ela requer experiência e habilidade.

A principal diferença entre os dois processos reside na necessidade do resultado: a solda MIG é recomendada para quando se precisa ou de uma solda simples, ou de velocidade e agilidade. A TIG, por sua vez, é empregada quando há exigência por beleza e perfeição na união entre as peças.

A seguir, uma tabela comparando os dois tipos:

Solda MIG Solda TIG
Funcionamento Usa um metal consumível simples Usa tungstênio como metal consumível
Vantagens Velocidade, praticidade, facilidade de uso Qualidade perfeita no acabamento das peças
Recomendações Solda em lugares difíceis, solda simples dentro de casa, processo industrial Soldas que exigem um acabamento perfeito

Como funciona uma máquina de solda MIG?

É fundamental usar todos os equipamentos de proteção ao manusear uma máquina de solda MIG.

A primeira coisa fundamental ao manusear uma máquina de solda MIG é usar todos os equipamentos de proteção: Óculos de proteção ou máscara de solda , luvas, avental ou blusão e protetores auriculares são os mais importantes. Tenha um extintor de incêndio por perto.

Para começar a soldar peças com uma máquina de solda MIG, é preciso ajustar a corrente e a voltagem, regular o tanque de gás, preparar o rolo de arame e posicionar os objetos a serem fundidos de forma ideal.

Como todo o processo pode ser melhor entendido em vídeo, selecionamos um que explica perfeitamente o processo, do canal Dutra Máquinas:

Como funciona a solda MIG sem gás?

Apesar de contradizer o próprio nome da máquina, a solda MIG sem gás também tem visto sua popularidade aumentar nos últimos anos.

Nela, não existe um gás de proteção para o metal consumível. O custo é bem menor, tanto para o equipamento, como por não ser necessário um cilindro. Mas as desvantagens também são várias.

Por não existir gás de proteção, a qualidade da solda é muito menor. É praticamente impossível ter acabamento de boa qualidade. E, além disso, o controle do processo é irrisório com o gatilho servindo apenas para regular o avanço do metal consumível.

Veja as vantagens e desvantagens da solda MIG sem gás:

Vantagens
  • Custo do equipamento é mais baixo
  • Dispensa o uso de cilindro de gás
Desvantagens
  • Acabamento muito inferior ao modelo com gás
  • Menor controle do processo de soldagem

Quanto custa e onde comprar uma máquina de solda MIG?

Algumas máquinas de solda MIG são feitas para uso em reparos simples ou processos artesanais, outras, para indústrias e produções em larga escala. Isso se reflete nas variações de preço: encontramos modelos desde R$ 400 até R$ 14.000. Tudo depende de qual o uso que você dará à ferramenta!

Lojas especializadas em ferramentas e outros artigos de casa e construção são os melhores lugares para comprar uma máquina de solda MIG. Se a sua preferência for a compra pela internet, recomendamos a Amazon brasileira. Confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de Compra: Como comparar as máquinas de solda MIG

Agora que você já sabe os porquês de comprar uma máquina de solda MIG, vamos te ajudar a escolher o modelo perfeito. Para isso, selecionamos alguns quesitos:

A seguir, entraremos em detalhes sobre cada um deles!

Ciclo de Trabalho

Uma máquina de solda MIG trabalha com calor extremo para exercer sua função. Para evitar superaquecimento, precisa ficar desligada durante um tempo considerável para poder se recuperar.

Mas qual é a proporção ideal entre funcionamento e inatividade? Isso é expresso pelo ciclo de trabalho. Por exemplo, uma máquina que funciona 60% em corrente de 55 A, precisa ser desligada por 4 minutos a cada 6 de uso se usada nessa corrente.

Se o valor for de 30% @ 100 A e você regular tal corrente, use por três minutos e desligue por sete. Leia as indicações de ciclo de trabalho, faça as regulagens corretas e evite acidentes!

Imagem mostra uma pessoa fazendo processo de solda.

Nunca se esqueça de evitar o superaquecimento de sua máquina de solda MIG. (Fonte: gabrielroma / Pixabay.com)

Potência

A potência se relaciona diretamente com a corrente elétrica selecionada para o uso da máquina de solda. Quanto maior, mais velocidade aplicará ao trabalho, mas também pedirá uma diminuição no ciclo, passando mais tempo desligada.

O ideal para produções em larga escala é encontrar um modelo que consiga operar em maiores potências sem diminuição do ciclo de trabalho. Caso você vá fazer apenas reparos domésticos ou usos rápidos do equipamento, isso não é tão importante.

Portabilidade

Nós mencionamos que uma das principais vantagens da máquina de solda MIG é a sua portabilidade e praticidade para alcançar lugares difíceis e ser levada a áreas remotas.

Preste atenção nas especificações de dimensões e peso!

Por isso, escolha um modelo que realce essa característica positiva. Quando mais compacto e menos pesado ele for, mais estará ajudando a sua possibilidade de alcançar lugares difíceis! Preste atenção nas especificações de dimensões e peso!

Itens extras

Ao comprar uma máquina de solda MIG, verifique se ela conta com itens extras que possam facilitar o seu trabalho e até aumentar seu custo-benefício. Entre os principais, podemos citar equipamentos de proteção e acessórios como rolos de arame e bocais.

Assim, além de você não precisar efetuar novas compras para tais equipamentos, também provavelmente terá um desconto por eles já estarem embutidos no preço da máquina!

(Fonte da imagem destacada: Андрей Радченко / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.