Imagem mostra taça de sorvete de frutas ao lado de máquina de sorvete doméstica com laranjas ao lado e outros ingredientes desfocados ao fundo.
Ultima atualização: 29 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

52Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O artigo de hoje é pra você que seja inspirado pelo verão, pelo calor, pela intenção de uma vida mais saudável ou pela paixão pelos gelados, pretende adquirir uma máquina de sorvete para sua casa.

Uma opção fantástica para quem quer produzir receitas refrescantes controlando a receita e usando ingredientes naturais, sem conservantes e aditivos, as máquinas de sorvete são a compra certeira para fazer a alegria de crianças e adultos o ano inteiro. Afinal, sorvete é bom em qualquer época.

Acompanhe esse Review e confira as principais dicas e informações que você possa escolher sem medo a máquina de sorvete que melhor se encaixe às suas expectativas e a rotina e necessidades de sua casa.




Primeiro, o mais importante

  • Por ser destinada a processar e produzir receitas de gênero alimentício, a máquina de sorvete deve ser escolhida com cautela para garantir o sucesso das receitas e a segurança dos usuários.
  • Além do design, marca e funções, é recomendável atentar para questões como modo de processamento, facilidade de utilização e limpeza, tempo de preparo, tamanho e material de fabricação da sorveteira.
  • É possível encontrar modelos mais simples, que processam frutas e outros ingredientes previamente congelados por valores a partir de R$ 200. Os modelos mais elaborados, com poder de resfriamento próprio, podem custar mais de R$ 3.000.

Você também pode gostar:

Melhores máquinas de sorvete: Nossas recomendações

Nesta seção vamos apresentar os melhores modelos de máquina de sorvete à venda no Brasil. Assim, você não vai mais depender de comprar seu sorvete e pode fazer receitas deliciosas para você e sua família. Confira a lista:

Máquina de sorvete Gelato Express - Tramontina

Em aço inox, acompanha folheto de receitas, tigela de sorvete de 1 litro removível, tampa com abertura grande para acrescentar ingredientes, pá removível e compressor com autorrefrigeração.

Tem funções pré-resfriamento e manter gelado por até 3 horas. Visor em LCD tem retroiluminação, monitor para temperatura e tempo. São 12 configurações de congelamento, funcionamento automático e manual.

A primeira sorveteira que detecta automaticamente o congelamento da mistura e a mantém no ponto até a hora de servir.

Máquina de sorvete Mickey Mouse - Mallory

A queridinha das crianças essa máquina é licenciada pela Disney, com temática do personagem Mickey Mouse. Fácil de usar, é desmontável e fácil de lavar. Prepara sorbets, sorvetes, sobremesas tudo muito saboroso, 100% natural e com menos calorias.

Com cabo de 65 cm, tem super faca em aço inoxidável, botão liga/desliga e garantia de um ano. Para maior tranquilidade no uso possui base antiderrapante e trava de segurança. Acompanha livro de receitas.

Máquina de sorvete - Britânia

Com excelente custo benefício, é prática e segura, equipada com travas de segurança e antiderrapante.

Possui pilão, que auxilia na hora de preparar os alimentos. Basta adicionar os ingredientes congelados pela abertura superior que o sorvete sai prontinho. Totalmente desmontável, tem fácil limpeza e higienização. Disponível na cor vermelha.

Guia de Compra

Agora que você conferiu nosso Ranking das melhores máquinas de sorvete, acompanhe conosco o Guia de Compra. Nesta sessão você terá as informações mais relevantes acerca das máquinas de sorvete, como indicações de uso, vantagens e desvantagens, valor, onde comprar, etc.

Lembre-se de que nem sempre o melhor e mais completo produto do mercado é o mais indicado para você e suas necessidades. Por isso te apresentaremos tópicos sobre as características para as quais você deve atentar para escolher uma máquina de sorvete que melhor atenda suas necessidades e expectativas.

Casal brinca com bocas abertas e casquinha de sorvete nas mãos.

Fazer o próprio sorvete, além de mais divertido, é também mais saudável. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

O que é a máquina de sorvete?

Com a chegada do calor vem aquela vontade de consumir receitas refrescantes com maior frequência, correto? Para quem quer a facilidade de produzir essas iguarias em casa, a máquina de sorvete doméstica é a solução. Mas, antes de sair comprando, vamos conhecer o produto.

A definição básica de uma máquina de sorvete doméstica é: equipamento capaz de criar sorvetes, sorbets, frozens e mousses e outras delícias geladas em casa com ingredientes selecionados, sem adição de conservantes e produtos artificiais.

Os processos, no entanto, podem variar de equipamento para equipamento. Eles podem funcionar a partir do processamento de ingredientes previamente congelados ou promovendo o processamento e/ou resfriamento da receita ou ingredientes escolhidos.

Quais suas vantagens e desvantagens?

A máquina de sorvete é um produto ideal para aqueles que têm alto consumo desse produto em sua rotina, ou que gostam de inovar e criar receitas. É a queridinha das crianças, que podem participar do processo de fabricação do doce tão apreciado e refrescante.

Também é muito apreciada por pessoas com restrições alimentares, intolerantes a glúten ou lactose, alérgicas ou adeptas da alimentação saudável, uma vez que permite a criação de receitas a partir de ingredientes selecionados, sem adição de conservantes, emulsificantes, etc.

Alguns modelos, os mais básicos, fazem sorvetes, sorbets e receitas a base de frutas. São bem práticos, e a maioria é segura para ser usada pelas crianças, claro que com supervisão.

No entanto, demandam certa programação prévia, com preparo e congelamento de ingredientes. Além disso, com esse tipo de modelo obter sorvetes próximos aos tradicionais é um pouco difícil.

Os modelos que preparam sorvete “de massa”, podem ser de dois tipos: os autorrefrigerantes ou os que demandam refrigeração do recipiente. Ambos funcionam praticamente como batedeiras resfriantes, uma vez que a mistura deve estar pronta antes de ser acrescentada à máquina.

Máquina produzindo sorvete de chocolate.

Tendo uma máquina de sorvete você pode incrementar sabores tradicionais. (Fonte: Alessandro Zocchi / 123RF)

Geralmente permitem a escolha entre a consistência da massa entre sorvete, frozen e sorbet. Também bem práticas, permitem o preparo de receitas mais próximas ao sorvete tradicional. No entanto, chegam a custar 10 vezes mais que os outros modelos.

Além disso, a maioria do modelo é para uso estritamente doméstico, e para pouca quantidade, uma vez que a capacidade de produção das máquinas é pequena.

Vantagens
  • Dispensa uso de aditivos, emulsificantes e conservantes
  • Permite escolha e combinações de ingredientes
  • Praticidade e segurança
Desvantagens
  • Capacidade de produção é baixa
  • Modelos mais completos exigem investimento alto
  • Processo de produção pode exigir planejamento prévio ou ser demorado

Quais os diferentes tipos de máquina de sorvete?

Existe uma grande quantidade de opções e modelos de máquinas de sorvete no mercado. Escolher a ideal para você vai depender, basicamente, da intenção de uso e do perfil e forma de preparo das receitas mais apreciadas por você e sua família.

Se a intenção é ter uma máquina que entregue o sorvete pronto rapidamente a qualquer hora que bater a vontade, os modelos que não tem resfriamento próprio talvez não sejam a melhor opção para você.

Eles funcionam com o congelamento prévio – seja de ingredientes ou do recipiente resfriador - processo que leva ao menos 12 horas e exige planejamento. Se manter um estoque de frutas e outros ingredientes congelados não for um problema para você, os modelos de máquina que fazem o processamento são ideais.

No entanto, esse modelo realiza receitas mais naturais, com base em frutas e líquidos congelados, sem possibilidade de muitas adições como chocolates, crocantes e castanhas durante o processo.

Ele é perfeito para receitas fit, sem lactose, sem glúten, etc. Diferente dos outros modelos, esse processa pequena quantidade de ingredientes por vez. Não exige processos de preparo prévios além do congelamento, mas também não homogeneíza o produto final, processo que precisa ser feito manualmente.

Imagem de potes com sorvete sobre mesa e outros itens.

Existem vários tipos de máquinas para preparar um delicioso sorvete. (Fonte: Teejay / Pexels)

Entre as máquinas de sorvete caseiras analisadas, a que apresentar maior capacidade de produção faz 1 litro e meio de sorvete por vez. Se você precisa de quantidades maiores que essas, verifique se o produto oferece a possibilidade de realizar ciclos de produção seguidos.

Se você pretende usar o produto várias vezes seguidas os modelos que demandam congelamento do pote não serão boa opção. Isso porque as máquinas não vêm acompanhadas de potes extras.

Após um ciclo da máquina o recipiente já não estará mais congelado, e precisará retornar ao congelador por 12 a 16 horas para estar pronto para o uso novamente.

Verifique se o modelo escolhido tem a opção de controle de ciclos e auto desligamento. Caso contrário, será necessário que você fique acompanhando o processo até que o sorvete atinja o ponto desejado, o que pode levar de 20 a 40 minutos, dependendo da potência e capacidade de sua máquina.

Compare os três tipos de máquina de sorvete:

Processadora Autorrefrigerável Com pote refrigerável
Trabalho prévio Ingredientes devem ser congelados previamente Processo de resfriamento é feito 100% pela máquina Recipiente precisa ser congelado previamente
Armazenagem do sorvete Sorvete não fica armazenado na máquina Maioria tem função que manter refrigerado Maioria tem função que manter refrigerado
Ciclos Realiza vários ciclos seguidos Para automaticamente ao fim do ciclo Não realiza mais de um ciclo seguidamente
Tipo de ingrediente Ideal para receitas com base de frutas. Não permite adição de ingredientes não congeláveis no processo Ideal para receitas de base leitosa ou cremosa. Não prepara mistura base do sorvete Ideal para receitas de base leitosa ou cremosa. Não prepara mistura base do sorvete

Lembre-se de checar todas as funções de segurança se o produtor for ser utilizado por crianças. Como as máquinas de sorvete são produtos eletrônicos, atente para a voltagem no momento da compra.

Quanto custa?

O preço das máquinas de sorvete para uso doméstico pode variar muito de acordo com a marca, modelo e forma de funcionamento. É possível encontrar modelos mais simples, que processam frutas e outros ingredientes previamente congelados por valores a partir de R$ 200.

Os modelos de marcas mais renomadas, com poder de resfriamento próprio e outras funcionalidades podem custar mais de R$ 3.000. Pesquise bastante antes de comprar, pois o mesmo produto pode apresentar flutuações de valor de um lugar para outro.

Onde comprar?

Você pode comprar sua máquina de sorvete em lojas físicas que vendem eletroportáteis como Lojas Americanas, FastShop, Ponto Frio e Magazine Luiza. Também é possível adquirir o produto em supermercados como Walmart, Carrefour e Extra.

No entanto, é nas plataformas de e-commerce como Amazon e Mercado Livre e ShopTime que é possível encontrar a maior variedade do produto em diversos modelos, marcas e materiais.

Critérios de compra: Como qualificar os diferentes modelos de máquina de sorvete

Nesta seção listamos as características que você pode avaliar para reconhecer a melhor máquina de sorvete para atender às suas necessidades e expectativas:

  • Modelo
  • Tempo de preparo
  • Funcionalidades
  • Capacidade

E para que você saiba comprar a máquina de sorvete perfeita para sua necessidade, descrevemos abaixo a importância de cada um dos itens em detalhes.

Modelo

Como já mencionamos em sessões acima, as máquinas de sorvete estão disponíveis de mercado em vários modelos, que diferentes entre si não só pelas marcas e design, mas também pelas formas de funcionamento, indicações de uso e funcionalidades.

A escolha do modelo deve levar em conta a estética e o design do produto. Escolha o modelo de acordo com o espaço que você terá disponível para guardá-lo, para que ele não se torne um problema ao invés de uma solução.

Tenha em mente também o tipo de sorvete e receitas que você pretende produzir para saber como escolher sua sorveteira. Vamos listar abaixo os 3 principais tipos de máquinas e suas indicações.

Imagem de dois sorvetes de cone.

O que diferencia as máquinas de sorvete é o modo de funcionamento e funcionalidades. (Fonte: Teejay / Pexels)

Processadora

Ideal para fazer sorbets e sorvetes de fruta. Equipada com sistema de lâminas, processa os ingredientes que podem ser frutas, creme de leite e leite condensado, etc., e devem ser congelados previamente, conferindo cremosidade e homogeneidade.

Modelos não oferecem opção de armazenamento na própria máquina. O conteúdo deve ser depositado em um recipiente a parte à medida que for processado.

Autorrefrigerável

Os modelos nesse perfil são os mais completos do mercado. Indicados para quem quer preparar sorvetes mais convencionais sem se preocupar muito com o processo. Geralmente possuem funções que dispensam o monitoramento do processo, e encerram o ciclo sozinhas.

Algumas ainda têm opção de manter o sorvete na máquina refrigerado. No entanto, a base do sorvete precisa ser preparada em processo alheio à máquina, que irá apenas bater e resfriar o preparo até o ponto de sorvete.

Com pote refrigerável

Esse tipo segue basicamente o mesmo processo de produção dos modelos autorrefrigeráveis, no entanto, não são capazes de resfriar os ingredientes. Vem com um pote especial, que precisa ser congelado por cerca de 10-16 horas antes do uso.

Por ser mais em conta que as refrigeráveis, é ideal para quer uma opção para fazer sorvetes e receitas geladas cremosas, mas não quer investir tanto em uma máquina.

Tempo de preparo

O tempo de preparo pode variar bastante de acordo com o modelo, marca e a receita que será realizada. Verifique atentamente as indicações do fabricante de cada produto.

Os modelos processadores têm preparo instantâneo, embora seja preciso aguardar o congelamento por completo dos ingredientes escolhidos, o que pode levar cerca de 12 horas, dependendo do seu refrigerador.

Os modelos que batem e resfriam a base pronta, levam em média de 20 a 40 minutos para finalizar o processo, dependendo da potência da máquina e do ponto desejado para o sorvete.

Lembrando que os modelos que não gelam sozinhos também precisam do congelamento prévio do recipiente, o que pode levar até 16 horas.

Funcionalidades

Os modelos mais sofisticados vêm com diversas funcionalidades extras, que podem facilitar muito o processo de fazer sorvete, como a opção de manter resfriado e o auto desligamento, que dispensam a supervisão constante durante o funcionamento da máquina.

Outras funções são mais de encher os olhos, como dispenser para toppings e para casquinhas. Verifique todas as funcionalidades dos modelos que lhe interessam. E lembre-se: as máquinas com múltiplas funções são mais caras.

Antes de pagar a mais pela sua máquina de sorvete, pondere se realmente essas funcionalidades extras são necessárias e se valem o investimento.

Capacidade

Verifique atentamente quanto de sorvete sua máquina é capaz de produzir por ciclo, e se há a possibilidade de realizar ciclos seguidos para preparar quantidades maiores.

Dentre os modelos analisados, a capacidade fica entre 1 litro e 1 litro e meio, suficiente para famílias médias ou pequenas.

Em caso de famílias grandes, comprar recipientes extras, que podem ser adquiridos a parte, pode ser a solução para produções em escala, especialmente em modelos que demandam a refrigeração prévia do pote.

No caso dos modelos processadores, o céu é o limite. Basta disposição e espaço no refrigerador para congelar ingredientes em grandes quantidades.

(Fonte da imagem destacada: Yongyut Khasawong / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.