Máquina de coser com tela sobre mesa em taller a medida
Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

18Horas investidas

7Estudos avaliados

50Comentários coletados

As máquinas de costura sempre foram um daqueles produtos que nunca saíram de moda. E graças aos novos avanços técnicos nas máquinas de costura, hoje em dia você pode fazer praticamente tudo o que precisar com elas: desde colchas, roupas, cortinas ou até mesmo desenhos de fantasia. Desde que você tenha a máquina certa, é claro. Entre os modelos no mercado, destaca-se o Alfa Style Next30 Srpring, vindo de uma marca conhecida e oferecendo uma ampla gama de funções.

Entre eles, temos 18 pontos diferentes, pé calcador de dupla altura e vários ajustes de distância dos pontos. É seguido pelo modelo KPCB Mini KP-1. Uma proposta de tamanho compacto, mas que estende seu alcance com uma mesa de costura, a fim de ter uma alta capacidade para realizar diferentes trabalhos. Além disso, pode funcionar com todos os tipos de tecidos e inclui funções típicas de modelos mais avançados.




Máquinas de costura: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre máquina de costura

Se você decidiu ler este guia para comprar a melhor máquina de costura barata, é porque você sabe que gastar um minuto do seu tempo fazendo isso pode evitar que você faça uma má escolha. Se é a sua primeira vez com uma máquina de costura ou se você é o especialista na família, há muitos fatores a considerar:

Quando você decide comprar uma máquina de costura barata, você tem que escolher uma que lhe dará o que você precisa; é um investimento que afetará a qualidade do trabalho que você faz nela e a possibilidade de fazer mais e mais projetos para sua casa e família.

Sastre joven trabalhando em máquina de coser em atelier

Uma máquina de costura é sempre útil em qualquer casa. Ele pode ser usado para reparar, ajustar, fazer roupas. (Fonte: serezniy: 113376932/ 123rf.com)

Características

Em primeiro lugar, seria importante ter uma máquina com poder de tração suficiente. Isso dependerá do tipo de trabalho a ser feito e do tipo de tecidos a serem costurados. Para tecidos e costura normais, uma máquina com cerca de 75 W de potência será suficiente.

Algumas das características mais importantes a serem avaliadas ao comprar uma máquina são:

Tipos de pontos: A variedade é muito ampla, algumas máquinas têm apenas pontos básicos, enquanto outras oferecem dezenas de possibilidades. Se ela tiver apenas pontos simples, você poderá fazer reparos ou fazer coisas simples, mas se você quiser algo mais decorativo ou elaborado, é melhor escolher uma máquina que ofereça uma variedade maior de pontos.

Seria aconselhável que, além do ponto reto, ela tenha zig-zag, ponto invisível e ponto de nervura. Também é aconselhável que a largura e o comprimento dos pontos possam ser variados.

Tensão da linha: De preferência, escolha uma máquina que lhe permita ajustar a tensão da linha manualmente. Deixar a máquina ajustar a tensão automaticamente é o mais fácil, mas nem sempre o melhor.

Calcador: Quase todas as máquinas oferecem a possibilidade de usar calcadores intercambiáveis, alguns deles para funções especiais, como por exemplo, buracos de botão. Também é importante a possibilidade de ajuste de altura dupla, para uso com tecidos mais grossos.

Outras características: Dependendo do tipo de projeto que você vai fazer, você vai precisar de uma máquina mais ou menos robusta. Mesmo se você gosta de fazer colchas, colchas, cortinas, seria importante escolher uma máquina que lhe permita manusear esses volumes de tecido, mesmo com uma mesa extensível e que costure bem rápido.

Finalmente, nem sempre essa máquina que tem muitas funções é a melhor, ela pode não ser a melhor para você. Se o uso que você vai dar é muito básico, não vale a pena investir muito dinheiro em uma máquina com funções que você nunca usará, pode até ser que a quantidade de controles irá desmotivá-lo ou confundi-lo ou, pelo contrário, se você adora costurar ou se você está totalmente envolvido na confecção de artesanato que exigem o uso da máquina, não hesite e compre uma máquina mais completa.

Design

No que diz respeito ao design da máquina, leve em conta se você vai precisar movê-la de um lugar para outro, neste caso você deve procurar uma máquina leve, ou se você vai mantê-la fixa, neste caso você pode optar por uma máquina mais avançada, mesmo com móveis. Tenha cuidado com as máquinas que são muito leves, pode ser porque elas têm muitas peças de plástico em suas engrenagens.

No entanto, marcas conhecidas geralmente oferecem produtos feitos com material de qualidade, por isso é melhor escolher uma delas.

Para facilitar o transporte seguro, algumas máquinas vêm com uma alça embutida ou uma mala, isto também protegerá seu investimento quando não estiver em uso. Outro elemento do projeto que é valioso é o fato de que ele tem um braço livre. Se ele tiver um braço livre, será mais fácil fazer costuras tubulares como mangas ou punhos.

Acessórios

Ao comparar máquinas, tenha em mente que algumas têm preços mais baixos, mas incluem poucos ou nenhum acessório e então você terá que comprá-los, se você os adquirir, separadamente. Diferentes pés de prensa para botões, costura dupla, agulhas, ferramentas para manutenção básica e limpeza.

Versatilidade

Ao decidir qual máquina comprar, você deve ter em mente o tipo de trabalho que você quer fazer com sua máquina. Se você vai usá-la apenas para alguns remendos ocasionais, uma máquina simples será suficiente, mas se você vai trabalhar com tecidos grossos ou fazer colchas, por exemplo, você precisará de uma máquina mais poderosa.

Se seu orçamento permitir que você compre uma máquina com recursos mais avançados, não hesite em fazê-lo porque é muito provável que uma vez que você comece a ver seus projetos feitos, você não vai querer parar.

Como usar uma máquina de costura

Uma máquina de costura é sempre útil em qualquer casa. Ele pode ser usado para reparar, ajustar, costurar. Há muitos usos e aplicações que podem ser dadas a ele, desde que você o tire do armário e comece a usá-lo. Neste artigo você encontrará algumas dicas sobre como usar a máquina de costura.

Máquina de coser moderna com tela e hilos na mesa

Quando você decide comprar uma máquina de costura barata, você tem que escolher uma que lhe dará o que você precisa. (Fonte: serezniy: 112680181/ 123rf.com)

Leia o manualde instruções

Para usar a máquina de costura, primeiro de tudo você deve ler as instruções, onde você pode obter todas as informações sobre o uso e cuidados com a máquina. Mesmo que você seja um especialista em costura, não use a máquina sem antes ler as instruções, pois nem todas as máquinas, modelos e marcas funcionam da mesma maneira.

Familiarize-se com sua máquina de costura

É importante se familiarizar com a máquina de costura e saber como ligá-la, como escolher os pontos, como enfiá-la, como colocar a linha... enfim, tudo que diz respeito às atividades que normalmente são realizadas com a máquina. Se algo não funcionar ou não funcionar como esperado, você deve consultar o manual de instruções e verificar se você está fazendo as coisas de acordo com as instruções.

Funções múltiplas

Como mencionado acima, máquinas, modelos e marcas podem ser diferentes, portanto é aconselhável prestar atenção especial às funções que sua máquina tem. O tipo de trabalho que pode ser feito na máquina dependerá disso, portanto você deve conhecer as funções que ela possui.

Tipos de pontos

Os tipos de pontos também são extremamente importantes, pois estes têm a ver com o tipo de costuras que podem ser feitas na máquina; também dependem do tipo de trabalho que pode ser feito com a máquina, pois certos tipos de trabalho e acabamentos requerem pontos especiais.

Sistema de enfiamento automático da agulha

Se a máquina tem este sistema, você tem uma grande vantagem, pois é muito tempo perdido ao enfiar a agulha da máquina. Se sua máquina tem este sistema, não hesite em usá-lo; use-o repetidamente até que seja um ato rotineiro e você o faça sempre que precisar.

Mantenha-o em um local de fácil acesso

É importante considerar o local onde a máquina de costura será mantida. O ideal é tê-lo em um lugar acessível, onde você possa usá-lo facilmente quando você precisar ou quiser iniciar um projeto. Se você o tem em um lugar onde você não pode usá-lo facilmente, é provável que você nunca ou quase nunca o use.

Comece no início

Isto pode parecer óbvio para você, mas nós frequentemente ignoramos algumas das coisas básicas e tentamos passar para os aspectos mais complexos de uma só vez. Comece com os aspectos, funções ou trabalhos mais básicos; à medida que você avança na costura e nos projetos mais básicos, passe para os mais complexos, acredite, você ficará surpreso com os resultados.

Não tenha medo de usar sua máquina de costura

Use sua máquina sem medo, não demita ou desperdice a oportunidade de qualquer trabalho. Algo tão comum como uma bainha ou resolver uma pequena costura em alguma peça de vestuário pode ser mais fácil e rápido se você fizer isso com a máquina de costura.

Uso de máquinas de coser

Para usar a máquina de costura, primeiro de tudo você deve ler as instruções, nelas você poderá obter todas as informações referentes ao uso e cuidado da máquina. (Fonte: tony4urban: 13177400/ 123rf.com)

Perguntas freqüentes

Q1: Como enfiar uma máquina de costura

Primeiro, levante a agulha para sua posição mais alta girando suavemente a roda da mão. Em seguida, levante o calcador e prossiga para colocar o carretel de linha em seu respectivo lugar. Pegue a extremidade da rosca e passe-a por todos os pontos de rosca da máquina (dependendo do modelo) e continue até onde está o conjunto de tensão. Com a linha na mão, certifique-se de que ela passa pelo meio dos dois discos e leve-a até o gancho no topo.

Você deve empurrar a ponta da linha através do olho da alavanca superior esquerda e depois para baixo, procurando os pontos de enfiamento acima da agulha. Certifique-se de que a extremidade da linha esteja livre de cotão e proceda para enfiar a agulha pela face frontal; puxe alguns centímetros de linha para a esquerda e proceda para inserir a bobina corretamente.

A bobina deve ter alguns centímetros de linha sobrando, de modo que, ao girar o volante, o movimento da máquina engata esta linha. Desta forma, as duas linhas (a linha da bobina e a linha do carretel) estarão na placa da agulha e prontas para começar a coser.

P2: Como calibrar uma máquina de costura?

Muitas vezes nossa máquina não costura como deveria e é muito provável que seja falta de calibração. Nestes casos, primeiro você deve limpá-la com uma escova e remover todo o pó acumulado, assim como os restos de linha que ela possa ter.

Proceda para mover os números localizados na frente da agulha, assim como você será capaz de mover o botão que aperta a linha. Você também deve verificar se a bobina está corretamente instalada e se a linha oferece uma resistência média (nem muito apertada nem muito frouxa). Além disso, verifique o tamanho do ponto na roda correspondente e também as outras funções inerentes ao modelo da máquina. A idéia é que tudo esteja perfeitamente sincronizado e que a máquina possa costurar com um ponto perfeito.

P3: Como engraxar uma máquina de costura?

Para engraxar sua máquina de costura você deve obter o óleo recomendado pelo fabricante ou pedir conselhos ao seu revendedor local para escolher o óleo mais adequado de acordo com o modelo. Este tipo de óleo é transparente e vem em garrafas pequenas, algumas com um dispensador ou bico incluído para facilitar a aplicação.

Primeiramente, desconecte a máquina para segurança. Remova todas as peças de tecido e objetos ao redor que possam ser suscetíveis a danos por manchas de óleo. Em seguida, proceda a escovar as partes mecânicas e remova a sujeira (fios, cotão, pó) para que ela não se cole ao óleo. Cada máquina é diferente, então você deve olhar no respectivo manual do usuário e verificar as instruções do fabricante, para não cometer erros.

Você deve girar o volante suavemente, para que todas as engrenagens estejam em movimento e o óleo penetre em todas as peças. Tenha cuidado para não derramar óleo e limpar qualquer mancha da máquina com lã de algodão. Finalmente, encontre um trapo velho e costure nele, para que o excesso de óleo fique no tecido e você não manche um de seus projetos.

P4: Quando a máquina de costura foi inventada

A máquina de costura foi inventada em 1833 pelo engenheiro e inventor americano Walter Hunt; embora ele fosse seu criador, ele nunca patenteou sua invenção devido a problemas relacionados à sua economia e ética.

Entretanto, o americano Elias Howe, fez algumas melhorias no projeto da máquina de costura de Hunt e patenteou esta invenção em 1846; o que lhe causou problemas legais e processos judiciais.

P5: Por que a máquina de costura corta a linha?

Há várias razões para a máquina de costura cortar a linha. Portanto, primeiro de tudo você deve verificar se o carretel de rosca está rosqueado e instalado corretamente. Verifique também se o carretel de linha tem o tamanho certo para a máquina de costura. Você também pode verificar se a tensão da linha tem o ajuste correto, isto pode ser verificado puxando a linha e se você notar que ela está muito apertada, você deve soltar a tensão nos mostradores para que ela não continue quebrando.

Outra coisa que poderia cortar a linha é a agulha, verificar se ela não está desgastada, dobrada ou com um olho cortante. Também deve haver uma boa combinação entre tamanho da agulha, tamanho do fio e textura do tecido. Da mesma forma, verifique a bobina para um engate de linha perfeito; se não, é provável que ela não gire como deveria e se quebre.

P6: Por que a máquina de costura costura costura costura ao contrário?

Algumas máquinas de costura podem ter falhas relacionadas a pontos e, em alguns casos, costurar ao contrário. Quando isso acontecer, você deve primeiro verificar os cães de alimentação;. Esta parte está localizada abaixo da agulha e do calcador. Sua função é mover-se para frente e para trás para facilitar o deslizamento do tecido através da máquina. Às vezes acontece que os cães de alimentação são pegos com uma direção inversa.

O mesmo pode acontecer com o botão de pressão inversa, que pode ficar preso e impedir que a máquina cosa normalmente. Além disso, com as máquinas modernas que incluem um computador, é possível que ocorra uma falha e você só queira costurar ao contrário. Em qualquer caso, é melhor levar a máquina de costura a um técnico especializado para diagnosticar e resolver o problema.

P7: Overlocker ou máquina de costura

Não podemos escolher entre uma máquina de costura e um overlocker, já que a função de ambas as ferramentas se complementam. Por esta razão, longe de estabelecer diferenças entre uma e outra, podemos dizer que estas máquinas são usadas em conjunto e ambas oferecem aos especialistas em costura, grande utilidade e acabamentos profissionais.

Um overlocker permite dar acabamentos finos e acabamentos limpos muito rapidamente, às peças de vestuário feitas com a máquina de costura. O overlocker faz um ponto de corrente, assim ele pode criar bainhas perfeitas e graças às suas lâminas, ele pode cortar o excesso de tecido dando um acabamento mais polido do que um ponto ziguezague de uma máquina de costura poderia oferecer. Também costura em linha reta e permite eliminar pontos de tensão e vincos em roupas.

(Fonte da imagem em destaque: Belchonock / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas