Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Pare tudo agora para se concentrar na leitura do texto. Você vai aprender as melhores formas para comprar uma marreta, independente dos diferentes tamanhos e tipos de impacto.

Poucas produções são poderosas como a marreta que consegue fincar até itens metálicos no concreto. Embora seja ferramenta antiga, ela ainda é necessária para quebrar paredes ou outras coisas rapidamente.

A indústria atual já produz marretas com detalhes diferenciados, em bronze, de qualidade na cabeça e nos cabos ergonômicos. Mas, vale ter olhos atentos para não pagar muito caro à toa. Descubra agora o completo Guia de Compras do produto.

Primeiro, o mais importante

  • As marretas mais confiáveis possuem cabo com fibra ou madeira de lei.
  • Os melhores tipos de marreta têm uma massa que vai de 500 gramas a até 4 quilos ou um pouco mais.
  • Hoje já existem marretas com partes do cabo emborrachadas para diminuir as chances de a ferramenta escorregar durante o uso.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de marreta

Quando uma marreta tem qualidade você precisa de menos esforço para gerar mais impacto na batida. Certas versões facilitam o trabalho, vamos conhecer modelos muito comentados de forma positiva entre marreteiros:

1° – Marreta Vonder 3kg

A marreta Vonder 3kg é para quem quer fazer o serviço pesado sem riscos de a cabeça sair da madeira facilmente, tornando o trabalho mais seguro.

Produção composta por aço forjado, testada e aprovada conforme critérios rigorosos de qualidade. O cabo do modelo é de madeira na marreta oitavada de 3 kg com poderosos 120 centímetros.

2° – Marreta Vonder 2.5kg

A Vonder ganha mais reputação todos os dias de forma positiva por causa da marreta oitavada com cabo composto por fibra de vidro.

No formato ergonômico, você sente total segurança em cada marretada com o produto, independente da força empregada na batida. A produção possui comprimento de 150 centímetros.

3° – Marreta Tramontina 2kg

Apesar do cabo curto, esta ferramenta possui o poderoso impacto. Ela foi desenvolvida para facilitar os trabalhos em locais de difícil acesso.

Fixação com uso de pino elástico, empunhadura injetada e cabo tubular temperado são apenas algumas das vantagens desta que é tida como a marreta mais inovadora atualmente.

4° – Marreta Vonder 0.5kg

Marreta usada com apenas uma das mãos. Ela oferece mais poder de impacto do que martelos leves. A madeira de lei no cabo é acoplada na cabeça de aço forjado em processo industrial super avançado.

No cabo existe um adesivo que informa dados sobre como usar a marreta ou as melhores formas de conservar esta ferramenta.

Guia de Compra

Com uma marreta até as barreiras quase intransponíveis são rompidas com marretadas certeiras. É a ferramenta essencial ao início de certos projetos da construção civil.

Vamos agora aprender informações úteis que melhoram a sua habilidade como comprador da ferramenta.

Um homem pregando um prego de aço para construir uma ponte de madeira em um ambiente natural

Marretas de cabo longo devem ser usadas com as duas mãos e equipamentos de proteção (Fonte – alanrither / Pixabay)

O que é uma marreta?

É uma ferramenta para deformar ou deslocar obstáculos. Também se deve usar a marreta para pregar grandes estruturas de aço em madeira ou concreto.

O primeiro registro de uma marreta na humanidade é de 8.000 a.C.. Contudo, apenas após a descoberta do bronze em meados de 4.000 a.C. surgiram modelos semelhantes às edições atuais.

No formato do produto há uma cabeça pesada com compostos metálicos, unida a um cabo ou uma pega. O instrumento de trabalho é tão antigo que ele está presente em diversas representações teatrais de época.

Como usar uma marreta?

Ao considerar modelos com cabos longos e pesados você deve pegar a ferramenta usando 2 mãos, de forma segura. Na sequência dê impulsão para a marreta ao deslocá-la para trás, tendo a cabeça metálica distante do corpo.

Após tomar a impulsão necessária, você lança a marreta para frente, marretando da altura de sua cabeça até o ponto de batida. A mão por cima deve direcionar para a ferramenta acertar no alvo.

Quais as vantagens da marreta?

As potentes cabeças metálicas do produto são o que você precisa para destruir concretos ou pregar em solos duros. O extremo impacto de cada batida rompe obstáculos facilmente, embora o barulho do trabalho incomode vizinhos.

Você pode escolher entre modelos com cabo longo ou curto, conforme a disponibilidade de espaço ao trabalho no ambiente. Desde que usado da maneira correta, o modelo durará décadas sem necessidade de manutenção.

O formato oitavado quer dizer que existem oito quinas diferentes na ferramenta, os dois lados podem ser usados. Analise o quadro abaixo para conhecer prós e contras da marreta.

Vantagens
  • Cabeças metálicas de impacto potente
  • Destrói paredes facilmente
  • Possui cabo longo ou curto
  • Prega estruturas grandes de aço rapidamente
  • Formato oitavo
  • Diferentes tamanhos
Desvantagens
  • Não precisa de pilha para funcionar
  • Produções sem qualidade soltam fácil
  • É preciso treino para usar a ferramenta
  • Pesado

Marreta ou martelo de unha: O que é melhor?

Este é o momento da verdade. E agora, qual opção usar? Na prática, uma ferramenta pode ser melhor do que a outra conforme suas necessidades de uso. Saiba mais sobre a diferença de cada modelo:

Marreta

Longas e curtas, com aço, madeira, plástico ou borracha, esta é a marreta que também pode ter materiais diversos no cabo, embora modelos madeirados sejam mais populares e baratos.

Grande parte das edições possui cabeça plana. Versões de madeira são usadas por carpinteiros. Enquanto produções de cabo longo se destinam mais para as atividades no canteiro de obras.

Martelo de unha

Os martelos de unha possuem cabeças em formatos variados, conforme cada versão. As edições possuem um lado com ganchos para arrancar pregos ou parafusos.

Uma chave de fenda preta, uma tábua de madeira com um prego e um martelo batendo no prego.

Antigamente a maioria das casas tinha uma marreta. Hoje o martelo está presente na grande parte dos domicílios (Fonte – stevepb / Pixabay)

Há modelos que também servem para quebrar ligeiramente, como nos casos dos artesãos que trabalham com obras de arte. Também existem os martelos de geólogos que se destinam a romper rochas para encontrar artefatos.

Geralmente um martelo é pequeno ao ponto de caber dentro da caixa de ferramentas.

Confira mais diferenças entre os modelos:

Marreta Martelo
Capacidade de destruir superfícies Mais Menos
Preço Mais caro Mais barato
Ganchos de unha Não Sim
Indicação para pregos Grandes Pequenos
Destrói parede Sim Não
Principais funções Destruir superfícies ou pregar Pregar e retirar pregos pequenos
Formato da cabeça Plano Variável
Pregar em cimento Sim Não
Diversidade de modelos Menos Mais
Peso Mais Menos

Quanto custa?

A marreta de qualidade produzida por marcas confiáveis pode custar de R$ 30 a até R$ 200. Modelos longos com fibras no cabo têm preços superiores. Estruturas menores de madeira ou plástico são mais baratas.

O cabo emborrachado é um item adicional que pode tornar o produto mais caro. A qualidade do metal temperado na cabeça da ferramenta também é atenuante em termos de preços.

Onde comprar?

Leroy Merlin e Telha Norte são comércios especialistas nos materiais de construção. Em um dos dois lugares você encontrará marretas. Não esqueça de reservar o espaço no carro para levar a produção da loja até a sua casa.

Sem se preocupar com locomoção do produto, ao comprar online você recebe a marreta na porta da sua casa ou oficina. O site da Amazon Brasil tem mais ofertas diversificadas. Mercado Livre é outra opção de compra.

foco

Você sabia que uso de capacete, óculos e luvas é indispensável no trabalho com marreta? A legislação trabalhista exige que os operários utilizem estes itens por questão de segurança.

Critérios de Compra: Fatores que permitem comparar os modelos de marreta

Marretar em espaços pequenos é um desafio aos marreteiros. Por sorte existem as versões menores para trabalhar até nos locais minúsculos.

Muitas vezes a gente pode comprar um modelo grande quando na verdade precisamos de uma ferramenta pequena, e vice-versa. Para evitar estes ou outros erros no caminho da compra, veja quais são os critérios para comprar uma marreta:

  • Madeira
  • Tipo
  • Cabo
  • Cabeça

Veja agora o significado de cada ponto na lista.

Madeira

Tenha atenção ao tipo de madeira usada para construir a ferramenta. Estruturas amadeiradas de baixa qualidade quase sempre resultam em dois problemas: Aparecimento de fungos e queda da cabeça que inviabiliza o uso futuro.

Ipê, cumaru, jatobá e carvalho são os tipos de madeiras de troncos nobres mais indicados para a construção dos cabos de madeira. No caso de você comprar a estrutura completa na forma de madeira também se atenha à composição da cabeça.

Tipo

Assim como martelo, existem diferentes versões de marretas e você deve escolher uma opção conforme os objetivos do seu trabalho.

Um dos maiores enganos acontece com estruturas maiores. Muitas pessoas compram a marreta para treinos físicos pensando que na verdade se trata de um item para desbaste.

Principalmente ao comprar online, olhe com atenção para as características da ferramenta e o tipo de uso antes de confirmar a compra.

Duas pessoas sentadas em uma almofada. Cada uma tem uma marreta fitness nas mãos.

Marretas de treino são longas e possuem cabeça de borracha. (Fonte – dotshock / 123RF)

Cabo

Ao considerar marretas para a construção civil, as melhores versões possuem algo em comum: cabo emborrachado. Esta é um recurso indispensável para evitar acidentes causados porque a ferramenta escapa das mãos.

A borracha pode estar presente tanto nas versões maiores como também nos modelos menores. Ela é um detalhe que faz toda a diferença para a realização de serviços seguros.

Cabeça

A qualidade da cabeça é fundamental. Nos modelos que vale a pena ela é produzida com têmpera nas faces de impacto, sendo um produto industrial avançado em aço cromo molibdênio.

Na prática, quanto mais explicação existe a respeito do aço forjado melhor é a confiança que a marca possui no próprio produto, passando a firmeza que todo o consumidor precisa para comprar marreta seguramente.

(Fonte da imagem destacada: Konstantin Pelikh / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...