Imagem mostra um martelo de borracha sobre uma mesa.
Ultima atualização: 10 de julho de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você trabalha com construção civil, colocação de pisos, porcelanatos ou azulejos, montagem de móveis ou até reparos em automóveis, possuir um martelo de borracha pode ser indispensável. No artigo de hoje, explicaremos tudo sobre essa ferramenta!

A grande qualidade do martelo de borracha é a aplicação de força sem gerar danos às superfícies. Mas quais são suas reais serventias? Como escolher entre tantos modelos diferentes? Fique conosco para aprender tudo sobre a ferramenta e tornar-se um especialista em seu uso!




Primeiro, o mais importante

  • O martelo de borracha é usado em trabalhos que pedem por mais suavidade. Sua cabeça causa menos impacto e não gera danos às superfícies.
  • É comum encontrar martelos com borracha preta e borracha branca. A diferença não é apenas estética e tem também efeitos práticos no serviço.
  • Para que o trabalho com o martelo de borracha seja bem feito, o ideal é escolher um modelo leve e ergonômico.

Você também pode gostar:

Os melhores martelos de borracha: Nossa opinião

Ao procurar por martelos de borracha, você percebe que existem tipos diferentes e modelos de muitas marcas. Quais são os melhores? Montamos uma lista que irá te ajudar no momento da escolha!

Para quem busca qualidade que não pesa no bolso

A Vonder é uma marca nacional de ferramentas que sempre garante preços baixos e qualidade. Seus martelos de borracha são excelentes e versáteis, com possibilidade de escolha do diâmetro da cabeça entre 40 mm, 60 mm e 80 mm. Com cabo em madeira e borracha preta, é ideal para profissionais de várias áreas.

Um ótimo martelo de borracha branca

Martelos de borracha branca são indicados para uso em superfícies porosas ou sensíveis, que não podem acumular resíduos. Esse modelo da Nove 54 está disponível com a cabeça com diâmetro de 40 mm e conta com um bonito cabo em madeira. O custo-benefício é excelente.

O martelo de borracha para profissionais exigentes

Profissionais exigentes também podem recorrer à Vonder para terem suas necessidades atendidas: Esse é um modelo com cabo em fibra, extremamente ergonômico e fácil de usar. Ele também tem maior resistência, já que o material é mais difícil de ser danificado. Qualidade de primeira para quem quer ferramentas de alto nível.

Guia de compra

É comum que dúvidas surjam no momento de comprar ferramentas. Mas não se preocupe: Nosso guia de compra existe para resolvê-las!

Leia atentamente os próximos parágrafos para acertar na compra de seu martelo de borracha!

Imagem mostra um homem usando martelo de borracha na instalação de pisos.

O martelo de borracha é fundamental na instalação de pisos. (Fonte: dotshock/ 123rf.com)

Para quê serve um martelo de borracha?

Fisicamente, um martelo de borracha se assemelha a um martelo comum. A diferença está no material da cabeça que é, como o nome diz, de borracha.

A principal serventia do martelo de borracha é a colocação ou fixação de superfícies que não podem se quebrar. Esse material faz com que as batidas sejam mais suaves, com a força aplicada não levando a rachaduras ou danos.

Por exemplo, imagine que você está colocando piso em uma casa e algumas peças ficaram levantadas. Usar um martelo comum para nivelação faria com que tais peças se quebrassem, causando um grande prejuízo. É aí que entra o martelo de borracha, que coloca tudo no lugar com a devida segurança.

Martelos de borracha são muito usados na fixação de pisos, porcelanatos e azulejos, na indústria automobilística com pneus e eventualmente funilaria, na montagem de móveis e em outros serviços que pedem por uma mistura de força e delicadeza.

foco

Você sabia que os martelos de borracha são presença constante em desenhos animados? As piadas envolvendo essa ferramenta apareceram muito em cartoons como Tom e Jerry, Looney Tunes e Pato Donald.

Quais as diferenças entre um martelo comum e um martelo de borracha?

Martelos comuns, com a cabeça de ferro, e os de borracha não são ferramentas com as mesmas indicações. Apesar de usados nas mesmas áreas de serviços, como construção civil e reparos, devem ser aplicados em momentos bastante diferentes.

Um martelo de ferro, seja do tipo unha ou outro menos comum, é usado para pregar, demolir ou moldar superfícies. Ele causa grande impacto onde é batido e é presença quase que indispensável até mesmo no ambiente doméstico.

Apesar da semelhança física, o martelo de borracha tem uma serventia bem mais específica, que é acertar determinada superfície sem causar nenhum dano a ela. Podemos dizer que a principal diferença, portanto, está na suavidade do impacto.

Saiba, portanto, que uma ferramenta não substitui a outra. Você sempre precisará de um martelo de ferro, mas de um de borracha apenas se faz serviços específicos.

Comparamos os dois tipos na tabela a seguir:

Martelo de ferro Martelo de borracha
Estrutura Corpo longo em materiais diversos, cabeça em ferro Corpo longo em materiais diversos, cabeça em borracha
Serventia Pregar, retirar pregos, demolir, quebrar, endireitar superfícies Endireitar ou colocar no lugar superfícies que não podem se quebrar
Diferenciais Capaz de aplicar grande força na superfície, preço bastante baixo Suavidade da cabeça faz com que a superfície não se quebre

Quais as vantagens de um martelo de borracha?

Devido à sua suavidade, o martelo de borracha consegue agregar economia, velocidade e praticidade às obras.

Ao não quebrar as superfícies nas quais é usado, como pisos e azulejos, faz com que elas não precisem ser substituídas, diminuindo assim os custos. Essa não substituição faz com que a obra seja mais rápida, o trabalhador a conclua com mais facilidade e até o acabamento seja superior.

A versatilidade, o preço baixo e a facilidade de uso também são destaques: É uma ferramenta que pode ser usada em mais de uma área, normalmente tem preços bastante acessíveis e é manuseado de forma muito natural, até mesmo parecida com a de um martelo de ferro comum.

Como desvantagens, podemos citar a especificidade do uso do martelo de borracha, já que não é indicado para superfícies duras.

Preparamos uma tabela de vantagens e desvantagens da ferramenta:

Vantagens
  • Gera economia, velocidade e praticidade para o trabalho
  • É fácil de usar
  • Tem preço bastante baixo
  • Pode ser aplicado em várias áreas
Desvantagens
  • Não é de muito uso em ambiente doméstico
  • Não é indicado para superfícies duras

Quais profissionais usam martelos de borracha?

Apesar de específico, o martelo de borracha é versátil. Fizemos uma lista de profissionais que precisam dele no cotidiano de trabalho:

  • Trabalhadores de construção civil: Na colocação de piso, porcelanato, azulejo e demais superfícies de revestimento, o martelo de borracha é uma ferramenta necessária. Sempre será usado na parte final das obras.
  • Azulejistas, pedreiros e profissionais de reparos domésticos: Áreas como pisos e azulejos costumam apresentar problemas. O martelo de borracha será necessário sempre que serviços de trocas ou reparos forem contratados.
  • Profissionais de oficinas e da indústria automobilística: Os martelos de borracha, pela suavidade que apresentam, podem ser usados na parte de funilaria ou na colocação de pneus e calotas em oficinas e indústrias automobilísticas.
  • Montagem de móveis: Quando móveis estiverem com tábuas tortas ou com problemas estruturais, é possível usar um martelo de borracha para deixar tudo em ordem. Ao contrário do modelo de ferro, ele não causará danos ao móvel.

Martelo de borracha branco ou preto?

Existem martelos com a borracha branca e martelos com a borracha preta. A diferença, ao contrário do que pode parecer, não é apenas estética.

A borracha preta pode manchar superfícies mais delicadas.

A borracha preta dos martelos é bastante rústica, similar à usada, por exemplo, em pneus. Isso significa que ela solta resíduos e pode manchar superfícies mais suaves ou delicadas, como as de porcelanatos ou azulejos.

Por sua vez, a borracha branca é melhor trabalhada, impedindo essa soltura de resíduos. Ela tem um preço mais alto, porém, é indicada para os trabalhos em materiais delicados.

Podemos concluir, portanto, que a borracha preta deve ser usada em materiais mais rústicos ou em situações na qual os resíduos não são um problema, e a borracha branca é ideal para porcelanatos, azulejos, mármores ou outros materiais que exigem um acabamento de altíssimo nível.

Quanto custa e onde comprar um martelo de borracha?

Martelos de borracha não são ferramentas de preços inacessíveis. Os modelos mais baratos, que já podem ser usados com tranquilidade, custam por volta de R$ 10, enquanto outros com melhor acabamento, indicados para profissionais exigentes, podem chegar a R$ 50.

Lojas especializadas em ferramentas ou em construção civil são ótimas opções para a compra de um martelo de borracha. Não deixe também de conferir a internet: A Amazon brasileira vende ótimos modelos, assim como a Amazon internacional e o Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um martelo de borracha

Você sabe como escolher o martelo de borracha ideal? Selecionamos quatro critérios técnicos que podem te ajudar!

Abaixo, falamos com mais detalhes sobre cada um:

Extremidades

É comum que os martelos de borracha tenham dois formatos diferentes nas extremidades de suas cabeças: Ovais e planos. Você irá encontrar tanto modelos com os dois lados iguais, quanto aqueles que apresentam a variação.

Existe uma diferença básica entre os dois desenhos de extremidades: A plana é mais leve, serve para batidas com maior controle e também permite um movimento de “puxada”. Por sua vez, a oval favorece que os trabalhos sejam realizados com mais força, melhor para superfícies duras e menos delicadas.

Nós recomendamos que você opte por um martelo de borracha com variedade nas pontas, mas caso compre um uniforme, entenda como pode usá-lo da melhor maneira!

Imagem mostra um mecânico usando martelo de borracha em uma roda.

Um dos usos dos martelos de borracha é em oficinas. (Fonte: Engin_Akyurt/ Pixabay.com)

Acabamento

Ter ferramentas de qualidade é sempre fundamental. No caso de um martelo de borracha, você precisa conferir se há bom acabamento tanto no cabo, quanto na cabeça.

Profissionais exigentes podem optar por martelos com cabo de fibra.

É muito comum que os cabos dos martelos sejam feitos de madeira. Você pode verificar se há boa qualidade no acabamento, se não existem farpas soltas, se a pintura está bonita, entre outras questões. Ou, caso seja um profissional mais exigente, optar por um material mais resistente, como fibra.

Para a cabeça, veja se a borracha não é mole demais nem solta resíduos em excesso. Ela precisa suportar bem o trabalho, garantindo assim que é de alta durabilidade.

Peso

Ao manusear um martelo de borracha, movimentos repetidos com os braços são feitos. Para que haja um conforto suficiente no trabalho, o exemplar não pode ser muito pesado.

Se for possível, segure e manuseie o martelo antes de finalizar a compra. Se não, preste atenção nas especificações de peso, e imagine se haverá o conforto necessário ao fazer movimentos repetidos com o modelo selecionado.

Ergonomia

Diretamente ligada ao peso do martelo está a ergonomia. O conforto é fundamental para qualquer ferramenta, ainda mais quando ela é totalmente manual e de uso repetido.

Alguns modelos, principalmente aqueles com cabo de fibra, tem uma empunhadura mais confortável e que ajuda no trabalho. Por mais que o preço seja mais alto, pode ser uma boa solução para quem quer ter um trabalho muito mais tranquilo e menos cansativo.

(Fonte da imagem destacada: Ray_Shrewsberry / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.