
Como escolhemos
Seja muito bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é sobre martelo. Após ler este texto você terá aprendido coisas que não sabia a respeito deste instrumento de trabalho.
Com o tempo, os martelos evoluíram bastante. Hoje existem produtos com pesos e composições diferentes. Cada escolha serve para um trabalho diferente e, por isso, é importante escolher a ferramenta certa.
Quais são os principais tipos de martelo? Em que loja comprar? O que levar em conta antes de confirmar a compra? A resposta destas e outras perguntas estão reveladas a seguir.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Martelos manuais servem mais para pregar, retirar pregos ou fazer trabalhos detalhistas. Já os martelos elétricos são ferramentas poderosas para demolir rápido materiais duros ou para esculpir.
- Martelos manuais leves servem para pregar ou retirar amassados em metais não duros. Martelos manuais pesados são úteis para demolir aos poucos ou forçar o impacto em um ponto.
- Não confunda martelo de unha com martelinho de ouro. Martelo de unha é a ferramenta que também pode arrancar pregos. Martelinhos de ouro são úteis para tirar amassados dos carros ou de outras estruturas.
Você também pode gostar:
- Martelo unha: Como escolher o melhor em 2021?
- Marreta: Como escolher a melhor em 2021
- Parafusadeira: Como escolher a melhor em 2021?
Ranking: Os 4 melhores martelos
Martelo não é tudo igual. Cada produto serve para um tipo de trabalho diferente. Há diversas variações em formato de cabeça e no cabo do produto. Nessa lista, reunimos os melhores modelos para você. Confira, e siga lendo para aprender tudo sobre essa ferramenta.
1° - Martelo Perfurador Demolidor - Bosch
Este é o martelo mais potente da marca Bosch. O produto possui uma engenharia especial para facilitar os trabalhos de cinzelar, demolir ou perfurar. São máquinas que podem durar a vida inteira.
O modelo potente trabalha com tecnologia de ponta para você ter os melhores resultados em grandes demolições. Esta versão também oferece mais conforto, controle e segurança no uso diário.
De acordo com estatísticas da Bosch este produto gera 80% a menos de vibrações. A versão também tem 50% a mais de desempenho na remoção de materiais.
2° - Martelo Rotativo - Dewalt
O aparelho possui um sistema de controle eletrônico que permite demolir estruturas leves com facilidade. É o produto certo para quem quer mais produtividade em menos tempo de serviço.
Uma das características deste potente martelo é o sistema anti vibração. Graças a esta tecnologia a pessoa que usa o aparelho não precisa interromper os trabalhos por causa das tremulações. Esta é uma das melhores máquinas do mundo para esculpir ou perfurar.
3° - Martelo Cabo de Madeira - Stanley
A Stanley produz um dos melhores martelos manuais do mundo. O cabo de madeira é robusto e aguenta a força da cabeça pesada desta ferramenta.
Além de ser uma versão robusta para marteladas certeiras este equipamento possui uma estrutura que facilita a retirada de pregos.
As unhas na cabeça do martelo são 16% mais longas do que os modelos de outras marcas. As versões possuem 6 meses de garantia, 3 meses a mais que as exigências no CDC (Código de Defesa do Consumidor).
4° - Martelo Bola de Gude - Tramontina
A qualidade da marca Tramontina também está presente na edição martelo bola de gude. Este produto é chamado de martelinho de ouro, com o peso e o formato perfeitos para aperfeiçoar os resultados.
Antes de estar disponível no mercado o produto é testado de acordo com os padrões superiores de qualidade. Sendo assim, esta é uma típica ferramenta sem prazo de validade, dura a vida inteira.
Guia de Compra
O que é um martelo?
A estrutura dos martelos atuais possui madeira, ferro, aço, borracha e (ou) componentes eletrônicos. Estas ferramentas podem ter diferentes formatos e tamanhos.
Existem dois tipos de martelos: manuais e elétricos (martelete é outro nome para a versão elétrica do martelo).
A forma do martelo manual é composta por um cabo com uma cabeça. Algumas versões possuem as unhas na cabeça do martelo que servem para retirar pregos.
Já os martelos elétricos possuem uma engenharia avançada com diversos componentes que ajudam na demolição de grandes estruturas.
Normalmente, os melhores martelos manuais possuem na composição do cabo algumas madeiras nobres como Cumaru ou Ipê. Este tipo de madeira é resistente contra os ataques de cupins e fungos.
É possível usar esta ferramenta em diferentes produções: obras de artes, indústria pesada, carpintaria, manutenção de máquinas, entre outras.
Conforme alguns achados arqueológicos o martelo é uma das ferramentas mais primitivas dos seres-humanos. Até os dias de hoje a indústria trabalha para aperfeiçoar este importante instrumento de trabalho.
Quais os principais tipos de martelo?
Você não conhece muito bem para que serve cada um dos principais tipos de martelo? Então, veja as palavras abaixo:
- Martelo elétrico perfurador / demolição: Ajuda na perfuração de grandes estruturas da construção civil. Também serve para cinzelar (esculpir) ou demolir. São produtos com tecnologia moderna e superpotência elétrica.
- Martelo elétrico rotativo: Esta versão não é indicada para grandes demolições. Mas, o produto serve para quem deseja esculpir ou perfurar.
- Martelo elétrico combinado: O produto possui a combinação das diferentes funções dos dois martelos demonstrados acima. É uma escolha elétrica para quem conhece um pouco de obra e não aguenta mais os trabalhos ruins dos pedreiros.
- Martelo manual: É a forma mais conhecida de martelo. Há diferentes versões que servem para trabalhos específicos. Conheça mais um pouco sobre estes modelos a seguir.
Martelo manual | Martelo elétrico | |
---|---|---|
Tipo de trabalho | Trabalhos leves | Trabalhos pesados |
Indicado para | Pregar, retirar pregos, desamassar materiais e fazer manutenção de máquinas | Demolir grandes construções ou materiais duros e esculpir com mais facilidade |
Custo | Preços baixos | Preços cada vez mais em conta aos consumidores |
Martelo manual: Qual a diferença entre eles?
Parece que um martelo tem mais detalhes do que você pensava, não é mesmo? Agora, vamos entender as características de cada um deles.
Martelo de unha
Este produto é a forma popular do martelo manual. Nesta ferramenta o cabo se une com a cabeça. A cabeça apresenta um lado para martelar e o outro lado para retirar coisas como pregos. Não pode pesar mais de 1 kg.
Como serve para diversos trabalhos este modelo está disponível na grande parte das casas. Porém, a popularidade faz as pessoas comprarem versões mais baratas que quebram ou soltam da base facilmente.
O martelo de unha tem versões com cabo de madeira, vidro, plástico ou aço. A mesma regra serve para grande parte dos principais martelos manuais.
Martelo todo de madeira
Uma ferramenta indispensável para bater em pneus de caminhão e verificar os níveis de pressão. Também é um produto usado por juízes nos tribunais.
Martelo emborrachado
Possui uma estrutura mais macia que serve para não gerar danos nos pregos ou no material que está sendo martelado. A cabeça tem extremidades diferentes para usar conforme o tipo de trabalho.
Dependendo das versões a cabeça ao invés de borracha pode ter cobre ou nylon. Este produto também é chamado de martelo de faces macias.
Marreta
É uma estrutura com 1 kg em média e uma cabeça pesada de ferro. Com esta ferramenta o usuário pode aplicar bastante força em determinado ponto.
Este é um produto para ser usado em projetos de demolição. No mercado a marreta tem também o nome de martelo de pedreiro.
Martelo de forja
Esta é uma das versões manuais mais pesadas entre os martelos usados nos dias de hoje. Os modelos podem ir a até 9 kg no peso.
É o instrumento certo aos trabalhos para forjar. Este modelo tem um cabo mais grosso do que outros tipos de martelos manuais.
Martelo bolinha
É a ferramenta que possui o objetivo de endireitar metais não duros, por exemplo: portas de automóveis. Um dos lados tem ponta esférica e a outra parte da cabeça apresenta uma forma achatada.
Os melhores martelinhos de ouro (martelos bolinha) não pesam mais do que 500g. A forma do instrumento serve para você trabalhar com menos força e mais precisão nas marteladas.
Martelo pena
Também conhecido como martelo de estofador, este é um produto para fixar pinos, pequenos pregos ou tachas. As estruturas maiores são usadas para reparar equipamentos nos setores industrial e mecânico.
É importante usar o martelo pena na manutenção para não prejudicar as peças das máquinas.
Martelo de carpinteiro
Retira ou fixa pregos em superfícies de madeira.
Martelo maço
É um instrumento para trabalhar em cabo ou formões madeirados. A cabeça do produto apresenta faces achatadas.
Veja agora os principais prós e contras de usar um martelo manual:
Quanto custa?
As produções mais baratas são os martelos manuais de unha. Já o martelinho de ouro 500 g tem preços superiores na comparação com alguns martelos de forja 9 kg.
A qualidade dos materiais do martelo manual pode tornar o preço mais caro. As marcas conhecidas possuem preços superiores. Mas, existem novas fabricantes que merecem a confiança dos consumidores.
Onde comprar?
Para compras online de martelo manual e elétrico a melhor indicação é a Amazon. Nesta loja online existem mais variedades de modelos do que em qualquer loja física.
Os compradores online também encontram o produto em lojas como Mercado Livre, Joli e Obra Max.
Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de martelo
Sabe como é, né? A gente entra na loja e os vendedores apenas demonstram as vantagens do produto. Mas, até que ponto vale a pena comprar ou não uma ferramenta em oferta?
Para não cair nas lábias dos vendedores experientes você deve considerar 5 critérios antes de comprar:
- Tipo
- Peso
- Material
- Manual de instruções e garantia
Agora vamos explicar cada um destes pontos para o caminho das compras perfeitas ficar mais iluminado:
Tipo
Caso você precise de um martelo emborrachado não adianta comprar o martelo de unha apenas porque está mais barato.
A mesma regra vale para as versões eletrônicas. Se você quer apenas esculpir não necessita comprar um super martelo eletrônico para demolição, apenas para aproveitar uma promoção.
Definir o tipo de martelo que você realmente precisa, baseado nas informações que trouxemos, vai te levar a uma compra acertada. Pense nas necessidades do seu dia a dia antes de escolher o seu.
Peso
Com tantas opções de martelos como vimos nesse Guia, obviamente o peso dessa ferramenta varia muito também.
Tanto o martelo manual quanto o eletrônico podem ter versões mais leves ou pesadas. Para checar essa informação, confira a descrição do produto no site.
O peso é importante para o tipo de trabalho. Alguns serviços exigem a delicadeza - e leveza - de um martelo pena, outros precisam da força de uma marreta.
Marreta e martelo de forjar são as opções mais pesadas. Os outros martelos manuais costumam ser mais leves.
Os martelos eletrônicos costumam ter uma estrutura leve, mas tome cuidado! Se a leveza da ferramenta não absorver o impacto você tem menos controle no manuseio.
Material
A qualidade nos materiais dos martelos manuais faz o produto durar mais tempo. Quando a madeira no cabo tem qualidade, o controle das marteladas fica simples e a cabeça da ferramenta não sai com facilidade.
O tipo de cabo é uma coisa que pode influenciar nos valores. Por exemplo, um martelo de unha com cabo de madeira custa menos do que com cabo de vidro e aço. Porém, se a madeira é de qualidade o valor do martelo pode ser superior aos modelos de aço e vidro.
Ao comprar os martelos emborrachados fique de olhos atentos. Algumas versões que se dizem emborrachadas na verdade possuem cobre ou outro material mais pesado.
Não se esqueça de que o martelo emborrachado nunca pode ser muito pesado. Esta é uma preocupação importante porque as ferramentas pesadas podem prejudicar a estrutura que vai ser martelada. Por isso analisar o material, tanto da cabeça quanto do cabo é muito importante.
Manual de instruções e garantia
Alguns martelos podem ter o manual de instruções em outro idioma. O martelo manual dificilmente precisará de um manual, mas principalmente no caso das versões eletrônicas é importante ter o manual do produto em português.
Certifique-se dessa informação antes da sua compra para que você saiba usar a ferramenta corretamente e sem dificuldades.
Vale ressaltar ainda que você não deve comprar uma ferramenta dessas sem garantia. Ela pode ser de 3 a 12 meses, mas é importante de que seu martelo tenha pelo menos 3 meses de garantia para compensar o investimento. Marcas sérias e responsáveis oferecem garantia.
(Fonte da imagem destacada: Pavel Rodimov / 123RF)