Um operador usando uma máscara de solda soldando um material.
Ultima atualização: 3 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

80Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje, vamos trazer um completo guia de compras sobre máscara de solda. Prepare-se para ter a melhor experiência ao adquirir um modelo de qualidade, com preços justos e que se encaixe em suas necessidades de trabalho.

Há muitas versões de máscaras de soldas com diversos recursos que podem tornar o serviço do dia a dia mais seguro e prático. Só que muitos compradores pagam um preço elevado por modelos sem muitas vantagens – é importante evitar este erro.

Nas linhas a seguir, você vai descobrir informações relevantes que lhe tornarão um consumidor mais consciente, capaz de identificar as melhores máscaras de solda com pouco tempo de pesquisa em lojas virtuais ou físicas.




Primeiro, o mais importante

  • A máscara de solda automática funciona com baterias. Algumas versões são recarregáveis automaticamente. Já em outras produtos, é preciso trocar a bateria.
  • A máscara de solda simples possui o visor escurecido.
  • As melhores opções de máscara de solda possuem características como visor claro que escureça de forma automática e regulagem e proteção contra impactos.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores máscaras de solda

Você verá a seguir algumas considerações técnicas sobre as versões de máscara de solda indicadas como melhores por especialistas. Veja com atenção para aprender o que um modelo deve ter para ser considerado algo de qualidade.

1° - Máscara de solda Lynus

Esse é um produto com um preço convidativo de uma marca que possui bastante credibilidade na produção de máscaras de solda. Aproveite os seis meses de garantia da estrutura composta de materiais testados e aprovados conforme rigorosos padrões.

Esta máscara protege contra vestígios da solda, fumaça, radiação ultravioleta, intensa luminosidade e outras formas de defesa que garantem a segurança no trabalho. O produto possui inclusive um apoio para cabeça, o que diminui a fadiga e gera mais conforto.

2° - Máscara de solda Titanium

Seja nos trabalhos de solda ou em outros serviços, o operador tem garantida a segurança ao usar esta máscara. Ela possui uma excelente qualidade na customização, o que a torna mais cara.

Fácil de se ajustar ao rosto, esse modelo possui um auto escurecimento no visor para os operadores realizarem trabalhos com mais qualidade na visão.

Com proteção a raios ultravioletas e infravermelhos, essa máscara de solda automática pode trabalhar na temperatura que vai de 20 graus célsius negativos a até 65 graus celsius positivos.

3° - Máscara de solda German Tools

Quem quer pagar um pouco menos por um produto profissional pode optar pela máscara de solda German Tools.

A versão tem todas as características técnicas dos melhores modelos: escurecimento automático, bateria integrada, regulagem e proteção ultravioleta ou contra infravermelho. Ela também apresenta a parte interna estofada, sem contar a catraca ajustável.

Guia de Compra

Talvez você busque uma máscara de solda com escurecimento automático que funciona a bateria para realizar trabalhos na própria oficina. Ou, quem sabe, você é um gestor que precisa comprar os equipamentos para sua equipe de trabalho?

Há diversas razões para as pessoas procurarem uma máscara de solda, e todas elas podem se beneficiar ao ler esse Guia de Compra. Siga lendo para não comprar um modelo que custe muito e tenha poucos benefícios.

Uma pessoa soldando um material e fazendo fumaça por causa da soldagem.

Para aprender como comprar a melhor máscara de solda sugerimos a leitura do guia de compra (Fonte: ID 526663 / Pixabay)

O que é uma máscara de solda?

Conhecido como um acessório obrigatório de segurança, a máscara de solda oferece proteção aos operadores contra as chamas, a fumaça ou a radiação que acontece no trabalho de soldagem.

Existem dois tipos de máscara de solda: a comum e a automática. Os modelos comuns são passivos, compostos por materiais simples e uma lente escura para realizar a proteção radioativa aos olhos. Com eles é possível ver apenas os arcos da solda.

Por outro lado, as máscaras de solda automáticas, têm uma lente clara. Elas possuem como vantagem a possibilidade de os operadores observarem melhor as peças durante o trabalho sem precisar levantar o visor.

No caso das máscaras automáticas, a lente fica escurecida a partir do momento que surge um clarão de luz, que se trata do próprio arco de luz resultante dos trabalhos de solda.

Para funcionar desta maneira, a máscara de solda automática possui algumas baterias que podem ser carregadas conforme a absorção de luz da soldagem. Porém, em certas versões, se faz preciso carregar estas baterias após alguns anos de uso.

Em geral, as máscaras podem trabalhar em temperaturas que podem ir a até 60 graus célsius.

Imagem de dois homens fazendo solda em tambor.

Existem dois tipos de máscara de solda: as comuns e as automáticas. (Fonte: amarandogala / Pixabay)

Como funcionam as máscaras de solda automáticas?

A máscara de solda automática possui um design muito mais moderno e completo do que os padrões comuns.

Primeiro, não podemos ignorar a proteção completa que este tipo de modelo pode oferecer aos operadores, já que o equipamento também serve para proteger olhos, rostos, orelhas e pescoço das fagulhas ou dos respingos no trabalho.

Não se pode ignorar também o fato de que a máscara de solda protege também contra as fumaças da soldagem.

Outro detalhe existente nas máscaras de solda é a composição das lentes internas nos equipamentos. As máscaras simples possuem plástico ou vidro na lente. Por sua vez, uma máscara automática apresenta acrílico como composição, mais resistente e durável.

Outra fator existente nas máscaras mais avançadas é o conjunto de abas que ficam na frente e servem para proteger o produto no caso de quedas.

Imagem de homens trabalhando, fazendo solda e utilizando máscara.

As máscaras de solda automáticas são mais modernas, seguras e completas. (Fonte: GiomarArango / Pixabay)

Como regular a máscara de solda na cabeça?

Para aproveitar o melhor que a máscara de solda pode oferecer é preciso regular o produto da forma adequada, ou seja, de uma maneira confortável e sem perder a segurança.

Para isto, ajuste de maneira que a cabeça fique presa e com conforto. Não se esqueça de que os olhos precisam estar na parte central da lente.

Imagem de homem fazendo solda.

As máscaras de solda devem ser adequadas para a cabeça de quem for usar, de forma que fiquem confortáveis e seguras. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Quais as vantagens das máscaras de solda?

Como quase tudo na vida, no caso da máscara de soldagem existem vantagens e desvantagens que precisam ser explicadas para você ter uma melhor experiência de compra.

Começando pelas vantagens, vale a pena dizer que há muitas versões dos mais variados preços, inclusive produtos baratas que podem funcionar com certa qualidade.

Não podemos esquecer que até nos modelos mais baratos existem diversas opções para realizar a regulagem na cabeça, algo que assegura o conforto e a segurança na soldagem. Também existem as mais diferentes opções de design, inclusive versões com bastante nível de customização na parte externa.

Já ao considerar o lado negativo, vale destacar que os modelos com visor automático custam preços superiores no mercado, pelo menos 4 vezes mais do que as versões comuns que têm apenas o visor escuro.

Outro detalhe importante é que não são todas as máscaras de solda que possuem proteção contra os impactos. Ou seja, se você comprar um modelo muito barato ele pode quebrar ao cair no chão.

Seja nas versões caras ou baratas de máscara de solda, existe a necessidade de trocar as lentes externas após certo tempo de uso.

Para compreender melhor as vantagens e desvantagens da máscara de solda veja a tabela abaixo:

Vantagens
  • Versões simples custam barato
  • Diversas possibilidades de regulagem
  • Diversas opções de design
Desvantagens
  • Versões automáticas custam caro
  • Não há proteção contra impactos em todas as produções É preciso trocar as lentes externas

Máscara de solda comum ou automática?

Como você já deve ter percebido existem dois tipos principais de modelos: Máscara comum e máscara automática. Vamos conhecer os detalhes de cada tipo, assim é possível se decidir melhor sobre qual versão comprar.

Máscara de solda comum

Começando pelas máscaras comuns, estas versões são conhecidas por terem um visor escuro para proteger os trabalhadores da soldagem. Não há como tornar a visão mais clara com este produto, de modo que é preciso levantar o visor para enxergar melhor o objeto soldado.

O lado bom da história é que com apenas algumas dezenas de reais já é possível comprar as máscaras comuns. Só que ao pagar pelo preço baixo você também recebe menos proteção geral nos trabalhos diários com este tipo de máscara.

Poucas máscaras de solda comuns possuem proteção total contra fumaça, o que de certa forma pode ser prejudicial para a saúde.

Além dos materiais não terem muita qualidade, estas máscaras também quase nunca possuem um formato para a proteção robusta contra as quedas.

Máscara de solda automática

Já a máscara automática tem um visor claro, de modo que não precisa ser levantado para enxergar o objeto que é soldado. A partir do momento que existe a chama da solda, este visor se torna escuro.

Só que você deve pagar um preço alto para ter uma máscara automática, cuja proteção defende olhos, face, orelhas e pescoço. Este produto também é conhecido por ser útil para proteger os trabalhadores das fumaças geradas nas soldagens.

A máscara de solda automática precisam de baterias para funcionar. Elas se recarregam de forma automática tendo como fonte de energia a própria luz da soldagem. Só que se você ficar muito tempo sem usar o produto a bateria pode descarregar, sendo necessária a troca.

Ao contrário das máscaras comuns que possuem plástico ou vidro, a composição nas lentes da máscara automática é de acrílico, algo mais resistente e durável.

Para entender melhor o assunto veja a tabela comparativa que compara a diferença dos dois produtos:

Máscara comum Máscara automática
Visor Escuro Claro e fica escuro quando começam os trabalhos de soldagem
Preço Baixo Alto
Proteção contra fumaça Média Alta
Uso de bateria Não Sim
Proteção contra impactos Não Sim
Resistência Média Alta
Durabilidade Média Alta
Lentes Plástico ou vidro Acrílico

Quanto custa?

Uma máscara de solda pode custar de R$ 30 a até R$ 300 na média geral. As máscaras comuns custam R$ 50, aproximadamente. Gastando R$ 200 já é possível comprar uma máscara de solda automática.

Além do tipo, outro fator que influencia bastante no preço é a marca, assim como as características dos principais materiais no produto. Na compra online você pode economizar até 20% em média.

Onde comprar?

Se você tem tempo disponível para ir às lojas e pesquisar os preços, vale a pena procurar este produto em lojas de materiais de construção: C&C, Leroy Merlin, Telha Norte e Nicom.

Quem não possui muito tempo para visitar cada loja física pode realizar a compra na internet. Visite sites como Amazon, Mercado Livre e Submarino. Realize diversas comparações online de preços em poucos minutos!

foco

Você já parou para notar que algumas máscaras de solda automáticas têm uma espécie de pintura brilhante? Isto não é por acaso. Este brilho todo pode refletir até 30% do calor e da radiação das soldagens!

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de máscara de solda

Para não ser ludibriado por papos dos vendedores, é recomendável seguir os seguintes critérios de compras que ajudam na hora de comparar as máscaras de solda:

  • Intensidade
  • Sensibilidade
  • Retardo
  • Certificação
  • Garantia

Vamos detalhar cada um destes itens a seguir, para que você possa fazer a melhor escolha na hora de comprar sua máscara de solda.

Intensidade

Vale destacar que as máscaras de solda possuem um grau de proteção do filtro que se chama intensidade. Os níveis de intensidade podem ir de 5 a até 15 ou mais. No caso da máscara de solda comum, só existe uma opção de grau de intensidade.

Já em máscaras automáticas é possível controlar esta intensidade. Ou seja, dá para clarear ou escurecer o visor conforme a intensidade necessária para realizar a soldagem. Há versões que não possuem muitas opções de regulagem – fique atento.

Imagem de soldador.

A intensidade da máscara de solda é referente a proteção do visor. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Sensibilidade

A sensibilidade da máscara nada mais é do que o quanto cada modelo “demora” para perceber a luz intensa e escurecer seu visor.

Algumas máscaras automáticas de preços mais populares possuem uma sensibilidade de média ou baixa. Elas demoram certo tempo para escurecer.

Já os modelos que possuem um preço mais elevado em geral têm sensibilidade alta. Isto por consequência gera mais segurança para realizar diversos trabalhos de soldagem pelo escurecimento rápido da máscara de solda.

Em algumas versões é possível regular a sensibilidade em diversos graus diferentes para ajustar melhor o produto conforme os tipos de serviços.

Retardo

O retardo significa o tempo que a máscara de solda demora para voltar a ficar com o visor normal após os trabalhos da soldagem.

Produtos que possuem níveis baixos podem demorar mais tempo para voltar ao normal. Fique de olho no tempo que leva para a máscara retardar o visor e também se existe uma regulagem para aproveitar este recurso da melhor forma possível.

Certificação

São muitas as versões de máscara de solda e há diversas variações de preços. Às vezes você encontra uma máscara de solda automática com valores baixos. Mas, será que este produto é certificado conforme os padrões de segurança nacionais e (ou) internacionais?

Antes de comprar veja se a máscara de solda tem a certificação com o código CA. Esta sigla pode estar presente no lado interno ou na embalagem da máscara de solda.

Imagem de homem fazendo solda.

Antes de comprar sua máscara de solda verifique se ela é certificada. (Fonte: stafichukanatoly / Pixabay)

Garantia

Até os modelos das melhores marcas podem apresentar falhas, seja na hora de proteger ou no momento de encaixar a máscara de solda.

Uma garantia de 3 meses é básica. Mas, se você pesquisar melhor, principalmente nas ofertas anunciadas na internet, vai perceber que alguns lojistas oferecem um ano ou até mais de garantia.

(Fonte da imagem destacada: JonKline / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.