Mãos de duas crianças brincando com massinha de modelar.
Ultima atualização: 26 de março de 2020

Como escolhemos

Products

10Produtos analisados
Hours

13Horas investidas
Studies

2Estudos avaliados
Comments

41Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um brinquedo educativo que nunca sai de moda: a massinha de modelar. Ideal para crianças em fase de desenvolvimento, a massinha desperta a criatividade e estimula a coordenação motora, o aprendizado de formas, cores, números e letras.

Existem diversas opções de massinha e, por isso, vamos mostrar o que você deve levar em conta antes de comprar a mais adequada para as crianças.




Primeiro, o mais importante

  • A massinha de modelar é muito mais do que uma simples brincadeira. Ela estimula o desenvolvimento psicomotor das crianças, a concentração e a criatividade.
  • É preciso atenção na hora da compra, já que nem todas as massinhas tem a qualidade e a textura ideal para preservar a saúde das crianças.
  • Neste artigo, vamos mostrar quais os fatores que diferenciam um modelo de outro e como escolher a massinha de modelar ideal.

Você também pode gostar:

As melhores opções de massinha de modelar: Nossas dicas

A massinha ideal tem a textura certa e estimula a imaginação das crianças. Por isso, os fabricantes investiram em modelos de qualidade com recursos criativos. Dessa forma, a seguir, vamos apresentar as melhores opções de massinha de modelar disponíveis hoje em dia no mercado.

O modelo que vem com kit educativo

A massinha de modelar Super Massa da Estrela acompanha um kit educativo que inclui cinco potes de massinhas de cores variadas com 50g cada. Esse modelo contém ainda 10 formas de números que vão do 0 ao 9, além de quatro formas de figuras geométricas, dois tabuleiros com cenários de imagens divertidas, um rolinho e uma faca.

Melhor opção com 18 cores

A massinha Hey Clay Dinos da Galápos Jogos vem com 18 recipientes de massinha, com aproximadamente 20g cada, em diversas cores. Com essa opção você baixa o aplicativo de celular e tem acesso ao passo a passo animado para criar um dos seis dinossauros do conjunto: Estegossauro, T-Rex, Braquiossauro, Paquicefalossauro, Tricerátops ou Pterodáctilo.

Ótima opção compatível com diversas ferramentas

A Play-Doh Plus da Hasbro é um conjunto de oito potes de massinha com cores variadas. Atóxica, essa massinha de modelar tem textura superleve e macia. Além disso, esse kit de massinhas é compatível com diversas ferramentas e playsets da Play-Doh, que são vendidos separadamente.

Ideal para as crianças que estão descobrindo os números

O conjunto de massinhas Play-Doh da Hasbro é ideal para as crianças que estão descobrindo os números. Com três potes de cores diferentes, esse modelo acompanha 10 cartões com números e imagens. Também estão incluídos oito carimbos de animais marinhos e quatro bases com cenários que ajudam na interação da criança.

Guia de Compra

Comprar a massinha de modelar pode parecer simples já que todas parecem iguais. Mas existem muitas diferenças entre os modelos disponíveis e você precisa saber como escolher a ideal.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao investir na massinha de modelar.

Mãe e filha brincando com massinha de modelar.

A massinha de modelar é uma brincadeira que ajuda no desenvolvimento das crianças.(Fonte: Evgeny Atamanenko / 123rf)

O que é uma massinha de modelar?

A massinha é um produto feito, em geral, com plasticina que é um material moldável e plástico.

Em várias cores, a massinha é utilizada há muito anos, principalmente na educação infantil. Isso porque, com ela, é possível não apenas entreter e divertir as crianças, mas, principalmente, estimular o desenvolvimento.

Com a popularização, hoje em dia a massinha de modelar é uma brincadeira constantes nos lares brasileiros. E o melhor é que ela permite que a criatividade voe alto.

Com a massinha é possível criar todo tipo de forma, desde figuras geométricas, a animais, pessoas, casas, cenários urbanos e da natureza, entre tantos outros.

View this post on Instagram

Hey @_maedemeninas_! Lindas suas meninas! <3 <3 <3

A post shared by Play-Doh (@playdohbrasil) on

Atualmente, as opções são tão variadas que é possível encontrar kits que já vêm com as ferramentas necessárias para facilitar que a criança modele a massa, além de forminhas para facilitar a brincadeira.

Mas, justamente pela variedade disponível no mercado, é preciso entender o que diferencia um produto de outro.

Afinal, por ser um produto infantil, a massinha de modelar precisa ser segura para a saúde da criança. E é claro, precisa ter uma consistência que não dê trabalho para os papais e mamães no final da brincadeira.

Logo mais neste artigo, vamos falar à fundo sobre os cuidados que você deve ter ao escolher a melhor massinha de modelar.

foco

Você sabia que a massinha de modelar surgiu em 1880, em Munique, na Alemanha?

Ela foi desenvolvida por Franz Kolb, dono de uma farmácia, que decidiu ajudar os amigos escultores que reclamavam da argila usada para modelar esculturas, que secava rapidamente. Mas foi apenas em 1987 que a massinha de modelar como conhecemos foi aprimorada pelo professor de artes inglês William Harbutt.

A importância da massinha de modelar na educação infantil?

As massinhas de modelar são indicadas a partir dos 2 anos de idade. E é justamente nessa fase que a curiosidade e as descobertas começam, principalmente com os movimentos das mãozinhas e dedos.

A massinha de modelar é um recurso simples e de grande importância na educação infantil.

Com essa brincadeira é possível desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a concentração.

Sem contar que, pela sua composição, a massinha estimula a descoberta de novas formas, cores, texturas e sensações.

A massinha de modelar é recurso simples e importante na educação infantil já que ela ajuda a desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a concentração.

Quando a criança já está mais grandinha, a massinha de modelar ainda ajuda no aprendizado dos números e contas de matemática, além das letras e da formação das palavras.

Além disso, através da massa de modelar a criança usa a imaginação para contar histórias e materializar os pensamentos que têm na sua mente. Sem conta que esse tipo de trabalho manual relaxa e tranquiliza.

Como brincar de massinha de modelar?

As crianças podem explorar a massinha de forma livre. Mas também é possível inserir inúmeros outros acessórios na brincadeira.

Como vimos, existem kits prontos que vêm com alguns acessórios.

Mas você pode enriquecer a brincadeira com palitos de picolé, forminhas de docinhos, tesouras, panelinhas entre outras peças e brinquedos que você tem em casa.

Outra forma de brincar de massinha é também convidar os amiguinhos para que juntos eles possam criar cenários de aventuras.

Dois dinossauros de massinha vermelha.

Com a massinha de modelar a criatividade pode ser motivada com diversas criações.
(Fonte: Phovos / Pixabay)

Você também pode propor atividades cuja modelagem possui uma temática que a criança goste e dar início a uma história como, por exemplo, animais e florestas, casas e carros e etc.

Ao final da brincadeira, os especialistas recomendam que você também motive a criança para que ela recolha e guarde a massinha, e lave bem as mãos.

A seguir, você confere algumas sugestões para incrementar ainda mais a brincadeira com a massinha de modelar:

  1. Estimule a criança a criar formas com a massinha sem as formas;
  2. Misture duas cores diferentes de massinha para criar cores complementares;
  3. Desafie a criança a fazer esculturas com a massa segundo algumas instruções. Comece com figuras simples;
  4. Peça para a criança apertar um pouco de massinha nas mãos até a massa começar a escapar entre os dedos. Junte a massa e comece tudo de novo trabalhando a força das mãos;
  5. Com uma tesoura de plástico, a criança poderá cortar pedaços de massinha e assim treinar o uso da tesoura;
  6. Oriente seu filho a rolar a massa sobre a mesa com o auxílio de um rolinho. O movimento de vai e vem fortalece os músculos das mãos e dos antebraços;
  7. Ofereça botões, conchas, pedrinhas, plástico bolha, pentes e outros objetos que possam criar texturas e formatos diferentes.

Quais os cuidados você deve ter com a massinha de modelar?

É fundamental que os pais supervisionem a brincadeira, principalmente quando a criança for muito pequena.

Isso porque sempre existe o risco de a criança colocar a massinha na boca, nariz ou ouvido, o que pode causar acidentes e engasgo.

Sem contar que, se a criança tiver algum tipo de alergia é preciso cuidado redobrado. Falaremos sobre isso na próxima seção.

Por isso, é preciso que você se certifique de que o material de composição da massinha de modelar seja totalmente atóxico.

Você também deve ter atenção com conservantes e corantes que podem estar na composição da massinha.

Como as crianças tendem a levar as mãos e a própria massinha de modelar à boca, é preciso que o produto seja atóxico.

Depois da brincadeira, oriente as crianças a lavar bem as mãos, bem como guardar a massa em um pote fechado para que não endureça.

Se a criança fizer algum trabalho e não quiser desmanchar, a massa pode ser deixada para secar e até mesmo pintada mais tarde, transformando-se numa bonita escultura.

Qual a melhor massinha de modelar para crianças celíacas?

Se o seu filho ou filha tiver alergia ao glúten (proteína presente no trigo, cevada e centeio) é importante que, além de atóxica, a massinha de modelar seja especial.

O grande problema é que as crianças costumam colocar a massinha ou os dedos, que podem conter restos da massa, na boca. Se isso ocorre, a criança estará ingerindo glúten.

Por isso, atenção com as massinhas que são usadas em creches e escolas que, em geral, são feitas de carboidrato de cereal (que pode ser farinha de trigo).

Massinha com formas.

É preciso cuidado redobrado com a massinha para crianças que têm intolerância ao glúten. (Fonte: Mojpe / Pixabay)

Além disso, tenha cuidado com as massinhas de modelar que são muito fofas e macias, pois elas possuem glúten.

A nossa recomendação é que você sempre dê preferência à massinha com cera de abelha, que não contém glúten.

Na escola, converse com os professores para evitar episódios de contaminação, já que a massinha sem glúten não pode ser guardada junto com a feita com glúten.

Também é importante garantir que o local onde a criança celíaca brinca, come ou faz suas atividades escolares não seja contaminado pelo glúten das massinhas comuns.

Quais as vantagens da massinha de modelar?

Como vimos, a massinha de modelar é um produto que tem inúmeras vantagens. Além de ser uma brincadeira, que distrai e entretém a criança, a massinha estimula o desenvolvimento psicomotor dos pequenos desde muito cedo.

Além disso, a massinha de modelar favorece a concentração e a criatividade das crianças.

Ao amassar, amolecer, separar e remontar as peças, os pequenos prestam atenção aos tamanhos e proporções.

E, com o manuseio das mãos e dedos, as crianças desenvolvam a coordenação motora fina, facilitando inclusive o uso do lápis e o traçado das letras no futuro.

Outra vantagem da massinha de modelar é que as criações podem ser mantidas ou transformadas em outras formas.

Mas, mesmo com todos esses benefícios, a massinha de modelar pode ter algumas desvantagens. Alguns kits, por exemplo, podem ser bem caros.

Além disso, nem todas as massinhas tem a textura e qualidade ideal. Algumas podem grudar na roupa ou no assoalho, por exemplo.

Sem contar que é preciso ficar atento para adquirir apenas as massinhas de modelar que sejam atóxicas.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da massinha de modelar para crianças:

Vantagens
  • Estimula concentração e criatividade
  • Desenvolve a coordenação motora
  • Facilita a alfabetização e a escrita
  • Aprendizado de formas, cores, números e letras
Desvantagens
  • Algumas têm qualidade duvidosa
  • Kits podem ser muito caros

Quanto custa a massinha de modelar?

O preço da massinha de modelar pode variar bastante em função da marca, do tamanho e da quantidade de potes e/ou acessórios incluídos.

Em geral, você vai encontrar a massinha custando entre R$ 6 e R$ 1 mil. É claro que você não precisa comprar a mais cara de todas que, em geral, são kits com muitos acessórios. Lembre-se que você pode improvisar com acessórios que tem em casa.

Onde comprar massinha de modelar?

Você vai encontrar a massinha de modelar à venda em papelarias, lojas de brinquedo, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Assim, você terá mais opções para escolher, com preços mais atrativos, além de adquirir a massinha com praticidade, do conforto da sua casa.

Critérios de Compra: O que considerar antes de escolher a massinha de modelar

Para ter certeza de que você irá investir na massinha de modelar ideal é preciso que você saiba quais são as diferenças entre as opções à venda no mercado.

Dessa forma, você terá a garantia de que a massinha será de qualidade para preservar a saúde da criança, além de funcional e prática na hora de finalizar a brincadeira.

Por isso, nós selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a massinha de modelar. São eles:

  • Tamanho
  • Cores
  • Quantidade
  • Kits
  • Textura

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão ao comprar a melhor massinha de modelar.

Tamanho

O primeiro fator que você deve observar antes de comprar a massinha de modelar é o tamanho do potinho ou da embalagem.

Esse fator vai certamente influenciar no preço do produto e nas possibilidades de criação da criança.

Com uma quantidade maior de massinha, a criança poderá passar mais tempo se divertindo e criando.

Além disso, não é raro que, com o tempo, as massinhas se percam ou ressequem. Por isso, ter uma maior quantidade evita que a brincadeira seja interrompida.

Mãos de criança usando uma faquinha na massinha de modelar.

Quanto maior a embalagem da massinha, maior será a possibilidade de criação. (Fonte: elkimmelito / Pixabay)

Hoje em dia, é possível encontrar uma diversidade grande de tamanhos de massinha de modelar.

Você poderá por exemplo, optar pela versão em potes cujo tamanho varia entre 20 e 150 gramas em cada um. O preço, é claro, será proporcional. Mas também já existem opções de massinha em formato de tubinhos.

Nesse caso, o mais comum é que a embalagem venha com massinha de cerca de 15 gramas cada.

Cores

Outro fator importante que você deve considerar antes de comprar a massinha de modelar são as cores. O fato é que existem uma infinidade de cores diferentes para você escolher.

E, como já vimos, as cores são parte fundamental das vantagens e benefícios que a massinha de modelar promove no desenvolvimento dos pequenos.

A nossa recomendação é que, quanto mais variadas forem as cores das massinhas melhor para a criança.

Tubos de massinha de modelar coloridos.

Quanto maior a quantidade de cores, mais estimulada será a criança. (Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay)

Mas, se você não quiser ou não puder comprar muitas cores diferentes, opte por pelo menos três cores, especialmente as primárias: azul, vermelho e amarelo.

A partir dessas cores, a criança pode ser estimulada a criar cores secundárias ao misturar uma com a outra.

Quantidade

Em seguida, leve em consideração a quantidade de potinhos ou de massinhas que você vai adquirir.

Existem kits com 2 à 15 potes de massinha de modelar.

Você pode comprar os potinhos individualmente. Mas, geralmente, quando você adquire um conjunto de potes o custo-benefício é quase sempre maior.

Por isso, hoje em dia, existem opções de kits que oferecem de 2 a até 15 potes de massinha de modelar.

Também na versão de massinhas de modelar em formato de tubos, as embalagens podem conter entre 5 e 20 massinhas.

Kits

Além da possibilidade de comprar a massinha individualmente ou em um conjunto com várias cores, você também poderá optar por investir em um kit completo.

Nesse caso, o kit acompanha, além das massinhas, acessórios para estimular a criança a brincar e criar. Em geral, você irá encontrar kits que incluem entre 10 e 30 peças.

Os kits mais básicos vêm com formas de figuras geométricas, números ou letras, além de um rolinho e uma tesoura.

Mas os kits mais completos incluem ainda cartões de memória, tabuleiros e outros acessórios que estimulam a aprendizagem.

O único ponto negativo dos kits é que, em geral, eles vêm com poucas opções de massinha de modelar e em tamanhos pequenos. Em geral, são incluídos de dois a quatro potinhos apenas com cerca de 20g.

Textura

Por fim, observe também a textura da massinha. Isso porque algumas marcas oferecem um produto oleoso, que gruda na mão, no chão, na parede e nos brinquedos.

Além disso, fique de olho nos tipos de massinhas de modelar que costumam esfarelar espalhando-se por toda a casa.

Afinal, após uma brincadeira divertida, você não vai querer ter trabalho dobrado limpando a casa e as roupas, não é?

O fato é que os melhores tipos de massinha de modelar são extremamente moldáveis e não grudam na mão.

(Fonte da imagem destacada: Nadezhda Prokudina / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.