Na foto uma mulher loira deitada em uma cama.
Ultima atualização: 7 de outubro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

88Comentários coletados

Quem tem cabelos coloridos ou descoloridos sabe que eles requerem muitos cuidados. E essa atenção especial não está somente relacionada à saúde dos fios, mas também à manutenção da cor. Para isso existe o matizador e é sobre ele que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

O matizador é um produto muito conhecido das loiras, mas que também existe em versões para cabelos brancos, vermelhos e pretos. Ele consegue eliminar tonalidades indesejadas e deixar os fios mais bonitos, sem a necessidade de uma nova tintura. E se você quiser saber tudo sobre ele basta ler esse artigo até o final.




Primeiro, o mais importante

  • O matizador pode ser encontrado em versões para cabelos loiros, grisalhos, pretos e vermelhos.
  • Ele existe em diversas opções e há matizadores no formato de shampoo, condicionador e até máscara capilar.
  • O ideal é fazer a aplicação desse produto a cada 20 dias.

Você também pode gostar:

Os melhores matizadores: Os favoritos da redação

Dentre as opções de matizadores encontradas atualmente, existem algumas que se destacam no mercado. Essas possuem um alto potencial de ação e deixam os fios renovados e reunimos todas elas abaixo para que você possa conhecê-las.

Excelente matizador nacional para loiros e grisalhos


AffiliateLink


Shampoo Matizador Lumina Natura

Matizador Lumina para cabelos loiros e grisalhos. Efeito antiamarelamento e antidesdobramento que não resseca o cabelo. Embagalem com 300 ML.

Esse matizador da Natura é uma excelente opção para cabelos loiros e grisalhos. Com efeito antiamarelamento e antidesdobramento, não resseca o cabelo. Muito bem avaliado por quem já o utiliza, vem em embagalem com 300 ML.

O shampoo matizador preferido

Ideal para cabelos loiros e grisalhos, esse shampoo matizador protege a cor e neutraliza os tons amarelados indesejados. Ele possui uma fórmula enriquecida com pigmentos roxos e é confeccionado através de uma tecnologia que sela as cutículas, limpa suavemente e ainda proporciona mais brilho aos fios. O shampoo promove também hidratação, força, maciez e brilho ao cabelo.

A máscara matizadora ideal para loiras

Essa máscara matizadora é uma aliada das loiras que querem se livrar dos tons amarelados sem ressecar os fios e os mantendo brilhantes e hidratados. Ela garante um efeito platinado ao cabelo e tem em sua fórmula óleos vegetais que tratam as mechas. Seu tempo de ação varia de 3 a 10 minutos.

O melhor shampoo matizador sem sulfato

Essa opção de shampoo matizador é livre de sulfatos e realiza um efeito anti-amarelo, que rapidamente neutraliza os tons indesejados. Ele possui uma fórmula única de pH 4.5, que auxilia os pigmentos violetas a aderirem rapidamente ao cabelo e garante uma limpeza e neutralização prática e com alta durabilidade.

Guia de Compra

Aliado das loiras, o matizador é um produto ideal para correção da cor, sem a necessidade de uma nova pigmentação. Ele consegue dar mais vida aos fios e deixá-los na tonalidade de quando eles foram tingidos ou descoloridos.

Mas para quem esse produto é ideal? Como ele deve ser utilizado? Existe matizador para outros tons de cabelo também? Para responder essas e outras perguntas criamos esse guia de compra super completo e ao final da leitura você saberá exatamente se o matizador é ou não ideal para você.

Na foto uma mulher em um lavatório de salão de beleza.

O matizador é muito utilizado em cabelos loiros tanto por profissionais quanto em casa. (Fonte: Samo Trebizan / 123rf)

O que é e para que serve um matizador?

O matizador é um produto desenvolvido para corrigir a tonalidade de cabelos descoloridos ou tingidos. Ele pode ser encontrado na versão de shampoo, condicionador ou máscara e é usado tanto de maneira caseira, quanto nos salões de cabeleireiro.

O matizador tem como principal ação neutralizar a cor dos fios e assim remove deles tons indesejados. Ele é composto por pigmentos que aderem nas mechas e, diferente das tinturas, faz a pigmentação na região do córtex, que é a parte interna dos fios.

foco

Muitas pessoas acreditam que matizador e desamarelador são a mesma coisa, porém esses dois produtos possuem ações diferentes.

O matizador atua na tonalidade dos fios e age em diversas cores, não somente no amarelo, sendo muito parecido com os tonalizantes.

Já o desamarelador atua apenas nos tons amarelados e tem uma ação mais fraca, precisando ser utilizado com frequência para gerar o efeito desejado.

Quais as vantagens e desvantagens de utilizar um matizador?

O matizador é um produto com alta eficiência que consegue gerar correções nas cores de cabelos de diversos tons. Ele é ideal para revitalizar e dar brilho aos fios que se encontram com a coloração desbotada, amarelados ou alaranjados.

Graças a isso o matizador é uma ótima ferramenta nos salões de beleza e também na casa das pessoas que querem tratar os fios, sem precisar pintá-los novamente. Outro ponto positivo desse produto é que enquanto revitaliza a cor, ele também trata o cabelo.

Muitos produtos desse tipo são enriquecidos com vitaminas, óleos, aminoácidos e outros componentes que atuam na saúde dos fios. Além disso, uma grande vantagem é que ele é encontrado em versões para diversos tipos de cabelo, o que o torna muito versátil.

Por outro lado, é comum que o matizador crie o chamado efeito chumbado nos cabelos loiros. Essa ação normalmente ocorre devido a um excesso de tempo do produto nos fios e os deixa com aspecto roxo ou azulado. Isso só é corrigido conforme as mechas são lavadas e gera um pequeno transtorno para as loiras.

Vantagens
  • Corrige problemas de tonalidade dos fios
  • Existe em versões para diversas cores de cabelo
  • Trata os fios enquanto age
  • Pode ser utilizado em casa ou no salão
Desvantagens
  • Pode chumbar cabelos loiros

Quais são os principais tipos de matizador?

O matizador é um produto muito utilizado em cabelos loiros, mas ele é desenvolvido também para corrigir problemas de tonalidade em outras cores de cabelo. Para isso, cada um deles tem em sua composição pigmentos diferenciados que irão aderir aos fios.

Portanto, confira os principais tipos de matizador que podem ser encontrados para compra:

  • Matizador roxo: O matizador roxo atua na neutralização de tons amarelados e dourados e é um dos mais comuns. Esse também é indicado para cabelos grisalhos e age os deixando bem branquinhos.
  • Matizador azul: Para loiros que com o passar do tempo ganham tons alaranjados uma boa opção é o matizador azul.
  • Matizador preto: Existem dois tipos de matizador preto. Um deles é também voltado para loiros e esse é uma excelente opção para mulheres com cabelos alaranjados e acinzentados. A outra versão é para cabelos tingidos com cores mais escuras, como o preto, que costumam desbotar com muita facilidade.
  • Matizador ruivo: Quem tem os cabelos avermelhados e ruivos também encontra uma opção de matizador. Esse serve para a manutenção da cor e a deixa mais intensa.

Como utilizar o matizador?

O matizador é um produto muito fácil de ser utilizado, mas que requer alguns cuidados para que se alcance o efeito desejado. Para diminuir as chances de erro é fundamental que um profissional indique o tom exato do matizador que deve ser aplicado sobre os fios, pois assim conseguir a correção desejada se torna mais simples.

Além disso, o tempo de aplicação desse produto varia bastante e de acordo com o objetivo a ser alcançado. Existem opções que agem em 3 minutos e outras que podem ficar nos fios por até 30 minutos.

Utilizando todos os itens juntos a potência de ação aumenta.

Outra dica na utilização do matizador está em usar uma linha completa de produtos com essa finalidade. Não são poucas as marcas que investem em shampoos, condicionadores e máscaras matizantes e utilizando todos os itens juntos a potência de ação aumenta.

A partir disso basta escolher o matizador e aplicá-lo sobre os fios de acordo com a indicação do fabricante. Para cabelos com pequenas alterações de cor o indicado é ficar menos tempo com o produto e aumentar esse período conforme a necessidade.

Outro ponto importante é sobre o uso de luvas durante a aplicação. Muitas vezes elas são necessárias porque o matizador pode manchar as mãos. E para não chumbar o cabelo o ideal é testar o produto e o tempo de ação antes de colocá-lo em todas as mechas.

Com qual frequência deve-se aplicar o matizador nos cabelos?

Por mais que o matizador possua uma excelente ação ele não deve ser utilizado de forma excessiva. A indicação é que esse produto seja aplicado nos fios com intervalos médios de 20 dias.

Porém, em situações diferenciadas esse período pode ser alterado. Os cabelos que são muito expostos ao sol, piscina ou que amarelam facilmente podem precisar ser matizados antes disso. O mesmo acontece com os avermelhados, que perdem a cor com mais facilidade e assim o uso do matizador pode ser a cada 15 dias.

Na foto uma mulher saindo de uma piscina.

Mulheres loiras que frequentam piscinas com frequência podem ver alterações na cor dos seus cabelos e precisar matizá-los mais rápido. (Fonte: squeeze / Pixabay)

Critérios de Compra: Fatores para comparar as opções de matizador

Basta entrar em uma loja de cosméticos para descobrir que há uma infinidade de opções de matizador. Isso faz com que escolher apenas um seja uma tarefa um pouco complicada. Porém, existem algumas maneiras de acertar na compra e te mostramos todas elas abaixo.

  • Apresentação do produto
  • Facilidade de aplicação
  • Tom do cabelo
  • Tempo de ação

Agora detalharemos cada um desses critérios para que você consiga escolher o matizador ideal para a sua necessidade.

Apresentação do produto

O matizador é encontrado em diversas versões. Há os shampoos, condicionadores e até mesmo máscaras que possuem a finalidade de corrigir a cor. Com isso, o primeiro passo é determinar qual dessas apresentações é a sua preferida.

Normalmente os shampoos e condicionadores possuem uma ação um pouco mais sutil do que a máscara. Por outro lado, eles têm função dois em um e eliminam a necessidade de lavar os fios com um produto e depois utilizar outro para ter o efeito desejado.

Já as máscaras são mais potentes e muitas vezes vêm associadas de outros componentes que tratam os fios. Portanto, cheque o que mais te agrada.

Facilidade de aplicação

Principalmente para quem irá utilizar o matizador em casa é fundamental que o produto seja fácil de aplicar, já que muitas vezes esse processo é feito por apenas uma pessoa.

Com relação aos shampoos e condicionadores matizadores não há muito o que dizer, pois o seu processo de aplicação é muito simples e igual ao das versões que não têm essa finalidade.

As máscaras podem ter uma aplicação um pouco diferenciada.

Porém, as máscaras podem ter uma aplicação um pouco diferenciada. Elas possuem uma textura normalmente mais grossa e isso faz com que a sua penetração nas mechas seja mais difícil.

Portanto, no caso de um matizador desse tipo, deve-se analisar que será necessário dividir o cabelo em mechas e aplicá-lo aos poucos, massageando bem os fios para que o produto penetre corretamente em todas as partes.

Tom do cabelo

Outra questão fundamental a respeito da escolha de um matizador diz respeito ao tipo de coloração que se deseja corrigir. A partir disso deve-se optar por um ou outro matizador.

Essa questão é importante principalmente para cabelos loiros. Conforme te dissemos, para eles existem matizadores azuis, roxos e pretos e muitas pessoas erram na hora da compra e devido a isso não conseguem visualizar o efeito correto desse produto.

Portanto, sempre cheque com um profissional da área qual opção de matizador é a melhor para o seu cabelo.

Na foto uma mulher de cabelos ruivos.

De acordo com o tom do cabelo deve-se escolher o matizador correto, ou seja, as ruivas devem comprar um matizador específico para elas. (Fonte: Gromovataya / Pixabay)

Tempo de ação

Nem todos os matizadores possuem o mesmo tempo de ação e há alguns que são mais rápidos e outros mais lentos no processo de correção de cor. Isso independe da necessidade dos fios e é uma característica própria do produto.

Essa informação está sempre especificada na descrição do matizador. Logo, se você é daquelas pessoas que não gosta de aplicar um produto e esperar ele agir por muito tempo opte pelos que possuem tempo de ação mais rápida.

(Fonte da imagem destacada: puhhha / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.