Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

86Comentários coletados

Bem-vindo a esta nova edição do nosso site onde queremos lhe fornecer todas as informações importantes que você precisa para conhecer em detalhes um dos ingredientes mais utilizados no mercado por suas maravilhosas propriedades, o Aloe Vera.

Vindo de uma planta da família suculenta, o aloe vera revolucionou a indústria cosmética, medicinal e culinária.

Há tantos benefícios que esta planta proporciona que você não vai acreditar que é possível, mas sim, é.

O propósito deste artigo é que você possa identificar os aspectos mais valiosos do Aloe Vera para que quando você escolher um produto feito a partir deste ingrediente você possa ter certeza de que está fazendo a escolha certa. Esperamos que você goste!




O mais importante

  • O Aloe vera também é conhecido como aloe vera e o que é usado desta planta é o extrato ou a polpa obtida de seus caules. Ele tem muitas propriedades benéficas para o corpo e para a saúde e é muito fácil de adquirir.
  • Devido aos seus componentes, ele pode ser usado de três maneiras: como um produto medicinal, como um produto cosmético ou como um produto comestível. Apesar de ser o mesmo ingrediente, ele age de maneiras diferentes no corpo, dependendo da sua aplicação.
  • Produtos naturais com uma ampla lista de benefícios podem ser encontrados de muitas formas no mercado, por isso é importante que você leve em conta alguns critérios como tipos, produto orgânico ou porcentagem do mesmo para ter certeza de adquirir um produto de qualidade.

Aloe Vera: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre Aloe Vera

O Aloe Vera tem tantas qualidades e benefícios à saúde que pode parecer que qualquer produto que contenha este ingrediente servirá.

Há muitas coisas a considerar antes de escolher uma, então queremos lhe dar algumas informações que podem ser úteis e necessárias.

Saiba tudo sobre o que o aloe vera pode fazer por você. (Autor: kzenon / 123rf.com)

O que é aloe vera e quais são seus benefícios?

Aloe Vera é uma planta suculenta da família das liliáceas, também conhecida como aloe vera ou Barbados aloe (aloe barbadensis miller é o tipo mais comumente usado de aloe vera).

É peculiar, muito fácil de distinguir e como não requer muito cuidado pode ser cultivado em casa.

O suco ou gel que é encontrado dentro é o que realmente é usado desta prata e onde todas as suas propriedades são encontradas.

É muito fácil de obter; basta cortar os caules horizontalmente e ao longo de toda a folha.

Possui propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, coagulantes, purificantes, analgésicas, cicatrizantes, hipocholesterêmicas, tônicas, restauradoras, anti-ulcerosas, antibióticas, hipoglicemiantes e regeneradoras celulares.

Vantagens
  • É muito fácil de obter
  • Requer pouco cuidado para cultivar
  • Tem muitas propriedades benéficas para o corpo e a saúde
  • Alto conteúdo de vitaminas e minerais
  • O gel é preservado por muito tempo se refrigerado
Desvantagens
  • Extrair o gel do aloe vera pode consumir muito tempo
  • Se consumido sem ter sido tratado para alimentos pode ser tóxico
  • é recomendado que os diabéticos não o consumam porque pode baixar a glicemia

Aloe Vera para uso medicinal, cosmético ou culinário - a que você deve prestar atenção?

O Aloe Vera tem tantas propriedades que está presente em todos os tipos de produtos no mercado. Aqui nós mostramos as diferentes apresentações nas quais você pode encontrar este ingrediente estrela.

Uso medicinal. Por centenas de anos, esta planta tem sido usada para fins medicinais em diferentes tratamentos; um dos mais comuns é para as doenças de pele. O Aloe Vera ajuda a tratar doenças como dermatite, psoríase, acne, caspa ou couro cabeludo oleoso. É um excelente agente regulador de PH para a pele.

Ajuda a expelir bactérias e células mortas que se alojam nos poros. Além disso, irritações, queimaduras, feridas superficiais, arranhões, picadas de insetos são outras doenças que esta planta pode tratar agindo como um bálsamo e proporcionando uma sensação quase imediata de alívio.

Uso cosmético. Graças às suas propriedades antioxidantes, anti-idade, rejuvenescedoras e branqueadoras, o extrato de Aloe Vera é amplamente utilizado como ingrediente em produtos cosméticos como cremes e géis.

Por poder penetrar facilmente até 3 camadas da derme, ele reduz estrias, rugas e tem um efeito tonificante na pele. É também um excelente hidratante e tem um efeito refrescante único.

Uso culinário. Você provavelmente já viu produtos alimentícios contendo aloe vera ou aloe vera para esse fim. Esta planta tem se mostrado muito eficaz no tratamento da constipação e na redução da gordura no sangue devido ao seu conteúdo de ácidos graxos e aminoácidos.

Além disso, seu alto conteúdo de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, ácido fólico e colina e minerais como magnésio, zinco, cálcio, cromo, sódio, potássio ou cobre, ajuda a criar um equilíbrio no organismo. É comumente consumido na forma de extrato, suco ou polpa e cápsulas para ser tomado como suplemento dietético.

Uso medicinal Uso cosmético Uso culinário
Uso Uso externo Uso externo Uso interno
Apresentação Gel Gel, cremes, bálsamos e máscaras Bebidas, celulose e cápsulas
Price Medium Medium Low
Efeitos colaterais None None Pode ser tóxico

Critérios de compra

Ao comprar produtos de origem natural é necessário ter certeza de que você compra produtos de qualidade, caso contrário, longe de serem benéficos eles podem ser prejudiciais a você. Aqui estão 3 fatores a serem considerados ao comprar aloe vera, neste caso.

Tipo

Embora existam mais de 300 tipos de aloe vera ao redor do mundo, existem 10 que são os mais comuns e que você pode encontrar muito facilmente.

Estes são: barbadensis, saponaria, arborescens, brevifolia, ciliaris, aristata, striata, ferox, juvenna e variegata.

Ao longo do tempo foi demonstrado que duas destas 10 espécies são as que proporcionam os maiores benefícios à saúde, barbadensis e saponaria.

Por causa do exposto acima quando você compra qualquer produto de ou com aloe vera certifique-se de que é de uma destas duas espécies, assim você obtém resultados garantidos e em pouco tempo.

Orgânico

Hoje a palavra "orgânico" é muito famosa e muitas pessoas querem fazer parte deste estilo de vida. Para conseguir isso, eles consomem ou compram produtos com essa lenda, seja para moda, cuidados ambientais ou cuidados pessoais. Ao final do dia há muitos benefícios que este tipo de produto traz.

Para ter certeza de que você compra produtos que são verdadeiramente orgânicos e que estão atendendo aos padrões estabelecidos, você deve procurar por uma lenda ou certificação na embalagem.

Abaixo está uma lista de alguns dos selos que garantem os produtos orgânicos e sua qualidade

  • SAGARPA Orgânico México
  • USDA Organic (Produtos dos EUA)
  • Certificado pelo Conselho Científico Internacional Aloe
  • Sistema de Garantia Orgânica IFOMA
  • COFCC

Aloe Vera é uma planta que tem muitos usos medicinais e de bem-estar. (Autor: subbotina / 123rf.com)

Porcentagem

Como explicamos anteriormente, há vários usos para o aloe vera. A apresentação mais confiável e com maiores efeitos e benefícios é o aloe 100% puro, ou seja, é o único ingrediente do produto.

Entretanto, há inúmeros outros produtos contendo aloe vera que também são eficazes.

Uso medicinal. Procure uma porcentagem de 100% a 80%, caso contrário o efeito não será visível. Uma das qualidades do aloe vera é sua textura e a facilidade com que penetra nas camadas da pele, por isso é um ingrediente auto-suficiente e há pouco sentido em aplicar um produto com uma porcentagem menor.

Uso cosmético. Para esta aplicação nós recomendamos que o ingrediente esteja presente em 100% a 75% para que ele seja realmente eficaz. O alto conteúdo de vitaminas e minerais do aloe vera tem um efeito sobre a pele sem a necessidade de adicionar produtos químicos ou ingredientes artificiais.

Uso culinário. Se não estiver em cápsulas, é improvável que você encontre aloe vera consumível com uma alta porcentagem. Verifique os ingredientes do produto para ter certeza de que ele está listado no topo da lista, pois isso significa que é um dos ingredientes mais usados. Alguns produtos podem especificar a porcentagem.

(Foto da imagem em destaque: casellesingold / pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas