Mão conectando um cabo em um notebook.
Ultima atualização: 31 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

Se você quer realizar a transmissão de conteúdo entre aparelhos tecnológicos com alta resolução, mas não sabe como fazer isso, investir em um adaptador HDMI pode ajudar a resolver o problema.

Ele é um cabo conector que transmite áudio e vídeo em alta qualidade entre dispositivos compatíveis como, por exemplo, de um notebook até uma Smart TV. Quer saber mais? Leia nosso Guia de Compra a seguir e conheça todos os detalhes!




O mais importante

  • Os adaptadores HDMI são aparelhos usados para conectar dispositivos digitais com o objetivo de fazer a transmissão de áudio ou vídeo entre eles.
  • A conexão HDMI facilitou a realização de atividades diárias quando reuniu funções que eram realizadas com o auxílio de vários componentes em apenas um único equipamento.
  • As características dos adaptadores HDMI influenciarão na escolha de um modelo. Opte por formatos de acordo com sua necessidade, olhando critérios como compatibilidade, marca ou tipo de entrada dos produtos.

Adaptador HDMI: nossa recomendação dos melhores produtos

Apesar dos adaptadores HDMI parecerem todos iguais, cada formato possui especificações que trazem resultados diferentes ao serem usados. Nesta seção, você irá conhecer os modelos mais vendidos desses conectores. Confira:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre adaptador HDMI

Se você pensa em adquirir um adaptador HDMI, para conectar dispositivos tecnológicos, precisa conhecer as especificidades deste produto. Para saber mais sobre ele, acompanhe o conteúdo que preparamos com as principais dúvidas:

Homem digitando em um notebook em cima de uma mesa com outros objetos tecnológicos.

Os adaptadores HDMI são versáteis, pois permitem a conexão entre vários dispositivos e são transportados com facilidade. (Foto: melpomen/ 123rf)

O que é o adaptador HDMI?

Antes de falarmos sobre o funcionamento e atributos do adaptador HDMI, é preciso explicar o que exatamente é este equipamento. Trata-se de um cabo conector versátil usado para facilitar a transmissão de áudio e vídeo entre dispositivos tecnológicos compatíveis.

Um adaptador HDMI é formado por três componentes: a porta de entrada (chamada de plug macho), a porta de saída (plug fêmea) e um cabo que faz a conexão de ambos.

Assim, você pode fazer a compatibilidade entre os equipamentos sem precisar de um cabo específico para cada elemento como acontecia anteriormente. Além disso, os adaptadores HDMI são capazes de manter o conteúdo em alta resolução ao ser transmitido.

Existem modelos diferentes de adaptador HDMI?

Você pode encontrar diferentes adaptadores HDMI no mercado. Mas você sabe identificar as variações deste produto? Na lista abaixo, trouxemos os modelos mais comuns fabricados na atualidade:

  • Adaptador HDMI com USB: São muito úteis, já que a maioria dos dispositivos digitais possuem essa forma de conectividade.
  • Adaptador HDMI para VGA: Aparelhos que fazem a transmissão do sinal digital (HDMI) para o analógico (VGA). Também existe a versão para fazer a conexão inversa deste modelo.
  • Adaptador multiplicadores: Permitem a transmissão em mais dispositivos ao mesmo tempo.
  • Adaptador HDMI para DisplayPort: Conexões muito usadas no meio corporativo quando existe essa forma de entrada.

Quais dispositivos podem ser conectados ao adaptador HDMI?

Para conectar dispositivos, coloque uma ponta na entrada de um aparelho e a outra no próximo equipamento. Eles devem ficar desligados no processo e a transmissão acontecerá automaticamente. Confira a lista de dispositivos compatíveis com HDMI:

  • Notebooks, TVs HD, Full HD e 4K, PCs, Projetores de vídeo
  • Smartphones (com MHL) e Tablets
  • Câmeras digitais e filmadoras
  • Sistemas Home Theater e Soundbars
  • DVD Player Upscaling e Blu-ray
  • Caixas de cabo ou satélite HD
Se o HDMI não funcionar podem ser dois problemas: mau contato ou falhas no sistema anticópia HDCP (Proteção de Conteúdo Digital em Banda Larga). O primeiro é resolvido com o encaixe novamente do adaptador, enquanto o segundo é solucionado por um hub HDMI correspondente.

Como funciona a transmissão HDMI?

A sigla HDMI significa, em português, Interface Multimídia de Alta Resolução. Isso indica exatamente a principal característica desse tipo de sistema: a transmissão de conteúdos audiovisuais em boa resolução.

O adaptador HDMI mais popular é formado por um conector com 19 pinos, tendo cada um deles uma funcionalidade dentro dessa operação. O ponto-chave desse equipamento é que ele faz todo o processo usando apenas um cabo.

Cabo de computador preto em fundo branco.

Para funcionar, o adaptador HDMI mais usado conta com um conector com 19 pinos de diferentes funções. (Foto: wirestock/ 123rf)

Quais são as vantagens e desvantagens do adaptador HDMI?

Apesar de ser versátil, como outros equipamentos eletrônicos, o adaptador HDMI também é suscetível a alguns inconvenientes. Para você se informar sobre a série de vantagens e desvantagens desse dispositivo, elaboramos a tabela a seguir:

Vantagens
  • Transmissão de conteúdo audiovisual em alta resolução
  • Compatível com muitos dispositivos digitais
  • Facilidade de manuseio do aparelho
  • Pode ser transportado para qualquer local
Desvantagens
  • Pode não trazer resultado em alta definição como uma conexão direta
  • Alguns aparelhos podem apresentar incompatibilidade

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de adaptador HDMI

Antes de tomar a decisão de compra é importante considerar certos aspectos que influenciam no funcionamento do adaptador HDMI. Assim você terá certeza de qual modelo quer levar para casa.

Tipo

Com tantos modelos disponíveis de adaptador HDMI, você pode ficar confuso ao escolher o que melhor atende sua necessidade. Os tipos se diferenciam quanto às entradas do aparelho, sendo elas:

  • Tipo A: Modelo popular com 19 pinos e duas curvaturas para impedir encaixe incorreto. Ideal para videogames, TVs ou PCs.
  • Tipo C: Conhecido como mini HDMI, é uma versão reduzida do A. Também tem 19 conectores e dimensão compacta. Recomendado para câmeras fotográficas e notebooks ultrafinos.
  • Tipo D: Não é muito comum e possui dimensões menores que do C. Assemelham-se aos conectores USB, sendo indicados para celulares ou tablets.

Resolução

Em relação à resolução do conteúdo transmitido pelos adaptadores existem três versões: HDMI Standart Speed, HDMI Full HD ou HDMI High Speed.

Modelos em Standart são alternativas baratas, suportando resolução até 1080i, não sendo possível acessar a definição 4K.

Os demais formatos têm resoluções mais altas, conectando às tecnologias HD (1080p) e 4K. O formato Full HD ainda consegue lidar com resoluções até 5K ou 8K.

Mão mexendo em um tablet. Ao fundo tem um notebook em uma mesa.

A alta resolução do conteúdo transmitido entre aparelhos digitais é o principal motivo para o uso de um adaptador HDMI (Foto: fancycrave1/ Pixabay)

Tamanho

Quase sempre comercializado em tamanho compacto, ainda é possível encontrar formatos com dimensões variadas de adaptador HDMI. Para escolher a melhor medida, considere os locais em que o aparelho será usado.

Modelos multiplicadores são ideais para fazer transmissão simultânea em mais dispositivos.

Um ponto que faz diferença neste quesito é a extensão dos cabos que acompanham o aparelho. Alguns serão mais longos e permitirão o transporte dos dispositivos para outros lugares.

A quantidade de aparelhos que serão conectados também entra neste critério. Para quem deseja fazer a transmissão simultânea em muitos dispositivos deve priorizar modelos multiplicadores que têm entradas para três ou mais cabos.

Compatibilidade

De nada adianta o adaptador HDMI se não tiver conexão com o aparelho em que será colocado. Por isso, a compatibilidade entre eles é um dos pontos primordiais de avaliação para a compra.

Nesta análise também é importante considerar a marca de ambos os produtos. Alguns aparelhos só permitem a conexão entre componentes criados pelo mesmo fabricante.

Funções

Mesmo que os adaptadores sejam usados especialmente para a conexão de dispositivos digitais, eles são muito versáteis e podem desempenhar outras funções. Conheça algumas delas na sequência:

Característica Exemplo
Controle de Eletrônicos do Consumidor (CEC) Controla um dispositivo com comandos do outro. Usar controle remoto com a TV ligada ao notebook.
Canal de Retorno de Áudio (ARC) Integra o áudio de vários aparelhos. Amplificar o som da TV com um home theater.
Função HEC Permite acesso à internet para todos os dispositivos. Quando conecta a TV ao computador.
Link Móvel de Alta Definição (MHL) Conecta celulares com a TV. Na transmissão de conteúdos audiovisuais.

Resumo

Adaptadores HDMI são equipamentos eficientes quando se deseja fazer a transmissão de conteúdos audiovisuais entre diferentes equipamentos digitais como notebooks, TVs, celulares e outros componentes.

Eles são encontrados facilmente por valores acessíveis e em diferentes formatos. Assim, você pode selecionar o modelo que mais combina com sua necessidade, olhando sempre critérios de compatibilidade ou as funções disponíveis no produto.

Assim, os adaptadores HDMI facilitaram a rotina das pessoas quando reuniram as funções que anteriormente só eram realizados com o auxílio de muitos cabos de conexão em um único equipamento.

(Fonte da imagem destacada: rawpixel.com/ Freepik)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas