Adaptador Wireless USB encaixado no notebook.
Ultima atualização: 21 de setembro de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A tecnologia sem fio é, de fato, algo que veio para ficar. Tanto é que, para diminuir a quantidade de fios, ou sanar problemas de conexão, surgiram os adaptadores de Wi-Fi. Mas você sabe qual é o melhor adaptador wireless USB?

No artigo de hoje, nós vamos ajudar você a escolher a melhor opção em meio a tantos modelos à venda. A seguir, você vai entender quais são as variáveis que diferenciam um adaptador wireless de outro e quanto custa o melhor.




O mais importante

  • O adaptador wireless USB é ideal para quem precisa do sinal de internet sem fio, mas está enfrentando problemas de conexão na rede Wi-Fi ou não tem placa de rede.
  • Existem prós e contras quando tratamos de um adaptador Wi-Fi USB, principalmente se comparado ao PCI.
  • Na hora de escolher o melhor adaptador wireless, além de considerar o preço, é importante analisar a eficiência em termos de frequência, velocidade e alcance.

Você também pode gostar:

Adaptador wireless USB: nossa recomendação dos melhores produtos

O melhor adaptador wireless USB nano

Fácil de instalar, o adaptador Wi-Fi USB da TP-link AC600 Archer T2U possui design nano, que é discreto e sem antena. Além disso, esse adaptador wireless possui padrão 802.11ac e entrega dois tipos de frequências: A tradicional, de 2.4 GHz, e a de 5 GHz.

O melhor adaptador wireless USB com antena


Letzte Preis-Updates: Amazon.de (06.12.21, 18:29 Uhr), Sonstige Shops (07.12.21, 17:10 Uhr)

Com duas antenas ajustáveis, o adaptador USB de Alto Ganho TL-WN822N da TP-Link garante uma conexão sem fio estável em qualquer ambiente. Além disso, ele conta com velocidade máxima de 300 Mbps, padrões 802.11n e conectividade USB 2.0.

O adaptador wireless USB com melhor custo-benefício

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

O adaptador wireless USB D-Link DWA-131 funciona com velocidade de até 300 Mbps em 2,4 GHz e é compatível com roteadores 11n. Além disso, tem uma antena interna e possui os seguintes padrões Wi-Fi: 802.11n, 802.11g e 802.11b.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre adaptador wireless USB

Com o avanço da tecnologia, as especificações técnicas de dispositivos como o adaptador wireless USB são bem diversas. Para acertar na hora da compra, é preciso, portanto, entender alguns fatores importantes.

Por isso, a seguir, você vai entender como funciona, para que serve e quanto custa o melhor adaptador wireless USB.

Mulher com a mão na cabeça em frente ao notebook.

Com o adaptador wireless você não terá mais problemas com a conexão da internet sem fio. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Para que serve um adaptador wireless USB?

O adaptador wireless USB é um dispositivo que, em geral, lembra bastante o formato de um pendrive. Como o nome sugere, ele é sem fio e deve ser encaixado na entrada USB, seja de notebooks, seja de computadores.

Feito isso, o adaptador wireless USB vai permitir que o PC ou o notebook receba o sinal da rede Wi-Fi de onde você estiver.

Mas você pode se perguntar: O PC e o notebook já não vêm com conexão de Wi-Fi de fábrica?

Adapatador wireless USB conectado no notebook.

O adaptador wireless USB permite que o aparelho se conecte melhor à rede Wi-Fi. (Fonte: Brina Blum/ Unsplash.com )

De fato, em geral, os computadores contam com uma placa de rede wireless que serve para conectar à internet. No caso dos PCs isso ocorre por meio de fios. No caso dos laptops, a conexão é sem fio.

No entanto, podem ocorrer alguns cenários que irão dificultar ou impedir o acesso à rede de internet sem fio e, para casos assim, o adaptador se torna essencial para garantir acesso à rede Wi-Fi.

Quem precisa de um adaptador wireless USB?

Nem todos os computadores vêm com placa de rede wireless de fábrica. Se você tem um aparelho assim, precisa acessar a rede Wi-Fi de casa ou do trabalho, e ainda quer diminuir a quantidade de cabos, sua melhor opção é o adaptador wireless USB.

Mas, além disso, também é possível que o computador ou o notebook que possuem placas de rede possam apresentar problemas técnicos.

Também nesse caso, o adaptador wireless será útil, já que esse aparelho também ajuda a melhorar o sinal de captação da rede Wi-Fi.

Você sabia que além dos modelos tradicionais existe o adaptador wireless USB nano?

Essa é uma versão menor e super discreta e, por isso, é ideal para notebooks.

O adaptador wireless USB pode até mesmo melhorar a captação do sinal do Wi-Fi caso o computador esteja distante do roteador, por exemplo.

Por isso, os adaptadores Wi-Fi USB também são úteis para pessoas que se conectam às redes sem fio mais fracas.

Até porque, a maioria dos especialistas concorda que um adaptador wireless pode ter melhor recepção do sinal do que uma placa Wi-Fi embutida.

A seguir, você confere um resumo das situações nas quais o adaptador wireless USB será útil, seja para permitir o acesso à rede Wi-Fi, seja para otimizar a conexão:

  • Conectar seu computador à internet sem utilizar fios entre a máquina e o roteador;
  • Permitir conexão à rede Wi-Fi a computadores que vêm sem a conexão wireless de fábrica;
  • Melhorar a conexão em dispositivos cuja placa de rede wireless apresente problemas;
  • Otimizar a conexão à rede Wi-Fi do PC ou notebook, caso os aparelhos fiquem longe do roteador.

No entanto, ainda que o adaptador wireless USB seja útil nas mais diversas ocasiões, é preciso saber que existe um outro tipo de dispositivo que também cumpre a função de ser um adaptador wireless. Vamos tratar dele a seguir.

Qual a diferença entre o adaptador wireless USB e o PCI?

Existem dois tipos de adaptadores wireless, que se diferenciam basicamente pela forma de instalação e usabilidade. O adaptador Wi-Fi USB é o mais popular porque é simples de instalar.

E, ainda que alguns modelos possam precisar de configuração, o fato é que isso costuma ser uma tarefa fácil, já que a maioria dos adaptadores USB vem com um CD de instalação.

Por outro lado, o adaptador Wi-Fi por PCI é mais complicado de instalar. Isso porque ele precisa ser encaixado diretamente na placa mãe do computador. Ou seja, é necessário abrir a CPU para realizar a instalação.

Adaptador wireless.

O adaptador USB é mais prático, versátil e fácil de usar. (Fonte: EsaRiutta/ Pixabay.com)

Por conta disso, o adaptador PCI só é compatível com computadores desktops, ao contrário do adaptador wireless USB que serve também para notebooks.

No entanto, vale destacar que o PCI tem a vantagem de não ocupar uma porta USB e ter uma comunicação mais veloz com outros elementos da máquina.

Mas, para você ter uma visão geral sobre as principais diferenças entre esses dois tipos de adaptadores wireless, convidamos você a conferir a tabela que criamos abaixo:

Adaptador Wireless USB Adaptador Wireless PCI
Vantagens Instalação simples e serve para PCs e notebooks Comunicação interna é mais rápida
Desvantagens Comunicação é mais lenta com o processador Instalação mais trabalhosa e só é compatível com PCs.

Quais são os padrões do melhor adaptador wireless USB?

Quando você for escolher o melhor adaptador wireless USB, vai se deparar com a nomenclatura IEEE 802.11, que nada mais é do que a denominação técnica para rede Wi-Fi.

Essa nomenclatura é importante porque ela tem várias divisões, que ajudam a definir os padrões da rede, como frequência, velocidade de transferência e o alcance da rede Wi-Fi. Veja a seguir algumas das divisões:

  • IEEE 802.11a: Padrão de alta velocidade, usa frequência 5 GHz, mas o alcance não é amplo;
  • IEEE 802.11b: Comum nas residências, tem velocidade inferior e utiliza a frequência 2,4 GHz;
  • IEEE 802.11g: Com mais velocidade que o padrão anterior, também usa frequência 2,4 GHz;
  • IEEE 802.11n: Nesse padrão, o Wi-Fi usa frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz.

Quanto custa o melhor adaptador wireless USB e onde comprar?

O preço do melhor adaptador wireless USB vai depender de vários fatores, entre eles a marca, o padrão, o formato, etc.

De modo geral, você vai encontrar opções custando entre R$ 20 e R$ 400. Já para comprar, você poderá escolher entre as lojas físicas, como Casas Bahia, Ponto Frio e alguns hipermercados como o Extra.

Mas se a ideia é garantir mais variedade de preços e ainda poder comprar sem sair de casa, recomendamos que adquira o seu adaptador wireless na Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como analisar o melhor adaptador wireless USB

A partir daqui, você vai descobrir quais são os aspectos mais importantes que definem e diferenciam um adaptador wireless USB de outro. Veja:

Abaixo vamos explicar com mais detalhes como você pode verificar cada um desses pontos.

Velocidade de transferência

A velocidade de transferência do adaptador wireless USB é um aspecto importante a ser verificado, já que ela determina a rapidez com a qual o seu PC ou notebook vai receber o sinal da rede Wi-Fi.

Uma velocidade de 150 Mbps é a ideal para acessar a internet.

De modo geral, uma velocidade de 150 Mbps é a ideal para acessar a internet.

No entanto, se você planeja transferir arquivos muito grandes e pesados pela rede Wi-Fi, você vai precisar de uma velocidade de transferência maior.

Nesse caso, a recomendação é que o adaptador tenha uma velocidade de, pelo menos, 300Mbps.

Frequência

A maioria dos modems aceita tanto a frequência 2,4 GHz, que tem um alcance maior, quanto a frequência 5 GHz, que tem um alcance menor, mas uma entrega de internet maior.

Então, para comprar o adaptador wireless USB certo é preciso que a frequência dele seja compatível com a do seu modem.

Antena e alcance

O alcance do melhor adaptador wireless USB depende muito da antena. Nesse caso, você vai encontrar dois tipos de adaptadores: Com antena visível e com antena interna.

O adaptador wireless com antena visível tende a ser maior. Mas é a opção ideal se o seu computador ficar longe do roteador, já que os adaptadores wireless USB com antena costumam oferecer uma conexão melhor.

Já o adaptador wireless USB que possui uma antena interna, é mais compacto e discreto. Por outro lado, possui uma área de alcance baixa e, por isso, o roteador precisa estar próximo dele.

Padrão de segurança

Também é importante que você escolha um adaptador Wi-Fi USB atualizado e que seja compatível com os novos padrões de segurança.

Com isso, você evita que outras pessoas utilizem o seu ponto de acesso à internet e que seu computador seja invadido. Os principais padrões de segurança são: WEP, WPA PSK e WPA2 PSK.

Padrão USB

Considere também o padrão USB que deve ser, preferencialmente, o USB 3.0 ou superior. Com isso, você garante uma taxa de transferência de dados ainda maior.

Afinal, enquanto o USB 2.0 oferece 480 Mb/s de velocidade, o adaptador USB 3.0 disponibiliza 4.8 Gb/s.

Isso significa que o padrão USB 3.0 consegue ser 10 vezes mais rápido na hora de fazer transferência de dados.

(Fonte da imagem destacada: Roman Budnyi/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas