Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

22Horas investidas

8Estudos avaliados

88Comentários coletados

Bem-vindo de volta à ReviewBox! Desta vez vamos falar sobre os amaciadores de carne, que são ferramentas de cozinha ou utensílios projetados para amaciar a carne e torná-la mais tenra e suculenta, eliminando nós, fibras e nervos que podem estar presentes em alguns tipos de cortes.

Há uma grande variedade e variedade de modelos de amaciadores de carne no mercado, com diferentes tamanhos, formatos, texturas e superfícies, adaptados a diferentes usos e funções.

Ao longo deste artigo nós lhe falaremos sobre eles para que você possa conhecer suas principais características.

Nós também lhe diremos quais são os concorrentes de carne mais bem avaliados e mais vendidos na internet, quanto custam e em quais lojas você pode obtê-los.

Esta informação o ajudará a reconhecer as características mais importantes deste produto e a escolher o mais adequado para você.




O mais importante

  • Os amaciadores de carne são instrumentos culinários utilizados, como o nome sugere, para amaciar carne, seja ela bovina, suína, de aves, etc. Estes elementos permitem que os cortes sejam mais tenros e suculentos.
  • Os modelos mais conhecidos de amaciadores de carne são martelos, espátulas e amaciadores de corte, que diferem uns dos outros principalmente em seus formatos e superfícies, que se adaptam aos diferentes tipos e texturas da carne.
  • Ao procurar um amaciador de carne, é importante prestar atenção a certos fatores, tais como materiais, modelos, superfícies, métodos de limpeza e outros aspectos significativos ao utilizá-los.

Amaciador de carne: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre amaciador de carne

O principal objetivo deste guia de compras é que você conheça as principais características do produto que você está interessado em comprar.

Portanto, discutiremos as características mais importantes dos amaciadores de carne, incluindo suas vantagens e os aspectos que não são tão benéficos.

O amaciador deixa a carne muito mais tenra e suculenta. (Foto: Andrew Perris / 123rf.com)

O que é um amaciador de carne e quais são suas vantagens?

O amaciador de carne é uma ferramenta de cozinha usada para tornar a carne mais tenra e suculenta.

Existem diferentes versões manuais deste instrumento, projetadas para atingir os diferentes cortes e torná-los mais finos; sem nervos, nós ou fibras.

Existem diferentes versões de amaciadores de carne, mas as mais conhecidas são aquelas para uso manual, cujo formato é um martelo ou uma espátula com cabo.

Há também modelos com lâminas que facilitam a tarefa de "amaciar" os cortes mais duros e irregulares.

A principal vantagem desta ferramenta é que ela é extremamente prática e funcional, pois nos permite aproveitar ao máximo o sabor e a textura da carne, seja ela de carne bovina, frango ou peixe.

Além disso, ao deixar as peças mais finas, elas cozinham mais rápido.

Vantagens
  • Elas deixam a carne mais tenra e suculenta
  • Elas eliminam fibras e nervos
  • Elas reduzem o tempo de cozimento
Desvantagens
  • Alguns modelos não são práticos de lavar
  • Os de madeira podem acumular bactérias
  • As lâminas podem ser perigosas

Martelo amaciador de carne, espátula ou amaciadores de corte - A que você deve prestar atenção?

Os formatos mais comuns e mais usados de amaciadores de carne são martelos, espátulas e amaciadores de corte.

Abaixo nós lhe falaremos sobre as características de cada um deles para que você possa escolher o modelo mais útil e confortável para você.

Martelo. O martelo é o mais comum e amplamente utilizado para amaciar carne, pois é muito prático e fácil de usar. Tem uma cabeça redonda ou quadrada, que tem uma parte lisa e uma parte elevada, e um cabo para segurá-la, que pode ser mais longo ou mais curto (dependendo do modelo).

Espátula. A espátula é uma placa achatada ou uma pá de forma alongada, com um cabo liso ou ondulado que se projeta obliquamente. É geralmente feito de aço inoxidável (embora alumínio e zinco também estejam disponíveis), e é geralmente usado para carnes que não são muito espessas, como bifes, por exemplo.

Proponente de corte. Os amaciadores de corte possuem um sistema de lâminas afiadas de aço inoxidável que facilitam a amaciamento da carne sem a trituração. Eles são usados principalmente para cortes mais duros com mais fibras ou nervos, e podem ser manuais ou elétricos.

Martelo Espátula Proponente de cort
Materials Metal, madeira Metal geralmente Metal, plástico
Formato Quadrado, arredondado Alongado, plano Alongado, arredondado
Manual ou elétrico Manual Manual Ambos
Superficial Liso e/ou enrugado Suave Estucado (lâminas, agulhas)

Onde comprar um amaciador de carne?

Embora o amaciador de carne não seja um produto de consumo em massa, muitas pessoas o utilizam para fazer cortes mais tenros, suculentos e cozidos em menos tempo.

É por isso que este produto está prontamente disponível em lojas comerciais ou na internet.

Existe uma grande variedade de modelos de amaciadores de carne, adaptados a diferentes usos. (Foto: Yakov Oskanov / 123rf.com)

Critérios de compra

Nesta última seção nós discutiremos os critérios de compra que o ajudarão a escolher o candidato perfeito para a carne.

Os fatores listados abaixo são de grande importância para avaliar qual produto é mais adequado às suas necessidades e preferências.

Outros sistemas de amaciadores de carne

Embora neste artigo estejamos falando particularmente sobre amaciadores manuais de carne, que são os mais comuns e amplamente utilizados, há também outros sistemas que vale a pena mencionar para que você possa distinguir suas diferenças.

O método manual não será mencionado novamente para que não seja redundante com o conteúdo.

Sistema químico. Estes são pós químicos sem sabor, que contêm enzimas responsáveis por amaciar a carne, enfraquecendo as fibras das quais ela é composta. Estes produtos, que não têm nenhum componente tóxico, não são totalmente efetivos para algumas pessoas.

Sistema elétrico. Estes amaciadores de carne (ou amaciadores de corte), que estão conectados à rede elétrica, normalmente não são para uso doméstico, mas para uso comercial ou industrial. Os cortes são passados por uma fenda e a máquina é responsável por amaciá-los por meio de um rolo metálico.

Superfícies

As superfícies dos amaciadores são as que definem sua função, já que de acordo com sua textura são mais apropriadas para um ou outro corte de carne.

Abaixo falaremos sobre as diferentes superfícies de licitantes que você pode encontrar no mercado.

Striated. Os amaciadores de carne com superfície nervurada ou corrugada são os mais usados, pois quebram as fibras da superfície da carne sem destruir seu interior. Os martelos são os modelos clássicos de tenazes nervurados e são usados para cortes médios (nem muito finos nem muito grossos).

Os martelos geralmente têm um lado liso e um lado nervurado para que possam ser usados de ambas as maneiras, de acordo com o tipo ou corte de carne.

Isto é muito útil, pois permite otimizar seu uso; é por isso que é um dos modelos mais escolhidos de amaciadores de carne

Studded. Estes amaciadores são usados para cortes mais duros ou mais difíceis; como eles são mais afiados, eles penetram mais profundamente na carne. Os amaciadores de corte (manuais ou elétricos), com lâminas que quebram as fibras mais grossas e os nervos, são os modelos característicos destas superfícies.

Suavidade. Os amaciadores de carne com superfície lisa (também chamados de glatt) permitem que a carne seja amaciada sem quebrar. As espátulas são os modelos lisos característicos, usados principalmente para cortes mais finos e delicados, como bifes e outras carnes de menor tenacidade.

Os amaciadores de carne penetram nas fibras, quebrando os nervos e a tenacidade. (Foto: Mikhail Lagotskii / 123rf.com)

Materiais

Os materiais utilizados nos proponentes de carne determinam sua qualidade e eficácia, por isso é importante considerar as diferentes opções disponíveis no mercado em termos dos componentes utilizados para fabricar esses produtos. Aqui nós os mencionamos:

Metal. A maioria dos amaciadores de carne é feita de metal, mais precisamente aço inoxidável (embora também haja alumínio e zinco), por ser o material mais resistente, durável e higiênico disponível. Embora seu preço seja mais alto, ele pode durar muitos anos.

Madeira. Há muitos amaciadores de carne de madeira no mercado, embora não tantos como os de metal. Este material dá bons resultados e é mais barato que o aço inoxidável, mas é importante garantir que ele não se molhe para não estragar ou acumular bactérias.

Plástico. Diferentes variantes de amaciadores de carne com invólucro plástico também estão disponíveis no mercado. Eles geralmente são robustos (dependendo da qualidade do plástico), mas verifique se eles não contêm compostos potencialmente tóxicos, como o PVC.

Os proponentes de carne podem ser feitos de metal, madeira ou plástico. (Foto: Zlatko Antic / 123rf.com)

Limpeza

A limpeza do amaciador de carne é fundamental; por esta razão lhe daremos alguns conselhos para que você possa manter uma higiene ótima deste produto, e evitar certos inconvenientes que poderiam ser causados pela falta de cuidado nesta área.

Lavar manualmente. Embora a maioria dos amaciadores de carne seja segura para lavar louça, é aconselhável lavá-la manualmente com uma escova primeiro (tomando cuidado para não se cortar), pois pedaços de carne podem permanecer, e a carne crua é conhecida por ser muito perigosa, pois pode causar Síndrome Uraêmica Hemolítica.

Colocar uma capa sobre ela. Muitos amaciadores de carne vêm com um guarda plástico para evitar acidentes, mas também para protegê-los do pó e da sujeira. Esta é uma boa maneira de mantê-los limpos e prevenir lesões, especialmente se houver crianças em casa.

Evitar madeira. A madeira é um dos materiais menos recomendados para utensílios de cozinha, pois ela pode acumular bactérias devido à umidade retida no seu interior. Se você usar um amaciador de carne feito com este material, dê-se ao trabalho de lavá-lo e secá-lo completamente depois.

(Fonte da imagem em destaque: Mихаил Аханов/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas