Pessoa ligando ar condicionado com controle remoto
Ultima atualização: 1 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

77Comentários coletados

Se você é daqueles que não pode sentir um pouquinho da intensidade do calor que já fica em busca de deixar o ambiente mais fresco e arejado, então investir em um bom ar condicionado split pode ser uma boa ideia.

Com esse equipamento, você vai garantir seu bem-estar e ainda terá outras funcionalidades para explorar. Ficou interessado no assunto? Então leia o artigo que fizemos a seguir e aprenda como escolher o melhor modelo para sua casa.




Primeiro, o mais importante

  • O ar condicionado split é queridinho pelo consumidores, porque eles não precisam quebrar a parede como acontecia com os modelos tradicionais de janela. Seu design mais moderno também contribui para essa preferência.
  • Nunca compre um ar condicionado sem antes verificar as especificações técnicas do aparelho como a potência, a forma de instalação ou a voltagem do aparelho. Observar tais pontos evita problemas futuros no equipamento.
  • Fazer a manutenção regular do ar condicionado pode aumentar a vida útil do eletrodoméstico. Sempre lembre de limpar os filtros e retirar as sujeiras de todas as serpentinas de 15 em 15 dias.

Melhor ar condicionado split: nossas recomendações

Resfriar o ambiente, eliminar as impurezas e favorecer o bem-estar são apenas algumas das vantagens oferecidas pelo ar condicionado split. Conheça modelos desse produto que fazem sucesso entre os consumidores na web:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre ar condicionado split

Ter um ar condicionado à sua disposição se transformou em sinônimo de conforto e bem-estar, por isso esses acessórios se popularizaram tanto. Mas, você conhece realmente todos os detalhes sobre ele? Para aprender mais leia o nosso guia completo:

Menino de costas mexendo no computador em um escritório

O ar condicionado pode ser um bom aliado para climatizar a temperatura durante o ano todo. (Foto: Helena Lopes/Pexels)

Quais os tipos de ar condicionado split que existem?

Os modelos de ar condicionado split se diferenciam na estrutura, formato e funções, sendo ideais para determinada finalidade. Alguns inclusive são mais modernos, enquanto outros já até saíram de linha. Conheça agora cada um deles:

  • Split Hi-Wall: É a versão mais comum de ar condicionado desse estilo. Indicado para uso doméstico e em pequenos ambientes. Deve ser instalado em partes mais altas da parede.
  • Split Piso Teto: Possui a possibilidade de instalação no teto ou na parede. São recomendados para locais de médio e grande porte com muita circulação de pessoas. Seu diferencial é um potente sistema de refrigeração.
  • Split Cassete: Modelo bem discreto que é colocado de forma embutida no teto ou no forro. Possui quatro saídas de ar e deve ser instalado em lugares de médio porte.
  • Multi Split: Bem parecido com o Split Hi-Wall, porém com a possibilidade de mais evaporadores. É o melhor modelo para quem deseja climatizar mais de um ambiente por vez.

Como é o funcionamento do ar condicionado split?

O ar condicionado split é um aparelho de design moderno que tem um painel digital e maior número de funções. Ele é formado por três partes principais: o condensador, o evaporador e o compressor. Ambos são ligados por tubulações.

O ar condicionado split tem três unidades para o funcionamento adequado.

O sistema interno desse aparelho é o grande responsável por sua funcionalidade, funcionando como um climatizador, transformando o ar quente do ambiente em ar frio com a aplicação de gases refrigerantes.

Para isso, o eletrodoméstico suga o ar do local e o conduz por um evaporador para entrar em contato com o gás em estado líquido, que fará a conversão da temperatura. Logo após o ar é devolvido ao ambiente de modo mais ameno.

Diferenças entre os modelos de ar condicionado: quais são?

Os fabricantes cada vez mais têm pensado em novas opções de eletrodoméstico para otimizar o dia-a-dia do consumidor, então engana-se quem pensa que todos os modelos de ar condicionado são a mesma coisa.

Para que você aprenda a diferenciá-los nas lojas, elaboramos a tabela abaixo com as principais características das versões mais comuns que são comercializadas. Verifique:

Características
Ar janela Modelo tradicional formado por uma unidade que deve ser instalada na janela ou em um buraco na parede">
Split Estilo popular entre consumidores, com unidades separadas ligadas por tubulações. Pode ser colocado em mais de um ambiente por vez">
Portátil Composto por uma unidade interna. Sua principal vantagem é a mobilidade

Por que você deve comprar o ar condicionado split?

O ar condicionado se tornou um item indispensável para qualquer ambiente e seus benefícios vão muito além de apenas deixar a temperatura climatizada. Pensando nisso, detalhamos alguns pontos positivos e negativos a respeito desse equipamento:

Vantagens
  • Não é preciso quebrar a parede como no caso dos modelos janela
  • Mais silenciosos que os formatos tradicionais
  • Menos ruídos
  • Eliminam as impurezas do ar
Desvantagens
  • Ocupam mais espaço porque tem duas unidades
  • Fazem ruído, mesmo que menos do que os outros modelos. Então, podem incomodar
  • Variedade de preços, nem sempre acessível

Como fazer a limpeza do ar condicionado split?

A vida útil do ar condicionado split está diretamente ligada aos cuidados de manutenção realizados em relação a ele. Verifique periodicamente o estado do seu aparelho antes que ele apresente problemas como baixo resfriamento ou mau-cheiro.

A recomendação é limpar os filtros a cada 15 dias. Além disso, você pode retirar as sujeiras das serpentinas usando uma escova macia. Cheque sempre também o estado da rede elétrica do seu equipamento.

Homem mexendo no ar condicionado

Limpe regularmente o ar condicionado para aumentar a vida útil do aparelho. (Foto: senivpetro/ Freepik)

Quais são os principais problemas que o ar condicionado split pode ter?

Como outros eletrodomésticos, o ar condicionado split também pode apresentar inconsistências no seu funcionamento. Algumas dessas situações ocorrem devido à falta de manutenção adequada e podem até interferir na saúde humana.

Entre os problemas mais comuns estão: o mau funcionamento das unidades por causa de defeitos na estrutura do equipamento, a falta de resfriamento por obstrução do sistema interno ou ainda o alto ruído do aparelho devido a defeitos na hélice.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de ar condicionado split

A grande maioria dos consumidores fica bastante confusa ao comprar um ar condicionado, porque não sabem as principais especificações que o aparelho deve ter. Para te ajudar, falaremos de pontos importantes que devem ser observados:

Unidade Térmica

Conhecida pela sigla "BTU", as unidades térmicas indicam a potência do ar condicionada em funcionamento. Quanto mais BTUs possui um equipamento, mais eficaz ele deve ser. Porém, isso precisa ser avaliado segundo às suas necessidades.

Outro ponto que afeta a escolha de um aparelho com BTUs ideal é a área de abrangência que será alcançada pela atividade do eletrodoméstico. A tabela seguinte mostra uma referência dessa questão que os consumidores podem considerar:

Quantidade de BTU adequada
Ambientes até 10 m² Limite de 7.500 BTUS/h
Ambientes entre 15 a 25 m² De 10.000 a 15.000 BTUS/h
Ambientes de 30 e 40 m² 18.000 a 21.000 15.000 BTUS/h
Ambientes iguais ou maiores que 50 m² A partir de 30.000 BTUS/h

Local de Instalação

Antes de iniciar a pesquisa pelo modelo ideal de ar condicionado para você, pense sempre no local em que o aparelho será colocado. Isso pode te ajudar a selecionar o melhor modelo que encaixe perfeitamente com o ambiente.

Além disso, é preciso que o eletrodoméstico seja capaz de refrigerar toda a área de forma eficiente. Observe também a presença de interruptores da rede elétrica no espaço e a voltagem deles para não errar na escolha do aparelho.

Consumo Energético

Ninguém quer um aparelho que traga benefícios e por outro lado aumente a conta de luz não é mesmo? Por isso, atente-se sempre a eficiência elétrica do ar condicionado split antes de comprar. Opte por equipamentos com a nota A. Essa informação é obtida no selo contido na superfície do aparelho.

Sala para assistir televisão de uma casa

A eficiência elétrica do ar condicionado é apresentada por um selo pregado ao produto. (Foto: Max Vakhtbovych/ Pexels)

Voltagem

Não deixe de observar o valor da voltagem do ar condicionado que você pretende adquirir. É preciso que ela combine com a quantidade já existente no seu ambiente.

Hoje a maior parte dos modelos de ar condicionado é 220 volts, mas é possível encontrar formatos também em 110 volts no mercado. Ainda é interessante conversar com especialistas para verificar essa questão caso você fique com dúvidas.

Resumo

Agora que você já sabe como adquirir o melhor ar condicionado split, siga em direção à avaliação dos modelos disponíveis nas lojas. Ter um bom aparelho hoje em dia é fundamental para o ano todo e não somente no período de calor.

Os estilos oferecidos pelos fabricantes são diversos e certamente você vai encontrar um formato adequado que atenda à sua necessidade e ainda combine com o ambiente em que ele será instalado.

(Fonte da imagem destacada: scyther5/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas