melhor barbeador elétrico
Ultima atualização: 20 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Mesmo quem decide adotar a barba como parte do visual, precisa aparar e modelar os pelos de tempos em tempos para manter a aparência bem cuidada. E, como nem sempre dá tempo de ir a um barbeiro, o barbeador elétrico pode ajudar nessa tarefa.

Se você está pensando em comprar um, mas não sabe bem como escolher o melhor, este artigo é o lugar certo! Aqui, vamos falar sobre os diferentes tipos de barbeador elétrico, seu funcionamento e vantagens. Siga com a gente para saber mais!




O mais importante

  • O barbeador elétrico é um utensílio indispensável para os homens que desejam aparar a barba, bigodes e até os cabelos de forma rápida e prática.
  • Os modelos mais simples de barbeador elétrico são os ideais para quem tem a barba menos densa ou se barbeia com pouca frequência.
  • Existem modelos de barbeador elétrico desenvolvidos exclusivamente para peles sensíveis, geralmente projetados com lâminas duplas.

Barbeador elétrico: nossa recomendação dos melhores produtos

As opções no mercado podem confundir à primeira vista. Mesmo que pareçam iguais, há muitas diferenças entre os modelos de barbeador elétrico. Por isso preparamos uma seleção com os melhores de 2021, segundo os compradores.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre barbeador elétrico

Se você não quer mais usar a velha lâmina de barbear e quer saber tudo sobre barbeadores elétricos antes de escolher o seu, acompanhe esta seção. A partir de agora, responderemos às dúvidas mais comuns dos consumidores. Esperamos esclarecer as suas também!

homem usando o barbeador elétrico em frente ao espelho

O barbeador elétrico é um utensílio indispensável para os homens que desejam aparar a barba, bigodes e até os cabelos de forma rápida e prática. (Fonte: Vadim Guzhva/ 123rf.com)

O que é um barbeador elétrico?

O barbeador elétrico é um dispositivo utilizado para aparar ou raspar a barba — e os cabelos, dependendo do modelo! —. Geralmente, é compacto e tem formato ergonômico para facilitar a manipulação na hora de barbear.

Alimentado por bateria ou energia elétrica, ele conta com um sistema de lâminas que permitem barbear a seco e causam menos irritação na pele do que o barbeador convencional.

O barbeador elétrico foi inventado em 1918 por um militar que tinha problemas para fazer a barba durante o inverno ou quando faltava água. Comercialmente, o primeiro modelo foi lançado em 1931.

Como funciona o melhor barbeador elétrico?

Nem sempre o barbeador elétrico se adapta ao formato do rosto, como ocorre nas tradicionais navalhas de barbear. Ainda assim, o conjunto de lâminas distribuídas em cada um dos cabeçotes é capaz de realizar o corte em duas ou três direções ao mesmo tempo.

Para que esse ritmo acelerado das lâminas não corte a pele, ele traz uma grade de proteção, que tem ainda outras funções:

  • Criar espaço entre as lâminas e a pele;
  • Isolar e levantar o pelo;
  • Esticar levemente o fio para facilitar o corte.

O barbeador elétrico só pode ser usado na pele seca?

Apesar de ter sido inventado com esse propósito, com o passar dos anos começaram a surgir novos aparelhos que permitem o uso durante o banho, com a pele molhada ou mesmo usando cremes e espumas de barbear.

Assim, o barbeador elétrico deixou de ser exclusivo para fazer a barba a seco. No entanto, é preciso se certificar de que o modelo escolhido conte com essa possibilidade. Em geral, ele é indicado com as expressões dry (seco) ou wet (molhado).

jovem em closeup aparando a barba com um barbeador elétrico

Os modelos mais simples de barbeador elétrico são os ideais para quem tem a barba menos densa. (Fonte: katalinks/ 123rf.com)

Quais as diferenças entre melhor barbeador elétrico e a lâmina de barbear?

Não há como dizer se um tipo de barbeador é melhor ou pior que o outro. Essa é uma preferência muito pessoal. É por essa razão que decidimos expor as principais diferenças entre o barbeador tradicional e o elétrico. Assim, você mesmo decide qual acha mais adequado!

Barbeador elétrico Lâmina de barbear
Tipo de corte Lâminas rotativas Lâminas paralelas
Indicação Pelo baixo Pelo alto
Uso a seco Permite Não indicado
Facilidade de uso Requer adaptação inicial Mais simples

Quais as vantagens de contar com o melhor barbeador elétrico?

Quem já está acostumado com a lâmina de barbear ou a navalha, pode estranhar um pouco o barbeador elétrico nos primeiros usos. Mas depois, ele traz várias vantagens!

Por isso, elencamos a seguir os prós e contras deste aparelho. Esperamos, assim, ajudar na sua decisão sobre o barbeador ideal:

Vantagens
  • Permite fazer a barba em qualquer lugar, pois não exige água ou cremes
  • Tem formato ergonômico
  • Oferece menos risco de cortes
  • Gera menos pelos encravados
  • É ideal para quem precisa se barbear todos os dias pois não irrita a pele
Desvantagens
  • Pode ser ineficiente em barbas compridas
  • Necessita de corrente elétrica ou de carga na bateria
  • Pode ser difícil se adaptar a ele
  • A limpeza é mais trabalhosa
  • Os modelos mais avançados costumam ser caros

O melhor barbeador elétrico pode ser usado em todos os tipos de pele?

Um dos grandes destaques do barbeador elétrico é justamente o fato de ele ser mais gentil com a pele do que os modelos com lâminas paralelas. Neste sentido, o aparelho pode ser usado em todos os tipos de pele, sem problemas.

No entanto, isso não significa que você possa relaxar nos cuidados com a pele, especialmente depois de se barbear. Lembre-se sempre de usar um gel ou loção pós-barba para garantir a restauração e hidratação da região.

Se você pretende ostentar uma barba sempre macia e bem cuidada, pode começar a aplicar um balm para manter o viço e a hidratação dos pelos e da pele!

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher um modelador de cachos

É bem provável que, a esta altura e com todas essas informações — você já tenha decidido qual o melhor barbeador elétrico para o seu dia a dia! Antes de finalizar a compra, porém, gostaríamos de destacar alguns pontos que merecem atenção.

Tipo de barba

O barbeador elétrico é uma alternativa para quem busca praticidade e versatilidade. Ele pode ser usado em todos os tipos de pele, sem danificá-las. No entanto, nem todas as barbas se dão bem com este aparelho.

Se você tem barba longa, o barbeador elétrico pode não ser a melhor indicação. Isso porque os fios podem se enrolar nas lâminas rotativas, causando alguns inconvenientes. Vale a pena ficar atento a isso.

Frequência

Pessoas que precisam manter o rosto sempre livre de pelos, especialmente aquelas em quem a barba cresce muito rapidamente, podem se beneficiar muito com o uso do barbeador elétrico.

Já para quem só faz a barba em casa eventualmente, o investimento pode não compensar. Em todos os casos, o melhor a se fazer é avaliar se a frequência de uso do barbeador compensa o valor que você irá investir no aparelho.

barbeador elétrico em closeup na mão de uma pessoa.

Existem modelos de barbeador elétrico desenvolvidos exclusivamente para peles sensíveis. (Fonte: Sergiy Kuzmin/ 123rf.com)

Recursos

Como dissemos na seção anterior, os modelos mais avançados de barbeador elétrico contam com recursos modernos que garantem mais praticidade e conforto no uso. Então, se você pretende comprar um aparelho para uso diário, vale considerar este ponto.

Regulagem de altura das lâminas, cabeçotes flexíveis e possibilidade de uso com espuma de barbear são algumas das funções que melhoram a sua rotina. Mas não é só isso.

Se puder, opte por um modelo híbrido, que possa ser usado tanto na corrente elétrica quanto com bateria e, se for sem fio, melhor ainda. Tudo isso vai tornar o momento de barbear mais prazeroso.

Acessórios

Como você já sabe, há uma infinidade de modelos de barbeador elétrico no mercado. Ainda que aparentemente se trate de um aparelho simples, é sempre bom lembrar que a inovação não para!

Por isso, muitas marcas têm investido em aparelhos que podem assumir novas funções e garantir ainda mais versatilidade. É aí que entram alguns acessórios como pentes para o corte de cabelo, cabeçotes extras de acordo com o tipo de barba e outros suprimentos.

Se o modelo escolhido tiver uma versão que acompanha o kit de acessórios, dê preferência a ela. Comprar os itens separadamente costuma sair bem mais caro depois.

Resumo

Se você precisa fazer a barba todos os dias, é obrigado a conviver com a pele irritada e os pelos encravados, encontrar o melhor barbeador elétrico vai ser a solução para os seus problemas.

Neste artigo, mostramos como este aparelho funciona e porque ele costuma ser mais gentil com a pele do seu rosto. Deixamos alguns critérios de escolha, que poderão ajudar na hora da sua decisão.

Esperamos que este material seja. Se ainda estiver indeciso, reveja a comparação entre os tipos de barbeadores e visite mais uma vez a nossa seleção de produtos. Você certamente vai encontrar ali a melhor opção! Um abraço, até mais!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas