Ultima atualização: 7 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Com a chegada de um bebê, as expectativas são sempre muito grandes. Por causa de toda a ansiedade dos pais, é normal que alguns detalhes passem despercebidos. Um deles, por exemplo, pode ser a mobilidade da qual o bebê certamente vai precisar. Pensando nisso, o mercado trouxe uma das melhores soluções para este problema: o berço portátil.

Nós sabemos que muitas vezes falta tempo até para analisarmos produtos que vão melhorar diretamente a qualidade de vida do bebê. E é por isso que nós queremos te ajudar a escolher qual o melhor berço portátil baseado no estilo de vida da sua família e na sua condição financeira. Neste artigo, traremos algumas dicas que vão garantir praticidade no deslocamento de seu (ua) filho (a).




Primeiro, o mais importante

  • Berços portáteis são úteis tanto para famílias que buscam praticidade em situações simples do cotidiano, como levar o filho para passar uma tarde com os avós, quanto para aquelas que gostam de viajar e buscar novas aventuras.
  • Apesar de terem basicamente as mesmas funções, os berços portáteis possuem tamanhos e características que variam. Portanto, antes de adquirir um, é importante entender antes quais são os seus objetivos com o produto.
  • Antes da compra, também é importante se atentar ao peso que o berço portátil suporta para ver se ele se adequa a idade do seu filho.

Os melhores berços portáteis: nossas recomendações

Para você que busca mais praticidade na hora de cuidar das crianças, os berços portáteis se tornam a melhor opção. A seguir, veja quais produtos recomendamos.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre berço portátil

Você deseja ganhar tempo além de oferecer uma boa qualidade de vida ao seu bebê. Por isso, busca por produtos que possam ser facilmente transportados para que seu filho tenha sempre à disposição um ambiente confortável onde possa se aconchegar, certo?

Se esse for o seu caso, continue lendo o nosso guia de compras e saiba como investir no berço portátil certo para você.

A decoração do quarto do seu bebê também deve ser pensada em ambientes externos. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Por que comprar um berço portátil para o seu bebê?

A primeira grande funcionalidade de um berço portátil é o fato dele poder ser desmontado e transportado com facilidade, para onde quer que a família vá.

A principal funcionalidade de um berço portátil é o fato dele poder ser desmontado e transportado com facilidade, para onde quer que a família vá.

Essa característica é ideal principalmente para pais que gostam de viajar ou precisam deixar os filhos com algum parente antes de trabalhar.

Além de ser um local confortável para o bebê dormir, os berços ainda podem ser utilizados como espaços para brincadeiras, os famosos “chiqueirinhos”. Nele, a sua criança estará protegida e ainda ficará longe do frio e de possíveis perigos, como as tomadas de parede.

Uma outra vantagem é que esses produtos podem ser encontrados no mercado em diversos tamanhos, o que pode gerar mais dúvidas na hora da escolha, mas também oferece a possibilidade dos berços serem utilizados tanto por recém-nascidos quanto por bebês de até três anos de idade.

Quais são os tipos de berços portáteis oferecidos no mercado?

Como dito anteriormente, existem dezenas de modelos de berços. Porém, a maioria vem acompanhada de um colchão e uma estrutura lateral feita com tela, que além de manter a criança protegida, ainda permite que os pais observem o que os filhos estão fazendo ou se estão tendo um sono tranquilo.

Existem desde modelos mais simples, até os mais complexos que oferecem mosqueteiros, capotas removíveis, mala para transporte, porta-objetos, entre outras características. Um outro detalhe sobre os produtos de maior valor agregado é que alguns oferecem mais de uma opção de altura do colchão, o que continua tornando o berço um espaço seguro para o bebê em diferentes idades.

É claro que dependendo do estilo do berço, os preços também variam bastante. Mas o mais importante é se atentar sobre quais são as suas necessidades e qual o peso e idade de seu bebê, já que isso também tem relação direta com o valor do produto.

Até qual idade/peso o berço portátil pode ser utilizado?

Quando compramos um produto, é quase intuitivo pensarmos em sua duração. No caso dos berços portáteis, para buscar um maior tempo de vida possível para a sua aquisição, é preciso levar em conta dois fatores: o peso e a idade do bebê.

Apesar de existirem berços que atendam a diversas demandas, como vimos no tópico anterior, é preciso que você saiba que os berços portáteis são recomendados para crianças de no máximo 3 anos de idade ou que pesem até 15kg.

Dá para aumentar o tempo de vida do produto ao comprar um modelo com regulador de altura, mas ainda assim é fundamental levar em consideração os riscos que o seu filho pode correr ao utilizar um berço que não suporta sua estrutura.

Existe diferença entre o berço portátil e o chiqueirinho?

No mercado, além do berço portátil, ainda existe o chiqueirinho. Caso você esteja em dúvida sobre qual a diferença entre eles, vamos esclarecer os principais questionamentos neste tópico.

O berço no estilo chiqueirinho foi feito especialmente para a criança brincar em um espaço limitado, se mantendo, dessa forma, protegida enquanto os pais realizam outras tarefas. Você pode ter um chiqueirinho montado de forma fixa em um dos cômodos da casa, por exemplo, tornando o local uma espécie de brinquedoteca para o seu filho.

Geralmente, eles são estruturas mais simples do que os berços portáteis e não são recomendados para noites de sono. Além disso, é uma estrutura mais leve e fácil de transportar, porém não oferece a mesma qualidade e durabilidade de um berço portátil.

Outro ponto a ser destacado é que os chiqueirinhos são recomendados apenas para bebês que ainda não andem ou com no máximo até 1 ano e meio de idade.

Berço portátil Chiqueirinho
Função Espaço para o bebê dormir e brincar Espaço para o bebê apenas brincar
Estrutura Mais firme e duradoura Mais leve e de menor durabilidade
Idade do bebê Até 3 anos Até 1 ano e meio

Critérios de compra: Como comparar os modelos de berços portáteis

Entender quais são as necessidades do seu filho e da sua família são essenciais no processo de compra. A seguir, listamos alguns critérios que você deve analisar antes de escolher um dos produtos.

Vamos detalhar abaixo cada um desses tópicos, para que você possa fazer a melhor escolha ao comprar um berço portátil para o seu bebê.

Tamanho

Antes de mais nada, você deve levar em conta as dimensões do berço e do colchão, tanto aberto quanto fechado, para saber se estão de acordo com o que você busca. Se a intenção é comprar um berço portátil para viagens, por exemplo, você precisa pensar que o tamanho dos lugares onde você ficará hospedado provavelmente serão diferentes e, portanto, um berço mais compacto talvez seja a melhor opção.

Outra questão a ser pensada é se o berço irá caber no porta-malas do seu carro. Dependendo do modelo do seu veículo, o berço poderá ocupar mais espaço do que o necessário e não sobrará lugar para o restante das malas.

Berços portáteis garantem a mobilidade de toda a família. (Fonte: Jill Wellington/Pixabay)

Idade do bebê

É importante sempre analisar a ficha técnica do produto antes de comprá-lo para entender para qual faixa etária o berço é mais recomendado. Isso porque a idade da criança influencia diretamente em quantos quilos a estrutura consegue suportar.

Acessórios

Um dos pontos que mais diferenciam um berço do outro são os acessórios. Antes de mais nada, é preciso avaliar quais são suas necessidades. Caso o seu objetivo seja viajar, por exemplo, o ideal seria investir em um berço que ofereça trocador e mosqueteiro, já que você nunca sabe quando e onde precisará atender às necessidades de seu filho, além de mantê-lo longe dos insetos, claro.

Alguns berços também possuem rodinhas, o que pode ser muito útil para quem mora em apartamentos e precisa evitar fazer barulho.

Outro acessório que traz uma função muito interessante é a alça para transporte inclusa em alguns modelos. Além dela, diversos berços ainda possuem uma mala compacta que facilita o transporte.

Conforto

Não podemos deixar de falar também sobre o conforto do bebê. Apesar de todos os modelos de berços portáteis virem com um colchonete, na maioria das vezes também será necessário comprar um colchão que seja mais macio e confortável para o seu bebê.

Mas antes de adquirir um colchão, caso ele não venha junto ao berço, é preciso se atentar para as medidas do interior do modelo que você tem em vista para comprar. Isso porque cada berço possui um tamanho diferente, logo, pode ser que o colchão precise ser feito por encomenda.

Seu bebê merece ter uma boa noite de sono no berço portátil. Fonte: Fujikama / Pixabay)

Durabilidade

Por fim, vale a pena se atentar ao material com o qual o berço portátil foi produzido. A grande maioria é feita de aço e poliéster, mas existem algumas diferenças entre eles, tais como o material ser a prova d'água, a resistência das telas, a quantidade de quilos suportada, entre outras características que podem garantir um ciclo de vida maior ao produto.

Resumo

Após todos os pontos apresentados, ficou mais claro entender que um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração na hora da compra de um berço portátil é a idade e o peso do seu bebê, já que isso irá influenciar na qualidade do sono que ele terá e na durabilidade do berço.

Fora isso, também é importante que sejam levados em conta quais objetivos a família tem antes de comprar um berço, que poderá servir tanto para ser levado em viagens, quanto para entreter seu filho com horas de brincadeira na casa dos avós.

(Fonte da imagem destacada: Freestocks-photos / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas