Imagem mostra uma cadeira branca em frente a uma mesa com um notebook.
Ultima atualização: 1 de setembro de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

23Horas investidas

6Estudos avaliados

95Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quando passamos muito tempo sentados e concentrados em uma única atividade, o conforto e a boa postura são fundamentais para nossa saúde e eficiência. Por isso, preparamos um artigo completo que vai te ensinar como comprar a melhor cadeira para estudar!

Vamos discutir a seguir muitas questões como qualidade de encostos e braços, mobilidade e apoios para braços e pés. Afinal, o estudo é uma atividade que nos permite alcançar nossos sonhos e sempre acrescenta algo a mais às nossas vidas. Quando a área dedicada a ele é confortável, temos ainda mais facilidade para aproveitá-lo bem!




Primeiro, o mais importante

  • Quanto mais confortável a cadeira usada para os estudos, mais eles podem ser eficientes e recompensadores. Os benefícios aparecem a curto e a longo prazo.
  • Postura é uma questão de saúde. Você deve prestar atenção nela e garantir que problemas na coluna, nas pernas e até na mente não venham a surgir no futuro.
  • É possível escolher entre vários tipos de cadeiras para estudar. Há variações desde os materiais, até as tecnologias empregadas. O mais importante é adquirir a que realmente te deixa confortável.

Você também pode gostar:

As melhores cadeiras para estudar: Nossas recomendações

Escolher a cadeira ideal é uma tarefa complicada. Mas não se preocupe: Com a ajuda de especialistas, selecionamos alguns dos modelos mais impressionantes disponíveis no mercado brasileiro!

Uma cadeira para estudar completa e durável

Se você busca o máximo de conforto em sua cadeira para estudar, pode optar por esse modelo da Mymax. Ele oferece tudo o que é possível esperar de um acessório do gênero, como encosto completo, rodinhas, apoio para os braços e regulagem de altura. Também se destaca pela excepcional durabilidade.

A cadeira moderna e confortável

A princípio uma cadeira de escritório para cargos de alto nível, a PEL-CR11 da Pelegrin é uma ótima aquisição para quem passa muito tempo estudando. Ela tem a moderna tecnologia de regulagem de altura por gás, as rodas trazem leveza ao deslizar e os encostos oferecem o conforto mais absoluto.

Um ótimo custo-benefício

Quer uma cadeira que propicia conforto e ergonomia sem custar muito dinheiro? Então uma opção é essa de JSerrano. Com rodinhas, regulagem de altura, apoio para os braços e encosto, ela torna as suas horas de estudo mais confortáveis e não pesa tanto em seu bolso. Suporta um máximo de 110 kg.

Guia de compra

Você sabe quais características são indispensáveis em uma cadeira para estudos? Como escolher qual o material que mais se adequa ao que precisa?

Não se preocupe! A seguir, você terá todas as suas principais dúvidas respondidas e saberá exatamente como fazer a melhor aquisição!

Imagem mostra um homem sentado em uma cadeira em frente a uma mesa com computador.

Conforto e ergonomia são as características principais em uma cadeira para estudar. (Fonte: Andrea Piacquadio / Pexels.com)

Por que ter uma cadeira para estudar?

Quando estudamos, queremos aproveitar o máximo possível da atividade. Absorver todas as informações e dominar o assunto é fundamental para ter sucesso seja na escola ou universidade, seja no trabalho.

Temos rendimento muito melhor quando nos sentamos em posições confortáveis.

O nosso rendimento com o estudo é muito melhor se estamos em um ambiente totalmente confortável e que não nos proporciona incômodos. Dores, posições difíceis e até mesmo problemas com luz e distância de objetos podem ser prejudiciais.

Para impedir que as dores no corpo e as posições ruins interfiram na qualidade dos estudos, o ideal é ter uma cadeira perfeitamente desenhada para ser usada por muitas horas. Originalmente feitas para escritório e ambientes de trabalho, elas podem também ser uma mão na roda no ambiente doméstico.

Uma cadeira específica para estudar é sinônimo de conforto e maior rendimento.

Quais as vantagens de ter uma boa cadeira para estudar?

Uma cadeira de alto nível, com todas as funcionalidades necessárias e em um material resistente, pode trazer muitas vantagens a quem estuda com frequência. A mais óbvia é o conforto para todas as partes do corpo, principalmente a região das costas e do pescoço.

Como já mencionamos, o conforto proporcionado por uma cadeira de alto nível gera um rendimento melhor nos estudos. Os benefícios têm reflexos em toda a vida, desde notas melhores até um sucesso claro na vida profissional devido às informações obtidas com maior clareza.

Esses benefícios também podem aparecer a curto prazo, uma vez que o rendimento proporcionado pelo conforto leva a maior tempo livre para diversão e entretenimento. A saúde tem a ganhar por cadeiras melhores tornarem mais fácil a manutenção da postura correta.

Cadeiras feitas para estudo e escritório são extremamente duráveis, trazem tecnologias modernas e resistem a períodos prolongados de uso, tornando suas aquisições sempre uma boa ideia.

O único possível problema dessa compra é o preço elevado, talvez até inacessível. Mas saiba que, se puder pagar por uma cadeira de alto nível, vale a pena!

Veja a seguir as vantagens e desvantagens de uma boa cadeira para estudar:

Vantagens
  • O conforto proporcionado leva a melhor rendimento nos estudos
  • É mais fácil manter a postura correta
  • Alto rendimento nos estudos traz benefícios físicos e mentais
  • Alta durabilidade e resistência
Desvantagens
  • Preços costumam ser muito altos

Qual a postura ideal durante os estudos?

Para ter o máximo de conforto durante os estudos e não prejudicar a sua saúde, é preciso manter a postura ideal recomendada por profissionais. É ela que também te dará o máximo possível de conforto.

A melhor postura possível é aquela que deixa todo o corpo em situação confortável: Os pés precisam estar no chão, o tronco ereto e a cabeça encostada. Os braços também devem ter onde se recostarem na maior parte do tempo e é ideal uma linha reta entre os olhos da pessoa e o objeto de atenção, seja esse um livro ou computador.

O máximo potencial do estudo é alcançado quando essa postura é respeitada e há um lugar claro, ventilado e sem circulação de pessoas para ele. Assim, a concentração e o conforto atingem seus melhores níveis!

Você sabia que a postura incorreta pode causar uma série de problemas? Doenças na coluna, como escoliose e lordose, distúrbios de sono, dores de cabeça e nas pernas são algumas das mais comuns. Uma cadeira de qualidade pode evitá-los!

O que não pode faltar em uma cadeira para estudar?

Se você deseja uma cadeira para estudar que ofereça o máximo possível de conforto, existem diversas características que são essenciais:

  • Encosto para as costas e cabeça: O ideal é que seja possível deixar as suas costas e cabeça junto ao encosto, e não apenas uma parte. Assim, o máximo descanso será alcançado e os problemas relacionados à postura serão minimizados.
  • Descanso para os braços: Muitas vezes, deixamos os braços junto à mesa ou sem qualquer tipo de apoio. Essa também não é a circunstância ideal: Encostos laterais para os membros ajudam a melhorar o conforto de uma cadeira.
  • Regulagem de altura: Ficar com os pés pendurados em uma cadeira é desconfortável e ruim para a postura. Não alcançar a mesa não colabora com os estudos. Por isso, regulagens na altura são indispensáveis.

Outras características como rodas e regulagem para os encostos também tornam a cadeira mais confortável, mas não são tão fundamentais.

Quais os materiais mais usados em cadeiras para estudos?

Também é importantíssimo escolher materiais para cadeira que ajudem com o conforto e, principalmente, a durabilidade.

A primeira questão a ser observada é a estrutura. Na maioria das vezes, é feita de aço, que oferece maior resistência, porém leva a preços mais altos, borracha, que precisa de manutenção de alto nível para não se desgastar rapidamente, ou plástico, bem menos recomendado.

Em seguida, observe bem a composição da espuma. Ela pode ser laminada, o que a torna mais macia e menos durável, ou injetada, com as características contrárias. É uma escolha baseada em preferência.

Por fim, o tecido do encosto e das demais partes acolchoadas deve ser analisado. É possível escolher entre opções sintéticas, naturais e tela. Nós fizemos uma tabela comparativa entre os três tipos:

Tecidos naturais Tecidos sintéticos Telas
Exemplos Algodão, couro natural Couro sintético, courino, camurça, PVC Telas simples com espaços
Vantagens Têm grande durabilidade, oferecem conforto e maciez Preços mais baixos, ajudam a esquentar em ambientes mais frios Permitem excelente respiração da pele e são ótimas para ambientes quentes
Desvantagens Mais difíceis de serem encontrados, preço alto Esquentam muito e não têm grande durabilidade Apresentam baixíssima durabilidade

Quanto custa e onde comprar uma cadeira para estudar?

Os materiais usados e as tecnologias empregadas ajudam a gerar uma enorme variação de preço nas melhores cadeiras para estudar. Há ótimos modelos que podem ser comprados por cerca de R$ 300, mas não se assuste se encontrar o seu exemplar dos sonhos por R$ 2.000 ou mais.

Lojas especializadas em materiais para escritório são os melhores lugares para comprar uma cadeira para estudar. Também é uma ótima opção fazer a aquisição pela internet: A Amazon brasileira tem modelos de muita qualidade em estoque, Amazon internacional e Mercado Livre também merecem uma conferida.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma cadeira para estudar

Para que você possa decidir qual é a melhor cadeira para estudar em relação às suas necessidades, é importante ficar atento a alguns critérios técnicos. Selecionamos quatro:

Nas linhas a seguir, falamos com mais detalhes sobre cada um:

Ergonomia

A ergonomia é uma das características mais importantes para a escolha de uma cadeira. Ela ajuda o corpo a ficar na melhor posição possível e se conecta diretamente com o conforto e com a postura ideal.

Para conseguir a ergonomia perfeita, é preciso perceber se ela se ajusta de maneira ideal ao seu corpo, permitindo um encosto completo, uma altura correta em relação ao chão e à mesa e um espaço lateral satisfatório.

As cadeiras mais tecnológicas até já apresentam novidades como sensores de peso que adaptam exatamente o encosto às costas.

Imagem mostra um ambiente de trabalho e estudo com uma cadeira moderna.

Modelos mais modernos de cadeiras são extremamente ergonômicos. (Fonte: JamesDeMers/ Pixabay.com)

Tecnologias envolvidas

Nós sabemos que a tecnologia não para de evoluir. Isso vale também para as cadeiras, já que as fabricantes estão em uma busca constante por mais conforto.

A regulagem via pistão a gás dá muita praticidade ao dia a dia.

Acabamos de mencionar as tecnologias ligadas à ergonomia, como os sensores de peso e de formato de coluna que adaptam o encosto às costas. Outro ótimo exemplo é a regulagem via pistão a gás, que confere muita praticidade ao dia a dia e permite que múltiplas alturas sejam alcançadas.

Saiba que as tecnologias dão um valor especial às cadeiras, mas que é possível ter um ótimo exemplar simples apenas com características fundamentais que já citamos. E que quando mais novidades o modelo trouxer, mais caro ele será.

Mobilidade

Você gosta de levar sua cadeira de um lugar ao outro com frequência? Não tem só uma mesa de estudos, mas sim lugares variados? Faz uso dela também para assistir televisão ou outras atividades? O local onde ela fica passa por limpezas constantes?

Seria fundamental, então, contar com uma cadeira móvel, com rodas de qualidade. Perceba que há o rodízio tipo H, ideal para tapetes e carpetes, o tipo W, mais recomendado para pisos.

Adaptabilidade

Quanto mais pessoas usam a cadeira ou em quanto mais lugares ela é colocada, mais há necessidade de ajustes. O encosto, os braços e a altura sempre precisam ser regulados.

Se necessário, procure por uma cadeira que ofereça uma grande quantidade de ajustes. Assim, ela servirá para todas as pessoas e situações. Também não deixe de conferir a especificação técnica sobre o peso máximo suportado!

(Fonte da imagem destacada: Lisa Fotios / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas