Imagem de uma cafeteira automática.
Ultima atualização: 7 de abril de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

8Estudos avaliados

74Comentários coletados

Depois da água mineral, o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, principalmente por que a bebida promove a energia que você precisa para suas atividades. Com tanta popularidade, você deve estar se perguntando qual a melhor cafeteira?

Embora algumas pessoas gostem de preparar o café, outras priorizam a variedade de bebidas e a facilidade de preparo oferecido pela cafeteira. Você se identificou? Então continue a leitura para conhecer os diferentes modelos de cafeteira.




Primeiro, o mais importante

  • As cafeteiras têm uma característica em comum: preparam café com sabor e aroma inigualável. No entanto, enquanto algumas preparam café coado, outras preparam café expresso ou multibebidas.
  • A máquina pode utilizar café em grãos, em pó ou em cápsulas no preparo da bebida. A cafeteira também pode preparar bebidas com leite e diferentes tipos de chás, quentes ou gelados, dependendo do modelo.
  • As melhores marcas de cafeteira são Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações, mas outras marcas não especializadas também oferecem produtos excelentes nessa categoria.

Melhores cafeteiras: nossas recomendações

A qualidade do cafezinho depende do grão utilizado no preparo da bebida e da cafeteira escolhida. Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores modelos de cafeteira, segundo a avaliação de especialistas e consumidores:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a melhor cafeteira

Quando ingerido com moderação, o café proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Para aproveitar essas vantagens com praticidade, você pode preparar o café em uma cafeteira. Preparamos um guia de compra completo sobre o produto, apresentando os diferentes modelos e dicas de como escolher o ideal para você.

Imagem de uma mulher tomando uma xícara de café.

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. (Fonte: Drew Coffman/ Unsplash.com)

Quais são os diferentes tipos de cafeteira de uso manual?

Conforme mencionamos na introdução desse artigo, existem diferentes modelos de cafeteira, que podem ser de uso manual ou elétrico. Conhecer os diferentes tipos é importante para encontrar a opção perfeita para você.

Começando pelos modelos de uso manual, temos a cafeteira italiana, um modelo retrô que prepara o café perfeito.

Para usá-la é fácil, basta colocar água na base, o café no compartimento superior e fechar a tampa. Conforme a água esquenta, o líquido sobe por um tubo central, passa pelo pó de café e chega à superfície, pronta para beber.

É preciso escolher grãos com moagem média e que não sejam compactos. A água deve estar em temperatura ambiente e em quantidade suficiente para cobrir o recipiente de alumínio.

Outra opção é a cafeteira francesa, que conserva o sabor e aroma da bebida, pois preserva o óleo do café. Para usar, você precisa colocar água quente na jarra, misturar o café em moagem grossa e deixar a bebida apurar por cinco minutos. Depois, basta abaixar a alavanca da prensa para filtrar o café e beber.

Imagem de um casal tomando café.

A cafeteira italiana é um modelo tradicional. (Fonte: Ba Tik/ Pexels.com)

Quais são as diferenças entre café expresso e o café coado?

A cafeteira de expresso serve para preparar uma bebida concentrada, com aroma e sabor intenso, bem diferente do café coado que você prepara manualmente ou com o auxílio de uma cafeteira tradicional.

A diferença de sabor ocorre por dois motivos: modo em que a água passa pelo pó de café e tempo em contato.

Enquanto na cafeteira comum a água passa pelo pó de café em um coador de tecido ou papel e desce para o reservatório, entregando café coado, a cafeteira expresso passa a água com cerca de 20 vezes mais pressão, potencializando o sabor e o aroma da bebida – e a concentração de cafeína.

Importante mencionar que você encontra a máquina de café expresso manual, semiautomática e superautomática. Ambas preparam uma ou duas xícaras de café com 30ml cada. Mas existem diferenças no sistema de moagem dos grãos e compactação do pó de café.

E enquanto na cafeteira expresso manual você deve ajustar a quantidade de café que deseja utilizar, na cafeteira semiautomática e automática, a quantidade de café é definida pela própria máquina.

Quais os diferenciais da cafeteira de cápsulas?

A cafeteira de cápsulas é o modelo perfeito para quem prioriza variedade de bebidas e praticidade no preparo.

Entre essas bebidas estão chocolate quente, capuccino, frappuccino, mocaccino, latte macchiato, latte, diferentes tipos de chá. Cada cápsula corresponde a uma xícara. No entanto, algumas bebidas utilizam mais de uma cápsula no preparo.

O processo de preparo da bebida e simples e rápido, e em menos de um minuto, você está com a xícara fumegante em mãos. Muitas marcas oferecem produtos nessa categoria, como é o caso da Nespresso e Dolce Gusto e Três Corações.

Imagem de um homem bebendo café.

A cafeteira de cápsulas oferece grande variedade de bebidas. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

É melhor comprar cafeteira da Nespresso, Dolce Gusto ou Três Corações?

Quem aprecia café expresso com diferentes notas aromáticas, níveis de intensidade e sabores diferenciados devem investir em uma cafeteira Nespresso que oferece bastante variedade de cafés.

Mas é importante mencionar que as cafeteiras da Nespresso não fazem bebidas à base de leite. Portanto, quem gosta de café com leite, achocolatado, capuccino e latte devem investir em uma cafeteira Dolce Gusto ou Três Corações.

Mas quem não abre mão de bebidas geladas, deve investir em uma Dolce Gusto. Um pouco negativo dessa marca, é que a maioria das bebidas requer a utilização de duas cápsulas, sendo uma para o café e outra para o leite.

Como deve ser feita a limpeza da cafeteira?

É necessário manter a cafeteira sempre limpa, porque além de manter a bebida com sabor e aroma perfeitos, a limpeza também prolonga a vida útil do equipamento.

A limpeza deve ser realizada após o uso do equipamento e, de preferência, apenas com água - caso queira usar detergente neutro, coloque uma pequena quantidade para não deixar resíduos. Algumas cafeteiras podem ser higienizadas com pastilhas próprias para limpeza.

Critérios de compra: Como escolher a melhor cafeteira

Quem está pensando em comprar uma cafeteira pode encontrar certa dificuldade de escolher o modelo ideal devido a variedade de opções. Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais critérios de compra que devem ser analisados pelo consumidor.

Bebidas preparadas

Quando o assunto é cafeteira, é imprescindível levar em consideração as bebidas oferecidas. Algumas cafeteiras oferecem café coado, outras café expresso, e há as que ofereçam bebidas com leite, que podem ser quentes ou geladas.

Quem prefere o café coado deve escolher uma cafeteira italiana ou francesa, quem aprecia o café preto forte deve comprar uma máquina de café expresso e quem gosta de bebidas com leite deve escolher uma cafeteira de cápsulas.

Imagem de um cappucino.

Algumas cafeteiras realizam o preparo de bebidas com leite. (Fonte: Lisa Fotios/ 123rf.com)

Funcionalidades da cafeteira

Outros fatores importantes na escolha da cafeteira são relacionados às funcionalidades da máquina. Atente-se ao funcionamento da cafeteira que pode ser manual, semiautomático ou automático.

Observe também o tamanho do reservatório de água e de leite e atente-se à quantidade de xícaras oferecidas. Também é importante verificar o tempo de preparo da bebida e se o aparelho oferece possibilidade de preparo de bebidas geladas.

Tipo de café utilizado

Outro fator importante é o tipo de café utilizado em cada cafeteira. Algumas usam café em grãos que são torrados e moídos no momento do preparo. Outras utilizam pó de café com moagem média ou grossa.

As mais modernas utilizam sachês ou cápsulas de café, que são vendidas em caixas com pelo menos 10 unidades de cada sabor. O indicado é comprar cápsulas do mesmo fabricante da cafeteira.

Imagem de cápsulas de café.

As bebidas em cápsulas são bastante variadas. (Fonte: Lisa Fotios/ 123rf.com)

Jarra ou xícaras

Observe se a cafeteira serve a bebida em jarra ou em xícaras. Para quem deseja preparar uma quantidade menor de café, sugerimos o modelo de xícara - observe se a máquina possui sistema de cortar-pingo.

No entanto, quem deseja preparar café para família, colegas de trabalho ou clientes, deve optar por uma cafeteira de jarra, que serve uma quantidade maior de pessoas. Observe a capacidade da jarra no momento da compra e verifique se o recipiente é térmico ou possui aquecimento na base para manter o café quentinho.

Resumo

Dentre os diferentes modelos de cafeteiras disponíveis a venda, cada um oferece uma proposta diferente. Nos referimos ao café utilizado (grãos, pó, sachês ou cápsulas), bebidas oferecidas – apenas café ou multibebidas – tempo de preparo, quantidade preparada, entre outros.

Além disso, você encontra modelos de operação manual, semiautomática e automática. Apesar de serem muitas características para avaliar, como as informações desse artigo, com certeza você fará uma compra bem sucedida.

(Fonte da imagem destacada: Karine Monteiro/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas