Câmera de segurança.
Ultima atualização: 14 de outubro de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

33Horas investidas

6Estudos avaliados

78Comentários coletados

As câmeras de segurança são cada vez mais importantes para inibir a ação de criminosos. Além disso, com esse tipo de equipamento é possível acompanhar o que acontece nos cômodos de uma residência ou local de trabalho. Mas, entre tantos modelos, você sabe qual é a melhor câmera de segurança Wi-Fi?

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos responder a essa e outras perguntas para ajudá-lo a investir na melhor câmera wireless.




Primeiro, o mais importante

  • A câmera de segurança sem fio é ideal para residências por não haver a necessidade de instalar cabos.
  • Mas para funcionar perfeitamente é preciso ter um bom roteador e uma internet de alta velocidade, com sinal amplo e estável.
  • Existem vários modelos com recursos e funcionalidades variadas, que interferem, inclusive, no preço do equipamento.

Você também pode gostar:

Melhores câmeras de segurança Wi-Fi: Nossas recomendações

A melhor câmera de segurança Wi-Fi interna

A IntelBras IC3 é uma câmera de segurança Wi-Fi em HD e com modo de visão noturna. Além disso, esse modelo conta com campo de visão de 111° e áudio bidirecional, para você se comunicar com o ambiente monitorado.

A melhor câmera de segurança com visão 360º

Com alertas de movimento, visão noturna com infravermelho, alarme, chamadas, entre outros recursos, essa câmera de segurança Wi-Fi da LuaTek tem resolução HD. Esse modelo conta com visão 360°, onde o giro pode ser controle por você via aplicativo.

A melhor opção compatível com Alexa

Em Full Hd, a Positivo Casa Inteligente é uma câmera de segurança Wi-Fi com zoom digital de 8x. Além disso, esse modelo possui ângulo de 110º e sensores de detecção e notificação de movimentos. Essa câmera suporta cartões microSD de até 32GB para gravação local e é compatível com Alexa.

Guia de Compra

A câmera de segurança Wi-Fi está cada vez mais popular, seja para aumentar a segurança de casa e do escritório, seja para monitorar crianças e até pets e garantir a segurança de todos enquanto você está fora.

Mas como são muitos modelos à venda, é preciso atenção para investir no ideal. Nesse Guia de Compra vamos ajudar você a fazer a melhor escolha.

Homem instalando câmera de segurança em área interna.

A câmera de segurança é um equipamento cada vez mais necessário nos dias de hoje. (Fonte: Wattanaphob Kappago/ 123rf.com )

O que é uma câmera de segurança Wi-Fi?

As câmeras de segurança Wi-Fi, também chamadas de IP, são equipamentos mais modernos que servem tanto para o monitoramento residencial quanto comercial.

Mais fáceis de usar do que os aparelhos convencionais de vigilância, as câmeras Wi-Fi gravam os arredores da casa e enviam as imagens em tempo real para o seu celular ou tablet.

Mas o fato é que, hoje em dia, já existe uma grande variedade de modelos e funções disponíveis.

foco

Você sabia que tanto as câmeras analógicas quanto as IP podem ser acessadas remotamente?

A diferença é que as câmeras IP, ou wireless, já estão adaptadas para o uso remoto.

Já as analógicas precisam ser conectadas a um DVR, que converterá o sinal analógico para digital, possibilitando então a transmissão das imagens via internet.

Como funciona a câmera de segurança Wi-Fi?

A câmera de segurança Wi-Fi não possui o cabo de vídeo que, nas câmeras analógicas, se liga ao gravador de imagens. Justamente por isso, é preciso atenção ao local de instalação para evitar as interferências de sinal.

Por isso, de modo geral, para que uma câmera de segurança Wi-Fi funcione perfeitamente é preciso que você tenha:

  • Um bom roteador;
  • Internet de alta velocidade;
  • Sinal Wi-Fi com amplo alcance, abrangendo todo o ambiente a ser monitorado.

Além disso, em locais com paredes muito espessas, pode ser preciso utilizar um repetidor de sinal de internet. Tanto é que, em alguns modelos de câmeras, o repetidor já vem integrado.

Como e onde instalar a câmera de segurança Wi-Fi?

Para instalar a câmera de segurança sem fio basta seguir o manual do equipamento. Na maioria das vezes, você mesmo poderá fazer o serviço.

Mas é preciso atenção para a escolha do local onde a câmera Wi-Fi será instalada. Isso porque existem modelos específicos para cada área, seja interna ou externa.

A diferença básica entre os equipamentos para locais internos e externos é que as câmeras desenvolvidas para serem instaladas ao ar livre são mais resistentes à ação do clima.

Mão segurando celular com imagens da câmera de segurança, e casa ao fundo.

A câmera Wi-Fi pode ser do tipo interna ou externa. (Fonte: belchonock/ 123rf.com)

Já as câmeras de segurança Wi-Fi internas são adequadas para o uso no interior de uma residência, escritório ou em qualquer espaço fechado.

Com isso, é possível dizer que as câmeras externas podem ser usadas tanto dentro como fora de casa. Mas o contrário não é recomendável.

Isso porque, uma câmera feita para ambiente internos, quando exposta à ação do calor, sol e umidade, pode ter sua performance comprometida. Confira a seguir, algumas recomendações dos especialistas:

  • Para áreas externas: Prefira câmeras de segurança Wi-Fi resistentes à água, à poeira e vento. O padrão mínimo de proteção que deve ser escolhido é o IP66;
  • Para áreas internas: Não há restrições, já que qualquer câmera funcionará bem em local fechado.

Como armazenar as imagens da câmera de segurança?

Existem quatro formas de armazenar as imagens gravadas pelas câmeras de segurança: Em nuvem, no HD externo, no HD de computador ou no cartão de memória embutido na própria câmera.

Para você entender os prós e contras de cada um, confira uma breve descrição abaixo:

  • Gravador Digital de Vídeo em Rede (NVR): Trata-se de um HD externo que é capaz de gerenciar até 32 câmeras de segurança IP ao mesmo tempo;
  • HD de Computador: Nesse caso, as câmeras precisam ser conectadas a um computador central que se encarrega de salvar as filmagens;
  • Cartão de memória: Alguns modelos de câmera de segurança Wi-Fi aceitam cartão de memória, que salvam a imagem diretamente na câmera;
  • Armazenamento na nuvem: Essa opção costuma oferecer mais espaço de armazenamento e pode ser acessada de qualquer lugar.

Quais as vantagens da câmera Wi-Fi?

A principal vantagem da câmera IP em comparação à analógica é, de fato, a ausência de cabos.

Além disso, com a câmera wireless é possível acompanhar as filmagens e receber alertas diretamente no seu dispositivo móvel, seja celular ou tablet, de forma mais simples.

Outro ponto de destaque desse tipo de equipamento de segurança é que ele possui tecnologia mais avançada e recursos variados, como sensor de movimento e detecção de intrusão.

Sem contar que é muito mais fácil de instalar e não precisa de furos na parede nem do trabalho de passar cabos pela casa toda.

A desvantagem fica por conta da necessidade de se ter um roteador de alto desempenho e rede sem fio dimensionada para o uso das câmeras wireless. Caso contrário, pode haver perda de sinal ou conexão fraca.

A seguir, você confere um resumo dos prós e contras da câmera de segurança Wi-Fi:

Vantagens
  • Sem fio
  • Fácil instalação
  • Mais modernas e com melhor tecnologia
  • Grande variedade de recursos
  • Imagens podem ser acessadas do smartphone
Desvantagens
  • Requer um bom roteador e alta velocidade de internet

Quanto custa a melhor câmera de segurança Wi-Fi e onde comprar?

O valor da melhor câmera de segurança wireless vai depender da marca, do modelo, da tecnologia e dos recursos. Mas, de modo geral, uma câmera como essa custa entre R$ 140 e R$ 1 mil.

Hoje em dia é fácil encontrar esse tipo de equipamento à venda, seja em lojas de departamento como a Magazine Luiza, seja em hipermercados como o Extra.

Agora, se o seu objetivo é conseguir um preço promocional e ainda comprar a câmera de segurança sem nem sair de casa, o ideal é optar por lojas online, como a Amazon.

Critérios de Compra: Como analisar a melhor câmera de segurança Wi-Fi

Para decidir qual é o melhor modelo, é importante observar fatores que determinam a eficiência e a qualidade do equipamento.

Entre os aspectos que influenciam na escolha da câmera de segurança ideal estão:

Abaixo vamos explicar cada um desses critérios.

Dome ou Bullet

O primeiro fator que você deve verificar para escolher a melhor câmera de segurança Wi-Fi é o modelo, que varia basicamente de acordo com o local de instalação.

Os dois principais formatos são o dome e o bullet.

Os dois principais formatos são o dome e o bullet (canhão).

As câmeras bullet são mais resistentes e podem ser instaladas em áreas internas e externas.

Já o formato dome é compacto e discreto, e permite maior angulação da câmera de segurança. Esse modelo é ideal para áreas internas, já que não possui tanta proteção contra chuva, vento e poeira.

Lentes e angulação

Observe que as lentes abertas da câmera de segurança permitem que você capture imagens mais amplas, sem a necessidade de instalar muitas câmeras no local.

Além disso, o recomendado é que você escolha câmeras Wi-Fi que também ofereçam ângulo vertical de 120 a 180 graus, o que permite gravar vídeos de uma sala, por exemplo, sem precisar posicionar a câmera no alto.

Cor da filmagem

Outro critério importante a ser considerado na hora de escolher o melhor modelo de câmera de monitoramento IP é a cor da filmagem, que pode ser colorida ou em preto e branco.

Se você prefere imagens coloridas, vale ressaltar que não é possível filmar em cores no escuro.

Por isso, mesmo as câmeras de segurança Wi-Fi coloridas que possuem recurso de filmagem noturna, gravarão em preto e branco quando não houver iluminação.

Resolução de imagens

Para garantir uma boa visualização das imagens gravadas, a câmera de segurança Wi-Fi deve ter uma boa resolução.

Para uso doméstico e em ambientes pequenos, câmeras com resolução HD são suficientes. Mas se você quer imagens mais nítidas e detalhadas, opte pela Full HD.

Infravermelho e sensores

Avalie também os recursos que a câmera de segurança wireless disponibiliza. Entre eles, destacamos o sensor infravermelho, que permite maior nitidez pana visualização de imagens gravadas à noite. Verifique também o alcance desse sensor.

Além disso, observe se o equipamento possui sensores de proximidade e de calor. Isso porque, algumas câmeras de segurança Wi-Fi apenas começam a filmar quando detectam algum movimento nas proximidades ou uma temperatura mais elevada.

Funções adicionais

Por fim, verifique também se a câmera de segurança Wi-Fi possui recursos adicionais, que podem ajudar e muito no seu monitoramento e inibir ainda mais a criminalidade ao redor de sua casa ou escritório.

Confira a seguir algumas das funções mais populares que podem vir em equipamentos como esses:

  • Grava áudio;
  • Movimenta a câmera à distância;
  • Fotografa automaticamente quando detecta qualquer movimento.

(Fonte da imagem destacada: 5448208/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.