Cámara CCTV moderna en la pared del edificio al aire libre
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

83Comentários coletados

Manter a casa protegida é uma prioridade para muitas pessoas. É por isso que equipamentos de segurança têm sido cada vez mais procurados com o objetivo de reforçar essa proteção. Hoje vamos falar de um dos mais populares: as câmeras IP.

Existem várias opções de câmeras IP no mercado com características diferentes. Neste artigo, você encontrará as principais informações para fazer a melhor escolha para a segurança do seu lar ou da sua empresa.




Primeiro, o mais importante

  • Câmeras IP são ideais para quem quer mais segurança para o seu ambiente.
  • As câmeras IP têm várias vantagens e não necessitam de um serviço especializado para a sua instalação.
  • Com sua tecnologia, as câmeras IP garantem acesso fácil e rápido às imagens captadas, a partir de qualquer dispositivo.

As melhores câmeras IP do mercado: Nossas recomendações

As câmeras IP são equipamentos que garantem mais segurança e comodidade, ao possibilitar o acesso remoto às imagens do interior ou exterior da sua casa.

Confira a seguir as nossas melhores recomendações:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre as câmeras IP

Seja para proteger você e sua família, ou até mesmo sua empresa, as câmeras IP são alternativas boas e baratas a um sistema de segurança mais completo.

Mas você conhece todos os aspectos a considerar antes de fazer a sua escolha? Neste guia vamos contar tudo o que você precisa saber para encontrar o melhor equipamento para atender suas necessidades.

câmera IP branca com tela wide screen logo acima, penduradas no teto

Câmeras IP são ferramentas práticas e mais baratas que sistemas de segurança completos (Fonte: Manfred Antranias Zimmer/ Pixabay)

O que é uma câmera IP?

Diferentemente de câmeras de segurança tradicionais, as câmeras IP já possuem integração com uma placa de rede no próprio equipamento.

Câmeras IP possuem acesso automático à internet.

Ou seja, podem se conectar à internet de maneira rápida e fácil.

Assim, elas são uma solução avançada em monitoramento de ambientes, garantindo o acesso às imagens de qualquer lugar ou dispositivo com uma conexão wi-fi ativa.

Quais as diferenças entre Câmeras IP e analógicas?

A principal diferença entre as câmeras IP e as analógicas é a conexão: por serem equipamentos digitais que funcionam em rede, elas não precisam de outros dispositivos para transmitir as imagens pela internet.

Câmeras analógicas Câmeras IP
Conexão Necessitam outros dispositivos Conexão direta com a internet
Qualidade da imagem Padrão Imagens em alta resolução
Acesso às imagens Através de cabos Acesso remoto pelo dispositivo do consumidor

Na prática, isso garante não só a facilidade ao acesso, mas também ao gerenciamento das imagens.

Além disso, outra grande diferença é a qualidade da imagem, que é maior na câmera IP. Hoje já existem modelos com imagens em alta resolução como HD e até 4k.

Um homem segurando um celular com imagens de câmeras ao lado, representando o acesso remoto

IP garantem acesso fácil e rápido às imagens captadas (Fonte: Kittichai Boonpong / 123rf)

Quais as vantagens e desvantagens de uma câmera IP?

Além da praticidade de acesso às imagens, as câmeras IP também possuem marcadores inteligentes que facilitam muito na hora de revisar as filmagens.

Por estarem conectadas, elas também podem atuar em sistemas de automação de casas, e o usuário pode receber notificações no seu dispositivo.

Outra vantagem é a instalação, que é mais simples que a de outros modelos.

Por conta de sua tecnologia, as câmeras IP costumam ter um preço mais alto que as analógicas, e possuem menor variedade de modelos.

Possíveis interferências de rede e baixa capacidade de armazenamento também são desvantagens desse equipamento.

Vantagens
  • Praticidade
  • Marcadores Inteligentes
  • Conexão com sistemas de automação
  • Notificações
  • Fácil instalação
Desvantagens
  • Mais caras que as analógicas
  • Menos variedade
  • Possíveis interferências
  • Baixa capacidade de armazenamento

Quais os modelos de câmera IP?

As câmeras IP podem ser com fio ou sem fio, e se dividem em três modelos: Dome, Bullet e Turret. Além da diferença no formato, esses modelos também possuem características distintas entre si.

  • Dome. Câmeras do tipo Dome, como o nome já diz, vêm em formato de domo, e são umas das mais populares em condomínios e residências, uma vez que são mais protegidas que as outras.
  • Bullet. Maiores e mais expostas, as câmeras Bullet se diferenciam pela maior qualidade de imagem.
  • Turret. Já as câmeras do modelo Turret podem ser instaladas em qualquer posição, garantindo maior mobilidade.

O modelo da câmera IP é um fator fundamental para fazer a sua escolha, já que cada um deles atende a necessidades diferentes.

Para quem é recomendado?

As câmeras IP são recomendadas para todos que procuram ter mais segurança e conforto no lar ou no trabalho, mas não querem gastar muito com um sistema de vigilância mais robusto.

Com elas, é possível estar sempre acompanhando o movimento e a rotina de qualquer ambiente, bastando apenas ter um dispositivo com uma boa conexão com a internet.

Elas também garantem uma segurança adicional à locais que já contam com outros equipamentos de vigilância, como centrais de alarme e sensores de presença.

É preciso conhecimento técnico para fazer a instalação?

Graças à sua tecnologia, essas câmeras são muito fáceis de serem instaladas e, na maioria dos casos, basta seguir as instruções do fabricante para em poucos minutos ter o equipamento totalmente configurado.

Por já possuírem uma placa de rede integrada, a conexão é feita automaticamente com redes existentes, garantindo acesso completo às imagens captadas e às configurações do equipamento a partir do próprio dispositivo do consumidor - que pode ser um smartphone, tablet ou computador.

[/kb_faq]

Critérios de compra: fatores para considerar ao escolher uma Câmera IP

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as principais funcionalidades e modelos de câmeras IP, vamos ver as características mais importantes para levar em conta na hora de escolher o seu produto.

Ambiente

O local onde a câmera será instalada é uma das principais preocupações que você deve ter antes de fazer sua escolha.

Existem modelos específicos para ambientes internos e ambientes externos, levando em consideração a exposição do equipamento e sua proteção.

Como as câmeras são conectadas, é importante também que estejam em um local onde paredes e barreiras não interfiram no sinal da rede.

 Uma câmera de segurança instalada em uma parede em ambiente externo

O ambiente onde a câmera será instalada deve ser levado em consideração (Fonte: Bruno/ Pixabay)

Qualidade da imagem

Para garantir a sua segurança, é muito importante que as imagens da câmera tenham uma boa qualidade. Só assim você poderá ver com clareza o que está acontecendo.

Câmeras com maior resolução também permitem que você utilize a ferramenta de zoom, garantindo que nenhum detalhe irá passar batido nas suas imagens.

Certifique-se de que o produto garante não só uma boa qualidade e resolução, mas que também tenha espaço de armazenamento suficiente, uma vez que essas imagens ocupam bastante espaço de memória.

Campo de visão

Saber quais os ângulos e a distância que a câmera suporta também é muito importante, uma vez que isso irá determinar o seu alcance.

Existem modelos direcionados e 360°, sendo que esses últimos garantem uma captação mais ampla e completa dos ambientes.

Você sabia que existem diferentes câmeras com diferentes campos de visão? Confira se as especificações do modelo atendem às características e as particularidades do local no qual ela será instalada

Instalação

Diferentemente das câmeras analógicas, que muitas vezes precisam de um conhecimento mais técnico para serem instaladas, as câmeras IP podem ser instaladas facilmente seguindo as instruções.

Alguns modelos, inclusive, permitem que a instalação seja feita pelo seu próprio dispositivo, ativando o equipamento com alguns poucos cliques após posicioná-lo.

Recursos adicionais

Cada vez mais tecnológicas, as câmeras IP contam com diversos recursos que podem melhorar ainda mais a sua utilização.

Existem modelos que fazem acompanhamento automático, garantindo uma vigilância completa no movimento no espaço.

Modelos mais avançados também contam com sistemas que detectam falsos alarmes e máscaras de privacidade, que podem ocultar uma parte da imagem - oferecendo maior privacidade

A maioria das câmeras também pode fazer captação de áudio através de um microfone anexado.

Alguns modelos contam com posições pré-definidas, isso é, você pode escolher e salvar as posições que mais utiliza como favoritos, tendo fácil acesso a elas e podendo trocar rapidamente.

Marca

Hoje em dia, existem diversas marcas de câmeras IP no mercado, oferecendo produtos em várias faixas de preço. Algumas marcas são mais consagradas que outras, mas isso não necessariamente determina a qualidade do equipamento.

Procure se informar sobre a marca do produto que você mais gostou, acessando sites de avaliações ou buscando uma opinião especializada.

Resumo

Como você viu, existem diversos fatores a considerar na hora de escolher o melhor equipamento de segurança para a sua casa ou empresa.

O mais importante é entender quais as suas necessidades, para assim determinar o produto que melhor atenda a elas.

Seja para ambientes externos ou internos, as câmeras IP são uma ótima ferramenta para garantir segurança e conforto de forma prática e acessível, sem a necessidade de um sistema mais robusto ou uma instalação complicada.

Fique ligado nos recursos de cada modelo e escolha a câmera mais adequada ao seu ambiente para que ele fique sempre protegido.

(Fonte da imagem destacada: serezniy/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas