Na foto um celular em cima de um carregador portátil.
Ultima atualização: 14 de abril de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

34Horas investidas

8Estudos avaliados

49Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Para manter o celular sempre com bateria mesmo em locais onde não há tomadas, o melhor carregador portátil é o produto ideal.

Esse aparelho funciona como uma bateria móvel e permite recarregar os smartphones e outro dispositivos em qualquer lugar e sem dificuldades. Portanto, se é isso que você procura, continue lendo, pois nesse artigo vamos falar tudo sobre esse item.




Primeiro, o mais importante

  • O carregador portátil pode ser utilizado com diversos dispositivos além dos tradicionais celulares e serve para carregar também câmeras digitais, tablets e outros aparelhos eletrônicos.
  • Ele é equipado com uma bateria interna, que consegue receber e transmitir energia através de um cabo USB, e conta com diferentes capacidades.
  • Existem modelos de carregador portátil que oferecem sistema de carregamento rápido e conseguem recarregar a bateria dos aparelhos com maior agilidade.

Os melhores carregadores portáteis: nossas recomendações

Logo que o carregador portátil surgiu ele virou uma febre, mas muitos modelos de baixa qualidade foram lançados. Logo, se você quer conhecer quais são os melhores, confira a seleção de produtos abaixo.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor carregador portátil

O carregador portátil é um produto muito útil para recarregar a bateria de aparelhos eletrônicos quando não existem tomadas por perto. Porém, existem muitas dúvidas a respeito desse item e vamos responder todas elas a seguir.

Na foto uma mão segurando um celular com a câmera aberta.

O carregador portátil permite carregar o celular em qualquer lugar. (Fonte: Chelsia Qiao/ Unsplash)

Como funciona um carregador portátil?

O carregador portátil é um produto que apresenta funcionamento bastante simples. Basicamente, ele possui em seu interior uma bateria lítio que tem a capacidade de receber e emitir carga.

Dessa maneira, quando a bateria é carregada ela armazena energia no seu interior. Essa energia é a responsável por permitir que esse aparelho consiga recarregar outros dispositivos e faz a liberação dela através de um cabo USB.

Já o carregamento da bateria presente no carregador portátil é realizado a partir de um cabo micro-USB que acompanha esse produto. Esse cabo pode ser conectado em uma tomada ou em outra fonte de energia, como computador ou notebook.

Power Bank é o nome pelo qual os carregadores portáteis ficaram conhecidos no mundo todo. No português esse termo significa "banco de energia" na tradução livre.

Com quais aparelhos o melhor carregador portátil pode ser utilizado?

Todo mundo sabe que os power banks são indicados para carregar celulares, todavia não é somente esses dispositivos que podem ser recarregados com ele.

Na realidade esse é um produto bastante útil para diversos aparelhos eletrônicos. Graças a isso, é muito comum que ele seja utilizado também com tablets, Kindles, câmeras digitais, GPSs e alguns modelos mais potentes servem até mesmo para notebooks.

Quantas recargas um carregador portátil oferece?

A quantidade de recargas oferecidas por um carregador portátil varia muito de modelo para modelo e o que os diferencia é a capacidade da bateria desse produto.

É muito comum que as pessoas pensem que para descobrir esse número seja necessário apenas dividir a capacidade da bateria do power bank pela capacidade da bateria do aparelho a ser carregado.

Porém, não é bem assim que as coisas funcionam. Isso porque durante o processo de carregamento é comum que energia seja perdida, ou seja, o carregador nunca vai transferir 100% da sua energia e esse valor médio costuma ser de 60%.

Então, para saber exatamente quantas recargas o carregador portátil irá realizar deve-se fazer a seguinte conta: Capacidade do carregador (mAh) x Capacidade da bateria do dispositivo a ser carregado (mAh).

Lembrando que para saber a capacidade da bateria do seu eletrônico basta checar nas informações do fabricante.

Na foto uma mão de homem segurando um celular e um carregador portátil.

Os carregadores portáteis podem oferecer diferentes quantidades de carga para o celular. (Fonte: Stanley Ng/ Pexels)

Qual a diferença entre um carregador portátil comum e um de carga rápida?

O carregador portátil pode funcionar a partir de duas formas: carregamento em velocidade comum ou carregamento rápido.

Os que oferecem uma velocidade de recarga regular irão demorar praticamente o mesmo tempo para carregar a bateria do seu aparelho caso ele estivesse na tomada. Com isso, se o seu celular demora duas horas para carregar, com o power bank o prazo será mais ou menos esse.

As versões de carregamento rápido também são chamadas de "Quick Charge".

Todavia, com as versões de carregamento rápido, ou "Quick Charge" como também são chamadas, esse processo é otimizado e ocorre de maneira mais rápida.

Isso ocorre porque o produto é equipado com tecnologias que conseguem transmitir mais energia em menos tempo. Deste modo, a bateria que está sendo carregada ficará cheia de forma mais ágil.

Porém, para que isso seja possível é preciso que o aparelho a ser carregado seja compatível com essa tecnologia e alguns smartphones já contam com ela.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de carregador portátil

Para escolher o melhor carregador portátil é preciso entender quais são as características mais importantes sobre esse produto. Por isso, te explicamos tudo sobre elas nos tópicos abaixo.

Capacidade

Um dos pontos mais importantes quando se fala em carregador portátil é a sua capacidade, que, como te explicamos mais acima, está diretamente relacionada ao número de recargas que o produto oferece.

Dessa forma, sempre deve-se escolher um modelo que tenha pelo menos o dobro da capacidade do aparelho a ser carregado com ele. Ou seja, se o smartphone tem uma bateria de 5.000 mAh, o power bank deve ter no mínimo 10.000 mAh de capacidade.

Com isso, saiba que existem opções que possuem entre 2.600 a 30.000 mAh. Os de capacidade mais baixa apresentam valor inferior, porém podem não ser capazes de sequer oferecer uma carga cheia para os aparelhos mais modernos.

Portanto, tenha em mente que quanto mais melhor e que é mais indicado sobrar carga do que faltar.

Capacidade O que oferece
5.000 mAh Uma recarga por dia
De 10.000 a 20.000 mAh Até 4 recargas por dia dependendo do aparelho
Mais de 20.000 mAh Cinco ou mais recargas por dia

Quantidade de portas

Todo carregador portátil é equipado com portas que permitem que os dispositivos sejam conectados à ele. Existem modelos que oferecem uma porta, outros duas e assim por diante.

Na hora de adquirir um desses é preciso prestar atenção nesse detalhe porque no dia a dia ele faz a diferença.

Recomenda-se um modelo com pelo menos duas portas.

Se a ideia é utilizar esse produto com apenas um celular, então as opções com uma porta são suficientes.

No entanto, se o intuito é carregar um smartphone e um tablet de uma vez só, por exemplo, será necessário um modelo com duas entradas.

Inclusive, a principal recomendação é exatamente essa e o ideal é adquirir um carregador com pelo menos duas entradas. Assim, em nenhuma ocasião se ficará na mão.

Tamanho e peso

Como o próprio nome diz, o carregador portátil é um produto pensado para ser levado para todos os lugares, certo? Mas toda essa portabilidade pode ser prejudicada se ele for grande ou pesado.

A principal questão do tamanho desse item não é meramente estética. Na realidade é muito comum que os modelos que oferecem maior capacidade sejam maiores e mais pesados.

Deste modo, é preciso avaliar o que é mais importante. Se não há a necessidade de ter um carregador que ofereça uma capacidade tão alta, vale mais a pena investir nos menores, que serão mais fáceis de transportar.

Além disso, é interessante saber que existem opções que pesam apenas 200 gramas e são bastante compactas. Assim, não atrapalham nem em menores bolsas.

Na foto um iPhone conectado a um carregador portátil em cima de uma mesa.

Para ser fácil de carregar o carregador portátil deve ser leve e pequeno. (Fonte: aiiapromogifts/ Pixabay)

Tempo de recarga

O tempo que o carregador portátil irá demorar para ser recarregado varia de acordo com a sua capacidade e a intensidade da corrente de entrada suportada por ele.

É justamente por isso que existem opções que são recarregadas de forma mais rápida do que outras.

Por isso, se você preza por agilidade, dê preferência aos modelos que suportam uma corrente de entrada mais alta, que estarão prontos para uso mais rapidamente.

Resumo

Se você costuma utilizar muito o celular na rua e sempre sofre quando a bateria do aparelho acaba, o carregador portátil pode ser a solução do seu problema.

Porém, muitos são os modelos desse produto e para escolher um realmente eficiente é preciso atenção. Por conta disso, nesse artigo explicamos todos os pontos mais importantes sobre ele e ainda te mostramos o que deve ser analisado na hora de fazer a escolha.

Seguindo cada uma das nossas dicas será possível escolher o melhor carregador portátil de acordo com a sua necessidade.

(Fonte da imagem destacada: C10Maj/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas